lentes para óculos que protegem os olhos do sol

Quais são as lentes para óculos que protegem os olhos do sol?

Os chamados raios ultravioletas, também conhecidos como raios UV. Esses raios são uma forma de radiação que auxiliam na manutenção do calor na Terra.

É normal que sua incidência aconteça, porém, com a crescente destruição da camada de ozônio, ela passa a ser muito maior do que deveria ser. Isso acontece porque a camada de ozônio é responsável por filtrar os raios ultravioletas e, com sua diminuição, a intensidade com que esses raios chegam para a superfície da Terra é potencializada.

Os olhos humanos são sensíveis aos raios UV mesmo na quantidade comum. Dessa forma, se proteger contra esses raios agressivos a nossa visão é muito importante. E devido à exposição solar, os raios solares passam pela córnea, agridem nossa retina e, por fim, o cristalino. Pelo fato desses efeitos serem cumulativos, os sintomas aparecem com o passar do tempo.

Além disso, existem dois tipos de raios UV. São eles: UVA e UVB.

Os raios UVA, são capazes de pequenas penetrar em camadas mais profundas dos olhos. Assim, podendo provocar alterações na visão central, como a degeneração macular.

Enquanto os raios UVB podem danificar a córnea e o cristalino. Responsáveis pela absorção das luzes em nossos olhos.

lentes para óculos que protegem os olhos do sol
Como raios UVA e UVB afetam diretamente nossa visão

Em um cenário acima do normal, usar lentes para óculos que protegem os olhos do sol é obrigatório para proteger sua visão de uma série de doenças causadas pelos raios UV que veremos ao longo deste artigo.

As lentes para óculos que protegem os olhos do sol

Quando falamos de proteção solar para os olhos, automaticamente já vem a imagem de um óculos escuro, não é mesmo? Apesar de até o nome popular ser ligado ao uso no sol, as lentes escuras não são as únicas capazes de proteger os seus olhos contra os raios ultravioletas.

Além das lentes escuras, existem outras lentes para óculos que protegem os olhos do sol. Conheça agora cada uma delas.

 

 

Lentes incolores

A exposição aos raios UV acontece em muitos momentos do dia. Para quem usa óculos de grau é bastante comum que apenas ele seja usado durante todo o dia, mesmo em ambientes externos.

O que muita gente não sabe é que as lentes incolores também podem ter proteção UV. Assim como as lentes escuras, elas são capazes de bloquear esses raios e proteger os olhos das doenças causadas pelos raios UV.

Por isso, ao fazer suas lentes, dê prioridade para aquelas possuem proteção UV inclusa em seus tratamentos.

Lentes escuras

As lentes escuras são muito conhecidas para a proteção visual já que além da proteção UV, sua coloração mais escura auxilia no conforto visual em ambientes muito iluminados.

Esse tipo de lente também está disponível em diferentes cores e tonalidades. Você encontra lentes para óculos de sol nas cores marrom, cinza, verde, amarela, entre outras. E cada uma dessas cores influencia sua visão e é indicada para algumas atividades específicas do seu dia-a-dia. Veja como escolher a cor de lente para óculos de sol mais recomendada pra você.

Lentes fotossensíveis

As lentes fotossensíveis, assim como as incolores, também podem receber o tratamento de proteção UV. Dessa forma, elas passam a realizar o bloqueio desses raios, protegendo os olhos.

A grande vantagem desse tipo de lente é que, além da proteção, elas se adaptam à claridade dos ambientes, ficando escuras em ambientes externos e claras em ambientes internos.

lentes para óculos que protegem os olhos do sol
Simulação lentes fotossensíveis em diferentes ambientes e iluminações

As doenças oculares causadas pela exposição dos raios UV

Doenças degenerativas

O efeito dos raios solares nos olhos geralmente é visto ao longo do tempo. Isso acontece porque os danos acontecem aos poucos e são notados quando já existe um problema mais sério como, por exemplo, o câncer de pele ou da conjuntiva. A exposição pode facilitar também o desenvolvimento de catarata, que tende a aparecer de forma precoce nesses casos.

Queimaduras na retina

Já nas situações onde o sol é observado diretamente, como acontece em eclipses ou em dias com sol intenso, as lesões podem acontecer imediatamente. Nessas situações, a força dos raios é tão intensa que pode danificar os olhos logo nos primeiros minutos de exposição.

Pterígio

Essa também é uma doença causada pela exposição contínua ao sol e aos raios UV. Essa doença é caracterizada pela formação de um tecido sobre a córnea, que acaba impedindo a visão.

Além de sempre proteger os olhos dos raios UV, é importante que você sempre vá no oftalmo pelo menos uma vez por ano e verifique se está tudo certo com seus olhos.

Conheça as lentes com proteção UV da Lenscope

Proteger os olhos dos raios UV é extremamente importante e nós da Lenscope levamos isso muito a sério. Por isso, todas as nossas lentes contam com proteção UV como um tratamento essencial. Conheça nossas opções.

 

Quais são as lentes para óculos que protegem os olhos do sol?
Média 4 de 2 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest