Quanto tempo dura um óculos de grau?

quanto tempo dura um óculos de grau
  • por
4.4
(12)

Você já sentiu vontade de passar mais tempo com o mesmo óculos para evitar despesas? Especialmente se você sentir que seus óculos atuais não precisam ser substituídos. Afinal, se você ainda consegue ver através deles, provavelmente ainda estão em boas condições, não é?

Então, quando você deve mudar para um novos óculos? Preparamos este artigo para você saber quanto tempo dura um óculos de grau e a hora certa de trocá-lo por um novo.

Mas é importante saber que o tempo exato varia de pessoa para pessoa, de acordo com a receita oftalmológica e do desgaste das lentes e armação, que passa a ficar perceptível de dois a três anos.

Os oftalmologistas recomendam a atualização da receita a cada ano, conforme necessário — pois neste intervalo de tempo, é comum haver variação no grau. No entanto, pode haver vários sinais que indicam que é hora de trocar a receita antiga por uma nova.

Quanto tempo dura um óculos de grau?

Os óculos de grau não possuem um tempo de duração definido, que varia de acordo com a validade de sua receita. Já a duração média dos óculos, considerando os desgastes notados na armação e lentes, é de um a três anos.  Além de que a qualidade da sua armação e lentes também influencia na vida útil do seu óculos de grau. 

Portanto, armações e lentes de alta qualidade suportam mais desgastes do que um par barato, por exemplo, e assim,  duram mais. Enquanto um óculos barato pode se quebrar sob a menor pressão, uma armação de alta qualidade vai durar muito mais tempo. Assim, é possível gastar menos, a longo prazo.

Duração do óculos de grau também é determinado pela receita

A validade de uma receita de óculos é de 6 a 12 meses. Quando você lê sua prescrição para óculos, é essencial notar a data que ela foi emitida e, a partir desta data, contar o tempo em que sua receita será válida para sua correção visual. 

Portanto, você deve visitar novamente seu oftalmologista para checar a saúde dos seus olhos e caso necessário, receba uma nova prescrição. Caso você sinta dificuldade em enxergar com seus óculos atual, mesmo antes da validade da sua receita terminar, pode ser um sinal de que você precisa ir a um oftalmologista para ter sua receita e lentes atualizadas. 

Sinais de que o óculos de grau precisa ser trocado

Alguns sinais na sua visão, lentes e armação podem indicar que a duração do seu óculos de grau acabou e está na hora de trocá-lo:

  • Dores de cabeça frequentes: uma receita desatualizada pode causar cansaço visual e dores de cabeça, mesmo que sua visão pareça normal.
  • Apertar os olhos para tentar enxergar: muitas pessoas tendem a apertar os olhos para permitir que seus olhos se concentrem melhor. Se você está com os olhos semicerrados, mesmo utilizando óculos, pode ser um sinal que está na hora de pegar uma nova receita.
  • Arranhões ou marcas nas lentes: arranhões podem afetar e dificultar sua visão, fazendo com que você force a vista para tentar enxergar. Se suas lentes estiverem arranhadas, vale a pena investir em um tratamento antirrisco ao comprar um novo par.
  • Já se passou mais de um ano desde o último exame oftalmológico: é recomendado que você faça um exame oftalmológico completo todos os anos.  O exame de vista pode revelar que você precisa de uma nova prescrição e, portanto, de novos óculos também.
  • Dificuldade em limpar as lentes: caso suas lentes estiverem riscadas ou com algum tratamento danificado, ou descascando, esse é outro sinal que você precisa trocar suas lentes.

E se eu usar óculos de grau sem me preocupar com o tempo de duração?

Não é recomendado usar óculos de grau desatualizado. Eles podem causar danos aos olhos, além de dores de cabeça e desconforto. A visão turva, que acompanha uma receita velha ou vencida, pode ser extremamente perigosa, especialmente se você estiver praticando esportes ou dirigindo um carro. 

A insistência no uso do óculos de grau vencido pode piorar  a visão com o tempo. Portanto, respeite seus olhos e não use óculos de grau vencido.

Trocar as lentes sem trocar de armações de grau

É possível trocar somente as lentes, trazendo aquela economia na hora de atualizar seus óculos. Caso você esteja com uma armação em bom estado, isso é possível. E quando optar em atualizar somente suas lentes, não se esqueça de escolher lentes de qualidade, pois elas aumentarão o tempo de duração do seu óculos de grau. 

Isso porque lentes de má qualidade tendem a ser mais suscetíveis a riscos, quebras e manchas, trazendo desconforto visual e fazendo com que você tenha que trocar de lentes com mais frequência.

A escolha por lentes de material resistente e com tratamentos como antirrisco e antirreflexo, faz com que seus óculos tenham um tempo de vida maior.  Isso acontece porque a proteção extra evita e retarda os danos dos desgastes que normalmente ocorrem no dia a dia. Além disso, esses tratamentos trazem mais conforto visual.

Pronto para atualizar seu óculos de grau?

Nós da Lenscope somos uma Health Tech  que acredita que a tecnologia deve ser usada para criar sempre soluções práticas para transformar a jornada de compra de lentes no Brasil. Assim, você pode contar com o nosso serviço para fazer as lentes de seus óculos pela internet, sem precisar sair de casa.

Você pode realizar agora mesmo um orçamento sem compromisso para lentes de qualidade para baixo grau (até 4 graus de miopia ou hipermetropia e até 2 graus de astigmatismo), para as lentes de resina mais finas do mundo para alto grau (4 graus de miopia ou hipermetropia) e para lentes multifocais (indicadas para quem possui presbiopia).

Está em dúvida em relação a quanto tempo dura um óculos de grau ou se está na hora de atualizar sua receita? Com o nosso teste de visão você pode verificar se tem miopia ou astigmatismo, ou ainda, se o seu grau mudou e é hora de renovar a receita com o seu oftalmologista. 

quanto tempo dura um óculos de grau - teste de visão

Já descobriu com as nossas dicas se está na hora de atualizar seus óculos? Deixe sua resposta aqui nos comentários e descubra ainda mais dicas navegando pelo nosso blog.

Fontes:

Jupitoo

For Eyes

Feel Good Contacts

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Quanto tempo dura um óculos de grau?”

    1. Olá, Wilson. Tudo bem?
      Para fazer as suas lentes mais finas com a gente e sem sair de casa, basta fazer um orçamento totalmente online e gratuito no nosso site: https://lenscope.com.br/orcamento. É só inserir as informações da sua receita no formulário para ter acesso a todas as informações do processo de compra, além das nossas dicas personalizadas para o seu grau.
      Estamos te aguardando. Se você precisar de ajuda, é só falar com a gente pelos canais de atendimento disponíveis no final da página. 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *