Pterígio ou carne no olho: causas, sintomas, prevenção e cirurgia

  • por
4.8
(4)

O pterígio, ou “carne no olho”, como é mais conhecido, é uma lesão avermelhada que atinge a parte branca dos olhos, podendo se estender até a córnea. Nesse sentido, ela pode causar visão embaçada e bastante desconforto. Por isso, no artigo de hoje, vamos falar em detalhes como tratar e principalmente, como prevenir essa doença.  Acompanhe a leitura!

Pterígio ou carne no olho: afinal, o que é?

O pterígio, ou carne no olho é uma inflamação (benigna, que não dá câncer) causada pelos raios UV e que atinge o branco dos olhos. Afinal, a radiação solar provoca a mutação das células, que acabam causando o pterígio. 

Por outro lado, outra causa associada à doença também é a síndrome do olho seco. Em ambos os casos, ela é degenerativa. Ou seja, vai crescendo gradualmente de maneira silenciosa. Além disso, o pterígio afeta, normalmente, pessoas de 30 a 50 anos. 

Sintomas do pterígio

É essencial se atentar às modificações e alterações da sua visão. Ou ainda, no crescimento do pterígio no canto dos olhos (mais perto do nariz ou dos ouvidos). Dado que são nesses lugares que ele vai se instalando e crescendo silenciosamente.  Geralmente não apresenta sintomas de início. Porém, quando há evolução do crescimento, algumas sensações podem ser notáveis, como:

  • Ardência nos olhos.
  • Coceira.
  • Sensação de poeira ou queimação nos olhos.
  • Visão embaçada.
  • Olho vermelho.

Vale reforçar que, assim como o pterígio, o terçol também causa os mesmos sintomas. Você já teve ou acha que tem? Então confira o artigo completo sobre terçol no nosso portal de notícias.  

As principais causas e fatores de risco do pterígio

  • Radiação solar causa o pterígio.
  • Síndrome do olho seco pode causar também.
  • Lugares muito secos, com poeira ou vento, podem agravar o pterígio.
  • Pessoas mais velhas têm maior risco de adquirir a doença.

Pterígio pode ser perigoso? 

Depende de cada caso. Dessa forma, depende do quanto a doença se agravou ou se ainda está em estágio inicial. Também, se já comprometeu a córnea. É necessário sempre avaliar junto a um médico de confiança.  Entretanto, existem tratamentos disponíveis para o pterígio.

Tratamentos para pterígio ou carne no olho

Para cada estágio da doença é indicado um tratamento diferente. Sendo assim, o tratamento mais adequado dependerá de cada caso. Por isso, e sempre importante que o médico dê o diagnóstico para o tipo de lesão presente no olho. De qualquer forma, os tratamentos disponíveis para o pterígio são: 

  • Proteção contra radiação ultravioleta, com óculos com proteção UV100%
  • Colírio ou pomadas.
  • Cirurgia.

Portanto, independente do estágio em que esteja o pterígio, é sempre essencial se proteger contra os raios ultravioleta. O uso do colírio é recomendado quando a lesão causa muita irritação ou vermelhidão. Para isso, o médico prescreve o uso de colírios que contenham corticoides, de modo a reduzir a inflamação.  Já a cirurgia é indicada para casos mais graves, como explicaremos a seguir. 

Cirurgia para pterígio: riscos e complicações

A cirurgia só é necessária apenas quando o uso do medicamento não traz alívio as dores e vermelhidão. Ou ainda, quando o pterígio causa perda de visão. A excisão do pterígio é normalmente feita nesses casos. A consulta frequente com o oftalmologista é extremamente importante. Afinal, ele é o único profissional capaz de escolher o melhor procedimento a ser realizado. 

O procedimento é feito através da remoção da inflamação e preenchido com o próprio tecido dos olhos ou enxertos. Costuma levar de 30 a 45 minutos e o uso do tapa-olho é importante na fase de recuperação. Porém, infelizmente, mesmo após a operação o pterígio pode voltar a crescer. Por isso é importante ter todos os cuidados com os olhos, e principalmente evitar exposição excessiva ao sol.

Formas de prevenir pterígio ou carne no olho

A forma mais prática e importante para prevenir o pterígio é protegendo os olhos contra os raios UV. Portanto, é necessário utilizar óculos de sol diariamente (inclusive nos dias nublados). Além disso, lubrificar os olhos com colírio e utilizar um chapéu ou boné também ajuda a proteger tanto da luz solar quanto da poeira e do vento, o que agrava o pterígio.

Óculos de sol como proteção do pterígio

Os óculos de sol são essenciais para a prevenção, proteção e tratamento do pterígio. Por isso é tão importante escolher o modelo de óculos de sol adequado, com a cor das  lentes adequadas ao tipo de proteção que você está buscando. Afinal, cada cor da lente de óculos de sol oferece uma proteção diferente.

Aqui na Lenscope, nós temos a linha Lenscope Shades, as nossas lentes escuras para óculos de sol com ou sem grau, que vêm em 6 cores diferentes para combinar com o seu estilo e suprir as suas necessidades. Além disso, elas já vem com os tratamentos essenciais inclusos, sem taxas extras.

pterígio

Óculos de sol com grau de qualidade e preço justo

Boa notícia: não é preciso gastar rios de dinheiro em uma lente de qualidade e eficaz para pterígio. A linha Lenscope Shades, que falamos acima, é ideal para quem tem até 4 graus, como as Lentes Lenscope Poli 1.59 Shades  e está em busca de lentes de sol com grau.

Mas se você por acaso tem mais de 4 graus, temos também as lentes mais finas do mundo para o seu óculos escuro, com as Lentes Tokai 1.76 Shades. Elas são produzidas no Japão e vendidas no Brasil exclusivamente pelo site da Lenscope. Além disso, elas contam com 100% de proteção UV  e todos os tratamentos premium, a preço justo.

Para isso, basta acessar o nosso site e informar os dados da sua receita, se você tem até 4 graus ou mais de 4 graus, que as cores e modelos disponíveis vão aparecer na mesma hora. E você, tem pterígio? Como descobriu? Conte sua experiência pra gente aqui nos comentários!

como tirar arranhões de óculos - orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *