presbiopia precoce

Presbiopia precoce. Entenda como acontece

0
(0)

A presbiopia precoce é a chamada vista cansada, que se dá nas pessoas antes dos 40 anos. Mas, normalmente ela começa a surgir aos 45. Quem tem  esse problema passa a ter dificuldade em enxergar e focalizar objetos próximos. Ou seja, a pessoa precisa encontrar um foco perfeito para tentar enxergar. Isso porque, a presbiopia é um processo que ocorre naturalmente com o envelhecimento do nosso corpo e dos olhos. O cristalino passa a se moldar para focalizar objetos e coisas próximas, com a ajuda dos músculos ciliares.

Entretanto, com o tempo, os músculos não funcionam tão bem e acabam prejudicando a imagem formada pelo cristalino, gerando dificuldade em focalizar e enxergar de perto.

Por essa razão, quem tem prebiopia (ou vista cansada) precisa afastar e aproximar objetos até conseguir focar neles. Por exemplo, quem tem acima de 40 anos e tirar o óculos para aproximar o objeto para ler. Ou precisa afastar para conseguir focar. Isso é uma característica muito comum de quem possui presbiopia, por isso muitos chamam de Síndrome do braço curto.

O que causa presbiopia precoce?

Alguns fatores podem atuar como causa ou aceleração da presbiopia numa idade anterior a 40 anos. São eles:

  • Doenças como Diabetes, Anemia, Esclerose Múltipla e doenças cardiovasculares;
  • Excesso de exposição ao sol sem proteção;
  • Hipermetropia;
  • Alguns medicamentos como antidepressivos, antialérgicos ou diuréticos quando utilizados por um longo período.  

Sintomas de presbiopia

Os principais sintomas da presbiopia precoce são:

  • Visão embaçada ou borrada;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga;
  • Dificuldade em enxergar letras miúdas, mesmo que próximo;
  • Sente os “braços curtos”;
  • Vista cansada;

presbiopia precoce

Tratamento 

Importante ressaltar que a presbiopia precoce não tem cura. Entretanto, possui alguns tipos de tratamento (e outros em evolução). As opções são:

Cirurgia refrativa

É utilizada a cirurgia Lasik, que corrige a córnea e a hipermetropia como forma de amenizar os sintomas e a dificuldade em enxergar de perto.

Radiofrequência

Faz a alteração da curva da córnea. Porém, esse tipo de tratamento é mais comum no exterior, e pouco utilizado por aqui.

Cirurgia Facorefrativa

É um procedimento que age diretamente no cristalino, substituindo-o por uma lente de acrílico (semelhante ao procedimento que ocorre em pacientes que possuem catarata).

Óculos com lentes multifocais

Pode-se utilizar também lentes de contato para a presbiopia precoce, entretanto o óculos se apresenta como uma solução bastante eficaz com as lentes multifocais. Em uma única lente atribui três campos de visão: de perto, intermediário e de longe. Dessa forma, além do conforto, as lentes multifocais, como o próprio nome já diz, atingem vários e diferentes focos, ou seja, são cômodas e você não precisa ficar trocando de óculos o tempo todo em diferentes distâncias.

Veja o preço das lentes multifocais da Lenscope.

Certo? Agora que você já sabe o que é presbiopia precoce, seus sintomas e tratamentos, não custa lembrar: ao menor sinal de qualquer um dos sintomas apresentados, procure o seu médico oftalmologista. Você já tinha ouvido falar em presbiopia precoce? Tem alguma dúvida sobre? Deixe um comentário para a gente! 

presbiopia precoce

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

2 comentários em “Presbiopia precoce. Entenda como acontece”

  1. Bernadete Cristina Polliti Ferreira

    Boa tarde, eu comecei a usar óculos aos 12 anos, hipermetropia e astigmatismo e aos 36 passei a usar para presbiopia, hoje tenho 60 anos e meu grau está em 7 e 5.
    Em 1999 fiz cirurgia a laser, mas não adiantou.
    Penso em fazer a intra ocular futuramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *