Por que evitar usar lentes de contato durante o coronavírus?

lente de contato com coronavírus
  • por
0
(0)

As lentes de contato devem ser evitadas em época de coronavírus porque, normalmente, quem usa lentes de contato põe as mãos nos olhos com uma frequência muito maior.

Além disso, o contato interno (dentro dos olhos para colocar e retirar a lente) não é recomendado e pode gerar contaminação.

Os olhos são parte importante da nossa saúde. Quer uma prova disso? 

Os nossos olhos são um ponto de contágio para o coronavírus. A COVID-19 (Sars-CoV-2) é um vírus altamente contagioso que se espalha com resquícios de saliva, e pode contaminar a partir do momento que essa saliva infectada atinge nossos olhos, nariz ou boca.

No Brasil, até o momento (06/04/20) segundo o portal G1, temos mais de 11 mil pessoas infectadas  9.391 casos e mais de 400 mortos.

Além disso, de acordo a American Academy of Ophtalmology (AAO), mesmo que raramente, é possível que uma pessoa infectada pelo coronavírus tenha conjuntivite.

Por isso, é importante se atentar aos cuidados de prevenção e principalmente de higienização, como explicaremos a seguir. Venha com a gente!

Lentes de contato e seus cuidados

Durante o período de isolamento social, a melhor alternativa é optar pelo uso do óculos de grau, devido ao risco de contaminação pelo toque no rosto e na parte mais interna dos olhos.

Além disso, os óculos é uma opção alternativa às lentes de contato, uma vez que o toque direto nos olhos de ser um ponto de contaminação do coronavírus.

Por isso, as lentes do óculos servem como uma barreira de proteção evitando o toque acidental na região dos olhos. Por exemplo, coçar essa parte do rosto.

Entretanto, enquanto a American Academy of Ophtalmology diz que não é aconselhável utilizar lentes, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) é um pouco mais flexível, e diz que você pode utilizar desde que tome muito cuidado com a higienização.

Separamos um passo a passo para higienizar as suas lentes de contato

Portanto, a nossa dica é: todo cuidado é pouco. É importante que você utilize as lentes apenas se for mais confortável para o seu trabalho, por exemplo. E, neste caso tome as medidas necessárias para higienização.

Como cuidar das lentes de contato contra o coronavírus:

  • Faça a limpeza das lentes corretamente;
  • Não armazene as lentes em soro fisiológico;
  • Tome cuidado na hora de colocar e retirar as lentes;
  • Trocar as lentes antes da data de vencimento;
  • Lave bem as mãos várias vezes ao dia, e principalmente ao colocar e retirar as lentes.

Outra opção também são as lentes descartáveis, lentes feitas para durar um dia (chamadas de one day), 15 dias ou ainda 30 dias. Elas são uma ótima opção para evitar a contaminação!

Casos de conjuntivite pelo coronavírus

Ainda de acordo com American Academy of Ophtalmology, há a possibilidade de quem tem o coronavírus adquirir conjuntivite

Por enquanto isso ainda é raro, nos Estados Unidos, por exemplo, a conjuntivite foi detectada em apenas 1% da população.

No Brasil ainda não temos dados concretos sobre isso, mas já foi apresentado conjuntivite em pacientes de casos graves.

Mesmo assim, reiteramos a nossa dica: todo cuidado é pouco, e a higienização correta pode prevenir tudo isso.

Como limpar lente de óculos corretamente

Como o COVID-19 pode ser transmitido por meio de objetos contaminados, manter a higiene das lentes do seu óculos é muito importante.

Você pode limpar as lentes do seu óculos contra o coronavírus com água fria e sabão neutro ou optar por soluções especializadas para limpeza das lentes como spray limpa-lentes.

Apesar da recomendação principal é usar álcool em gel ou álcool 70%, isso não se aplica às lentes do óculos.

Isso porque as lentes podem danificar à longo prazo provocando manchas ao usar produtos à base de álcool, por exemplo.

Aliás, os tratamentos antirrisco, antirreflexo também podem ser estragados com sua aplicação.

Como limpar armação do óculos

Além das lentes, a armação também é uma parte importante do óculos a ser higienizada, pois a todo momento estamos tocando nela para ajustar o óculos, tirar para pôr na mesa, etc.

Para a armação, também deve se utilizar água fria (da pia mesmo) e sabão neutro.

Água quente pode deformar e danificar a armação e a lente devido sua alta temperatura. Por isso, nada de banho com o óculos ou tentar esterilizar o óculos, pois isso pode ser um problema imediato.

Ou seja, para lavar lentes e armação corretamente, siga o passo a passo abaixo:

  1. Coloque um pouco de detergente neutro sob as suas lentes e, com as mãos limpas, esfregue-as;
  2. Enxágue com água fria, da pia mesmo;
  3. Para secar, utilize papel toalha;
  4. Seque as suas lentes suavemente, sem pressioná-la;
  5. Para secar a armação, você pode esfregar, mas não esqueça hastes e parafusos para que eles não fiquem molhados e enferrujem!

Melhores cuidados com os olhos

  • Higienize sempre as mãos, várias vezes ao dia, com água e sabão ou álcool em gel;
  • Opte por utilizar óculos de grau ao invés de lentes de contato;
  • Evite esfregar os olhos;
  • Pratique o isolamento social.

Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que você ventile bem a sua casa, abra janelas, e não compartilhe objetos, dentro e fora de casa.

Quando falamos em compartilhar objetos, incluímos também os nossos óculos nessa lista.

Eles podem ser um foco de contaminação, e por isso é importante que você siga as orientações médicas de ação e higienização que demos nesse artigo.

Se você tiver algum sintoma do coronavírus, procure ajuda médica

Se descobriu que precisa renovar as lentes do seu óculos, pode contar com a Lenscope. O processo de compra é 100% online e você não precisa sair de casa. Tudo é feito da forma mais cômoda e segura possível para você.

De resto, mantenha a calma. Vamos passar por essa juntos! 

Mas, para isso, cada um precisa fazer a sua parte: lave as mãos, utilize álcool em gel e #fiqueemcasa!

Veja todas as medidas da Lenscope frente ao COVID-19.

lentes de contato com coronavírus

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *