Quanto tempo leva pra acostumar com óculos novo?

quanto tempo leva pra acostumar com óculos novo
  • por
4.4
(215)

Você já se perguntou quanto tempo leva para se acostumar com óculos novo? Para quem usa óculos, esse acaba sendo um dos principais incômodos.

Isso porque mesmo fazendo óculos de acordo com a receita prescrita pelo oftalmologista, eles não parecem ter o grau correto logo no primeiro dia.

Mas, você sabe por que isso acontece? Entenda melhor o que influencia nessa adaptação, quais os sintomas comuns e por quanto tempo é normal senti-los.

 

Por que leva um tempo pra você se acostumar com o óculos novo?

É muito frustrante buscar o óculos novo e não enxergar corretamente, não é mesmo? Sem dúvida você já se perguntou por que isso acontece.

A explicação mais simples é que seus olhos precisam de um tempo para se adaptarem a essa nova forma de enxergar.

Isso acontece porque as lentes do seu óculos auxiliam na nitidez dos objetos.

Dessa forma, a espessura, os tratamentos e até mesmo o design das lentes interferem no processo de adaptação ao óculos novo.

Um bom exemplo são as pessoas que nunca usaram óculos e, quando começaram a usar, seu grau já estava em um nível mais alto.

Por se tratar de uma diferença considerável, os efeitos podem ser sentidos de uma forma mais forte.

O mesmo acontece com as pessoas que possuem alta miopia e fazem óculos com lentes de baixo índice de refração.

Essas lentes podem causar distorções nas bordas do óculos, fazendo com que você sinta algum desconforto enxergando com seu óculos novo.

É por esses motivos que é muito importante ter paciência e observar o processo gradual de adaptação com óculos novo.

 

O que é normal sentir no processo de adaptação com o óculos novo?

Alguns sintomas acabam sendo comuns no processo de adaptação com o óculos novo. Os dois principais sintomas são enjoo e tontura.

Então, se você apresenta um desses sintomas ao usar o óculos novo, quer dizer que você está dentro do período de adaptação.

Mas se esses sintomas estiverem presentes antes ou depois desse período, o mais indicado é que você vá até seu oftalmo. Fazendo a consulta, ele pode conferir se está tudo certo com o seu grau ou com o seu óculos.

Veja a seguir quanto tempo leva para você se acostumar com óculos novo.

Quanto tempo leva pra acostumar com óculos novo?

Os sintomas incômodos durante a adaptação com óculos novo devem durar por até 7 dias.

Isso porque eles são gerados pela mudança brusca na visão e, durante esse prazo, devem ir diminuindo até acabarem.

Caso o enjoo e a tontura não passem, é necessário procurar um médico oftalmologista.

Uma dica para saber se o seu óculos está correto logo no começo é reparar se você consegue enxergar nitidamente olhando de algum ângulo, ao mexer o seu rosto.

Se isso acontecer, basta esperar pelo processo de adaptação.

Mas se você ainda não se adaptou, pode ter acontecido um erro na medição ou fabricação de suas lentes de acordo com a DNP (Distância das pupilas em relação ao nariz).

Para a adaptação 100% e total dos novos óculos, você vai precisar de até 2 semanas.

Após os 7 primeiros dias, o normal é que você já consiga enxergar e não sinta mais nenhum sintoma. Depois desse período, o ideal é que você já tenha se acostumado com o seu óculos.

Você vai notar que ele já faz parte do seu dia-a-dia, chegando até esquecer que está usando eles.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74 miopia]

 

Saiba o que fazer para se acostumar com óculos novo

Agora você já sabe o período que leva para se acostumar com óculos novo e que alguns sintomas são normais. Que tal saber como tornar a adaptação com o óculos bem mais fácil? Confira o artigo sobre o que você precisa fazer para se acostumar com o óculos novo. E já sabe, se os sintomas persistirem, procure pelo seu oftalmologista de confiança!

 

Nova Lenscope [a um clique de mudar a visão]

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 215

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

786 comentários em “Quanto tempo leva pra acostumar com óculos novo?”

    1. Oi, tenho miopia alta e astigmatismo, estou usando óculos pela primeira vez. Quando coloquei os óculos, não consegui enxergar as letras pequenas. Quando tiro, consigo enxergar as letras pequenas (apenas quando está perto) e também tenho tontura ao tirá-los, isso é normal?

      1. Olá, João Vitor. Tudo bem? Os sintomas dos quais está se referindo podem estar relacionados ao seu período de adaptação com o óculos novo, que costuma durar entre 7 a 14 dias. E pode ser mais demorado quando se tem grau de astigmatismo, por exemplo.
        Caso você não se acostume com o uso dos óculos e os sintomas incômodos da adaptação persistirem, o ideal é que volte ao seu oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando. Assim, ele pode fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo na confecção do seu óculos.
        Esperamos ter ajudado. 🙂

  1. Boa noite. Fiz o óculos pela primeira vez, mas não consigo me adaptar. Já fui em outro oftalmo e p grau está correto. Sinto muita aflição, vejo o chão longe e as vezes perto. As laterais do óculos( visão panorâmica) embaçada,pois sinto a diferença da visão pela lente e fora dela. Sinto MT desconforto, dor de cabeça e tonteira. E normal?
    Fico tão nervosa que afeta minha ansiedade .

    1. Olá, Jéssica.
      Poxa que ruim isso 🙁
      Se você sente todos esses sintomas mesmo após o período de adaptação, não é normal.
      O mais indicado é você relatar tudo o que está sentindo onde você fez o óculos de grau para juntos encontrarem uma solução.
      Esperamos que dê certo 🙂

  2. Olá eu já uso multifocal a muitos anos mas agora fiz a troca o grau almentou e estou sentindo muita dor nos olhos após 30 dias d uso é normal ?

    1. Olá Luzinete, tudo bem?
      Você voltou no seu oftalmo para ele conferir se está tudo certo com seu óculos? Esse é o próximo passo depois da adaptação de 7 dias com o óculos, pois se você não se acostumou, é muito importante retornar a visita para que ele faça a conferência.
      Se tiver alguma dúvida, é só contar com a gente 🙂

  3. Emerson Cardozo da Silva

    Olá fiz meu primeiro óculos e nos primeiros dias senti apenas um desconforto ao andar, tipo a distância do chão parecia mudar mudar, mas até aí tudo bem. Só que depois de duas semanas comecei a sentir tontura, e se eu tirar os óculos quase caio pois a tontura aumenta muito, tenho miopia e estigmatismo em grau baixo/moderado, estou na terceira semana de uso, e tem horas que sinto dificuldade em focar a visão para perto

    1. Olá, Emerson. Tudo bem?

      Você voltou no seu oftalmo para ele conferir se está tudo certo com seu óculos? Esse é o próximo passo depois da adaptação de 7 dias com o óculos, pois se você não se acostumou, é muito importante retornar a visita para que ele faça a conferência.

      Qualquer dúvida, é só contar com a gente 🙂

  4. My brother recommended I might like this web site.
    He was once entirely right. This submit truly made my day.
    You can not consider just how much time I had spent for
    this info! Thank you!

    1. Oi, Penny! Tudo bem?

      Ficamos muito felizes que esse conteúdo tenha sido esclarecedor para você 😊

      Aqui na Lenscope temos uma vontade imensa de mudar a forma como acontece a venda de lentes para óculos.

      É tão difícil saber o que estamos comprando, o que vai influenciar no resultado final do óculos e, principalmente, por que ainda hoje as lentes com as tecnologias mais avançadas acabam sendo tão caras.

      Através de conteúdos como este daqui, buscamos tornar acessível informações que deveriam estar ao alcance de todos 🙂

      Qualquer dúvida, é só contar com a gente!

  5. Faz 5 dias que comecei a usar óculos. Durante os primeiros dias minha visão estava muito boa, mas parece que ao longo do tempo ela ficou meio estranha, mesmo usando óculos. É normal isso?

    1. Olá, André. Tudo bem? O período de adaptação com óculos novo pode durar de 7 até 14 dias. Caso os sintomas persistam após esse período, o ideal é que você procure o oftalmologista que prescreveu a receita do óculos para verificar se está tudo certo com as lentes e o grau do novo óculos.

      Temos um artigo completo aqui no Blog com dicas para se adaptar mais facilmente com o óculos de grau: https://lenscope.com.br/blog/o-que-voce-precisa-fazer-para-se-adaptar-com-oculos-novo/

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  6. Mateus Honório da Silva

    Olá! Adoro o site!
    Faz nove dias hoje que comecei a usar óculos. Tenho hipermetropia e astigmatismo. Meu grau é bem pouco, e apesar de usar o óculos direto, não estou vendo nenhuma melhora. Temo que o grau esteja errado ou o próprio diagnóstico o esteja. Espero que eu esteja errado.

    1. Oi, Matheus. Ficamos muito felizes que o nosso conteúdo tenha sido útil para você. O nosso propósito é que todos tenham acesso à informação relevante sobre saúde visual 🙂

      O ideal é que você procure o oftalmologista que prescreveu a receita do óculos para verificar se está tudo certo com as lentes e o grau do novo óculos. Além disso, converse com ele sobre a falta de melhora visual esperada.

      Temos um artigo completo aqui no Blog com dicas para se adaptar mais facilmente com o óculos de grau: https://lenscope.com.br/blog/o-que-voce-precisa-fazer-para-se-adaptar-com-oculos-novo/

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  7. Olá! Comprei um óculos de grau para astigmatismo. No primeiro dia já me adaptei perfeitamente, via as coisas nitidamente. Depois de 20 dias aproximadamente comecei a ver um pouco embaçado. Será que meu grau de cada olho aumentou ou será que o óculos tá ficando com algum defeito?

    1. Olá, Kalebe. A adaptação com óculos para astigmatismo pode realmente ser mais demorada. Por isso, caso você não se acostume com o uso dos óculos e os sintomas incômodos da adaptação persistirem, volte ao seu oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando. Assim, ele pode fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo na confecção do seu óculos.

      Além do grau, há outros fatores que podem afetar sua adaptação, entre elas: posicionamento da armação em seu rosto e medidas utilizadas na montagem de suas lentes na armação.

      Temos um artigo aqui no Blog com dicas e orientações para o processo de adaptação com óculos para astigmatismo: https://lenscope.com.br/blog/adaptacao-oculos-astigmatismo/

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  8. Então peguei o óculos ontem e estou usando e tenho que ir terça pra escola a visão tá embaçado um pouco e distorção das paredes dos chão de tudo até do celular e normal?

    1. Tenho a mesma dúvida do amigo BRWID. Estou usando o óculos há um tempo e vejo tudo meio distorcido, as paredes, o ambiente, até o celular. Às vezes sinto que acontece quando foco, mas às vezes não. Tem relação com o óculos ou com o astigmatismo?

      1. Oi, Guilherme. Esses sintomas podem ser apenas o período de adaptação com óculos novo, que pode durar de 7 até 14 dias, mas pode demorar ainda mais em casos específicos (como nos casos de aumento de grau, grau alto, lentes multifocais ou grau mais alto de astigmatismo.). Por isso, caso os sintomas persistam após esse período, o ideal é que você procure o oftalmologista que prescreveu a receita do óculos para verificar se está tudo certo com as lentes e o grau do novo óculos.

        Temos um artigo completo aqui no Blog com dicas para se adaptar mais facilmente com o óculos de grau: https://lenscope.com.br/blog/o-que-voce-precisa-fazer-para-se-adaptar-com-oculos-novo/ Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  9. Wellington pinheiro

    Estou usando meus óculos com proteção de luz azul há 3 meses e apenas um olho foi detectado a necessidade do uso de grau na lente. Depois desse período de 3 meses comecei a sentir vertigem e um pouco de tontura uma vez na semana. Isso tem a ver com os óculos?

    1. Oi, Wellington. Esperamos que você esteja bem. Possivelmente esses sintomas não tenham relação com o período de adaptação com os óculos (varia entre 7 a 14 dias). O ideal é que você visite o seu oftalmo de confiança para verificar o que está acontecendo com a sua visão. Ele poderá te ajudar com precisão, esclarecer as suas dúvidas e prescrever o melhor tratamento.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  10. Damares Proença Marques

    Olá, Dra.! Comecei a usar meu óculos, tenho miopia e astigmatismo. Só que quando tiro meu óculos um pouco minha vista fica muito embaçada e desfoca tudo até de perto. Sendo que o óculos e para foca coisas de longe. Tudo fica mais perto vejo nítido, mais ao tirar não vejo bem.

    1. Oi, Damares. Tudo bem? 🙂
      Isso acontece porque o óculos só corrige a visão enquanto estiver sendo usado no rosto. Quando você retira os óculos é comum que enxergue desfocado e tenha dificuldades para enxergar com nitidez, pois esses são sintomas do seu problema de visão (miopia e astigmatismo), corrigidos com as lentes do óculos. Portanto, o ideal é que você sempre use o seu óculos para enxergar com clareza.

      Sempre que precisar, estamos aqui 😉

    1. Oi, Fernanda. O grau das lentes de contato é diferente do grau das lentes de óculos (por causa da distância que as lentes ficam dos olhos). Por se tratar de uma correção diferente, é normal que você tenha alguns sintomas do período de adaptação. Esse período costuma durar de 7 até 14 dias. Caso persistam, o ideal é que você retorne ao médico oftalmo que prescreveu a receita para verificar se está tudo certo com as lentes do óculos e o seu grau.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  11. Estou usando óculos para miopia e astigmatismo vai fazer uma semana. E minha visão ainda não melhorou em nada. Continuo não conseguindo ver letreiro do ônibus, essas coisas. Não dá diferença nenhuma estar com ou sem óculos.

    1. Oi, Camila. Esperamos que esteja bem.

      Esses sintomas podem ser apenas o período de adaptação, principalmente porque o seu grau aumentou consideravelmente. O período de adaptação com óculos novo pode durar de 7 até 14 dias, mas pode demorar ainda mais em casos específicos (grau alto, primeira vez usando óculos, por exemplo). Por isso, caso os sintomas persistam após esse período, o ideal é que você procure o oftalmologista que prescreveu a receita do óculos para verificar se está tudo certo com as lentes e o grau do novo óculos.

      Temos um artigo completo aqui no Blog com dicas para se adaptar mais facilmente com o óculos de grau: https://lenscope.com.br/blog/o-que-voce-precisa-fazer-para-se-adaptar-com-oculos-novo/ sempre que precisar, estamos aqui 😉

  12. Oi, tenho miopia alta e astigmatismo, estou usando óculos pela primeira vez. Quando coloquei os óculos, não consegui enxergar as letras pequenas. Quando tiro, consigo enxergar as letras pequenas (apenas quando está perto) e também tenho tontura ao tirá-los, isso é normal?

  13. Estou usando há 3 dias, horrível pra dirigir. Não estou podendo dirigir, tudo distorcido e muito estranho. Embora, graças a Deus, não sinto nada e enxergo bem. Espero que nesses 14 dias fique tudo bem, obrigada pela explicação, isso nos ajuda muito. Uma boa tarde.

  14. Boa noite! Fui ao oftalmologista, ele me receitou usar óculos pra perto e pra longe. Nunca tive problema para enxergar de longe. Só usava óculos pra perto. Fiz os óculos, só que não estou enxergando nada de perto. Inverteu a situação. É normal isso?

    1. Olá, Maria. Tudo bem? É possível que os sintomas aos quais você está se referindo estejam relacionados à adaptação com o óculos. Normalmente o período de adaptação com lentes multifocais (progressivas) leva de 7 a 15 dias, podendo estender para mais, isso porque é necessário acostumar com a transição de grau que acontece em cada campo da lente.
      Ao longo desse período, é para você começar a sentir a diminuição da intensidade de alguns sintomas típicos da adaptação com o óculos multifocal.
      Se após esse período, você ainda não conseguir se adaptar com o óculos, leve o óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com o seu grau e com as medidas do óculos.

      Esperamos ter ajudado. 🙂

  15. Oi, tudo bem? Eu usava óculos há uns dois anos e descobri que tenho ceratocone, não me lembro qual que era a minha receita do óculos antigo, só sei que o olho direito era -2,75 agora uso -0,75 no esquerdo e -3,50 no direito, porém faz três dias que estou usando esse grau e está bem ruim para enxergar de longe, acabo até força um pouco a vista pra poder enxergar, isso é normal? E detalhe acabei ficando 7 sem óculos, pois estava sem até fazer o meu novo.

    1. Olá, Maycon. Tudo bem? Seus sintomas são típicos de quem está começando a usar óculos novos. Recomendamos que você use ele o máximo de tempo possível, pois assim você acostuma seu cérebro com sua nova maneira de enxergar.
      Tente não ficar tirando e colocando o óculos toda vez que sentir qualquer sintoma como esse que nos contou, pois pode dificultar o seu processo de adaptação.
      Por isso, use-o o máximo de tempo possível e, mesmo se você ainda não se acostumar, volte ao oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando para que ele possa ver se está tudo certo com você e sua visão. Esperamos ter ajudado. 🙂

  16. Eu sempre usei lentes de contato e agora fiz um óculos, mas a minha visão de longe ainda não esta nítida, isso é normal devido ao costume ?

    1. Olá, Rafael. Tudo bem? Pode ficar tranquilo 🙂 Você está no período de adaptação com seu óculos novo. Esse período costuma durar entre até 14 dias, então tente passar a maior parte do seu tempo usando seu óculos novo.
      Apesar de você fazer o uso intercalado com as lentes de contato, ainda sim você vai sentir essa diferença entre quando mudar de óculos para lente, isso porque o óculos, é projetado para uso a uma certa distância dos olhos, cerca de 12 milímetros. Já no caso das lentes, essa distância não existe, elas estão em contato direto com os olhos.
      Com isso, você prolonga o tempo de adaptação, uma vez que faz o uso intercalado. Tente nas primeiras semanas apenas fazer o uso do óculos e, aos poucos, você vai voltando com a lente e intercalando com o uso. 😉

      Esperamos ter lhe ajudado! Qualquer coisa, estamos aqui! 😀

  17. Uso óculos já fazem três meses e ainda sinto tontura e enjoo. São aquelas lentes que quando sai no sol ficam escuras, não consigo me acostumar. Será que tem algo de errado?

    1. Olá, Tiago. Tudo bem? Como você já passou do período de adaptação com o óculos, o ideal é que procure por um oftalmologista da sua confiança para ter certeza que o grau está certo.
      Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *