Prótese ocular: entenda o que é, quais são os benefícios e se é possível adquirir pelo SUS

prótese ocular
  • por
4.2
(18)

A Prótese ocular é para pacientes que tiveram o globo ocular desfigurado por lesões ou doenças como glaucoma, câncer ou infecções oculares. O paciente deve usá-la logo após a cirurgia de remoção total ou parcial do globo ocular ou de evisceração (extração da íris e humor vítreo).

 Para entender mais sobre o que é a prótese ocular, benefícios, e possibilidade de adquiri-la pelo SUS, continue a leitura!

O que é uma prótese ocular?

Popularmente as próteses oculares são chamadas de ”olho de vidro” ou olho biônico, no entanto, são feitas de diferentes materiais. Atualmente podem ser feitas em resina acrílica ou porcelana. As próteses são pintadas manualmente seguindo um modelo preexistente ou de acordo com o modelo dos olhos do paciente.

Este é um instrumento estético do mesmo modo que é funcional, pois, além de ajudar na autoestima de quem perdeu o globo ocular, nesse sentido ele ajuda na reabilitação do paciente. Além disso, a prótese faz com que os músculos da pálpebra consigam piscar normalmente, pois, a ausência do globo ocular causa a atrofia da pálpebra.

Agora, para que a prótese ocular cumpra sua função corretamente, é preciso que a medição esteja perfeitamente de acordo com as medidas do paciente como forma, volume, cor e dimensão do olho.

Geralmente a escolha dos materiais é feita pelo paciente, entretanto, em caso de alergia aos materiais utilizados, o médico fará a melhor recomendação. Os principais materiais das próteses são:

  • Resina acrílica: esse material acrílico e resinas artificiais, são os mais usados, devido sua fácil adaptação à estrutura ocular, e por serem mais confortáveis;
  • Porcelana: esse é o tipo menos utilizado por terem limitações como poucas cores disponíveis e por serem menos resistentes.

Dessa forma, independente do material utilizado, as próteses ajudam o paciente nas questões estéticas, psicológicas, e na manutenção da estrutura ocular, impedindo que suas estruturas subjacentes atrofiem. Em casos de desconfortos ou dores, procure o médico oftalmologista imediatamente.

Prótese ocular em crianças: quais são as indicações?

Algumas complicações podem acontecer durante a gravidez, causando alguma deficiência ocular, causando a má formação dos olhos. Neste caso, a prótese ocular infantil tem o intuito estético de harmonizar simetricamente os olhos e estimular o crescimento da órbita ocular, além de preservar a autoestima da criança.

É recomendável adaptar a criança com a prótese, o mais cedo possível, a partir de 15 dias do bebê recém-nascido. Dessa forma, a adaptação será mais fácil, pois, nesta fase o desenvolvimento da órbita ocular acontece intensamente. O uso da prótese infantil é indicado para:

  • retinoblastoma: esse é um tipo de câncer ocular muito comum na infância que começa na retina, podendo ocorrer em ambos os olhos, causando estrabismo, reflexo branco no centro do olho (especialmente nas fotos com flash), alteração da cor do olho e vermelhidão constante no olho;
  • acidentes ou traumas: em casos de perda total do globo ocular em acidentes;
  • microftalmia/anoftalmia: essa é uma anomalia ocular congênita onde há um subdesenvolvimento durante o processo embrionário, que causa olhos menores (volume ocular reduzido).

Dessa forma, as próteses infantis são feitas com materiais resistentes, duráveis e sob medida, ajudando no desenvolvimento ocular e psicológico da criança.

Quando é recomendado usar uma prótese ocular?

As próteses oculares não trazem de volta a visão, no entanto, devolvem a autoestima dos pacientes que perderam seus olhos em acidentes ou cirurgicamente devido a doenças graves. É indicado o uso em casos de remoção parcial ou total do olho como, por exemplo:

  • tumores;
  • glaucoma;
  • infecções oculares com perfuração ocular;
  • trauma ocular;
  • olhos dolorosos crônicos.

Como cuidar da sua prótese ocular?

É muito importante manter o olho artificial  limpo regularmente, para isso separamos 6 dicas de como cuidar da sua prótese ocular:

  • Remova a parte acrílica do olho protético uma vez por mês e lave bem com água e sabão. Seque bem a prótese antes de colocá-la de volta na órbita ocular;
  • Durma com sua prótese no lugar, e não a tire com muita frequência, apenas a remova caso seu médico o aconselhe a tirar;
  • Coloque a prótese de volta em sua órbita ocular sempre com um êmbolo projetado para este fim;
  • Use colírios lubrificantes sobre sua prótese acrílica e enxaguar todos os detritos da prótese acrílica quando necessário;
  • Mude de prótese uma vez a cada cinco anos, ou mais cedo, se necessário;
  • Leve sua prótese anualmente para seu ocularista polir.

Prótese ocular pelo SUS: entenda como funciona

De acordo com o Ministério da Saúde, o SUS oferece próteses oculares de reconstrução estética em alguns casos de pessoas com visão monocular, para quem já nasceu sem o olho ou teve que retirá-los devido a doenças graves oftalmológicas.

Portanto, marque uma consulta com o oftalmologista no SUS da sua região. Em seguida o médico avalia a necessidade de uso da prótese, e se necessário o gestor responsável do município ou estado aprova a fabricação.

Teste sua visão sem sair de casa

Faça visitas regulares ao oftalmologista, porque dessa forma você sabe como está a sua saúde ocular e tem um diagnóstico precoce em casos de possíveis doenças, e principalmente se você já tem doença ocular, histórico na família, usa óculos de grau ou tem mais de 40 anos de idade.

Somos uma health tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

Pensamos em facilitar a sua vida, que é nosso leitor e quer cuidar ainda mais da saúde dos seus olhos, por isso te convidamos a fazer o nosso teste de visão, pois ele utiliza uma avançada tecnologia capaz de indicar se você tem miopia ou astigmatismo. É online e gratuito!

prótese ocular- teste de visão

Nós da Lenscope somos pioneiros em usar a tecnologia para facilitar o acesso a lentes de óculos com qualidade e excelente custo x benefício.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e assine nossa newsletter com seu e-mail e saiba todas as novidades sobre o universo dos olhos no nosso portal de notícias.

Fontes:

Webmd.com

Youreyeinstitute.com

Healthline.com

Naes.nhs.uk

Noticias.r7

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

6 comentários em “Prótese ocular: entenda o que é, quais são os benefícios e se é possível adquirir pelo SUS”

  1. Pelo o que entendi o SUS não disponibiliza prótese ocular pra todo mundo ao não ser casos como não haja o globo ocular pois o meu caso perdi a visão do olho direito a 6 anos por conta do glaucoma eu teria esse direito?

    1. Olá, Lucy. Tudo bem? O SUS disponibiliza próteses oculares para pessoas que já nasceram sem o olho ou tiveram que retirá-lo devido à doenças graves oftalmológicas, como o glaucoma, que é o seu caso. O ideal é que você marque uma consulta com o oftalmologista do SUS da sua região, pois ele irá avaliar sua condição e determinar se há ou não necessidade do uso da prótese.

      Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

  2. O cachorro que resgatei na rua retirará os dois olhos pela UFBA. Tem como conseguir, por um preço acessível, as duas próteses para os dois olhos?

    1. Olá, Carolina. Tudo bem? Você pode fazer uma busca por profissionais da área na internet ou pedir que o oftalmologista da sua confiança indique um profissional para ajudá-la.Esperamos ter ajudado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *