Presbiopia precoce. Entenda como acontece

presbiopia precoce
  • por
3
(1)

A presbiopia precoce é a chamada vista cansada, que se dá nas pessoas antes dos 40 anos. Mas, normalmente ela começa a surgir aos 45. Quem tem  esse problema passa a ter dificuldade em enxergar e focalizar objetos próximos. Ou seja, a pessoa precisa encontrar um foco perfeito para tentar enxergar. Isso porque, a presbiopia é um processo que ocorre naturalmente com o envelhecimento do nosso corpo e dos olhos. O cristalino passa a se moldar para focalizar objetos e coisas próximas, com a ajuda dos músculos ciliares.

Entretanto, com o tempo, os músculos não funcionam tão bem e acabam prejudicando a imagem formada pelo cristalino, gerando dificuldade em focalizar e enxergar de perto.

Por essa razão, quem tem prebiopia (ou vista cansada) precisa afastar e aproximar objetos até conseguir focar neles. Por exemplo, quem tem acima de 40 anos e tirar o óculos para aproximar o objeto para ler. Ou precisa afastar para conseguir focar. Isso é uma característica muito comum de quem possui presbiopia, por isso muitos chamam de Síndrome do braço curto.

O que causa presbiopia precoce?

Alguns fatores podem atuar como causa ou aceleração da presbiopia numa idade anterior a 40 anos. São eles:

  • Doenças como Diabetes, Anemia, Esclerose Múltipla e doenças cardiovasculares;
  • Excesso de exposição ao sol sem proteção;
  • Hipermetropia;
  • Alguns medicamentos como antidepressivos, antialérgicos ou diuréticos quando utilizados por um longo período.  

Sintomas de presbiopia

Os principais sintomas da presbiopia precoce são:

  • Visão embaçada ou borrada;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga;
  • Dificuldade em enxergar letras miúdas, mesmo que próximo;
  • Sente os “braços curtos”;
  • Vista cansada;

presbiopia precoce

Tratamento 

Importante ressaltar que a presbiopia precoce não tem cura. Entretanto, possui alguns tipos de tratamento (e outros em evolução). As opções são:

Cirurgia refrativa

É utilizada a cirurgia Lasik, que corrige a córnea e a hipermetropia como forma de amenizar os sintomas e a dificuldade em enxergar de perto.

Radiofrequência

Faz a alteração da curva da córnea. Porém, esse tipo de tratamento é mais comum no exterior, e pouco utilizado por aqui.

Cirurgia Facorefrativa

É um procedimento que age diretamente no cristalino, substituindo-o por uma lente de acrílico (semelhante ao procedimento que ocorre em pacientes que possuem catarata).

Óculos com lentes multifocais

Pode-se utilizar também lentes de contato para a presbiopia precoce, entretanto o óculos se apresenta como uma solução bastante eficaz com as lentes multifocais. Em uma única lente atribui três campos de visão: de perto, intermediário e de longe. Dessa forma, além do conforto, as lentes multifocais, como o próprio nome já diz, atingem vários e diferentes focos, ou seja, são cômodas e você não precisa ficar trocando de óculos o tempo todo em diferentes distâncias.

Veja o preço das lentes multifocais da Lenscope.

Certo? Agora que você já sabe o que é presbiopia precoce, seus sintomas e tratamentos, não custa lembrar: ao menor sinal de qualquer um dos sintomas apresentados, procure o seu médico oftalmologista. Você já tinha ouvido falar em presbiopia precoce? Tem alguma dúvida sobre? Deixe um comentário para a gente! 

presbiopia precoce

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Presbiopia precoce. Entenda como acontece”

  1. Bernadete Cristina Polliti Ferreira

    Boa tarde, eu comecei a usar óculos aos 12 anos, hipermetropia e astigmatismo e aos 36 passei a usar para presbiopia, hoje tenho 60 anos e meu grau está em 7 e 5.
    Em 1999 fiz cirurgia a laser, mas não adiantou.
    Penso em fazer a intra ocular futuramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *