Pressão no olho: por que é ruim quando é alta

pressão no olho
  • por
4.1
(11)

Você sabia que também temos pressão no olho, sendo considerada alta quando é superior a 21 mmHg? 

Inclusive, o valor de 21 mmHg é considerado um valor normal e recomendado pelos médicos especialistas, mas quando é constatado um valor acima de 21, é hora de realizar testes mais específicos, já que é um dos principais sinais indicativos de um quadro de glaucoma.  

Hoje vamos falar sobre a pressão interna em nossos olhos e quais os riscos para a saúde ocular quando ela está alta. 

Como saber se a pressão no olho está alta: principais sintomas 

Para saber se a pressão no olho está alta, existem alguns sintomas que podem ajudar a identificar o problema. Por isso, fique atento(a) a estes principais sinais:

  • Dificuldade para enxergar
  • Dor intensa no olho
  • Náusea e vômitos 
  • Perda da visão periférica 
  • Dor de cabeça
  • Aumento do tamanho das pupilas
  • Vermelhidão dos olhos

Em caso de apresentar um destes sintomas, procure se consultar com o seu oftalmologista imediatamente. Isso porque quanto antes o diagnóstico for feito, melhor para a saúde do seu olho.

O que fazer quando a pressão no olho está alta?

Apresentando os sintomas mencionados anteriormente, busque ajuda médica de imediato para realização de exames específicos que medem a pressão interna de nossos olhos.

Um dos exames mais comuns é a Tonometria, conhecida por medir a pressão no olho e recomendado de ser realizado pelo uma vez ao ano, a partir dos 40 anos de idade.

E fique atento, porque como o glaucoma não causa sintomas tão diferentes, apenas com exames oftalmológicos mais específicos é possível um completo diagnóstico. Mas afinal, como a pressão no olho aumenta? Você já se perguntou sobre isso? Trouxemos as respostas para você a seguir, continue acompanhando.

 O que causa o aumento da pressão no olho? 

Muitas vezes o aumento da pressão no olho é causado por doenças oculares, como o glaucoma. Mas existe uma explicação mais clara do porquê isso acontece.

Em nosso olho, quando acontece um desequilíbrio da produção e eliminação de líquidos, o chamado humor aquoso acaba por ficar dentro do olho, não sendo eliminado como deveria. Assim, cada vez mais, aumenta a pressão no olho.

O que causa o equilíbrio entre produção e eliminação de líquidos no olho pode ter origens diferentes. Veja a lista que preparamos com as principais causas:

  • Trauma no olho, ocasionado por pancadas fortes
  • Tumor ocular
  • Inflamação ocular
  • Cirurgia nos olhos, para tratar a catarata
  • Histórico familiar 
  • Produção de líquido em excesso 
  • Uso prolongado de medicamentos específicos 
  • Obstrução do sistema de drenagem do olho, que é responsável por eliminar a produção de líquido nos olhos

Além destas causas, é interessante saber que em alguns casos de hipertensão, principalmente em idosos acima de 60 anos, o descontrole da pressão arterial pode desencadear em um quadro de glaucoma, aumentando a pressão no olho. Portanto, o controle da pressão arterial é fundamental também para a saúde ocular ficar sempre bem! 

Riscos da pressão no olho alta

Dentre os principais riscos da pressão no olho ficar alta, destacamos o agravamento de doenças oculares, como o glaucoma. Além disso, infelizmente, existe o risco da perda completa da visão.  Por isso, o quanto antes você controlar essa condição, melhor! E existem formas práticas de fazer isso.

Como manter a pressão no olho controlada? 

Para manter a pressão no olho controlada, você precisa, antes de tudo, sempre se consultar com o seu oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Isso porque é com o seu médico que você irá realizar exames oftalmológicos específicos para aferir a pressão interna no olho, bem como saber sobre a evolução de problemas oculares. Além disso, o médico poderá receitar colírios específicos para tratar o glaucoma, já que este problema não tem cura. Aliás, saiba que bons hábitos também vão te ajudar a manter a pressão no olho controlada.

Busque praticar exercícios físicos, controle o estresse do dia a dia e tenha uma alimentação balanceada e saudável, consumindo alimentos bons para a saúde dos olhos. 

Tratamentos

Sabendo que a pressão no olho está acima de 21 mmHg, ou seja, é considerada alta, alguns tratamentos poderão ser indicados pelo médico. Falamos antes sobre o uso dos colírios, porém, existe ainda a opção de cirurgias a laser. 

Mas atenção: a cirurgia a laser é indicada apenas em determinados casos, ou seja, quando a pressão interna no olho não conseguir ser controlada por medicamentos e o desconforto para o paciente permanecer muito grande.

Um exemplo de cirurgia a laser indicada em determinados casos é a Tubeculoplastia. Essa cirurgia consiste em estimular mecanismos naturais de defesa e cura da região afetada. Assim, ela diminui a pressão interna no olho associada ao glaucoma. 

Como medir a pressão no olho? 

A pressão no olho é medida através de exames de vista, como o Exame de Pressão Ocular. Este exame é fundamental para o diagnóstico do glaucoma, sendo que ao longo de um dia inteiro a pressão no olho do paciente é aferida. As medidas da pressão são feitas através de um aparelho, o Tonômetro de Aplanação ou Pneumático. 

O procedimento é bastante simples e não exige preparo anterior, além disso, é indolor ao paciente e não é preciso dilatar a pupila. Basta apenas a aplicação de um colírio anestésico e de fluoresceína. A partir disso, ao longo de um dia todo de exame, os valores da pressão são aferidos, conseguindo informar em qual momento do dia a pressão no olho ficou mais elevada.

O que é o Glaucoma? 

O glaucoma é uma doença ocular responsável pelo aumento da pressão interna de nosso olho. Esta doença não tem cura, porém, existem ótimos tratamentos hoje em dia que ajudam muito a frear a evolução do quadro. 

Quando não tratado, pode levar á cegueira, por isso, a atenção para esse problema deve ser sempre muito grande. Além disso, hoje sabemos que o glaucoma é a principal doença que causa aumento da pressão no olho. 

Inclusive, ela pode ser causada por outras doenças, como diabetes ou por histórico familiar. Costuma se manifestar em pessoas a partir dos 40 anos e não apresenta sintomas claros. Então, a necessidade de realizar exames de vista periódicos ajuda nesses casos. 

Causas do Glaucoma 

O glaucoma pode ser fruto de um acúmulo de líquido na região interna de nosso olho. Isso pode acontecer quando, por exemplo, glândulas de drenagem de líquidos de nossos olhos ficam obstruídas. Assim, esse acúmulo de líquido aumenta gradativamente a pressão no olho.

Conheça os sintomas mais comuns do glaucoma.

Cuidado com remédios caseiros 

Infelizmente, existem várias falsas promessas de cura do glaucoma e, consequentemente, remédios para baixar a pressão no olho. Alertamos de que é preciso cautela, já que apenas o médico especialista poderá receitar o melhor tratamento para o problema de visão. 

Assim, somente seu oftalmologista vai conseguir avaliar o glaucoma e a pressão no olho alta, receitando o melhor remédio para o seu quadro. 

Logo, ressaltamos que você deve sempre procurar primeiro o seu profissional de saúde de confiança para uma avaliação completa, já que métodos caseiros ou remédios feitos em casa podem agravar o glaucoma, podendo levar à perda da visão periférica. 

Óculos de grau melhora a pressão interna dos olhos e Glaucoma?

O óculos de grau não melhora a pressão interna dos olhos e nem o glaucoma, pois esses problemas não estão relacionados com problemas de refração, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. No entanto, se você reparar que seu grau está mudando muito frequentemente e é preciso mudar de óculos de grau a todo o momento, isso pode ser um sinal!

Por isso, busque orientação de um profissional de saúde da área e fique atento aos sintomas, como perda de visão periférica, dor intensa nos olhos, dificuldade de enxergar em ambientes escuros, dor de cabeça ou visão embaçada.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que vamos te responder. 

Fontes:

Glaucoma.org

Mayo Clinic

American Academy of Ophthalmology

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *