Posso usar lente de contato o dia todo

Posso usar lente de contato o dia todo? Veja os riscos

5
(3)

As lentes de contato são uma opção que atrai as pessoas, devido a questões estéticas. Afinal, alguns não se sentem confortáveis em relação ao uso do óculos de grau e passam vários dias da semana e várias horas do dia usando lentes de contato. Mas, a dúvida é: Posso usar lente de contato o dia todo?

É muito importante se atentar aos riscos de ficar muitas horas usando lentes de contato, pois o olho fica privado de oxigênio durante este período. Por isso, podem surgir algumas consequências sérias à sua visão, como úlceras na córnea e intolerância às lentes de contato.

É importante ressaltar que o uso das lentes de contato sempre deve ser prescrito e indicado por um um médico profissional.

Neste artigo, iremos responder a pergunta: Posso usar lente de contato o dia todo? Além, de abordar as principais consequências de usar lentes de contato por muito tempo e as melhores práticas para evitar danos à sua visão.

Posso usar lente de contato o dia todo? O que acontece se usá-las por muitas horas?

Especialistas recomendam que você não passe mais de 12 horas por dia usando lentes de contato. Pois, quando elas são deixadas por muito tempo em seus olhos, podem levar às seguintes condições:

Úlceras da córnea (ceratite infecciosa)

Uma ferida aberta na camada externa da córnea.

Hipóxia

Falta de oxigênio que pode levar ao crescimento anormal dos vasos sanguíneos na córnea.

Danos às células-tronco da córnea

São necessárias para manter a córnea limpa para uma boa visão.

Inflamação crônica

Usar lentes de contato o dia todo, pode causar a inflamação que significa intolerância às lentes de contato.

Sempre que seu olho está aberto, ele recebe oxigênio que precisa para funcionar adequadamente. Quando fechado ou coberto por lentes de contato, o olho recebe menos oxigênio.

“O movimento de suas lentes de contato, sua espessura e por quanto tempo você as usa afetam a quantidade de oxigênio que atinge sua córnea”, diz a Dra. Nearnberg, uma optometrista norte-americana.

Ao longo do dia, as lentes de contato acumulam naturalmente depósitos e proteínas. Quanto mais acúmulo você tiver em suas lentes (por exemplo, por não tirá-las regularmente), menos oxigênio seus olhos receberão do ar.

 “A maioria das pessoas pode usar lentes de contato com segurança e conforto por até 12 horas por dia, embora eu sempre recomende dar aos seus olhos a chance de respirar sem as lentes”, diz a Dra. Nearnbergela.

Saiba mais sobre a inflamação crônica

Uma boa regra, é a de oito até 12 horas por dia e removê-las à noite para permitir que seus olhos descansem enquanto você dorme.

No entanto, usar lentes de contato por longos períodos de tempo lentamente deixa seu olho sem oxigênio e aumenta a quantidade de acúmulo nas próprias lentes, tornando-o “mais sujeito a infecções, crescimento de vasos sanguíneos no olho e inflamação e vermelhidão que podem levar à perda de visão e intolerância a lentes de contato”, diz a Dra. Nearnberg. 

Complicações potenciais mais sérias“ podem levar ao crescimento anormal dos vasos sanguíneos, conhecido como pannus ou neovascularização, bem como inchaço da córnea, causando brilho e halos”, acrescenta ela.

Também pode aumentar o risco de infecções bacterianas ou fúngicas, como úlceras oculares.

Posso usar lentes de contato o dia todo

A influência dos tipos de lentes

Embora usar lentes de contato por muito tempo seja universalmente problemático, a frequência com que você substitui suas lentes depende da própria lente. 

As lentes de contato vêm em uma variedade de modalidades: descartáveis diárias, descartáveis de duas semanas, descartáveis mensais, uso prolongado e rígidas.

Lentes de contato descartáveis diárias

Se você tem lentes para uso diário, não deve dormir com elas ou reutilizá-las. “Lentes de contato descartáveis ​​diárias são exatamente o que dizem – um novo par é usado todos os dias.

Essas lentes são mais finas, permitindo mais oxigênio à córnea, tornando-as mais saudáveis ​​para os olhos”. Isso garante que os olhos fiquem mais lubrificados e diminui o risco de complicações quando usado corretamente.

Esses são os tipos de lentes que a doutora mais comumente prescreve em sua prática, ela acrescenta – especialmente durante a pandemia.

Lentes de contato descartáveis de duas semanas

As lentes de contato de duas semanas, como o nome diz, podem ser utilizadas por duas semanas, mas, novamente, você não deve dormir ou cochilar com elas

Você precisa umedecê-las armazenando-as em uma solução fresca todas as noites. “Essas são as mais comuns, mas também geram mais esquecimento.  Por isso, certifique-se de marcar o primeiro e o 15º dia de cada mês para substituí-las”.

Lentes de contato descartáveis mensais

As descartáveis ​​mensais têm um cronograma de substituição de 30 dias.Portanto, também precisam ser removidas e desinfetadas em solução todas as noites

Lentes de contato de uso prolongado

Algumas marcas de lentes de contato são explicitamente classificadas como “uso prolongado” (EW), onde alguém pode usar continuamente as lentes até substituí-las.

“Eu pessoalmente nunca prescrevo lentes de contato EW, a menos que haja uma circunstância atenuada, pois qualquer tempo de uso prolongado pode levar a inflamação e infecção”, diz a Dra. Nearnberg.

Lentes de contato rígidas

Por último, as lentes de contato rígidas também devem ser retiradas e limpas todas as noites, mas são substituídas com menos frequência

Você pode substituí-las anualmente, conforme sugerido. “Geralmente, são prescritos para quem tem um formato irregular da córnea ou possui receitas mais complicadas”. Portanto, são menos comuns.

Melhores práticas para cuidar dos olhos usando lentes de contato

Usar lentes de contato exige bastante atenção com a higiene. Isso porque estão em contato direto com nossos olhos, podendo transmitir bactérias à córnea, quando não usadas ou limpas de forma correta.

Mas existem medidas práticas sobre como cuidar da sua lente de contato. Veja alguns cuidados fundamentais: 

  • Armazenar de forma correta

Nunca guarde as suas lentes de qualquer jeito. Ao invés disso, use o estojo que acompanha para armazená-las quando não estiver usando as lentes.

  • Limpe o estojo das lentes

Não basta apenas guardar as lentes no estojo. Você precisa manter também o estojo limpo, afinal, do que adianta guardar as suas lentes de contato em um lugar não higienizado?

Normalmente, o estojo que acompanha as lentes de contato tem uma solução própria para a limpeza e higienização. Use essa solução e limpe periodicamente o seu estojo

  • Use a solução correta

É preciso ter cuidado ao limpar o estojo e as lentes de contato. Não use qualquer solução, porque existe a solução correta para limpeza das lentes. Evite usar soro fisiológico.

Outras práticas que ajudam a cuidar dos seus olhos usando lentes de contato

Troque com frequência a solução de limpeza

A imersão desinfeta as lentes durante a noite também, então uma solução nova é fundamental para evitar o crescimento de bactérias que podem acabar em seus olhos se você não tiver lentes de contato diárias que jogaria fora antes de ir para a cama.

“Se você mantiver uma lente de contato de molho por um período prolongado de tempo, certifique-se de substituir a solução com frequência, mesmo que ela não esteja gasta”, diz ela.

Você também deve substituir o próprio estojo de lentes de contato a cada três meses, de acordo com a American Optometrist Association.

Limpe as lentes todos os dias

Se as suas lentes não são descartáveis de uso diário e, por isso, usadas por mais tempo, não se esqueça de limpa-las todos os dias. Limpe pela manhã e pela noite e respeite a indicação de produtos específicos para a limpeza.

Pisque e lubrifique seus olhos com frequência

Isso diminui as chances de secura, infecções ou alergias.

Intercale o uso da lente de contato com óculos de grau

É bastante comum para quem está usando lentes se esquecer de realizar rodízio de uso entre as lentes e os óculos de grau. Essa medida é importante, já que vai garantir melhor oxigenação e hidratação dos olhos.

Se sentir vermelhidão nos olhos, dor, sensibilidade à luz ou diminuição da visão ao usar lentes de contato, remova-as com cuidado e chame seu médico.

E, por último, sempre tenha um par de óculos de reserva, caso precise remover as lentes por um período de tempo para tratar uma doença ocular. 

Lentes de contato e coronavírus

As lentes de contato devem ser evitadas em época de coronavírus. Porque, normalmente, quem usa lentes de contato coloca as mãos nos olhos com uma frequência muito maior.

Além disso, o contato interno (dentro dos olhos para colocar e retirar a lente) não é recomendado e pode gerar contaminação.

Durante o período de isolamento social, a melhor alternativa é optar pelo uso do óculos de grau, devido ao menor risco de contaminação. Uma vez que o toque direto nos olhos é um ponto de contaminação do coronavírus.

Por isso, as lentes dos óculos servem como uma barreira de proteção evitando o toque acidental na região. Por exemplo, coçar essa parte do rosto.

Evite ficar com lentes de contato longas horas por dia

Ao usar lentes de contato, é preciso sempre alternar o uso com óculos de grau. Isso porque como dito anteriormente, usar lentes de contato por tempo pode trazer riscos à sua saúde ocular.

Agora, você já sabe como responder a nossa pergunta inicial: Posso usar lente de contato o dia todo? A resposta é sim, com prudência e sem dispensar completamente os óculos.

Falando em óculos. Sabia que você pode tanto comprar a sua lente quanto o seu óculos de grau de forma online?

Nós podemos te ajudar com lentes para óculos de grauAssim como as lentes de contato, existem diferentes tipos de lentes de óculos indicadas para seu tipo de grau.

Aqui na Lenscope, você faz novas lentes para seus óculos sem sair de casa. E todo o processo, do pedido até o recebimento você faz do sofá. E entregamos para todo o Brasil.

Caso prefira, você pode aproveitar a armação dos óculos que já tenha em casa. Basta envia-la pelos Correios. Ou, se você estiver em São Paulo, ou Campinas (interior de São Paulo), a gente busca sua armação também. 

Depois, montamos seus óculos e o devolvemos pronto para você. Isso tudo com garantia e certificado de autenticidade. Afinal, queremos que se sinta seguro ao comprar com a gente.

Quer mais? Somos a primeira marca a oferecer até 100 dias pra você provar e amar nossas lentes. E se decidir que não quer continuar com os óculos, devolvemos seu dinheiro. Conheça o programa 100 dias para provar e amar.

Para nós, óculos são muito mais que um acessório de moda. É questão de saúde e qualidade de vida. 

Mas conte, gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo, e breve vamos te responder.

Fontes

Well+Good

Piedmont HealthCare

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

2 comentários em “Posso usar lente de contato o dia todo? Veja os riscos”

  1. Olá, tenho uma dúvida que pesquiso na internet não encontrei a reposta.
    Eu uso lente de contato descartável de 30 dias, e o recomendado é usar de 8h a 12h no dia.
    Eu coloco a minha lente as 8h da manhã e deveria retirar as 20h.
    Eu poderia usar depois das 20h um novo par de lente, assim eu trocaria a lente meio ressecada por lentes idradatas.

    1. Olá, Fábio. Tudo bem?
      Mesmo que a lente seja nova, nossos olhos precisam de um tempo de descanso, sem as lentes de contato. Por isso, é importante respeitar o tempo indicado de uso de lentes de contato para não ter problemas de visão mais sérios no futuro.
      Esperamos ter ajudado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *