Por que meu óculos ficou grosso?

óculos grosso
  • por
4.7
(15)

O resultado final dos óculos de grau depende de diversos fatores que vão além de quantos graus de miopia ou hipermetropia e astigmatismo você possui. Por esse motivo, é quase impossível um óculos ficar igual ao outro, mesmo que eles tenham graus idênticos ou graus parecidos.

Nesse artigo vamos te explicar o porquê nunca vai ser possível – e nem correto – esperar que seu óculos novo fique igual ao seu óculos antigo ou compará-lo com o óculos de outra pessoa.

Fatores que influenciam na espessura do seu óculos 

Além do índice de refração, há diversos fatores que interferem na espessura final de suas lentes como:

  • As lentes do óculos
  • Armação escolhida
  • Medida de DNP e altura de montagem
  • Grau e eixo do astigmatismo
  • Mudança de grau de uma receita antiga para uma nova receita

Veja a seguir como esses fatores influenciam no resultado final do óculos, principalmente, na espessura das lentes.

As lentes do óculos

As lentes do óculos são o ponto de partida para entender o resultado final de um óculos e para conseguir um bom resultado estético.

As lentes disponíveis hoje para mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia são as lentes de resina com índice de refração de 1.67, 1.74 e 1.76 e as lentes de cristal de índice de refração de 1.7, 1.8 e 1.9.

Índice de refração das lentes de óculos

O índice de refração quantifica o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção dos raios de luz e, assim, acertar o seu foco. Então, quanto maior for o índice de refração, menor a espessura necessária para dar nitidez à visão. É por esse motivo que as lentes de alto índice de refração são mais finas.

Quanto maior é índice de refração de uma lente, mais fina ela vai ficar.

Quando comparamos as lentes 1.67 com as Lentes Lenscope Lenscope LensAI 1.74, por exemplo, podemos ver que as Lentes Lenscope LensAI 1.74 proporcionam um óculos mais fino. Mas isso é quando comparamos com uma receita com o mesmo grau, montadas em armações idênticas e quando não submetidas a artifícios como lixamento, abaulamento ou rebaixamento de bordas. Vamos explicar esses fatores ao longo deste artigo.

Olho direito com lente 1.67 e olho esquerdo com a Lente Lenscope LensAI 1.74.

As lentes de resina conseguem proporcionar um óculos mais fino que as lentes de cristal. As lentes de vidro são apenas indicadas para graus bastante elevados por serem frágeis, já que seu material é vidro. Essa característica também faz com que elas sejam pesadas, e por isso, formam aquela marquinha no nariz.

óculos grosso

Marquinha no nariz provocada por óculos pesado

Design das lentes de óculos

Outro fator que influencia na espessura das lentes e, principalmente, nas distorções nas laterais dos óculos de quem tem grau alto é o design das lentes. Lentes de design asférico reduzem os anéis de cebola que provocam o efeito fundo de garrafa e deixam as lentes mais finas. Há basicamente dois tipos de lentes para óculos em relação ao design: lentes esféricas e lentes asféricas.

As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado. Essas lentes seguem o formato de uma esfera na face interna e externa das lentes. Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda das lentes (no caso das lentes para miopia). Com isso, há um desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes. Em casos onde há um astigmatismo elevado, as distorções ficam ainda mais evidentes.

Já as lentes do tipo asféricas possuem um design mais plano. Elas resultam em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas. Assim, elas reduzem bastante o aspecto fundo de garrafa e também contribuem para lentes mais finas.

óculos grosso

Diferente de lentes esféricas (esquerda) e asféricas (direita).

A armação escolhida

As medidas da armação e seu material também influenciam na espessura final do óculos e, principalmente, na montagem das lentes.

Na Lenscope, nós indicamos o tamanho do aro da armação de acordo com o seu grau para otimizar o resultado final do seu óculos e também para garantirmos a possibilidade de montagem das nossas lentes. Não recomendamos armações maiores. Isso porque além de tornarem as bordas do óculos mais grossas, elas impossibilitam a montagem das Lentes Lenscope LensAI 1.74. No entanto, outras medidas da armação também influenciam no resultado final. São elas: altura das lentes e tamanho da ponte.

Essas medidas podem variar de acordo com o modelo da armação. E elas podem interferir no resultado final de acordo com cada formato tamanho do nariz, onde a armação é apoiada, pois irá interferir na centralização do seu olho na armação. Uma dica importante é observar a posição do centro da sua pupila no óculos escolhido. O ideal é que sua pupila fique posicionada no centro da armação.

Armação posicionada corretamente:

ÓCULOS GROSSO

 

Armação posicionada de forma errada:

ÓCULOS GROSSO

Outra dica importante é observar o talo da armação. Essa informação nada mais é que a espessura do contorno do aro da armação. Quanto mais grosso for o aro da armação, melhor ela irá disfarçar as bordas da lente.

óculos fundo de garrafa

Medida de DNP e altura de montagem

Entre as medidas necessárias para a perfeita montagem das lentes no óculos, a medida da sua DNP (Distância das pupilas em relação ao nariz) e a altura de montagem são de extrema importância e levadas em conta pela equipe da Lenscope.

E elas também vão influenciar na espessura final das lentes, podendo contribuir para que seu óculos fique mais fino ou mais grosso, independente da lente e armação escolhidas.

Vamos te explicar:

A Medida de DNP determina se seu óculos vai ficar fino ou grosso

A medida da DNP é a medida, em milímetros, da distância do centro da sua pupila em relação ao nariz. Veja um exemplo da imagem abaixo:

óculos grosso

Como é feita a medida da DNP

Veja aqui como a Lenscope mede sua DNP de forma 100% online.

Quanto menor for a medida da DNP, mais próximo da ponte da armação sua pupila é posicionada.

E de que forma isso interfere na espessura final do seu óculos?

Durante o processo de montagem do óculos, além do recorte do bloco da lente para encaixe na armação, o centro da lente é posicionado na armação a partir da sua medida de DNP.

Quanto menor for a medida da DNP, mais próximo da ponte da armação será necessário fazer o posicionamento da lente.

Em casos de miopia com ou sem astigmatismo, o óculos pode ficar grosso nas bordas. Isso porque o recorte da lente é realizado muito próximo às bordas.

E em casos de hipermetropia, o óculos pode ficar grosso na parte de cima do óculos.

O oposto acontece quando a medida da DNP é maior. Esses são os casos em que as pessoas podem ficar mais felizes com o resultado final do óculos com as Lentes Lenscope LensAI 1.74.

Medidas maiores de DNP fazem com que o centro da lente seja posicionado de forma que o recorte da lente seja realizado longe de sua borda. Dessa forma, a borda do óculos pode ficar fina para casos de miopia. O oposto acontece nos casos de hipermetropia.

Altura de montagem

Como você pôde observar, é muito importante verificar a posição da sua pupila na armação.

Quando você escolhe um óculos em que a sua pupila fica posicionada muito acima ou abaixo da extremidade da armação, a medida altura de montagem influencia no resultado final do seu óculos.

É o mesmo princípio da DNP.

Durante o processo de montagem do óculos, além do recorte do bloco da lente para encaixe na armação, o centro da lente é posicionado em relação a sua pupila.

Se o seu olho não está centralizado na armação, o recorte da lente é realizado muito próximo às bordas. Dessa forma, contribuindo para que a lente fique mais grossa na parte de baixo da armação.

Além disso, também aumenta a quantidade de anéis nas lentes (efeito olho de cebola).

Grau e eixo do astigmatismo

Se na receita do seu óculos as colunas de cilíndrico e eixo estão preenchidas, isso significa que você tem astigmatismo. O grau de astigmatismo somado ao grau de miopia, contribuem para o óculos ficar grosso nas laterais.

O eixo do astigmatismo é a localização do grau de astigmatismo na córnea do olho. E o valor do eixo pode variar de 0 a 180 graus. E também é uma medida que influencia na variação da espessura da sua lente.

O eixo entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus resultam em óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior da armação. E, consequentemente, em óculos mais fino nas laterais das lentes.

Esse é um dos melhores casos para a estética do óculos, já que geralmente olhamos os óculos lateralmente para verificar a espessura.

Já quando o eixo do astigmatismo é localizado entre 70º e 110º, ou bem próximo de 90º, a tendência é que as lentes fiquem grossas nas laterais das lentes. Esse é o pior caso em relação à estética e é válido para qualquer tipo de lente utilizada.

óculos grosso

Se o seu grau de astigmatismo estiver no eixo 70º e 110º, infelizmente a lente vai ficar mais grossa na borda. Quanto maior o grau, mais grossas as lentes vão ficar. E infelizmente isso irá acontecer com qualquer tipo de lente que você escolher.

Mudança de grau de uma receita antiga para uma receita nova

Se você usa óculos há bastante tempo, já deve ter comparado o óculos novo com o óculos antigo, né? Quando fazemos essa comparação, nem sempre ficamos felizes. Isso acontece devido aos diversos fatores citados aqui que interferem no resultado final de suas lentes. E pode ficar ainda mais complicado quando você faz essa comparação sabendo que seu grau aumentou em relação a seu óculos antigo. Qualquer mudança de grau já interfere no resultado final do óculos. Com isso, você não pode esperar um óculos mais fino ou igual ao seu óculos anterior.

Além disso, o aumento da espessura final do óculos não é linear ao aumento do grau. Ou seja, por mais que seu grau tenha aumentado pouco, a espessura da lente não aumenta na mesma proporção. O mesmo acontece quando você percebe que houve uma mudança do grau do eixo do astigmatismo. Caso na receita antiga, o eixo de astigmatismo era entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus  e, na nova receita passou para 70º e 110º, ou bem próximo a 90º, qualquer tipo de lente que você escolher, vão ficar mais grossas.

E por que escolher as Lentes Lenscope LensAI 1.74?

As Lentes Lenscope LensAI 1.74, são lentes superfinas ideais para quem possui mais de 4 graus. Mas é importante controlar as expectativas.

O universo dos óculos e, principalmente, das lentes para óculos é bastante relacionado ao universo da física. E, infelizmente, não existem milagres na física. Ou seja, quanto maior for o seu grau, maior será a espessura final do seu óculos. No entanto, as Lentes Lenscope LensAI 1.74 são capazes de otimizar o resultado final do seu óculos, proporcionando a melhor versão que você poderia ter.

E quando falamos em ter a melhor versão do seu óculos – aquele que te acompanha em todos os momentos – queremos te lembrar que o óculos não é apenas sobre espessura. É importante que você tenha consciência também da forma como as pessoas estão vendo você.  

Rebaixamento de borda

O rebaixamento de borda é um recurso que muitas pessoas com graus elevados acabam recorrendo. Esse é um artifício muito utilizado pelas óticas para reduzir a espessura das lentes, comprometendo também a visão periférica do usuário.

Ao mesmo tempo que o rebaixamento de borda torna a borda da lente menos evidente, ela contribui para a formação das distorções nas laterais dos óculos. Com isso, provocando o efeito fundo de garrafa, tão característico de quem tem grau alto. Para fugir disso, escolha uma armação compatível com o seu grau e sempre lente de alto índice de refração e de design asférico.

As Lentes Lenscope LensAI 1.74 possuem design asférico. As lentes asféricas possuem um equilíbrio maior do material da lente no centro e nas bordas, proporcionando um design plano. Essa característica reduz consideravelmente as distorções que provocam o efeito fundo de garrafa e o efeito de olho de boi. Consequentemente, a forma como as pessoas veem você torna-se mais natural. Assim, contribuindo para você se sentir bem usando seu óculos de grau alto.

Considerações finais para não ter óculos grosso

Aqui você viu a maioria dos fatores que interfere no resultado final do seu óculos. Muitos deles envolvem medidas relacionados ao seus olhos e também à fisionomia do seu rosto. É por isso que não é correto e nem possível comparar o resultado do seu óculos com o resultado do óculos de outra pessoa.

Diversas medidas da armação também contribuem para a espessura final do óculos e nem sempre essas medidas são universais. Isso porque dependem do formato do seu rosto e, principalmente, do seu nariz. Por isso, a Lenscope faz a recomendação do tamanho do aro indicado para o seu grau. Afinal, essa é uma medida universal que pode ser encontrada na parte interna das hastes.

Além disso, o tamanho do aro é uma medida muito importante. Assim, podemos garantir a possibilidade da montagem das Lentes Lenscope LensAI 1.74 na armação. Dessa forma, quando você muda de modelo, formato, tamanho e material de armação, não é correto comparar o resultado do seu óculos novo com o óculos antigo.

Dica final!

Além de prestar atenção na espessura que seu novo óculos ficou, observe também como as pessoas estão vendo você. Dessa forma, evite o rebaixamento de borda ou outros artifícios similares a estes. Por mais que possa reduzir a espessura da lente, vai deixar evidentes o efeito fundo de garrafa ou olho de boi. Dê preferência para as lentes que possuem design asférico. Elas são as únicas lentes que proporcionam lentes mais finas ao mesmo tempo que proporcionam um melhor resultado estético. Principalmente para as pessoas que estão vendo você de óculos.

Dúvidas?

Fale com Lenscope. Mande sua mensagem para nós!

E-mail: ajuda@lenscope.com.br

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Por que meu óculos ficou grosso?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *