Quando usar óculos multifocal?

  • por
4.2
(44)

Deve-se usar óculos multifocal a partir de 40 anos de idade, quando surge a presbiopia também conhecida por vista cansada. Em alguns casos, a presbiopia pode surgir a partir dos 37 ou 38 anos. Outra forma de identificar a necessidade de óculos multifocal é olhando na receita do seu óculos. Se vir preenchida com “adição“ ou “para perto“ significa que você precisa de um óculos multifocal. Saiba mais a seguir sobre a presbiopia e quando usar óculos multifocal.

O que é a presbiopia?

A presbiopia é um problema de visão comum que faz parte do processo de envelhecimento natural dos olhos, por isso costuma surgir a partir dos 40 anos. Isso acontece devido à perda da elasticidade do nosso cristalino que, com o tempo, perde a capacidade de focar em objetos que estão próximos. Por isso, é comum que quem tenha presbiopia aproxime e afaste objetos na tentativa de encontrar o foco perfeito para enxergar. Inclusive, esse sintoma é conhecido por “síndrome do braço curto”. Olha só como é um olho com visão normal e outro com presbiopia:

Quando usar óculos multifocal

Olho normal e olho com presbiopia (vista cansada).

A presbiopia provoca a necessidade de utilizar óculos multifocal. 

Como é o óculos multifocal?

As lentes multifocais também são chamadas de lentes progressivas. Elas possuem esse nome pois, em uma única lente, é possível proporcionar uma visão nítida para múltiplas distâncias focais. Sendo elas: para longe, intermediária e para perto, mudando de grau progressivamente. Ou seja, é como se um mesmo óculos compilasse todos os campos de visão necessários juntos. Por isso também é chamado de “multifocal”. Esse é um exemplo ilustrativo de como são os diferentes focos das lentes multifocais:

Quando usar óculos multifocal

Exemplo ilustrativo de como são os campos das lentes multifocais

Agora vamos explicar como identificar quando usar óculos multifocal pela receita de óculos. Então, confira a seguir! 🙂

Como saber se preciso usar óculos multifocal a partir da receita de óculos  

A forma mais simples e rápida de saber se você precisa usar óculos multifocal é por meio da receita de óculos. Sua receita de óculos deve vir com a informação “campo para perto” ou “adição” preenchida.  Olha só os exemplos reais de receitas de óculos multifocal

  • Campo para perto na receita de óculos

A presbiopia é indicada quando o campo para perto é preenchido na receita com um “+” (sinal de positivo), na lacuna “esférico” e na distância perto.

usar óculos multifocal

Exemplo de receita com o campo “para perto” preenchido indicando que você precisa usar óculos multifocal.

 

Sua receita está assim? Aprenda a ler a receita de óculos com o campo “para perto” preenchido.

  • Adição preenchida na receita de óculos

A informação de “adição” ou “add” na sua receita de óculos é uma forma de indicar que você precisa usar óculos multifocal para corrigir a presbiopia (vista cansada). Esse é um exemplo de receita de óculos preenchida com essa informação:

usar óculos multifocal

Exemplo de óculos multifocal com campo de adição (add) preenchido.

 

Nós te ajudamos a ler a receita de óculos com adição.

O que é comum sentir ao usar lentes multifocais?

Alguns présbitas podem sentir dificuldades na adaptação com as lentes multifocais, dependendo do grau que utilizam. Mas, pode ficar tranquilo que isso é normal. É um processo em que nossos olhos e cérebro estão se adaptando com a nova forma de enxergar.

Os principais sintomas que surgem quando começamos a usar óculos multifocal são: dores de cabeça, náusea, tonturas, enjoos e dificuldade de encontrar o foco em algumas distâncias.

Primeira vez usando lente multifocal

Veja algumas dicas importantes se estiver usando óculos multifocal pela primeira vez:

  • usar óculos multifocal para simples tarefas do dia para acostumar com os campos de visão;
  • aumentar aos poucos a frequência de uso;
  • usar seu óculos na mesma posição que foram tiradas as medidas para a sua confecção;
  • não movimentar a cabeça para encontrar o foco, somente movimente os olhos;
  • evitar alternar o uso do óculos novo com o  óculos anterior.

Adaptação com o óculos multifocal

A adaptação com óculos multifocal pode levar de 7 a 14 dias, podendo se estender para um período maior, se for sua primeira vez usando esse tipo de lente. Entretanto, algumas pessoas não conseguem se adaptar com óculos multifocal. Nesse caso, a solução pode ser combinar dois óculos separados: um para longe e outro para perto – de modo que a pessoa varie a utilização dos óculos conforme as atividades do dia a dia. Então, se for ler um livro, pode utilizar óculos para perto. Se for fazer alguma atividade ao ar livre que exige sua visão para longas distâncias, utilizar o óculos para longe.

Entretanto isso pode ser bem mais trabalhoso! Por isso, é recomendado fazer um óculos multifocal em um estabelecimento de confiança e respeitar o período e as dicas de adaptação.

Óculos multifocal pela internet

Já é possível fazer óculos multifocal pela internet. Nós da Lenscope, oferecemos lentes multifocais personalizadas para o seu estilo de vida.

Lentes multifocais personalizadas da Lenscope

Há vários níveis de personalização de lentes progressivas disponíveis no mercado. Quanto maior é o nível de personalização dessas lentes, maior é o preço em que elas são oferecidas para o consumidor final. As lentes progressivas da Lenscope possuem um nível intermediário de personalização e são oferecidas por um dos preços mais acessíveis do mercado. Acreditamos que todos devem ter acesso a tratamentos e tecnologias avançadas para enxergar com clareza em todas as fases da sua visão.

Na personalização intermediária das lentes progressivas, você responde um questionários informando quantas horas por dia você passa realizando algumas atividades como dirigir, ler, mexer no computador, e etc. Dessa forma, quem passa grande parte do dia exercendo atividades que necessitam da visão de perto, o campo para perto é otimizado, proporcionando uma visão para perto mais nítida, além de um conforto visual melhor.

O mesmo acontece para quem faz o uso maior do campo de visão de longe ou campo de visão intermediária. Na hora de fazer sua lente progressiva com a nós da Lenscope, você responde um questionários informando quantas horas por dia você passa realizando algumas atividades, como: dirigir, ler, mexer no computador, entre outras. É a partir das suas respostas que as lentes progressivas são produzidas. Então, se você possa grande parte do dia exercendo atividades que necessitam da visão de perto, o campo para perto é otimizado.

Assim, proporcionando uma visão para perto mais nítida, além de um conforto visual melhor. O mesmo acontece para quem faz o uso maior do campo de visão de longe ou campo de visão intermediária. Nesse caso, são esses os campos otimizados para você ter mais conforto na hora de realizar as atividades do seu dia a dia.

Você pode escolher as Lentes Lenscope Progress ou Lentes Lenscope Progress Advance.

óculos multifocal

Diferença entre as Lentes Lenscope Progress e Lentes Lenscope Progress Advance

As nossas duas lentes são ótimas quando falamos de óculos multifocal! Mas, para se ter uma ideia, o campo de visão da Lente Lenscope Progress Advance é 30% maior em relação às Lentes Lenscope Progress. Vale lembrar que a amplitude do campo de visão varia de acordo com o grau e escolha da armação. Quanto maior o grau, menor é a amplitude do campo de visão. Veja a comparação dos campo de visão entre as Lentes Lenscope Progress vs Lente Lenscope Progress Advance:

óculos para multifocal

 Aliás, as duas contam com personalização exclusiva para o seu dia a dia 🙂 .

quando usar multifocais

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 44

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

14 comentários em “Quando usar óculos multifocal?”

  1. Gente, meu grau é +4,75 para hipermetropia, -1,50 de astigmatismo com adição de 1,50 ( o que totalizada 6,25 para ambos os olhos).

    Vi que a lente de Vcs para o multifocal é CR39, com índice 1,50.

    Qual espessura isso fica? Não vai distorcer muito? Pergunto porque nos depoimentos só vejo multifocal e baixa graduação, as de alta graduação são mono. Tenho muito receio de pedir e vir um fundo de garrafa.

    Obrigado pela atenção.

    1. Olá, Luiz! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário e interesse em estar com a gente!

      Nós temos um projeto pilolo da versão multifocal das Lentes Tokai 1.76 que atendem mais de 4 graus. Mas por enquanto o pedido é feito apenas por e-mail As Lentes Tokai 1.76 são as lentes de resina mais finas do mundo. Se gostar da ideia, você pode enviar uma foto de sua receita de óculos para nós em ajuda@lenscope.com.br Assim conseguimos te passar todas as informações.

      Aguardamos seu envio!

  2. Eu tenho apenas necessidade de óculos para enxergar de perto ! De longe não tenho grau nenhum .
    Quando eu estou em sala de aula, eu não quero ficar tirando os óculos para olhar na lousa e colocando para ver o caderno .
    Como enxergo de longe sem a necessidade de óculos, qual lente posso fazer para usar para perto e nso ter que ficar tirando para ver a lousa ?

    1. Olá Silvia, tudo bem?

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está sentindo.
      Sempre que precisar, conte com a gente!

  3. Olá, pessoal, tudo bem?

    Parabéns pelo excelente conteúdo!

    Será que poderiam tirar uma dúvida minha?

    Fiz um óculos recentemente, meus graus são baixos: Esférico (-0,50 – OE e OD), Cilíndrico (-0,25 – OE e OD), adição +1,25 AO. Fiz um multifocal, e já estou usando há cerca de uma semana. Entretanto, está difícil de acostumar. 🙁 Isso é normal mesmo? Detalhe, o óculos possui proteção contra luz azul.

    Uma outra pergunta: com um grau tão baixo assim (creio eu…rsrs), é mesmo recomendável usar o óculos?

    Grato desde já, se possível for me ajudarem.

    Abraços!

    1. Oi, Marcos. Tudo bem? O período de adaptação com um óculos novo varia de uma a duas semanas. E para lentes multifocais costuma ser realmente mais demorado. O ideal é que após o período de adaptação, caso você não tenha se adaptado ainda, procure o seu oftalmologista para verificar se o grau está realmente correto.

      Temos um artigo aqui no Blog com dicas para se adaptar mais facilmente com óculos multifocais: https://lenscope.com.br/blog/5-dicas-para-adaptacao-com-lentes-multifocais-ou-lentes-progressivas/

      Quanto à segunda pergunta: o uso dos óculos é ideal para a correção do seu grau, por menor que ele seja, e também para aliviar os sintomas do seu problema de visão. Além disso, com o óculos você enxergará com mais nitidez, clareza e conforto.

  4. Ana Cristina da Silva Barbosa

    Há 1 mês fiz exame de vista e meu médico passou o grau de longe, pois tenho hipermetropia e astigmatismo. Porém meu médico mim passou a receita e fiz o óculos e vejo muito bem. Porém estou com dificuldade para ler o roda pé da bíblia, letras minúscula. Voltei pra o mesmo médico que imdentificou presbiopia e mim disse que pela minha idade eu não poderia usar uma lente multifocal por conta da minha idade 37 anos. Pediu pra eu fazer outro óculos só usar quando eu for ler. Vou fazer 38 anos em agosto e não entendo, fazer 2 óculos.

    1. Olá Ana! A presbiopia é uma condição que costuma aparecer conforme envelhecemos, a medida que os músculos ciliares perdem a força. Sua principal característica é a dificuldade em enxergar de perto, por isso é comum que presbitas tenham um óculos com o grau adequado para enxergar de perto e outro para enxergar de longe.

      Entretanto, recomendamos que converse com seu oftalmologista para entender melhor a linha de tratamento escolhida para o seu caso. Se tiver alguma dúvida, envie um e-mail para ajuda@lenscope.com.br que será um prazer lhe ajudar!

      Sempre que precisar, estamos aqui! 🙂

  5. Meu namorado tem 2,00 para perto e enxerga bem de longe, não precisa de óculos para longe, trabalha com aplicativo e na ótica foi orientado a fazer multifocal 2,00 para perto e longa visão sem grau para longe, está correto esse procedimento?

    1. Olá, Elaine. Tudo bem? Como seu namorado enxerga bem para longe, não há necessidade de grau para essa distância. A sugestão da ótica, possivelmente terá sido em relação à personalização dos campos de visão das lentes multifocais. O ideal é que você converse com o estabelecimento e exponha as suas dúvidas quanto a indicação. O seu namorado também pode verificar com o oftalmologista que prescreveu a receita sobre a indicação de tipo de lente mais adequada para o caso.. Esperamos ter ajudado. 🙂

      1. ANA SHERIDA ALEXANDRINO DE OLIVEIRA

        Olá. Tenho alto grau de miopia – 8,50; astigmatismo -1,75 e -2,75 e agora estou com dificuldade para ler de perto. Qual seria a lente ideal para o meu caso?

        1. Olá, Ana. Tudo bem? Como você está com dificuldade de ler de perto, o ideal é que antes de recomendarmos uma lente adequada para o seu problema de visão, você consulte com um oftalmologista da sua confiança e atualize sua receita de óculos, pois pode ser necessário que você precise usar lentes multifocais. Quando tiver com a receita nova em mãos, disponibilize as informações que indicaremos as lentes recomendadas para você. Esperamos ter ajudado. 🙂

  6. Bom dia!
    Comecei a usar óculos para perto agora, mas me incomoda o tira e põe toda hora. Existe uma opção de oculos para manter sempre ou a maior parte do tempo no rosto?

    1. Olá, Saulo. Tudo bem? O ideal é que você fique com o óculos o tempo no rosto. Pois, somente assim irá corrigir seu erro refrativo e ter uma visão de qualidade. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *