Por que meu grau de miopia aumenta todo ano?

grau de miopia aumenta
  • por
4.6
(104)

Quem tem miopia sente dificuldade em enxergar de longe. Isso ocorre porque o olho míope tem o formato mais alongado do que o olho normal, fazendo com que a imagem se forme antes da retina. Nesse sentido, quem é míope enxerga os objetos distantes de forma embaçada. Veja a seguir como a imagem é formada no olho míope.

grau de miopia aumenta

A formação da imagem dos objetos para os míopes

Mas, quem tem miopia apresenta aumento de grau todo ano? Confira no nosso artigo de hoje se o grau do olho míope aumenta anualmente e o que você pode fazer caso o seu grau de miopia aumente. 

Classificação da Miopia

Em primeiro lugar, é importante entender como a miopia é classificada.  A miopia pode apresentar três graus de classificação: baixa, moderada e alta miopia. Confira a seguir como ela pode ser dividida nessas três categorias: 

  • baixa miopia – até 3 graus
  • miopia moderada – de 3 a 6 graus
  • alta miopia – mais de 6 graus

Além disso, é importante ressaltar que a miopia pode ser corrigida por óculos de grau, lentes de contato e cirurgia refrativa. Entretanto, para realizar a cirurgia refrativa, é preciso ter acima de 21 anos e ter o grau de miopia estabilizado de 6 meses a 1 ano. 

O que pode fazer seu grau de miopia aumentar?

Ainda não se sabe exatamente o que provoca o desenvolvimento da miopia. No entanto, médicos e pesquisadores afirmam que o fator genético pode ter um grande papel. Ou seja, se o seu pai ou a sua mãe possuem miopia, a chance de você também desenvolvê-la é muito grande.

Porém, para a maioria das pessoas, o alongamento do globo ocular continua ocorrendo ao longo dos anos. Então, consequentemente, o grau de miopia acaba aumentando. Dessa forma, pesquisas recentes mostram que pode haver relação entre o alongamento do globo ocular com as horas que uma pessoa passa ao ar livre, exposta à luz natural. Essas pesquisas, realizadas com crianças, mostraram que as que tinham visão normal passam 3.7 horas realizando atividades ao ar livre a mais do que as crianças que apresentam algum problema de visão, como miopia.

grau de miopia aumenta

No entanto, é um erro considerar somente a baixa exposição à luz natural o principal responsável pelo alongamento do globo ocular e, portanto, no desenvolvimento da miopia. 

Assim, acredita-se que um dos principais vilões também sejam as atividades que realizamos próximos a objetos durante longos períodos de tempo.  Como por exemplo: ler, escrever, utilizar computador, celular, tablet, entre outros.

Além disso, o uso constante desses aparelhos eletrônicos e a quantidade cada vez maior de tempo que passamos em ambientes internos, expostos à luz artificial, assistindo TV ou jogando videogame, podem contribuir para o surgimento e para o desenvolvimento contínuo da miopia.

grau de miopia aumenta

Uso frequente computadores, celulares ou tablets pode contribuir para o desenvolvimento da sua miopia

O que fazer para evitar que meu grau de miopia aumente?

Para a maioria das pessoas, o grau de miopia se estabiliza entre 21 a 24 anos. No entanto, isso nem sempre acontece para 10% dos casos. Mas nem tudo parece estar perdido. Pesquisas recentes mostraram que colírios da baixas doses de atropina utilizados em crianças de 5 a 12 anos impediram o desenvolvimento da miopia, principalmente entre aqueles que possuíam alta miopia (mais de 6 graus).

No entanto, ainda não se sabe com precisão os possíveis efeitos colaterais que o uso contínuo da atropina pode causar. Dessa maneira,  mais pesquisas precisam ser realizadas antes que todos possam ter acesso a esse tratamento.

Enquanto esperamos por essas respostas, confira uma série de recomendações indicadas por oftalmologistas. Elas podem ajudar a manter sua visão e a saúde dos seus olhos em dia.

  • Evite longas horas em frente a computadores, tablets, smartphones e televisão;
  • Desenvolva mais atividades ao ar livre e fique mais exposto à luz natural. Claro, não se esqueça de sempre proteger seus olhos contra os raios UV;
  • Corrija sua postura quando estiver lendo ou escrevendo. Realizar essas atividades muito próximos aos objetos pode contribuir para o desenvolvimento da miopia;
  • Faça uma consulta com um oftalmologista de confiança uma vez por ano e evite fazer exame de vista grátis em óticas.

Aproveite e veja nosso vídeo da série de miopia que fala sobre esse tema. Para assistir clique abaixo:

Seguir essas dicas com certeza vai te ajudar a manter sua visão muito mais saudável. Além disso, caso você se sinta perdido em meio a tantos tipos e tratamentos de lentes para miopia que existem, confira os tipos de lentes para miopia que existem e faça a melhor escolha para sua real necessidade!

Convivendo com a miopia

Infelizmente, não é possível curar a miopia ou evitar o seu desenvolvimento. Entretanto, você pode adotar algumas práticas que te ajudarão a proteger seus olhos e mantê-los sempre saudáveis. 

  1. Ir ao oftalmologista, pelo menos 1 vez ao ano;
  2. Controlar condições crônicas de saúde, como hipertensão e diabetes;
  3. Comer alimentos ricos em vitamina e betacaroteno como cenoura, fígado, maçã
  4. Não fume.  Esse tipo de hábito não só enfraquece seu pulmão, como acarreta diretamente na sua visão. Isso porque o fumante apresenta um risco duas vezes maior de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade (DRMI).

Além disso, se você tem miopia, é muito importante ter lentes de qualidade, com os tratamentos adequados, ideais para o seu grau. Nesse sentido, elas podem fazer toda a diferença na sua qualidade de vida e saúde ocular. 

Para nós, da Lenscope, é muito importante  que tanto a informação sobre a sua visão quanto que o acesso a lentes de qualidade chegue ao maior número de pessoas possível. Por isso, desenvolvemos um orçamento totalmente online e gratuito, para você saber o quanto irá economizar ao comprar as lentes ideais para o seu grau de miopia. 

orçamento

Fontes:

Atualizado em 30/09/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 104

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

84 comentários em “Por que meu grau de miopia aumenta todo ano?”

  1. Tenho 11anos eu tenho um grau muito alto para a minha idade meu olho direito tenho 7.5 e no meu esquerdo é 6.8 me ajudem por favor eu to muito preocupada com isso
    Como eu posso diminuir?
    Mim ajudem

    1. Olá, Rebeca tudo bem?
      Hoje ainda não há uma forma de fazer com que o grau diminua 🙁 O mais indicado é você sempre fazer o acompanhamento com seu médico oftalmo de confiança
      Além disso, procure escolher lentes que tenha alto índice de refração, pois elas conseguem proporcionar óculos mais leves e finos, mesmo em casos de graus elevados
      Se quiser conhecer nossas lentes de resina mais finas do mundo, não deixe de visitar nosso site https://lenscope.com.br/lente-tokai
      E se tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a gente em nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br

    2. Eu tenho 14 anos e quando eu estava com 10 a 11 anos eu comecei a apresentar muita dificuldade para ler o que estava escrito no quadro. Não sou oftalmologista mas acho importante se a pessoa estiver apresentando dificuldades, levar ela para o oftalmologista. No nosso caso, só vai piorar. Do jeito que a ciências é, capaz da gente morrer cega e não chegar o que a gente procurar.

      Mas, devemos evitar ficar muito tempo no celular. Enquanto estiver no celular, tenta piscar mais também.

  2. Jean Cesar Reis Lemes

    Eu tenho o grau de óculos com 6,5, tenho miopia e astigmatismo, e nem adquiri a idade de 18 anos ainda, além de cada ano o grau aumentar, será que tem como eu resolver isso ou apenas estabilizar? Ou vai continuar aumentando cada vez mais?

    1. Olá, Jean tudo bem?
      Obrigada por nos acompanhar aqui no blog da Lenscope
      Infelizmente a tendência o grau ir aumentando aos poucos ao longo dos anos. A idade em que ocorre a estabilização do grau pode variar de pessoa pra pessoa. Por isso, o que sempre recomendamos é fazer o acompanhamento anual do seu grau e da saúde da sua visão com seu oftalmo de confiança. Só ele pode te responder
      Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente pelo e-mail ajuda@lenscope.com.br e não deixe de conhecer nossas Lentes Tokai 1.76 no link https://lenscope.com.br/lente-tokai

  3. Oi, eu tenho 12 anos e tenho um grau de miopia altíssimo pra minha idade, isso me preocupa tbm, pq eu fui no oftalmologista mês passado deu que eu estava com 5 graus no direito e 4 no esquerdo, da última vez que eu fui no oftalmologista tirando essa, foi ano passado, tinha 4 no direito e 3 no esquerdo, se continuar nesse ritmo, eu vou ficar praticamente cego, e mesmo fazendo essas dicas, eu continuo com o grau aumentando excessivamente, eu fico assustado com isso, minha mãe brava(ela tem miopia tbm) vc tem uma dica além disso ou algo que eu possa dizer para ela? Obg

    1. Olá, Renan! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário aqui no blog da Lenscope

      Você perguntou ao seu oftalmo sobre essa variação de grau que tem ocorrido em sua visão? Quem pode responder com maior propriedade sobre esse assunto é o especialista, assim ele pode orientar para maiores informações, diagnóstico e tratamento para o seu caso.
      Procure sempre manter uma visita frequente ao oftalmo, principalmente se notar maiores dificuldades de enxergar Se você precisar fazer novas lentes de grau, não deixe conhecer a Lenscope e as lentes de resina mais finas do mundo É só acessar: https://lenscope.com.br/
      Será um prazer lhe ajudar! Abraços

    1. Olá, Carolina! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário

      Para realizar a cirurgia de miopia é necessário que você tenha acima de 21 anos, seu grau esteja estabilizado no período de 6 meses a 1 ano e não tenha a córnea fina (pois o laser pode danificar sua córnea). Espero ter te ajudado
      Caso precise trocar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope: https://lenscope.com.br/
      Sempre que precisar, conte com a gente! 😀

  4. Boa noite!
    Minha filha de 8 anos estava com dificuldades na escola. Após consulta foi identificado q ela estava com miopia.
    Mesmo usando óculos, sempre que senta atrás, ainda está com dificuldades de enxergar as atividades do quadro.
    Quero saber se o fato dela sentar atrás pode prejudicar a situação dela mesmo usando óculos e se há algo que posso usar para requisitar a direção que ela sente sempre nas cadeiras da frente?

    1. Olá, Gilson! Como vai?

      Muito obrigada pelo seu comentário em nosso post

      Você já fez o retorno no médico para ele verificar o grau do óculos do seu filho? É muito importante também fazer um retorno com o profissional para ver se está tudo certo na confecção do óculos dele De qualquer forma, converse na escola para colocar seu filho sentado mais na frente, isso pode até mesmo melhorar o desempenho dele na escola

      Sempre que precisar, estamos aqui

  5. boa tarde,
    eu uso lentes de contato, tenho 2,50 de miopia no olho Direito e 3,50 no Esquerdo. porém senti que o grau do olho Direito tinha aumentado. então resolvi testar a lente de 3,50 no olho Direito e achei que ficou ótimo! tem problema trocar por conta própria, como eu fiz?

    1. Olá, Renata! Tudo bom?

      Obrigada pelo comentário

      O ideal é você passar por uma consulta com um especialista em saúde dos olhos para que ele possa avaliar o grau que possui, assim como conferir as lentes do seu óculos depois de prontas. Além disso, é importante que as lentes sejam feitas sob prescrição médica.
      Aqui na Lenscope, por exemplo, passamos por um rigoroso sistema para realização das lentes de óculos sob prescrição médica. Para isso a receita de óculos precisa estar com data, assinatura e carimbo do profissional
      Então, quando puder não deixe de dar uma passada no médico para ele conferir se está tudo certo com seu grau e seu óculos 😉

  6. Bom dia! Tenho 26 anos e minha miopia todo ano aumenta -0,25 ja era pra esta estabilizado, será q isso é normal? Será q vai estabilizar algum dia? Ou será q vai aumentar todo ano o resto da vida?

    1. Olá, Marcos! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário

      A miopia é caracterizada pelo alongamento do globo ocular que dificuldade para que você enxergue de longe. Os especialistas afirmam que o alongamento do globo ocular pode continuar acontecendo ao longo dos anos fazendo com que a miopia aumento. Isso tudo varia de pessoa para pessoa.
      Por isso, é muito importante fazer acompanhamento médico para que ele possa sempre estar avaliando o seu caso e passando a devida orientação e tratamento para você
      Recomendamos também criar hábitos saudáveis com os seus olhos, como realizar atividades ao ar livre com exposição à luz natural, bem como evitar a exposição frequente com as luzes artificiais que provocam a fadiga ocular, olhos secos e cansados.
      Então, quando puder agende uma consulta com seu médico para que ele possa fazer o acompanhamento e diagnóstico para você
      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  7. boa noite! tenho 3.75 de miopia+0.50 de astigmatismo no OE e 4.25+0.75 no OD. de uns dias pra cá notei uma dificuldade no olho esquerdo para ver de perto..uso lentes de contato há 4 anos que corrige somente miopia, é colorida e eu gosto muito e me adaptei muito bem a elas, pois o oftalmo disse que não seria necessário o astigmatismo nas lentes de contato..mas uso os óculos em casa. pode ser que ele suspenda o uso das lentes se o grau do astigmatismo aumentar? gosto das lentes coloridas, me sinto bem e muito confortável com elas..ele aumentou um pouco o grau na vez anterior para compensar o astigmatismo…será q fazer isso novamente ajudaria? estou muito preocupada

    1. Oi, Julia! Tudo bom?

      Muito obrigada pelo comentário

      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico especialista. Ele é o profissional apto a passar as melhores orientações para o seu caso.
      É muito importante fazer o acompanhamento médico para que ele possa traçar o melhor diagnóstico e tratamento para você. Então, quando puder agende uma nova consulta para receber as melhores orientações Caso precise de ajuda para fazer novas lentes para o seu óculos de grau, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

  8. Tenho 15 anos e estlu com 1.50 no olho esquerdo e 0.75 no olho direito
    Meu grau é muito alto, oque posso fazer para evitar que ele aumente.

    1. Olá, Matheus. Tudo bem?

      O seu grau é considerado baixo. A classificação de graus de miopia é assim: até -3 graus é considerado baixo grau, de 3 até 6 graus é moderado e a partir de 6 graus já é considerado alto grau. Por isso, o ideal é sempre fazer consultas frequentes ao médico com o especialista para ele poder acompanhar o seu caso e passar as melhores orientações para você. Então, quando puder, agende uma nova visita para acompanhar a qualidade da sua visão.

      Caso precise renovas as lentes do seu óculos, pode contar com a Lenscope

      1. Oi, Enzo! Tudo bem?

        Obrigada pelo seu comentário

        Continue fazendo acompanhamento médico para que esse profissional continue passando as melhores orientações para o seu caso!
        Quando precisar renovar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer as Lentes Tokai 1.76, consideradas as lentes de resina mais finas do mundo 😀 você pode conhecer mais acessando https://lenscope.com.br/lente-tokai

        Sempre que precisar, estamos aqui

  9. Quando o grau estaveliza já tenho 21 anos e ainda aumenta todo ano 1 grau e já tenho 8 graus em cada olho e também tenho astgmatismo. Quero fazer cirurgia

    1. Olá, Carolline! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário em nosso artigo

      O grau pode começar a estabilizar entre 21 a 24 anos, mas isso vai variar de pessoa para pessoa. Por isso, faça consultas frequentes ao médico especialista para que ele cuide e acompanhe com anda a saúde dos seus olhos. O ideal é que as visitas aconteçam a cada 6 meses a 1 ano, mas se sentir qualquer dificuldade de enxergar, o ideal é procurar sempre a ajuda médica o quanto antes

      Se precisar de ajuda para renovar as lentes do seu óculos, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

  10. Tenho 13 anos e fui no oftalmologista recentemente e meu grau de miopia aumentou, estou com 1.0 no olho direito e 2. Alguma coisa no esquerdo.
    Eu só tenho treze anos, e dizem que só vai estabelecer quando eu tiver 21, até lá talvez eu já esteja cega. Estou com medo

    1. Oi, Rayane! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      Pode ficar tranquila o seu grau de miopia é considerado baixo Mas, é muito importante que você continue fazendo o acompanhamento médico para que seu oftalmo passe as melhores orientações ao seu caso.

      Se precisar renovar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

  11. Olá, tenho 14 anos e tenho 3 graus de miopia em um olho e 3,25 em outro. Tenho medo de ficar praticamente cega no futuro e queria saber se isso é possível

    1. Olá, Lethicia! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário

      O mais importante é você fazer acompanhamento médico para que o seu oftalmo possa te passar as melhores orientações e recomendações ao seu caso. Por isso, não deixe de visitar o especialista e relatar tudo o que está sentindo

      Qualquer precisar renovar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Fernando! Tudo bem?

      Muito obrigado pelo comentário

      Nesse caso, é muito importante que você realize o acompanhamento com o especialista para que ele possa estar acompanhando e orientando o que é melhor a ser feito de acordo com o seu caso

      Se precisar renovar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope e experimentar uma maneira inovadora de fazer as lentes de grau sem precisar sair de casa. É só acessar https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Ricardo! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar sua experiência aqui

      Quem pode te ajudar sobre isso é somente o médico da área. Converse com o especialista para que ele possa te passar as melhores orientações e recomendações para o seu caso

      Sempre que precisar, estamos aqui 😀

  12. Olá, sou Celeste, hoje foi no oftalmologista e meu grau de miopia diminuiu de -6 para -5,5 e astigmatismo aumentou. Tenho apenas 19 anos.O que pode ser?

    1. Oi Celeste, tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário!

      Quem pode ajudar com as melhores orientações sobre sua mudança de grau é o médico profissional da área
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível

      Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar nas melhores orientações

  13. João Carlos Dias Sequeira

    Tenho 17 anos e o meu grau está em 4,5 no esquerdo e 3,5 no direito, eu sei que a miopia costuma estabilizar por volta dos 20 anos. Mas mesmo assim tenho receio que aumente para 6 ou mais. O meu grau aumentou muito entre os 14 e 17 anos.

    1. Olá João, tudo bem?
      O ideal é sempre fazer consultas frequentes ao médico com o especialista para que ele possa acompanhar o seu caso e passar as melhores orientações para você. Então, quando puder, agende uma nova visita para acompanhar a qualidade da sua visão. 🙂
      E se precisar, é só contar com a gente!

  14. Olá, tenho 39 anos, tenho.miopia desde criança.
    A 2 anos atrás meu grau era 2.00 OE e 2.5 OD, com esse óculos estava sentindo dificuldades para enxergar com nitidez de perto, muitas vezes precisando tirar.
    Fui ao oftalmologista a uma semana e realizei novos exames, o grau aumentou para 3.00 OE e 3.75 OD, sendo que a medica que fez avaliação me disse que para perto não precisaria de óculos, que quando fosse vê coisas de perto devia tirar o óculos.
    Imediatamente encomendei os óculos prescritos pela médica, fiz a conferência na própria clínica na sexta feira dia 12/11 e estou sentindo um incomodo horrível pois não consigo enxergar com nitidez para perto, nem as linhas da Palma da mão vejo com nitidez, as horas no relógio também fico muito turva, pra conseguir fazer leitura no celular preciso esticar o braço o máximo possível.
    Estou me sentindo muito irritada e angustiada com essa situação, sei que existe um período de adaptação porém pra perto não consigo enxergar normalmente, gostaria de uma orientação o que pode está ocorrendo trabalho com computador e não sei se vou conseguir continuar desempenhando as minhas tarefas diárias com esse óculos.
    Estou usando diariamente mas quando tento vê qualquer coisa de perto preciso tirar os óculos, como vou continuar assim tirando os óculos por segundo.

    1. Olá Joyce, tudo bem?

      Quanto a sua dúvida, não é possível respondê-la sem uma avaliação médica!
      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está sentindo!

  15. Olá! A minha irmã mais nova tem 12 anos (quase 13) e tem 4.5 de grau num olho e 5 no outro. E há pouco tempo fomos ao oftalmologista e ele disse que provavelmente ela ia ter de mudar de grau. Ela ficou muito assustada e a minha mãe meteu-lhe na cabeça que se continuar assim ela ia ficar cega. Ela começou a usar óculos pela primeira vez aos 7 anos com 1.75 graus num olho e 2 no outro.

    Este crescimento é normal e qual é a probabilidade de ela vir a ficar cega?
    Cumprimentos, Ani Stalk.

    1. Oi, Ani. É comum que até os 21 anos o grau continue aumentando ou sofrendo alterações. Isso acontece porque ele ainda não estabilizou. Ou seja, depois dos 21, possivelmente essas mudanças tendem a diminuir

      Desde que a sua irmã continue o acompanhamento regular com o oftalmo de confiança e seguindo os tratamentos recomendados, não precisa se preocupar com as chances de perder a visão. Além disso, oriente a sua mãe a conversar com o oftalmologista. Ele é o profissional capacitado para esclarecer dúvidas e orientar o melhor possível.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  16. CARLOS EDUARDO CAVALCANTE TEIXEIRA

    Oi, tenho mais de 40 anos e meu grau está acima dos 4.0 e não estabiliza. Devo me preocupar? Além disso, tenho um pouco de estrabismo, o qual me incomoda muito, sendo que algumas vezes preciso fechar um dos olhos para realizar bem uma tarefa. Queria muito fazer a cirurgia refrativa para poder fazer a do estrabismo, pois recomendam fazer primeiro a refrativa.

    Preciso mesmo aguardar o grau estabilizar?

    1. Oi, Carlos. Tudo bem?

      O ideal é que você converse com o seu médico oftalmologista de confiança sobre a falta de estabilização do seu grau. Ele pode te orientar com muito mais precisão e esclarecer as suas dúvidas. Também exponha as suas expectativas sobre as cirurgias de estrabismo e refrativa, uma vez que grau estabilizado é um dos requisitos para realização da refrativa.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    1. Oi, Filipa.
      Grau alto de miopia em crianças é relativamente comum. Assim, na infância e adolescência o grau tende a se desenvolver, mas costuma se estabilizar entre os 18 e 22 anos. Além disso, grau alto de miopia tem tratamento. Por isso, o ideal é que você converse com o médico oftalmo de confiança e exponha as suas dúvidas e anseios. Ele é o profissional capacitado para te orientar da melhor forma e propor o tratamento adequado para a sua filha.

      E se você precisar de lentes mais finas e por um preço muito mais justo, conte com a gente 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *