Posso colocar lentes de grau em qualquer armação? Dúvidas sobre troca de lentes e armação

  • por
4.6
(11)

Muitas pessoas que usam óculos ficam com a seguinte duvida: posso colocar lentes de grau em qualquer armação? Em alguns casos é possível sim colocar as lentes antigas em novas armações de óculos. Ou, colocar lentes novas em armações antigas. Então, saiba que essas trocas são possíveis.

Mas, pra isso, continue a leitura para entender como isso é possível. Além disso, conferir dicas e orientações gerais sobre a troca de lentes e armações. Vem com a gente!

Posso comprar só as lentes de grau e usar a armação que já tenho?

Sim. Antes de mais nada, você já pode ter a certeza de que, atualmente, essa é uma possibilidade muito comum e bem fácil. Assim, da mesma forma em que você pode comprar a armação dos óculos de grau já com as lentes, você também pode optar por comprar apenas as lentes e aproveitar a armação que já tem.

Ou, ainda mais, comprar a armação em um lugar diferente de onde irá comprar as lentes. Contudo, o ideal é que você só compre a armação após saber qual o grau e a dificuldade visual têm, de acordo com a receita médica, para que consiga ter a melhor versão dos óculos de grau.

Posso comprar só as lentes para os meus óculos?

 Sim. Como pode conferir, é possível comprar lentes e armação em locais diferentes. Mas, o que você talvez ainda não saiba é que, inclusive, a venda casada (muito comum quando se fala em óculos de grau) é uma prática proibida no Brasil.

Em resumo, é identificado como “venda casada” quando a loja impõe ao cliente a obrigação de comprar um ou mais itens juntamente com outro produto ou serviço.Assim, a prática da venda casada é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), pois é considerada como um abuso ao cliente.

Não raro, infelizmente, ainda é muito frequente se deparar com esse tipo de situação. Em ópticas, muitos lojistas ainda associam a venda de armações às lentes. Então, esteja atento! Caso você se veja em uma situação em que está sendo obrigado a comprar algo desde que leve outra coisa: alerta vermelho! Portanto, você pode entrar em contato com o Procon da sua região e denunciar.

Confira o que diz, claramente, no Código de Defesa do Consumidor (CDC):

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos.

Lentes antigas e armações novas: posso trocar a armação e reaproveitar as lentes? 

A moda muda a todo momento, não é mesmo? E não é só os modelos das roupas e dos sapatos que saem de tendência e precisamos atualizar. Para muitas pessoas, óculos é um acessório usado diariamente e, sendo assim, merece atenção especial, pois contribui diretamente na estética visual do seu rosto e do estilo como um todo.

Eventualmente, caso você tenha algum problema com a armação (quebrou, está velha ou desgastada, por exemplo) ou está querendo atualizar o estilo, mas as lentes estão em boa condição e de acordo com o seu grau e está sofrendo com a dúvida “posso colocar lentes de grau em qualquer armação?”, a resposta é: sim.

É possível fazer a transposição das lentes antigas para uma nova armação. No entanto, infelizmente, nem sempre é possível fazer esse processo. E, para os casos em que é possível, é necessário saber:

  •       Lentes de visão simples – nessa condição, a opção de colocar lentes de óculos antigas em armações de óculos novas é mais provável. É necessário somente que a distância interpupilar seja idêntica.
  •       Multifocais (progressivas) – por serem lentes ideias para  vista cansada, pode ser mais difícil conseguir trocar a armação e aproveitar as lentes. Pois, neste caso, as lentes devem proporcionar uma visão clara em todas as distâncias.

Além disso, é necessário entrar em contato com o local onde se fez as lentes para verificar a possibilidade de colocar tais lentes de grau em qualquer armação.

Há algum problema ao reutilizar armação que já tenho?

O processo de reaproveitamento de armações é muito simples, mas, em casos específicos, pode haver possíveis complicações na hora de reciclar uma armação. Como, por exemplo, aumento do grau ou a antiga armação pode não ser compatível com o grau novo.

Veja alguns problemas que podem acontecer ao definir a armação primeiro que as lentes:

  •       óculos grossos e fundo de garrafa
  •       montagem comprometida das lentes nos óculos
  •       modelo e material da armação incompatíveis com o grau.

Além disso, caso seja seu primeiro óculos, é importante saber o grau antes mesmo de comprar a armação, uma vez que esse fator influencia na espessura final das lentes. Frequentemente, isso acontece, principalmente, com as pessoas que possuem alto grau de miopia. Então, caso você possua mais de 4 graus, o ideal é evitar armações de 3 peças (modelo onde as lentes são presas por parafusos na armação) ou até meio aro.

Posso colocar lentes de grau em qualquer armação? Entenda

Antes de tudo, lembre-se que existem alguns fatores que precisam ser levados em consideração, como já citamos nos tópicos anteriores. Em quais casos não há problema em utilizar suas lentes atuais:

  •       Se a nova armação for do mesmo modelo e estilo da armação anterior;
  •       Caso você não tenha alguma limitação de prescrição médica;
  •       Se suas lentes não estão danificadas

Seja como for, consulte seu oftalmologista para se certificar de que sua prescrição não restringe o tipo de óculos que você usa, evitando assim problemas futuros. Seu médico também verificará se suas lentes estão lascadas ou arranhadas antes de concordar em mantê-las. Em resumo, armação muito grande, curvada ou de três peças são as mais difíceis de serem aproveitadas, devido às características de cada uma.

 Como comprar só as lentes para os meus óculos?

 Agora, após entender que, sim, é possível comprar lentes e armação em locais diferentes, veja como é simples comprar as lentes para os seus óculos. Na Lenscope isso é possível, pois somos um serviço pioneiro de troca de lentes.

Com a gente, você pode comprar a armação e as lentes no nosso site, mas também pode comprar apenas as lentes (mais finas do mundo) e enviar sua armação. Fazemos a montagem das lentes e devolvemos seu óculos pronto! Além disso, trabalhamos com as lentes mais finas para todas as necessidades e com melhor custo-benefício, sendo:

  •       lentes para até 4 graus
  •       mais de 4 graus e
  •       lentes multifocais.

Confira como funciona:

  1.   Escolha e compre as lentes que precisa, de acordo com seu grau.
  2.   Envie pra gente foto da sua receita e uma foto para medir DNP.
  3.   Você nos envia (ou coletamos) a sua armação.
  4.   Receba em casa seu óculos pronto!

Ah! Já incluímos todos os tratamentos que você precisa: e você não paga nada a mais por isso.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

Troque suas lentes sem precisar sair de casa

Por fim, depois de todas essas informações acreditamos que “posso colocar lentes de grau em qualquer armação?” não é mais uma dúvida pra você. Certo? Agora, se você já tem uma armação, que tal aproveitar nosso serviço online de troca de lentes?  Solicite agora mesmo seu orçamento online e gratuito em nosso site. Conheça a Lenscope e veja como revolucionamos a maneira de fazer óculos!

orçamento

 Fonte:

For Eyes

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

6 comentários em “Posso colocar lentes de grau em qualquer armação? Dúvidas sobre troca de lentes e armação”

  1. Por que é ideal evitar armação 3 peças com mais de 4 graus ? Eu tenho 4,5 de miopia e a armação 3 peças foi a única que eu gostei depois de usar a mesma armação por 5 anos, que só está sendo trocada pois oxidou. Também gostaria de saber se a parte do meio, a ponte, pode ser diminuída ou vendida separadamente para o encaixe, pois ele acaba ficando no meu campo de visão como se fosse uma gota

    1. Olá, Gabriela. Tudo bem? Geralmente armações 3 peças não são indicadas para mais de 4 graus porque Essas armações não são indicadas para quem têm mais de 4 graus porque elas possuem um tamanho de aro muito grande, deixando as lentes mais grossas para quem tem grau forte. Isso acontece porque conforme o grau aumenta, as lentes vão ficando mais grossas nas bordas e o tamanho do bloco da lente diminui. Então, quanto maior for o tamanho da armação, mais grossas as lentes ficam nas bordas. É possível adquirir a ponte do óculos em marketplaces.
      Esperamos ter ajudado. 🙂

  2. Boa tarde prezados, eu tenho uma armação em perfeitas condições e eu não encontro em ótica nenhuma armação como essa. Porém, quando eu digo que só gostaria de fazer as lentes… a resposta é sempre que não é possível, mas que preciso de uma nova armação. 😓

    1. Olá, Mayra. Tudo bem? É possível colocar lentes novas na sua armação antiga. Dessa forma, você compra só as lentes. Mas, por outro lado, é necessário observar se a sua receita oftalmológica mudou, pois se o grau houver aumentado, o tamanho da armação pode ser incompatível com o grau novo.
      Aqui na Lenscope você pode adquirir apenas as lentes e nós fazemos a montagem na armação que já tem. É só enviar uma foto da sua armação e da sua receita para o nosso e-mail. O endereço é: ajuda@lenscope.com.br assim poderemos te ajudar com mais precisão e fazer um orçamento personalizado para você.

      Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

  3. Olá. Queria saber se armações de policarbonato suportam lentes de grau. Meu grau é baixo, sequer chega a 1,5. Mas, a óptica me disse que não era possível, pois a armação poderia derreter no processo. Tentei buscar informações sobre, mas não achei. Inclusive mesma óptica vende óculos de grau com o mesmo material, o que me deixou mais confuso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *