problemas de visão em mulheres

Problemas de visão em mulheres: por que elas têm mais que os homens?

Este post foi atualizado em 6 janeiro, 2021

Você sabia que problemas de visão em mulheres são mais comuns do que em homens.

Um estudo feito pela OMS e divulgado pelo jornal Folha de São Paulo  constatou que em 2009 cerca de dois terços dos indivíduos cegos do mundo eram mulheres!

 Um número alto, não é mesmo?

Mas a boa notícia é que 80% dos casos de problemas de visão em mulheres podem ser evitados.

Já a pesquisa feita pelo Instituto Americano Healthy Sight  e divulgada no site Minha Vida, realizada com brasileiros (homens e mulheres com idade entre 18 e 59 anos) também em 2009, comprovou que as mulheres brasileiras têm realmente os olhos mais sensíveis, por conta de alguns fatores como:

  • Menopausa;
  • Hormônios;
  • Dietas rigorosas;
  • Uso de maquiagem 

Curioso, não é? Tão curioso que vamos falar mais sobre isso no nosso artigo

E você, claro, é o nosso convidado para acompanhar tudo o que descobrimos sobre a saúde visual das mulheres! Vamos lá?

Por que os problemas de visão em mulheres são mais comuns?

Muitos problemas de visão em mulheres têm ligação direta com oscilações hormonais, como a menopausa ou a gravidez. Além da pré-disposição a doenças autoimunes ou até mesmo alguns hábitos de vida, como fazer uso constante de maquiagem e lentes de contato apenas por estética. 

Todos esses fatores podem diminuir a qualidade da visão e a produção de lágrimas dos nossos olhos, o que resulta em problemas como a síndrome do olho seco, por exemplo.

Portanto, devemos ficar atentas e consultar um médico oftalmologista periodicamente.

É importante fazer sempre um acompanhamento, porque cada fase da vida da mulher pode contribuir para o desenvolvimento de um problema de visão. 

Veja quais são os problemas de visão mais comuns em cada fase das mulheres. 

Os problemas de visão em mulheres – o que acontece em cada fase da vida 

Meninas até os 10 anos

A visão de uma criança se desenvolve por completo até os 10 anos de idade. Portanto essa é uma época crucial.

Os pais devem estar atentos ao comportamento que a criança manifesta, identificar queixas na visão, falta de concentração e dores de cabeça, por exemplo.

Na infância, meninas que não têm a caderneta de vacinação em dia podem vir a ter algumas doenças contagiosas, autoimunes, ou genéticas, que afetam a visão ou, ainda, que causam cegueira, como a própria cegueira. 

Além disso, é importante fazer também o “teste do olhinho”, muito comum em crianças. Pois, ele é capaz de detectar doenças oculares que têm maior chance de tratamento ou cura quando descobertas logo no início

Gestantes 

Por conta da oscilação hormonal, as mulheres gestantes acabam sendo um grande alvo de problemas oculares. Isso porque a gravidez provoca mudanças fisiológicas bastante significativas.

As principais mudanças fisiológicas que acontecem com as mulheres durante a gravidez são o aumento da espessura da córnea e a mudança em sua curvatura. Isso pode afetar a córnea e reduzir a sensibilidade ocular. 

Um problema de visão em mulheres grávidas bastante comum também é a diabetes gestacional. Quando não tratada e controlada, a diabetes pode afetar a visão da mulher em diversos níveis e até levar à cegueira.

Por isso, é importante sempre se consultar um oftalmologista. Quanto mais cedo for identificado um problema ou mesmo uma mudança de grau, melhor é para a saúde dos nossos olhos.

Mulher a partir de 50 anos 

A partir dos 50 anos e com a menopausa, outras mudanças fisiológicas e hormonais são visíveis nas mulheres.

A pressão arterial aumenta, ocorre perda da elasticidade do cristalino, obesidade, doenças autoimunes, e a produção de lágrimas diminui também.

Além disso, é comum que mulheres nessa faixa etária estejam mais suscetíveis a ter doenças como a catarata, que pode prejudicar bastante a visão. 

Problemas de visão mais comuns nas mulheres

Outra coisa que contribui para a estatística com maior número de mulheres com problemas oculares é que elas tendem a sofrer mais do que os homens com doenças autoimunes, como hipotireoidismo, lúpus, esclerose múltipla, entre outras.

Assim, esse fator contribui para que elas adquiram mais problemas oculares, que muitas vezes são graves e podem levar à cegueira.

Alguns outros problemas de visão também são bastante comuns em mulheres com idade mais avançada. Veja quais são eles:

  • Glaucoma – acontece quando a retina perde células que ligam os olhos ao cérebro. Provoca perda de visão progressiva, podendo levar à cegueira.
  • Catarata – é a perda de transparência do cristalino, fazendo com que a visão fique opaca. Pode interferir nas atividades do dia a dia.
  • Síndrome do ‘Olho Seco’ – é um déficit na produção de lágrimas, deixando os olhos secos. Consequentemente prejudica a nossa visão por falta de lubrificação.
  • Degeneração macular – provoca perda no centro da visão, o que deixa a nossa visão turva e pode levar à cegueira progressivamente.
  • Retinopatia diabética – causada pela diabetes. Afeta os vasos sanguíneos da retina, e pode provocar visão escura, borrões, dificuldade em distinguir cores. Pode  também levar à cegueira.
  • Doenças inflamatórias que afetam o globo ocular – como alergias, ambliopia, etc.

Se você usa lentes de contato, é importante tomar cuidado

O uso prolongado das lentes de contato também pode provocar a síndrome do olho seco. 

Por isso, é preciso ter cuidado com o uso das lentes de contato, porque o uso inadequado ou mesmo por longos períodos pode prejudicar a saúde ocular. 

Além disso, o acompanhamento médico é bastante importante. Isso porque esse tipo de problema só pode ser tratado por um profissional da área de confiança. 

Mas não se preocupe. O processo de envelhecimento do corpo e dos olhos é bastante natural e todo mundo vai passar por ele um dia. Por isso, nós separamos algumas dicas para você.

Existem algumas formas de cuidar da visão e evitar problemas, conforme vamos te ensinar a seguir!

Cuidados com a saúde ocular da mulher 

Apesar de problemas de visão em mulheres serem bastante comuns, também é fato que 80% desses problemas podem ser evitados, de acordo com a OMS.

Por isso, listamos algumas dicas que podem te ajudar a evitar esses problemas! Olha só:

Consultar-se com o oftalmologista 

Sempre falamos bastante sobre isso, mas não custa relembrar: ir ao médico com frequência e realizar os exames de vista necessários anualmente é o que mais ajuda na prevenção de doenças de vista. Além de ser um cuidado essencial com você mesmo. 

O ideal é se consultar periodicamente, como a cada 6 meses ou um ano.

Isso porque, é preciso sempre renovar a receita de óculos e verificar se não teve aumento de grau, caso você já use óculos.  

E se você já passou pela consulta e está com sua receita de óculos em mãos, nós temos um artigo ensinando o passo a passo para você aprender a ler e interpretar tudo o que diz a sua receita.

Alimentação e exercício físico

É muito importante ter na dieta, principalmente, o consumo de alimentos com a presença de Vitamina A, Vitamina D, Vitamina E e Ômega 3, como cenoura, laranja, espinafre, ovos etc. 

Além disso, não deixe de praticar exercícios físicos! 

Mal uso da maquiagem 

O mal uso da maquiagem pode afetar a visão da mulher e causar problemas, ou agravar outros.

Entre os riscos estão: perda da sensibilidade, diminuição da produção de lágrimas, gerando a síndrome do olho seco. E infecção, como conjuntivite, entre outros.

Por isso, não é recomendando compartilhar maquiagem, dormir com maquiagem ou mesmo usar maquiagem vencida.

Achamos importante compartilhar essa dica que normalmente não é muito enfatizada, mas faz toda a diferença.

Infelizmente é comum para muitas mulheres utilizar maquiagem todos os dias e ainda emprestar para as amigas. Portanto, tenha atenção!

Óculos de grau

Se você já saiu de uma consulta sabendo que precisa usar óculos de grau ou que o seu grau aumentou, é necessário comprar um novo par de lentes.

Mas não pense pelo lado ruim. Trata-se de um investimento na saúde dos seus olhos! Um óculos adequado é, ao mesmo tempo, um tratamento para o conforto visual e para o seu erro de refração.

Afinal, os óculos de grau ajudam a prevenir ou ajudar no combate do agravamento de problemas de visão de diversos tipos:

Onde comprar as lentes para meu óculos de grau?

Você encontra lentes para óculos em qualquer óptica física ou online. Mas hoje nós queríamos te apresentar um serviço bem diferente aqui no Brasil: nós da Lenscope.

A Lenscope é um serviço de venda de lentes para óculos pela internet. Ou seja, você faz o pedido das lentes do seu óculos pela internet, no conforto da sua casa e recebe seu óculos pronto. Sem precisar sair de casa.

Nós oferecemos todas as opções de lentes para óculos de grau necessárias para tratar os problemas de visão em mulheres.

Isso porque, até mesmo os problemas considerado mais “simples”, como o aumento de grau, pode desencadear outros problemas de visão mais sérios. 

Mas, acredite, o simples tratamento com o óculos de grau é bastante eficaz.

O óculos é capaz de frear o agravamento de diversas doenças oculares, tratar a presbiopia, a anisometropia, e erros de refração mais comuns, como miopia, astigmatismo, hipermetropia. 

É por isso que o óculos de grau é um dos tratamentos mais indicados para os problemas de visão em mulheres.

Portanto, é importante que você tenha conhecimento sobre qual é o seu problema de visão. 

Assim você pode escolher as lentes mais indicadas para o seu problema de visão.

Olha só esse resumo que preparamos para te ajudar na escolha da melhor lente de óculos para o seu grau. 

Lentes para quem tem até 4 graus

Para quem tem até 4 graus e está em busca de um óculos mais fino, é importante dar preferência por lentes de médio índice de refração. 

As lentes de médio índice de refração são as lentes 1.59 ou 1.6. 

São essas também as nossas opções de lentes para quem tem até 4 graus de miopia ou hipermetropia. Lembrando que a miopia é adificuldade para ver de longe e a hipermetropia é dificuldade para ver de perto. 

Saiba mais sobre nossas lentes a seguir:

  •  Lentes Lenscope Poli 1.59 – são lentes de policarbonato, 10x mais resistentes e 30% mais finas e com menos distorções laterais em comparação às lentes de acrílico (CR-39) mais comuns do mercado.
  •  Lentes Lenscope Digital Comfort – são lentes que protegem os nossos olhos contra a luz azul nociva emitida pelas telas digitais que usamos no dia-a-dia. Elas são lentes de resina, material leve e resistente e possuem índice de refração de 1.6. 

Nós também temos as opções de lentes fotossensíveis que escurecem e clareiam de acordo com a luminosidade do ambiente. Além de lentes escuras para óculos de sol com grau. 

Veja a seguir como elas são para até 4 graus.

  • Lentes Lenscope Poli 1.59 Fotocroma – são lentes de policarbonato e fotossensíveis que escurecem e clareiam de acordo com a luminosidade do ambiente. 
  • Lentes Lenscope Shades – são lentes escuras para óculos de sol com grau. Estão disponíveis em 6 cores diferentes: Cinza Dark Full, Cinza Gradiente, Marrom Full, Marrom Gradiente, Verde Full e Verde Gradiente.

Lentes mais indicadas para mais de 4 graus

Quem tem alto grau de miopia ou hipermetropia e está em busca de um óculos mais fino, precisa prestar atenção ao índice de refração das lentes. 

Isso porque quanto maior é o índice de refração de uma lente, mais fino o seu óculos pode ficar. 

Aqui na Lenscope, você encontra as Lentes Tokai 1.76 que são as lentes de resina mais finas do mundo. Isso porque elas possuem o maior índice de refração que você encontra hoje no mercado. 

Olha só as versões disponíveis em nosso site: 

  •  Lentes Tokai 1.76 – são ideais para quem tem grau alto. Com índice de refração de 1.76 e feitas em resina, são mais leves e resistentes que os demais materiais de lentes para grau alto. 
  •  Lentes Tokai 1.76 Digital Comfort – As Lentes Tokai 1.76 também estão disponíveis na versão com filtro de luz azul, protegendo nossos olhos da luz azul nociva emitida pelas telas digitais que usamos no  dia-a-dia. Elas são consideradas as lentes com filtro de luz azul mais finas do mundo. 
  • Lentes Tokai 1.76 Transitions – São lentes fotossensíveis da marca Transitions que escurecem e clareiam de acordo com a luminosidade do ambiente. 
  • Lentes Tokai 1.76 Shades – são lentes escuras para óculos de sol com grau. Estão disponíveis em 6 cores diferentes. Cinza Dark Full, Cinza Light Gradiente, Marrom Full, Marrom Light Gradiente, Verde Full e Verde Light Gradiente.

Lentes mais indicadas para presbiopia

Quem tem presbiopia, recomenda-se o uso de lentes progressivas (multifocais). São lentes que permitem enxergar bem tanto de perto como de longe, sem ficar trocando de óculos o tempo todo.

E nós também temos muito orgulho de ser a primeira marca a tornar as lentes progressivas (multifocais) com a tecnologia de personalização mais acessíveis a todos aqueles que precisam de óculos multifocal. 

O que é a personalização de lentes progressivas

A personalização das lentes progressivas é a tecnologia mais avançada que existe hoje para otimizar a largura dos campos de visão.

Dessa forma, as melhores lentes progressivas são aquelas que são personalizadas para as suas necessidades.

Na personalização das lentes progressivas, os campos de visão da lente são produzidas de acordo com o seu estilo de vida.

Então, se você passa mais tempo do seu dia fazendo atividades que necessitam mais da sua visão para perto, o campo de visão de perto é otimizado.

A otimização do campo de visão para perto faz com esse campo tenha uma largura maior.

Consequentemente, você possui um conforto visual maior, além de conseguir enxergar melhor também.

E o mesmo acontece caso você passe a maior parte do dia realizando tarefas que exigem mais a visão para longe ou a visão intermediária.

Conheça as Lentes Lenscope Progress, personalizadas para o seu estilo de vida.

Como comprar com a Lenscope?

Como nosso processo de compra é 100% online, comprar as lentes para seu óculos é bem simples.

Você só precisa acessar nosso site e escolher clicar em uma de nossas três principais opções:

E o mais legal, é que você não é obrigado a comprar a armação em nosso site para. Você pode fazer o pedido somente das lentes, aproveitando o melhor custo-benefício que oferecemos.

Se você já tiver uma armação que só está precisando de novas lentes, é só enviá-la pra gente. Nós colocamos as lentes e devolvemos seu óculos pronto.

E se você for das regiões de São Paulo, ou Campinas (interior de SP), nós coletamos a sua armação e devolvemos seu óculos pronto. Sem custos de coleta ou entrega.

E se você for do Rio de Janeiro, você tem a opção de enviar sua armação pelos Correios, através da autorização de postagem. Também é sem custos para você.

Mas se você for de outras regiões, é só enviar pra gente a armação pelos Correios. Ou através de transportadora de sua confiança.

E você não precisa ter medo. Nós somos a primeira marca a oferecer até 100 dias para você se adaptar e amar nossas lentes. Se não gostar, nós devolvemos seu dinheiro.

Veja aqui como participar do nosso programa 100 dias para provar e amar.

Gostou do nosso artigo sobre os problemas de visão em mulheres mais comuns?

Hoje trazemos para você o porquê as mulheres possuem mais problemas de visão do que os homens. Além do porquê isso acontece e quais são os problemas de visão mais comuns. 

Lembre-se sempre que, independente da sua idade hoje, é importante cuidar dos seus olhos. E ter um acompanhamento com um profissional da área de sua confiança.

Essa atitude pode prevenir  o desenvolvimento de vários tipos de problemas de visão em mulheres.

Agora conta pra gente. Você já sabia que as mulheres estão em desvantagem nessa questão? Deixe aqui nos comentários e conta pra gente o que você gostaria de ver aqui em nosso blog. 

problemas de visão em mulheres



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest