Quanto tempo leva pra acostumar com óculos novo?

quanto tempo leva pra acostumar com óculos novo
  • por
4.4
(215)

Você já se perguntou quanto tempo leva para se acostumar com óculos novo? Para quem usa óculos, esse acaba sendo um dos principais incômodos.

Isso porque mesmo fazendo óculos de acordo com a receita prescrita pelo oftalmologista, eles não parecem ter o grau correto logo no primeiro dia.

Mas, você sabe por que isso acontece? Entenda melhor o que influencia nessa adaptação, quais os sintomas comuns e por quanto tempo é normal senti-los.

 

Por que leva um tempo pra você se acostumar com o óculos novo?

É muito frustrante buscar o óculos novo e não enxergar corretamente, não é mesmo? Sem dúvida você já se perguntou por que isso acontece.

A explicação mais simples é que seus olhos precisam de um tempo para se adaptarem a essa nova forma de enxergar.

Isso acontece porque as lentes do seu óculos auxiliam na nitidez dos objetos.

Dessa forma, a espessura, os tratamentos e até mesmo o design das lentes interferem no processo de adaptação ao óculos novo.

Um bom exemplo são as pessoas que nunca usaram óculos e, quando começaram a usar, seu grau já estava em um nível mais alto.

Por se tratar de uma diferença considerável, os efeitos podem ser sentidos de uma forma mais forte.

O mesmo acontece com as pessoas que possuem alta miopia e fazem óculos com lentes de baixo índice de refração.

Essas lentes podem causar distorções nas bordas do óculos, fazendo com que você sinta algum desconforto enxergando com seu óculos novo.

É por esses motivos que é muito importante ter paciência e observar o processo gradual de adaptação com óculos novo.

 

O que é normal sentir no processo de adaptação com o óculos novo?

Alguns sintomas acabam sendo comuns no processo de adaptação com o óculos novo. Os dois principais sintomas são enjoo e tontura.

Então, se você apresenta um desses sintomas ao usar o óculos novo, quer dizer que você está dentro do período de adaptação.

Mas se esses sintomas estiverem presentes antes ou depois desse período, o mais indicado é que você vá até seu oftalmo. Fazendo a consulta, ele pode conferir se está tudo certo com o seu grau ou com o seu óculos.

Veja a seguir quanto tempo leva para você se acostumar com óculos novo.

Quanto tempo leva pra acostumar com óculos novo?

Os sintomas incômodos durante a adaptação com óculos novo devem durar por até 7 dias.

Isso porque eles são gerados pela mudança brusca na visão e, durante esse prazo, devem ir diminuindo até acabarem.

Caso o enjoo e a tontura não passem, é necessário procurar um médico oftalmologista.

Uma dica para saber se o seu óculos está correto logo no começo é reparar se você consegue enxergar nitidamente olhando de algum ângulo, ao mexer o seu rosto.

Se isso acontecer, basta esperar pelo processo de adaptação.

Mas se você ainda não se adaptou, pode ter acontecido um erro na medição ou fabricação de suas lentes de acordo com a DNP (Distância das pupilas em relação ao nariz).

Para a adaptação 100% e total dos novos óculos, você vai precisar de até 2 semanas.

Após os 7 primeiros dias, o normal é que você já consiga enxergar e não sinta mais nenhum sintoma. Depois desse período, o ideal é que você já tenha se acostumado com o seu óculos.

Você vai notar que ele já faz parte do seu dia-a-dia, chegando até esquecer que está usando eles.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74 miopia]

 

Saiba o que fazer para se acostumar com óculos novo

Agora você já sabe o período que leva para se acostumar com óculos novo e que alguns sintomas são normais. Que tal saber como tornar a adaptação com o óculos bem mais fácil? Confira o artigo sobre o que você precisa fazer para se acostumar com o óculos novo. E já sabe, se os sintomas persistirem, procure pelo seu oftalmologista de confiança!

 

Nova Lenscope [a um clique de mudar a visão]

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 215

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

786 comentários em “Quanto tempo leva pra acostumar com óculos novo?”

  1. Boa noite!
    Coloquei meu óculos hoje. Estou usando o tempo todo sem ficar tirando toda hora, pra me acostumar. Mas quando eu tiro ele, minha visão fica um pouco distorcida; isso é normal?(Principalmente no olho esquerdo)

    O óculos pode “cansar a visão e por isso a visão distorcida?

    1. Oi Vinicius, tudo bem?

      Você levou seu o seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com o grau dele?

      Caso ainda não tenha feito isso, tente agendar um retorno com o profissional e relatar todas as dificuldades que está enfrentando com a adaptação Assim, ele pode avaliar e passar a melhor recomendação para o seu caso.

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  2. Eu comei a usar meu oculos novo, tenho miopia e astigmatismo estou enxergando muito bem pra longe pra ver TV tá ótimo mais pra perto está turvo sendo que nao tenho problema pra ver de perto,será processo de adaptação?

    1. Olá, Favilla tudo bem?
      Pode ser a adaptação sim, mas o mais recomendado é você levar seu óculos para o profissional que prescreveu sua receita conferir se está tudo certo com as lentes e com o seu grau. Assim, você fica mais tranquila também.
      Esperamos que dê tudo certo

  3. Oi boa noite!
    Estou usando óculos pelo 3° dia e pela 1° vez. Antes de colocá_lo levei na oftalmo para ver se o grau está correto. Porém eu vejo as letras um pouco embaçadas. Aliás vejo melhor sem o óculos do que com ele. As letras pequenas com o óculos tenho mais dificuldade do q sem ele. Me ajudem com uma resposta por favor

    1. Olá Fabrícia, tudo bem?
      Obrigada por ler nosso artigo

      Objetos distorcidos, dores de cabeça, sensação de lentes embaçadas são sintomas comuns no período de adaptação com o óculos que leva, normalmente, 7 a 14 dias corridos para você se acostumar.
      Se você notar que depois desse período ainda sente dificuldades para adaptação, procure o médico para relatar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode verificar seu grau e sua receita para ver se está tudo certo!

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  4. Eu tenho astigmatismo e miopia. Nesse processo de adaptação é normal além de sentir tontura, tbm sentir dos nos olho e uma leve dor de cabeça?

    1. Olá, Junior tudo bem?
      Sim, é normal. No entanto, caso esses sintomas permanecem após 2 semanas de uso contínuo do óculos, é recomendado você levar o óculos para o profissional que prescreveu sua receita conferir se está tudo certo com as suas lentes e também com o seu grau.
      Depois conta pra gente?
      Qualquer coisa, estamos aqui.

      1. Olá, Aline tudo bem?
        Você já levou seu óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com as lentes e com o seu grau? É sempre importante fazer essa verificação. Além disso, é normal sentir dor de cabeça nos primeiros dias usando o óculos novo. Trata-se do período de adaptação com o óculos
        Depois conta aqui pra gente se deu tudo certo

    1. Olá Walas, tudo bem?

      Como faz poucos dias que está usando óculos, alguns sintomas são normais você sentir como esse que nos contou.
      Esse período de adaptação é de 7 a 10 dias, então recomendamos que você use o óculos durante esse período a maior quantidade de tempo possível.
      Caso você não se acostume com o uso dos óculos e os sintomas persistirem, volte ao seu oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando. Assim, ele pode fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo na confecção do seu óculos.

      Qualquer dúvida, estamos aqui!

    1. Olá Aisha, tudo bem?
      Obrigado por ler nosso artigo

      O sintoma que você está sentindo pode estar relacionado ao período de adaptação. Pode levar de 7 a 14 dias corridos para nos acostumarmos com o óculos novo e esse período pode ser um pouco maior quando falamos de lentes progressivas (multifocais). De qualquer forma, o mais indicado é levar seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  5. Ola comessi usar óculos pra enxerga de longe mas quando uso os óculos de perto vejo tudo pequeno e de longe vejo normal
    Meus oculos sao para exerga de longe

    1. Oi Laisla, tudo bem?
      Objetos distorcidos, dores de cabeça, sensação de lentes embaçadas são sintomas comuns no período de adaptação com o óculos que leva, normalmente, 7 a 14 dias corridos para você se acostumar.
      Se você notar que depois desse período ainda sente dificuldades para adaptação, procure o médico para relatar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode verificar seu grau e sua receita para ver se está tudo certo!

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  6. Troquei a minha lente há um dia e possuo miopia e astigmatismo. Estou no processo de adaptação ainda por ter aumentado bem o grau, porém, percebo que enxergo tudo meio esverdeado. Isso pode ser pela adaptação ou a lente que é de má qualidade ?

    1. Oi Letícia, tudo bem?

      Obrigada por ler nosso artigo

      Objetos distorcidos, dores de cabeça, sensação de lentes embaçadas são sintomas comuns no período de adaptação com o óculos que leva, normalmente, 7 a 14 dias corridos para você se acostumar.
      Se você notar que depois desse período ainda sente dificuldades para adaptação, procure o médico para relatar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode verificar seu grau e sua receita para ver se está tudo certo!

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  7. Eu tenho astigmatismo no olho direito e dificuldade pra enxergar de longe e comecei a usar óculos a uma semana e mesmo usando os óculos está “mais” difícil pra enxergar de longe como se meu olho direito nao focasse nos objetos fica embaçado isso é normal ?

    1. Oi Vinicius!
      Tudo bem?

      Se faz pouco tempo que você está usando o óculos novo, alguns sintomas são normais você sentir, pois seus olhos estão se adaptando a sua nova forma de enxergar.
      Esse período de adaptação com o óculos leva de 7 a 10 dias.
      Nós recomendamos que você use o óculos durante esse período a maior quantidade de tempo possível.

      Caso você não se acostume com o uso dos óculos e os sintomas persistirem, volte ao seu oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando. Assim, ele pode fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo na confecção do seu óculos

  8. Eu tenho astigmatismo no olho direito e dificuldade pra enxergar de longe e comecei a usar óculos a uma semana e mesmo usando os óculos está mais difícil pra enxergar de longe como se meu olho direito nao focasse nos objetos fica embaçado isso é normal ?

    1. Oi Vinicius, tudo bem?

      Obrigada por ler nosso artigo

      Objetos distorcidos, dores de cabeça, sensação de lentes embaçadas são sintomas comuns no período de adaptação com o óculos que leva, normalmente, 7 a 14 dias corridos para você se acostumar.
      Se você notar que depois desse período ainda sente dificuldades para adaptação, procure o médico para relatar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode verificar seu grau e sua receita para ver se está tudo certo!

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  9. Estou há 3 dias e meio com uma lente nova e o grau aumentou bastante, tenho miopia e astigmatismo. Só que dessa vez eu fiz a lente em outra ótica e além de estar me adaptando com a diferença de grau, estou vendo as coisas meio esverdeado. Isso poderá passar nesses 15 dias de costume ou esse esverdeado é pela qualidade ruim da lente?

    1. Oi Letícia, tudo bem?

      Obrigada por ler nosso artigo

      Os sintomas que você está sentindo podem estar relacionados ao período de adaptação. Pode levar de 7 a 14 dias corridos para nos acostumarmos com o óculos novo e esse período pode ser um pouco maior quando falamos de lentes progressivas (multifocais). De qualquer forma, o mais indicado é levar seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  10. Peguei meu óculos hoje , minha visão está ótima. Só que estou vendo as coisas pequenas , longe fica normal , é normal isso ? Lembrando que fiz os exames tudo certinho

    1. Oi Marli, tudo bem?
      Você levou seu o seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com o grau dele?

      Caso ainda não tenha feito isso, tente agendar um retorno com o profissional e relatar todas as dificuldades que está enfrentando com a adaptação Assim, ele pode avaliar e passar a melhor recomendação para o seu caso.

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  11. Eu uso o multifocal pouco tempo o primeiro que comprei achei boa a adaptação fiz um segundo de reserva daí de perto está até melhor que o anterior mais de longe fica muito embaçado será que erraram no meu grau?

    1. Oi Léa, tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário

      Os sintomas que você está sentindo podem estar relacionados ao período de adaptação. Lentes progressivas (multifocais) podem levar pouco mais de 14 dias de adaptação devido aos corredores das lentes serem diferentes em relação ao campo de visão de perto, intermediário e longe.
      De qualquer forma, o mais indicado é levar seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau Quando puder, agende um retorno ao especialista!

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

    1. Olá Karen!
      Obrigado pelo comentário
      Geralmente lentes com filtro de luz azul distorcem um pouco as cores, deixando-as mais amareladas.
      Espero ter ajudado!

    2. Jonathan Assink Lima

      Eu fique 1 ano sem usar óculos e meu grau aumentou hj faz 2 dias que comprei outro agora com o óculos eu enxergo muito bem mais quando eu tiro a visão fica pior que antes sem óculos isso é normal??

      1. Olá Jonathan, tudo bem?
        Como seus olhos já se acostumaram com a nova forma de enxergar, ao tirar o óculos você terá mais dificuldades de enxergar que antes.
        Caso tenha algum outro sintoma, é importante buscar orientação do seu oftalmologista

        Qualquer dúvida, estamos aqui.

    3. Estou usando óculos com pouco grau, o fato de eu não ter que usá-lo o tempo todo muda algo na minha adaptação? Ou eu tenho que usar ele o tempo todo para me adaptar?

      1. Oi Jennifer, tudo bem?

        O uso constante do óculos ajuda a tornar a adaptação mais rápida

        Não usar sempre o óculos pode fazer com que o período de adaptação se prolongue 🙁

        Qualquer dúvida, estamos aqui!

  12. Fiz um exame de vista e o médico me recomendou duas novas lentes com poucas diferenças em relação a antiga lente. Só que eu sinto dificuldade em adaptação com essas novas lentes.. isso é normal??

    1. Olá Vanderson, tudo bem?
      O período de adaptação leva de 7 a 10 dias e o ideal é você usar constantemente o seu óculos, o máximo de tempo no dia dia dia, evitando tirar durante esse período ou intercalar com o óculos antigo. E, se depois desse período você notar que os sintomas estão persistentes, retorne ao seu médico oftalmo para que ele possa verificar se está tudo certo com você e com a adaptação do seu óculos

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

    2. Ola comprei meu óculos hoje 1 grau do direito e 0,75 do esquerdo… Nunca usei óculos antes estou com dificuldade para me adaptar. Com eles enchergo muito bem Pra trabalhar e ler, porém para andar não consigo! Parece q o chão está muito longe de mim kkk isso é normal? Rsrs

      1. Oi Aline, tudo bom?

        Obrigada por ler nosso artigo

        Objetos distorcidos, dores de cabeça, sensação de lentes embaçadas são sintomas comuns no período de adaptação com o óculos que leva, normalmente, 7 a 14 dias corridos para você se acostumar.
        Se você notar que depois desse período ainda sente dificuldades para adaptação, procure o médico para relatar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode verificar seu grau e sua receita para ver se está tudo certo!

        Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  13. Olá! Minha filha tem 12 anos e está usando óculos pela primeira vez. Tem astigmatismo. 1 grau do direito e 0.75 no esquerdo. Assim que colocou os óculos adorou, pois estava vendo bem melhor. Porém, tem dois dias que reclama de uma sensação estranha quando está sem óculos, é como um peso no nariz e seios da face. Não está resfriada. Isso pode ser da adaptação? Está usando óculos a 5 dias. Obrigada

    1. Olá, Juliana tudo bem?
      Pode ser da adaptação sim. Mas não deixe de levar o óculos para o profissional que prescreveu a receita dela conferir se está tudo certo com as lentes, com a montagem das lentes na armação e também com o grau dela.
      Assim vocês podem ficar mais tranquilas

  14. Ola tenho uma dúvida .eu tenho miopia e astigmatismo.coloquei meus óculos novos a dois dias e esta tudo certo porém percebi que se eu olhar para as laterais com o rosto parado eu enxergo embaçado ..meu médico disse que era questão de adaptação mas acho que ficou fora do eixo minhas lentes pois nao faz sentido eu enxergar olhando apenas para frente .. alguém me explica pfv

    1. Oi Wellington, tudo bem?

      Você levou seu o seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com o grau dele? Caso ainda não tenha feito isso, tente agendar um retorno com o profissional e relatar todas as dificuldades que está enfrentando com a adaptação Assim, ele pode avaliar e passar a melhor recomendação para o seu caso.
      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  15. Olá boa noite!

    Comecei a usar óculos pela primeira vez. Fui em 2 óticas em um exame deu hipermetropia 0,75 na outra 0,50 é normal?

    E também ao colocá-lo parece que a visão está embaçada, impressão de enxergar melhor sem é normal? Obrigada

    1. Oi Daniela, tudo bem?

      O recomendado é que você vá a uma clinica oftalmológica para fazer seu exame de vista. 😀

      Dessa forma, o profissional vai avaliar com precisão o seu caso e diagnosticar a melhor solução para você.

      Qualquer dúvida, é só nos chamar!

  16. Boa Tarde .. tenho astgomatismo 2.75 em cada olho e 0.5 de miopia .. peguei o óculos recente .. porém eh meu segundo no primeiro não tinha miopia no esquerdo ..

    Toda vez que coloco os óculos percebemos que as letras e as imagens diminuem .. ou seja .. de longe aí que não enxergo msm . Retornei no oftalmo mas ele diz q estou com dificuldade por conta da miopia oq eh normal .. mas aí da estranho as coisas diminuírem .. será q eh normal?!

    1. Oi Stephanie, tudo bem?

      Obrigada por ler nosso artigo

      Objetos distorcidos, dores de cabeça, sensação de lentes embaçadas são sintomas comuns no período de adaptação com o óculos que leva, normalmente, 7 a 14 dias corridos para você se acostumar.
      Se você notar que depois desse período ainda sente dificuldades para adaptação, procure o médico para relatar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode verificar seu grau e sua receita para ver se está tudo certo!

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  17. Bom dia fiz um óculos para mim, cilindrico od
    e o.e 0.50 /// eixo 60 od // 160 no oe , estou vendo uma torto como se tivesse uma descaída para esquerda,. Isso e normal?
    Gostaria que tirasse está dúvida.
    Obrigado.

    1. Oi Michel, como vai?

      Obrigada por ler nosso artigo

      Objetos distorcidos, dores de cabeça, sensação de lentes embaçadas são sintomas comuns no período de adaptação com o óculos que leva, normalmente, 7 a 14 dias corridos para você se acostumar.
      Se você notar que depois desse período ainda sente dificuldades para adaptação, procure o médico para relatar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode verificar seu grau e sua receita para ver se está tudo certo!

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *