Quando usar óculos multifocal?

Deve-se usar óculos multifocal a partir de 40 anos de idade, quando surge a presbiopia também conhecida por vista cansada. Em alguns casos, a presbiopia pode surgir a partir dos 37 ou 38 anos.

Outra forma de identificar a necessidade de óculos multifocal é olhando na receita do seu óculos. Se vir preenchida com “adição“ ou “para perto“ significa que você precisa de um óculos multifocal.

Saiba mais a seguir sobre a presbiopia e quando usar óculos multifocal.

O que é a presbiopia?

A presbiopia é um problema de visão comum que faz parte do processo de envelhecimento natural dos olhos, por isso costuma surgir a partir dos 40 anos.

Isso acontece devido à perda da elasticidade do nosso cristalino que, com o tempo, perde a capacidade de focar em objetos que estão próximos.

Por isso, é comum que quem tenha presbiopia aproxime e afaste objetos na tentativa de encontrar o foco perfeito para enxergar. Inclusive, esse sintoma é conhecido por “síndrome do braço curto”.

Olha só como é um olho com visão normal e outro com presbiopia:

Quando usar óculos multifocal
Olho normal e olho com presbiopia (vista cansada).

A presbiopia provoca a necessidade de utilizar óculos multifocal. 

Como é o óculos multifocal?

As lentes multifocais também são chamadas de lentes progressivas. Elas possuem esse nome pois, em uma única lente, é possível proporcionar uma visão nítida para múltiplas distâncias focais.

Sendo elas: para longe, intermediária e para perto, mudando de grau progressivamente.

Ou seja, é como se um mesmo óculos compilasse todos os campos de visão necessários juntos. Por isso também é chamado de “multifocal”.

Esse é um exemplo ilustrativo de como são os diferentes focos das lentes multifocais:

Quando usar óculos multifocal
Exemplo ilustrativo de como são os campos das lentes multifocais

Agora vamos explicar como identificar quando usar óculos multifocal pela receita de óculos.

Então, confira a seguir! 🙂

Como saber se preciso usar óculos multifocal a partir da receita de óculos  

A forma mais simples e rápida de saber se você precisa usar óculos multifocal é por meio da receita de óculos. Sua receita de óculos deve vir com a informação “campo para perto” ou “adição” preenchida. 

Olha só os exemplos reais de receitas de óculos multifocal

  • Campo para perto na receita de óculos

A presbiopia é indicada quando o campo para perto é preenchido na receita com um “+” (sinal de positivo), na lacuna “esférico” e na distância perto.

usar óculos multifocal
Exemplo de receita com o campo “para perto” preenchido indicando que você precisa usar óculos multifocal.

 

Sua receita está assim? Aprenda a ler a receita de óculos com o campo “para perto” preenchido.

  • Adição preenchida na receita de óculos

A informação de “adição” ou “add” na sua receita de óculos é uma forma de indicar que você precisa usar óculos multifocal para corrigir a presbiopia (vista cansada).

Esse é um exemplo de receita de óculos preenchida com essa informação:

usar óculos multifocal
Exemplo de óculos multifocal com campo de adição (add) preenchido.

 

Nós te ajudamos a ler a receita de óculos com adição.

O que é comum sentir ao usar lentes multifocais?

Alguns présbitas podem sentir dificuldades na adaptação com as lentes multifocais, dependendo do grau que utilizam.

Mas, pode ficar tranquilo que isso é normal. É um processo em que nossos olhos e cérebro estão se adaptando com a nova forma de enxergar.

Os principais sintomas que surgem quando começamos a usar óculos multifocal são: dores de cabeça, náusea, tonturas, enjoos e dificuldade de encontrar o foco em algumas distâncias.

Primeira vez usando lente multifocal

Veja algumas dicas importantes se estiver usando óculos multifocal pela primeira vez:

  • usar óculos multifocal para simples tarefas do dia para acostumar com os campos de visão;
  • aumentar aos poucos a frequência de uso;
  • usar seu óculos na mesma posição que foram tiradas as medidas para a sua confecção;
  • não movimentar a cabeça para encontrar o foco, somente movimente os olhos;
  • evitar alternar o uso do óculos novo com o  óculos anterior.

Adaptação com o óculos multifocal

A adaptação com óculos multifocal pode levar de 7 a 14 dias, podendo se estender para um período maior, se for sua primeira vez usando esse tipo de lente.

Entretanto, algumas pessoas não conseguem se adaptar com óculos multifocal.

Nesse caso, a solução pode ser combinar dois óculos separados: um para longe e outro para perto – de modo que a pessoa varie a utilização dos óculos conforme as atividades do dia a dia.

Então, se for ler um livro, pode utilizar óculos para perto. Se for fazer alguma atividade ao ar livre que exige sua visão para longas distâncias, utilizar o óculos para longe.

Entretanto isso pode ser bem mais trabalhoso! Por isso, é recomendado fazer um óculos multifocal em um estabelecimento de confiança e respeitar o período e as dicas de adaptação.

Óculos multifocal pela internet

Já é possível fazer óculos multifocal pela internet. Nós da Lenscope, oferecemos lentes multifocais personalizadas para o seu estilo de vida.

Lentes multifocais personalizadas da Lenscope

Há vários níveis de personalização de lentes progressivas disponíveis no mercado. Quanto maior é o nível de personalização dessas lentes, maior é o preço em que elas são oferecidas para o consumidor final.

As lentes progressivas da Lenscope possuem um nível intermediário de personalização e são oferecidas por um dos preços mais acessíveis do mercado.

Acreditamos que todos devem ter acesso a tratamentos e tecnologias avançadas para enxergar com clareza em todas as fases da sua visão.

Na personalização intermediária das lentes progressivas, você responde um questionários informando quantas horas por dia você passa realizando algumas atividades como dirigir, ler, mexer no computador, e etc.

Dessa forma, quem passa grande parte do dia exercendo atividades que necessitam da visão de perto, o campo para perto é otimizado, proporcionando uma visão para perto mais nítida, além de um conforto visual melhor.

O mesmo acontece para quem faz o uso maior do campo de visão de longe ou campo de visão intermediária.

Na hora de fazer sua lente progressiva com a nós da Lenscope, você responde um questionários informando quantas horas por dia você passa realizando algumas atividades, como: dirigir, ler, mexer no computador, entre outras.

É a partir das suas respostas que as lentes progressivas são produzidas.

Então, se você possa grande parte do dia exercendo atividades que necessitam da visão de perto, o campo para perto é otimizado.

Assim, proporcionando uma visão para perto mais nítida, além de um conforto visual melhor.

O mesmo acontece para quem faz o uso maior do campo de visão de longe ou campo de visão intermediária.

Nesse caso, são esses os campos otimizados para você ter mais conforto na hora de realizar as atividades do seu dia a dia.

Você pode escolher as Lentes Lenscope Progress ou Lentes Lenscope Progress Advance.

Diferença entre as Lentes Lenscope Progress e Lentes Lenscope Progress Advance

As nossas duas lentes são ótimas quando falamos de óculos multifocal!

Mas, para se ter uma ideia, o campo de visão da Lente Lenscope Progress Advance é 30% maior em relação às Lentes Lenscope Progress.

Vale lembrar que a amplitude do campo de visão varia de acordo com o grau e escolha da armação. Quanto maior o grau, menor é a amplitude do campo de visão.

Veja a comparação dos campo de visão entre as Lentes Lenscope Progress vs Lente Lenscope Progress Advance:

óculos para multifocal

 Aliás, as duas contam com personalização exclusiva para o seu dia a dia 🙂 .

quando usar multifocais

Quando usar óculos multifocal?
Média 5 de 2 votos



Comentários

  1. Gente, meu grau é +4,75 para hipermetropia, -1,50 de astigmatismo com adição de 1,50 ( o que totalizada 6,25 para ambos os olhos).

    Vi que a lente de Vcs para o multifocal é CR39, com índice 1,50.

    Qual espessura isso fica? Não vai distorcer muito? Pergunto porque nos depoimentos só vejo multifocal e baixa graduação, as de alta graduação são mono. Tenho muito receio de pedir e vir um fundo de garrafa.

    Obrigado pela atenção.

    1. Olá, Luiz! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário e interesse em estar com a gente! 🙂

      Nós temos um projeto pilolo da versão multifocal das Lentes Tokai 1.76 que atendem mais de 4 graus. Mas por enquanto o pedido é feito apenas por e-mail 🙂 As Lentes Tokai 1.76 são as lentes de resina mais finas do mundo. Se gostar da ideia, você pode enviar uma foto de sua receita de óculos para nós em ajuda@lenscope.com.br Assim conseguimos te passar todas as informações. 🙂

      Aguardamos seu envio! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest