grau de miopia aumenta

Por que meu grau de miopia aumenta todo ano?

4.4
(19)

O que é miopia?

Se você sente dificuldade para enxergar de longe, significa que você tem miopia. Isso quer dizer que o seu globo ocular é mais alongado do que deveria ser e isso faz com que a imagem dos objetos seja formada antes da retina.

É essa alteração no ponto da formação da imagem em seus olhos que provoca a dificuldade de enxergar nitidamente os objetos situados longe de você.

grau de miopia aumenta

A formação da imagem dos objetos para os míopes

Classificação da Miopia

A miopia é classificada da seguinte forma:

  • baixa miopia – até 3 graus
  • miopia moderada – de 3 a 6 graus
  • alta miopia – mais de 6 graus

E pode ser corrigida por óculos de grau, lentes de contato e cirurgias refrativas.

O que pode fazer seu grau de miopia aumentar?

Ainda não se sabe exatamente o que provoca o desenvolvimento da miopia.

No entanto, médicos e pesquisadores afirmam que o fator genético pode ter um grande papel. Se o seu pai ou a sua mãe possui miopia, a chance de você também desenvolvê-la é muito grande.

Porém, para a maioria das pessoas, o alongamento do globo ocular continua ocorrendo ao longo dos anos. Então, consequentemente, o grau de miopia acaba aumentando.

Pesquisas recentes mostram que pode haver relação entre o alongamento do globo ocular com as horas que uma pessoa passa ao ar livre, exposta à luz natural.

Essas pesquisas, realizadas com crianças, mostraram que as que tinham visão normal passam 3.7 horas realizando atividades ao ar livre a mais do que as crianças que apresentam algum problema de visão, como miopia.

grau de miopia aumenta

No entanto, é um erro considerar somente a baixa exposição à luz natural o principal responsável pelo alongamento do globo ocular e, portanto, no desenvolvimento da miopia.

Acredita-se que um dos principais vilões também sejam as atividades que realizamos próximos a objetos durante longos períodos de tempo.

Por exemplo: ler, escrever, utilizar computador, celular, tablet, entre outros.

O uso constante desses aparelhos eletrônicos e a quantidade cada vez maior de tempo que passamos em ambientes internos, expostos à luz artificial, assistindo TV ou jogando videogame, podem contribuir para o surgimento e para o desenvolvimento contínuo da miopia.

grau de miopia aumenta

Uso frequente computadores, celulares ou tablets pode contribuir para o desenvolvimento da sua miopia

O que fazer para evitar que meu grau de miopia aumente?

Para a maioria das pessoas, o grau de miopia se estabiliza entre 21 a 24 anos. No entanto, isso nem sempre acontece para 10% dos casos.

Mas nem tudo parece estar perdido.

Pesquisas recentes mostraram que colírios da baixas doses de atropina utilizados em crianças de 5 a 12 anos impediram o desenvolvimento da miopia, principalmente entre aqueles que possuíam alta miopia (mais de 6 graus).

No entanto, ainda não se sabe com precisão os possíveis efeitos colaterais que o uso contínuo da atropina pode causar.

Mais pesquisas precisam ser realizadas antes que todos possam ter acesso a esse tratamento.

Enquanto esperamos por essas respostas, confira uma série de recomendações indicadas por oftalmologistas. Elas podem ajudar a manter sua visão e a saúde dos seus olhos em dia.

  • Evite longas horas em frente a computadores, tablets, smartphones e televisão;
  • Desenvolva mais atividades ao ar livre e fique mais exposto à luz natural. Claro, não se esqueça de sempre proteger seus olhos contra os raios UV;
  • Corrija sua postura quando estiver lendo ou escrevendo. Realizar essas atividades muito próximos aos objetos pode contribuir para o desenvolvimento da miopia;
  • Faça uma consulta com um oftalmologista de confiança uma vez por ano e evite fazer exame de vista grátis em óticas.

Seguir essas dicas com certeza vai te ajudar a manter sua visão muito mais saudável.

E caso você se sinta perdido em meio a tantos tipos e tratamentos de lentes para miopia que existem, confira os tipos de lentes para miopia que existem e faça a melhor escolha para sua real necessidade!

Convivendo com a miopia

Não é possível curar a miopia ou evitar o seu desenvolvimento, mas você pode adotar algumas práticas que ajudam a proteger seus olhos e mantê-los sempre saudáveis.

  1. Ir ao oftalmologista, pelo menos 1 vez ao ano;
  2. Controlar condições crônicas de saúde, como hipertensão e diabetes;
  3. Comer alimentos ricos em vitamina e betacaroteno como cenoura, fígado, maçã
  4. Não fume. Pode parecer estranho, mas esse tipo de hábito não só enfraquece seu pulmão, como acarreta diretamente na sua visão. Isso porque o fumante apresenta um risco duas vezes maior de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade (DRMI).

grau de miopia aumenta

Fontes consultadas:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Marcações:

72 comentários em “Por que meu grau de miopia aumenta todo ano?”

  1. Tenho 11anos eu tenho um grau muito alto para a minha idade meu olho direito tenho 7.5 e no meu esquerdo é 6.8 me ajudem por favor eu to muito preocupada com isso
    Como eu posso diminuir?
    Mim ajudem

    1. Olá, Rebeca tudo bem?
      Hoje ainda não há uma forma de fazer com que o grau diminua 🙁 O mais indicado é você sempre fazer o acompanhamento com seu médico oftalmo de confiança
      Além disso, procure escolher lentes que tenha alto índice de refração, pois elas conseguem proporcionar óculos mais leves e finos, mesmo em casos de graus elevados
      Se quiser conhecer nossas lentes de resina mais finas do mundo, não deixe de visitar nosso site https://lenscope.com.br/lente-tokai
      E se tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a gente em nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br

  2. Jean Cesar Reis Lemes

    Eu tenho o grau de óculos com 6,5, tenho miopia e astigmatismo, e nem adquiri a idade de 18 anos ainda, além de cada ano o grau aumentar, será que tem como eu resolver isso ou apenas estabilizar? Ou vai continuar aumentando cada vez mais?

    1. Olá, Jean tudo bem?
      Obrigada por nos acompanhar aqui no blog da Lenscope
      Infelizmente a tendência o grau ir aumentando aos poucos ao longo dos anos. A idade em que ocorre a estabilização do grau pode variar de pessoa pra pessoa. Por isso, o que sempre recomendamos é fazer o acompanhamento anual do seu grau e da saúde da sua visão com seu oftalmo de confiança. Só ele pode te responder
      Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente pelo e-mail ajuda@lenscope.com.br e não deixe de conhecer nossas Lentes Tokai 1.76 no link https://lenscope.com.br/lente-tokai

  3. Oi, eu tenho 12 anos e tenho um grau de miopia altíssimo pra minha idade, isso me preocupa tbm, pq eu fui no oftalmologista mês passado deu que eu estava com 5 graus no direito e 4 no esquerdo, da última vez que eu fui no oftalmologista tirando essa, foi ano passado, tinha 4 no direito e 3 no esquerdo, se continuar nesse ritmo, eu vou ficar praticamente cego, e mesmo fazendo essas dicas, eu continuo com o grau aumentando excessivamente, eu fico assustado com isso, minha mãe brava(ela tem miopia tbm) vc tem uma dica além disso ou algo que eu possa dizer para ela? Obg

    1. Olá, Renan! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário aqui no blog da Lenscope

      Você perguntou ao seu oftalmo sobre essa variação de grau que tem ocorrido em sua visão? Quem pode responder com maior propriedade sobre esse assunto é o especialista, assim ele pode orientar para maiores informações, diagnóstico e tratamento para o seu caso.
      Procure sempre manter uma visita frequente ao oftalmo, principalmente se notar maiores dificuldades de enxergar Se você precisar fazer novas lentes de grau, não deixe conhecer a Lenscope e as lentes de resina mais finas do mundo É só acessar: https://lenscope.com.br/
      Será um prazer lhe ajudar! Abraços

    1. Olá, Carolina! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário

      Para realizar a cirurgia de miopia é necessário que você tenha acima de 21 anos, seu grau esteja estabilizado no período de 6 meses a 1 ano e não tenha a córnea fina (pois o laser pode danificar sua córnea). Espero ter te ajudado
      Caso precise trocar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope: https://lenscope.com.br/
      Sempre que precisar, conte com a gente! 😀

  4. Boa noite!
    Minha filha de 8 anos estava com dificuldades na escola. Após consulta foi identificado q ela estava com miopia.
    Mesmo usando óculos, sempre que senta atrás, ainda está com dificuldades de enxergar as atividades do quadro.
    Quero saber se o fato dela sentar atrás pode prejudicar a situação dela mesmo usando óculos e se há algo que posso usar para requisitar a direção que ela sente sempre nas cadeiras da frente?

    1. Olá, Gilson! Como vai?

      Muito obrigada pelo seu comentário em nosso post

      Você já fez o retorno no médico para ele verificar o grau do óculos do seu filho? É muito importante também fazer um retorno com o profissional para ver se está tudo certo na confecção do óculos dele De qualquer forma, converse na escola para colocar seu filho sentado mais na frente, isso pode até mesmo melhorar o desempenho dele na escola

      Sempre que precisar, estamos aqui

  5. boa tarde,
    eu uso lentes de contato, tenho 2,50 de miopia no olho Direito e 3,50 no Esquerdo. porém senti que o grau do olho Direito tinha aumentado. então resolvi testar a lente de 3,50 no olho Direito e achei que ficou ótimo! tem problema trocar por conta própria, como eu fiz?

    1. Olá, Renata! Tudo bom?

      Obrigada pelo comentário

      O ideal é você passar por uma consulta com um especialista em saúde dos olhos para que ele possa avaliar o grau que possui, assim como conferir as lentes do seu óculos depois de prontas. Além disso, é importante que as lentes sejam feitas sob prescrição médica.
      Aqui na Lenscope, por exemplo, passamos por um rigoroso sistema para realização das lentes de óculos sob prescrição médica. Para isso a receita de óculos precisa estar com data, assinatura e carimbo do profissional
      Então, quando puder não deixe de dar uma passada no médico para ele conferir se está tudo certo com seu grau e seu óculos 😉

  6. Bom dia! Tenho 26 anos e minha miopia todo ano aumenta -0,25 ja era pra esta estabilizado, será q isso é normal? Será q vai estabilizar algum dia? Ou será q vai aumentar todo ano o resto da vida?

    1. Olá, Marcos! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário

      A miopia é caracterizada pelo alongamento do globo ocular que dificuldade para que você enxergue de longe. Os especialistas afirmam que o alongamento do globo ocular pode continuar acontecendo ao longo dos anos fazendo com que a miopia aumento. Isso tudo varia de pessoa para pessoa.
      Por isso, é muito importante fazer acompanhamento médico para que ele possa sempre estar avaliando o seu caso e passando a devida orientação e tratamento para você
      Recomendamos também criar hábitos saudáveis com os seus olhos, como realizar atividades ao ar livre com exposição à luz natural, bem como evitar a exposição frequente com as luzes artificiais que provocam a fadiga ocular, olhos secos e cansados.
      Então, quando puder agende uma consulta com seu médico para que ele possa fazer o acompanhamento e diagnóstico para você
      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  7. boa noite! tenho 3.75 de miopia+0.50 de astigmatismo no OE e 4.25+0.75 no OD. de uns dias pra cá notei uma dificuldade no olho esquerdo para ver de perto..uso lentes de contato há 4 anos que corrige somente miopia, é colorida e eu gosto muito e me adaptei muito bem a elas, pois o oftalmo disse que não seria necessário o astigmatismo nas lentes de contato..mas uso os óculos em casa. pode ser que ele suspenda o uso das lentes se o grau do astigmatismo aumentar? gosto das lentes coloridas, me sinto bem e muito confortável com elas..ele aumentou um pouco o grau na vez anterior para compensar o astigmatismo…será q fazer isso novamente ajudaria? estou muito preocupada

    1. Oi, Julia! Tudo bom?

      Muito obrigada pelo comentário

      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico especialista. Ele é o profissional apto a passar as melhores orientações para o seu caso.
      É muito importante fazer o acompanhamento médico para que ele possa traçar o melhor diagnóstico e tratamento para você. Então, quando puder agende uma nova consulta para receber as melhores orientações Caso precise de ajuda para fazer novas lentes para o seu óculos de grau, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

  8. Tenho 15 anos e estlu com 1.50 no olho esquerdo e 0.75 no olho direito
    Meu grau é muito alto, oque posso fazer para evitar que ele aumente.

    1. Olá, Matheus! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      O ideal é sempre fazer consultas frequentes ao médico com o especialista para que ele possa acompanhar o seu caso e passar as melhores orientações para você Então, quando puder, agende uma nova visita para acompanhar a qualidade da sua visão.
      Caso precise renovas as lentes do seu óculos, pode contar com a Lenscope

      1. Oi, Enzo! Tudo bem?

        Obrigada pelo seu comentário

        Continue fazendo acompanhamento médico para que esse profissional continue passando as melhores orientações para o seu caso!
        Quando precisar renovar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer as Lentes Tokai 1.76, consideradas as lentes de resina mais finas do mundo 😀 você pode conhecer mais acessando https://lenscope.com.br/lente-tokai

        Sempre que precisar, estamos aqui

  9. Quando o grau estaveliza já tenho 21 anos e ainda aumenta todo ano 1 grau e já tenho 8 graus em cada olho e também tenho astgmatismo. Quero fazer cirurgia

    1. Olá, Carolline! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário em nosso artigo

      O grau pode começar a estabilizar entre 21 a 24 anos, mas isso vai variar de pessoa para pessoa. Por isso, faça consultas frequentes ao médico especialista para que ele cuide e acompanhe com anda a saúde dos seus olhos. O ideal é que as visitas aconteçam a cada 6 meses a 1 ano, mas se sentir qualquer dificuldade de enxergar, o ideal é procurar sempre a ajuda médica o quanto antes

      Se precisar de ajuda para renovar as lentes do seu óculos, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

  10. Tenho 13 anos e fui no oftalmologista recentemente e meu grau de miopia aumentou, estou com 1.0 no olho direito e 2. Alguma coisa no esquerdo.
    Eu só tenho treze anos, e dizem que só vai estabelecer quando eu tiver 21, até lá talvez eu já esteja cega. Estou com medo

    1. Oi, Rayane! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      Pode ficar tranquila o seu grau de miopia é considerado baixo Mas, é muito importante que você continue fazendo o acompanhamento médico para que seu oftalmo passe as melhores orientações ao seu caso.

      Se precisar renovar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

  11. Olá, tenho 14 anos e tenho 3 graus de miopia em um olho e 3,25 em outro. Tenho medo de ficar praticamente cega no futuro e queria saber se isso é possível

    1. Olá, Lethicia! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário

      O mais importante é você fazer acompanhamento médico para que o seu oftalmo possa te passar as melhores orientações e recomendações ao seu caso. Por isso, não deixe de visitar o especialista e relatar tudo o que está sentindo

      Qualquer precisar renovar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Fernando! Tudo bem?

      Muito obrigado pelo comentário

      Nesse caso, é muito importante que você realize o acompanhamento com o especialista para que ele possa estar acompanhando e orientando o que é melhor a ser feito de acordo com o seu caso

      Se precisar renovar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope e experimentar uma maneira inovadora de fazer as lentes de grau sem precisar sair de casa. É só acessar https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Ricardo! Tudo bem?

      Obrigada por compartilhar sua experiência aqui

      Quem pode te ajudar sobre isso é somente o médico da área. Converse com o especialista para que ele possa te passar as melhores orientações e recomendações para o seu caso

      Sempre que precisar, estamos aqui 😀

  12. Olá, sou Celeste, hoje foi no oftalmologista e meu grau de miopia diminuiu de -6 para -5,5 e astigmatismo aumentou. Tenho apenas 19 anos.O que pode ser?

    1. Oi Celeste, tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário!

      Quem pode ajudar com as melhores orientações sobre sua mudança de grau é o médico profissional da área
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível

      Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar nas melhores orientações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *