Proteção UV: entenda a importância da proteção UV e como funciona

Proteção UV: entenda a importância da proteção UV e como funciona

5
(1)

Normalmente, quando pensamos em proteção UV a primeira coisa que vem à mente são os protetores solar e os cuidados com a pele e pensamos que é apenas sobre isso. Contudo, os raios nocivos do sol também podem levar à graves problemas nos olhos.

Por isso, no artigo de hoje abordaremos a importância da proteção contra os raios UV. Além de como esses raios são prejudiciais à saúde de forma geral — podendo causar desde problemas oculares à câncer —, até a eficácia de acessórios com esse tipo de proteção, incluindo óculos de grau e de sol, além de roupas com proteção UV.

O que são raios UV?

Existem diferentes tipos de raios UV e cada um deles varia de acordo com quantidade de sua respectiva energia. Assim, os raios UV de alta energia, por exemplo, são uma forma de radiação ionizante. Isso significa que eles têm energia suficiente para remover um elétron de um átomo ou molécula. 

Assim, a radiação ionizante pode danificar o DNA (genes) nas células, o que por sua vez pode levar ao câncer. No entanto, mesmo os raios UV de maior energia não têm energia suficiente para penetrar profundamente no corpo, então seu principal efeito é na pele.

A radiação UV é dividida em 3 grupos principais.

  • Os raios UVA: eles podem causar o envelhecimento das células da pele e podem causar alguns danos indiretos ao DNA das células. Raios UVA estão principalmente ligados a danos à pele a longo prazo, como as  rugas, por exemplo. Mas também acredita-se que desempenhem um papel em alguns cânceres de pele.
  • Os raios UVB: eles podem danificar o DNA nas células da pele diretamente e são os principais raios que causam queimaduras solares. Eles também são pensados ​​para causar a maioria dos cânceres de pele.
  • Os raios UVC: Eles com o ozônio alto em nossa atmosfera e não atingem o solo, então normalmente não são um fator de risco para câncer de pele. Contudo, eles também podem vir de algumas fontes artificiais, como tochas de soldagem a arco, lâmpadas de mercúrio e lâmpadas desinfetantes UV usadas para matar bactérias e outros germes (como na água, ar, alimentos ou superfícies).

Benefícios dos raios UV

Apesar de ser conhecida pelos danos que pode causar, a radiação solar também traz alguns benefícios como:

  • Desencadeia a vitamina D.
  • Ajuda em alguns problemas de pele como a psoríase.
  • Importante na melhora do humor o humor.
  • Ajuda a visão de alguns animais como pássaros, abelhas e répteis.
  • Ajuda na navegação de alguns insetos.

Claro, apesar dos benefícios, é sempre bom ter alguns cuidados como não ficar muito tempo exposto e sempre usar protetor solar. Caso contrário, as chances de usufruir dos malefícios também é grande. Portanto, é necessário ter cuidado e cautela ao se expor aos raios solares.

Perigos dos raios UV:

Entre os perigos dos raios UV estão:

  • Câncer de pele.
  • Queimaduras solares.
  • Prejudica o sistema imunológico.
  • Prejudica os olhos.
  • Marcas de idade na pele.
  • Enfraquece os plásticos.
  • Desvanece as cores.

Importância da proteção UV e como se proteger

A proteção UV é uma tecnologia que está presente em diversos produtos e acessórios para diversas funções, como roupas, cosméticos e acessórios. Contudo, além dessa proteção, há formas mais eficazes de se proteger dos raios UV. Por exemplo:

  • Ficar na sombra, especialmente durante as horas de sol mais intenso.
  • Optar por roupas que cubram braços e pernas.
  • Usar chapéu de aba larga para sombrear o rosto, cabeça, orelhas e pescoço.
  • Usar óculos de sol envolventes que bloqueiem os raios UVA e UVB.
  • Utilizar protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 15 ou superior, tanto para proteção UVA quanto UVB.
  • Evitar bronzeamento artificial (pessoas que iniciam o bronzeamento artificial durante a adolescência ou início da idade adulta têm um risco maior de desenvolver melanoma).

Roupas com proteção UV funcionam?

As roupas com proteção UV realmente funcionam. Elas são feitas de um tecido exclusivo projetado para ajudar a criar uma barreira que impede a entrada dos raios solares. Assim, todos podem se beneficiar do uso de roupas com proteção UV para evitar riscos à saúde relacionados aos raios UV.

No entanto, algumas pessoas e situações específicas exigem uma forma extra de proteção contra o sol, além das roupas com proteção. Por exemplo:

  • Se você tem pele clara ou queimaduras solares de forma rápida e fácil.
  • As crianças têm a pele sensível e os danos causados ​​pelo sol em tenra idade podem aumentar o risco de problemas graves mais tarde.
  • Quando você está em altitudes elevadas, na neve ou na água, ou em regiões equatoriais, a intensidade do sol é muito maior nesses ambientes.
  • Se você toma medicamentos que aumentam a sensibilidade ao sol, como anti-histamínicos, tratamentos para acne, certos anti-inflamatórios, antibióticos e alguns suplementos de ervas. Então, verifique todos os medicamentos e suplementos para cuidados com a exposição ao sol.

Embora as peças de roupas com proteção UV sejam eficazes, não  significa  que você pode abandonar completamente o protetor solar. Essas roupas garantem mais duradoura e eficaz, quando associada ao uso de protetor solar.

como saber o formato do meu rosto -

Porque usar óculos de sol com proteção UV?

Além das roupas com proteção UV, há outro acessório essencial: os óculos de sol com proteção UV. A função do óculos de sol, para além da estética e conforto, tem a função de proteger seus olhos. Por isso, é importante usar somente óculos de sol com proteção UV.

Isso porque ter proteção UV em seus óculos significa que as lentes com as quais eles estão equipados podem proteger contra os raios UV da luz solar. Essa qualidade especial facilita a visão em condições de luz intensa, protege seus olhos contra os efeitos nocivos do sol e diminui a quantidade de estrabismo que você precisa fazer.

É possível ter óculos de grau com proteção UV?

Assim como os óculos de sol, óculos de grau também pode ter proteção UV, inserido na lente como um tratamento. Inclusive, é preciso ficar atento se ele está incluso nas lentes de grau na hora de fazer seus óculos. E, sim, é importante que o óculos de grau conte com o tratamento 100% UV para evitar que seus olhos sejam prejudicados ao longo do tempo.

Claro, no caso de óculos de grau, além do tratamento, é importante também que as lentes sejam finas para proporcionar o melhor resultado final em seus óculos. Saiba mais a seguir.

Lentes de sol e de grau com proteção UV para o seu óculos 

Já pensou se além de ter óculos de sol e de grau com proteção UV, você conseguir também as lentes mais finas para o seu grau? Aqui na Lenscope nós trabalhamos com as lentes mais finas para cada necessidades que já vem  com os tratamentos essenciais incluídos. Ou seja, nossas lentes contam com tratamento UV, sem interferir no valor das lentes.

Assim, as lentes para até 4 graus, as Lentes Lenscope Poli 1.59 que, além de leves e resistentes, contam com os tratamentos: antirreflexo, antirrisco e proteção UV. Além disso, temos também as Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo, ideais para mais de 4 graus. Além do antirreflexo elas contam com mais 5 tratamentos, sem custos adicionais.

Ainda, temos também as lentes multifocais, 100% digitais e personalizadas para o dia a dia, ideais para presbiopia. Contam com os tratamentos: antirrisco, antirreflexo, proteção UV, camadas liporrepelente e hidrorepelente.  Somando a isso, elas estão disponíveis nas versões com filtro de luz azul, fotossensível com filtro de luz azul, fotossensível e escura.

Isso tudo sem falar na facilidade de compra, afinal, o processo de compra das lentes Lenscope é muito simples, pois você precisa apenas enviar a armação escolhida pra gente que montamos as lentes e enviamos os óculos prontos. Então, faça agora um orçamento online e gratuito em nosso site e se surpreenda.

como tirar arranhões de óculos - orçamento

Fontes

Cancer | CDC | Eye Buy Direct | Skin Cancer Foundation | Science Learn Hurb | Fair Harbor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.