porque algumas pessoas precisam usar óculos

Por que algumas pessoas precisam usar óculos?

4.3
(3)

Você já se perguntou por que algumas pessoas precisam usar óculos? A resposta mais óbvia é: por conta de algum erro de refração. Mas, a verdade é que, mesmo não tendo nenhum problema, ainda existem pessoas que utilizam óculos para proteger os olhos.

Nesse artigo, vamos falar sobre todos os motivos para isso acontecer!

Porque algumas pessoas precisam usar óculos

Nossos olhos são diferentes, ou seja, variam muito de pessoa para pessoa. Eles trabalham de modo diferente, veem de modo diferente. Muitas vezes, as várias partes do olho não funcionam como deveriam, algumas funcionam melhor que outras. Você pode ter algo apenas na retina, ou na íris, por exemplo. Mas os óculos e lentes de contato te ajudam a corrigir o problema, por menor que ele seja. 

Nossos olhos são formados por uma série de estruturas. As mais importantes para a nossa visão são as listadas abaixo, juntamente com a sua principal função. Dessa forma:

  • A córnea ajuda no foco dos olhos;
  • A íris nos ajuda a ver a parte colorida;
  • A pupila permite que a luz entre nos olhos (para que possamos formar as imagens);
  • A lente também auxilia no foco;
  • A retina, a parte de trás dos nossos olhos, que sustenta tudo.

Quando temos todas as partes dos olhos funcionando corretamente, percebemos de imediato, devido à nitidez com a qual enxergamos os objetos ao nosso redor.

Mas quando não temos essa nitidez, dependendo do que sentimos ou do que não enxergamos, já podemos desconfiar de que algo possa estar errado. 

Porque tantas pessoas precisam usar óculos

A maioria das pessoas têm dificuldade para enxergar de longe ou sofrem com astigmatismo. Além disso, segundo o The Vision Council, cerca de 75% dos adultos possuem algum erro de refração, e, portanto, destes, 64% optaram por utilizar óculos, enquanto 11% optaram por utilizar lentes de contato. E isso não é tudo!

Segundo pesquisa publicada no site do World Economic Forum, metade da população mundial vai precisar de óculos até 2050 (mais precisamente, 4,8 bilhões de pessoas). Isso tudo por causa do uso excessivo dos smartphones e computadores.

O estilo de vida que levamos atualmente expõe nossos olhos muito tempo às telas, o que pode causar erros de refração por exposição excessiva à luz azul violeta, que é extremamente prejudicial aos nossos olhos.

Leia mais sobre os efeitos da luz azul.

Por que algumas pessoas usam óculos mesmo sem precisar?

Apesar de o óculos estar sempre relacionado a um erro de refração, e ser uma “obrigação” utilizá-lo, ele não deixa de ser um acessório excelente para compor o look. Afinal, existem vários estilos de óculos, cores de lentes e armações, modelos para formatos de rosto diferentes. São muitas opções!

E além de valorizar o seu visual, os óculos ainda protegem os olhos contra os raios UV, e os óculos com proteção para a luz azul também protegem contra a luz artificial prejudicial para os nossos olhos. E essa proteção contra os aparelhos digitais pode ser utilizada até por quem não precisa de óculos.

É possível (e indicado!) para quem trabalha na frente do computador ou é muito exposto à telas durante o dia, utilizar um óculos sem grau que tenha proteção contra a luz azulIsso porque, a luz azul pode trazer sérios danos à nossa visão e ao nosso sono. Isso acontece porque a luz azul violeta bloqueia a nossa produção do hormônio da melatonina. Esse hormônio é responsável por passar a mensagem ao nosso corpo de que é hora de dormir.

Então, quando usamos o celular a noite ou ficamos mexendo no computador ou em qualquer outra tela digital, nós passamos a mensagem para nosso corpo que ainda é diaE isso pode  ocasionar em quadros recorrentes de dificuldade para dormir e até insônia, para pessoas mais sensíveis. Além disso, quase toda a luz azul visível acaba passando pela córnea e pelo cristalino, podendo afetar a retina.

Saiba mais sobre os perigos da luz azul, e quais são as luzes boas e prejudiciais para os nossos olhos. Confira no artigo completo.

Eu preciso usar óculos?

É preciso ficar atento aos sinais que nem sempre nos damos conta. A nossa visão muda de tempos em tempos, se modifica conforme vamos envelhecendo, além de fatores genéticos e outras questões.

Por isso, fique sempre atento aos sinais:

  • Se começar a precisar de mais luz para enxergar à noite
  • Perceber a visão borrada ou embaçada
  • Notar dificuldade em enxergar objetos que já estava acostumado a ver de longe
  • Dor de cabeça
  • Sentir os olhos secos
  • Se enxergar halos de luz ao redor dos objetos

Caso você ainda tenha dúvida ou quer saber se precisa procurar um médico. Nós, da Lenscope temos um teste de visão online gratuito no nosso site! É bem rápido e prático, você pode fazer o teste com o mesmo dispositivo em que está lendo esse artigo. 

Tipos de problemas de visão

Precisa usar óculos? Divirta-se!

Que tal pensar em utilizar óculos de uma forma mais divertida e não como uma obrigação? Afinal, é possível encontrar um modelo que combine com você! E nós podemos te ajudar com isso.

Somos pioneiros em venda de lentes pela internet. Temos modelos diversos, para todos os tipos de erro de refração e adaptado às suas necessidades, caso você dirija ou pratique esportes, por exemplo.

Além disso, as nossas lentes contam com proteção contra os raios UV, anti risco e anti reflexo, sem pagar nada a mais por isso. Oferecemos qualidade a um preço justo, para que você enxergue a vida de uma maneira mais clara.

Basta dar uma olhada no nosso site, ou ainda, no nosso consultor óptico, para ver quais lentes são mais adequadas para você. 

Mas agora, queremos saber de você: precisa usar óculos por algum motivo? Se está em dúvida, não deixe de fazer o nosso teste de visão gratuito. Mas, antes deixa um comentário abaixo. Afinal, sempre queremos saber se o conteúdo foi útil para você.

Fontes e referências

Healthline

All about vision

World Economic Forum

Kids Health

Wonderopolis

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *