pterígio

Pterígio no olho: sintomas e tratamentos

O Pterígio – também conhecido por carne nos olhos ou carne crescida – é um tumor benigno de aspecto triangular que pode ocorrer em um dos olhos ou nos dois (bilateral).

Ele surge, geralmente, em pessoas que passam muito tempo ao sol ou àqueles trabalham ao ar livre. 

Apesar de ser considerado como tumor, o pterígio é indolor e só é percebido por deixar os vasos sanguíneos do olho visíveis e saltados. 

Além disso, é comum causar irritação nos olhos e afetar a visão, dependendo do tamanho dele.

O pterígio pode aparecer nos olhos como:

  • Branco
  • Rosa
  • Cinza
  • Amarelo
  • Incolor

Mas, não só a coloração chama a atenção. O seu tamanho pode ser notado com um crescimento benigno pequeno ou grande e cobrir boa parte do olho comprometendo a visão.

Basicamente, o pterígio cobre a parte branca do olho (conhecida como esclera) e, geralmente, o crescimento se inicia na conjuntiva do olho.

A conjuntiva é a membrana que reveste a pálpebra e que cobre a parte branca do olho. Após afetar a conjuntiva, o pterígio pode chegar até a córnea ocular e, dessa forma, afetar cada vez mais a visão.

Veja um exemplo ilustrativo de como o pterígio pode afetar os olhos:

No entanto, pode ser tratado como um tumor benigno e vamos te explicar todos os detalhes a seguir.

Sintomas de pterígio

Os principais sintomas de pterígio são:

  • Sensação de ardência nos olhos;
  • Olho vermelho;
  • Sensação de queimação ou poeira nos olhos;
  • Visão turva;
  • Sensação de crescimento de corpo estranho na região dos olhos;
  • Coceira;
  • Sensibilidade à luz (fotofobia);

Inicialmente o problema não se manifesta fisicamente. Com isso, os sintomas podem passar despercebidos como simples desconfortos.

Por isso, é bom estar atentos aos incomodo nos olhos, que só começa com o crescimento do tumor. Então, qualquer dificuldade que sintoma para enxergar, procure um especialista para te ajudar. 

Tratamento para pterígio

O tratamento para pterígio são:

  • Colírios
  • Cirurgia

 O tratamento vai depender do tamanho do crescimento e da evolução do pterígio.

O uso de colírios é recomendado, por exemplo, quando a inflamação já causa muita irritação e vermelhidão dos olhos. O uso do remédio precisa estar prescrito pelo médico. 

Já com relação as cirurgias de pterígio são recomendadas  para quem já fez uso dos medicamentos, porém, não apresentou melhora dos sintomas.

Além disso, nos casos avançados, em que a pessoa já apresenta visão turva, o tratamento mais eficaz é apenas a cirurgia.

Basicamente, a cirurgia consiste em remover a inflamação e preencher com tecidos dos olhos ou enxertos a região em que foi retirado. 

O processo dura em média de 30 a 45 minutos e, durante a recuperação, o paciente precisa usar tapa-olhos. 

Como prevenir o pterígio?

Para prevenir que você tenha pterígio, evite longas exposições aos raios UV, já que esse é um dos principais fatores ligados ao problema.

Busque utilizar óculos de sol escuro que vão garantir sua proteção 🙂 . Lembre-se de sempre comprar lentes que acompanham 100% da proteção UV que irá proteger sua visão.

Outra dica importante é sempre manter os olhos lubrificados utilizando colírios – que precisam estar prescritos pelo profissional da área.

Conheça as lentes escuras que protegem seus olhos contra o pterígio.

Por último, recomendamos a sua visita em médicos especialistas, para realização de exames de vista e acompanhamento de mudança de grau, tá bom? 

 

Pterígio no olho: sintomas e tratamentos
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest