Quem inventou o óculos? Veja a história completa

quem inventou o óculos
  • por
4.2
(32)

Quem inventou o óculos: O óculos de grau foi inventado no Iraque. Inclusive, trata-se de uma história muito curiosa que vamos te contar hoje aqui em nosso blog.

Quem inventou o óculos?

O óculos de grau é uma invenção bem antiga!

Vários historiadores encontraram no Iraque, nas ruínas de uma antiga cidade chamada Nínive, pedras translúcidas e arredondadas que eram usadas para ampliar textos e facilitar a leitura.

Essas pedras foram usadas como as primeiras lentes de óculos conhecidas na história.

Aliás, as primeiras lentes funcionavam como lupas e não eram usadas da forma como hoje estamos acostumados a ver. Ou seja, encaixadas na armação do óculos e apoiadas em nosso nariz e orelhas.

E fique sabendo que o acessório se tornou popular entre famosos imperadores também, como Nero, o imperador romano que usava lentes de esmeraldas em um anel no dedão, por volta de 54 d.C.

Agora, o óculos de grau como conhecemos hoje – que fica apoiado no nariz – veio a ser usado dessa forma somente em 1290, na Itália, quando artesãos da cidade de Pisa criaram a nova maneira de usar o acessório.

Há ainda outros grupos que deixaram o acessório popular, como os religiosos da Igreja Católica que usavam muito os óculos para leitura de textos sagrados.

Depois, em 1730, uma outra revolução na forma como o óculos era usada aconteceu na Inglaterra.

Lá, as primeiras hastes foram criadas por Edward Scarlett, um oculista que ficou responsável por criar essa peça e aperfeiçoar o óculos para o rei Jorge II da Inglaterra.

Após esse grande feito, avançamos um pouco até, por fim, chegar no século XIX, quando os óculos realmente caíram no gosto popular e se tornaram objetos indispensáveis para os que precisam enxergar bem ou fazer leituras de materiais escritos.

Agora, se a gente pensar no Brasil, quem inventou o óculos para nós brasileiros foram os portugueses. Afinal, eles foram os responsáveis por trazerem o acessório no século XVI.

Os primeiros óculos de sol

Foi também graças ao imperador Nero que os óculos de sol foram usados pela primeira vez.

Isso porque, segundo estudos, o imperador usava lentes de vidro coloridas em frente aos olhos para proteger a visão, durante suas apresentações nas arenas romanas.

E ainda sobre os óculos escuros, foram os franceses, no século XIV, os responsáveis por deixarem o acessório mais leve e confortável para uso, além de passar a usar ele apoiado no nariz.

Viu só como um objeto que hoje é tão conhecido e usado carrega uma história fantástica e cheia de mudanças ao longo do tempo?

Mas, agora, vamos falar sobre os óculos de atualmente. Olha só:

O óculos de grau dos dias de hoje

O óculos passou por várias transformações sobre a forma como é usado.

Atualmente, nossos óculos são compostos de lentes indicadas para tratar o nosso problema de visão. E são encaixadas em armações dos mais diferentes tipos.

Mas nem sempre foi assim. O óculos já foi usado até mesmo sem as hastes, tendo apenas as lentes apoiadas no nariz.

Com o passar do tempo, e graças ao oculista Edward Scarlett, é que o óculos ganhou as hastes. Ou se quiser chamar de perninhas também pode.

Esse oculista criou hastes para serem apoiadas nas têmporas e não ainda nas orelhas.

Só no século XIX que o óculos passa a ser usado da mesma maneira como usamos hoje em dia.

Nos dias atuais, existem  lentes  de extrema qualidade e fabricadas com materiais que conferem resistência e durabilidade prolongada aos nossos óculos. 

Inclusive, até as armações são fabricadas com materiais resistentes contra riscos. 

Muitas mudanças aconteceram até o óculos, finalmente, estar do jeito como estamos habituados a ver nas óticas. Além dos preços terem tornado mais acessíveis  também.

No entanto, tem uma coisa que nunca mudou. A necessidade de se consultar com o profissional responsável para fazer o exame de vista. 

É somente com o exame de vista que é possível descobrir se há a necessidade de usar o óculos de grau.

É apenas o profissional da área que pode prescrever as lentes mais indicadas para tratar o seu problema de visão.

Por isso, a Lenscope quer reforçar para você não deixar de renovar a receita de seu óculos, porque ela tem validade.

A Lenscope a história do óculos de grau

Nós da Lenscope somos um serviço pioneiro no Brasil de venda de lentes para óculos pela internet.

Usando a tecnologia ao seu favor, somos capazes de eliminar uma série de intermediários entre você e as lentes para óculos.

Com isso, você tem acesso a lentes de qualidade, por um preço muito mais justo!

É tendo o propósito bem claro de criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza.

Um par de olhos de cada vez, é que acreditamos que estamos criando uma nova página na história do óculos de grau.

E esperamos poder te ajudar com clareza em breve, sem que você precise sair de casa ou precise pagar uma fortuna para ter lentes de qualidade e que ofereçam todos os tratamentos e proteções que você precisa.

Como é fazer óculos na Lenscope?

Para fazer as lentes do seu óculos com a gente, é bem simples. 

Vcê só precisa escolher as lentes de acordo com o seu grau e enviar uma foto da sua receita de óculos. E depois, enviar sua  armação pra gente.

Nós, então, colocamos as lentes na sua armação e devolvemos seu óculos pronto na sua casa.

Ou seja, você nem precisa sair de casa pra ficar indo e voltando para buscar seu óculos pronto. 

Saiba mais sobre como funciona todo o nosso processo de compra para a sua região.

E escolher as lentes para o grau também é muito fácil com a gente. Pois, nós reunimos tudo o que você precisa na sua lente de óculos em uma única opção.

Assim, você tem muito mais autonomia para saber o que realmente precisa e economizar ainda mais. 

Nossas opções de lentes incluem os tratamentos de antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV.

Inclusive, somos a primeira marca a oferecer até 100 dias para você experimentar das nossas lentes e decidir se gostou mesmo.

Se não gostar, sem problemas. Nós devolvemos seu dinheiro.

Você sabia quem inventou o óculos?

Agora você sabe quem inventou o óculos e viu como esse acessório mudou ao longo do tempo.

Além disso, viu que as lentes de óculos passaram também por uma grande mudança. No começo dos tempos, no Iraque, eram utilizadas pedras translúcidas para leitura de textos.

Hoje precisamos agradecer as tantas mudanças que o óculos de grau passou. Afinal, hoje ele é indispensável para tratar vários problemas de visão.

Inclusive, por preços mais justos e de estilos muito diversificados.

Agora queremos conversa com você.

Conta pra gente aqui nos comentários se você já sabia quem inventou o óculos. Além das mudanças que o acessório teve até finalmente ser da forma como conhecemos.

E se tiver alguma dúvida, é só nos escrever aqui nos comentários também.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

7 comentários em “Quem inventou o óculos? Veja a história completa”

  1. Interessante. Não conhecia a história da invenção do óculos. Bem esclarecedor. A metodologia de trabalho Lenscope segue uma tendência muito aplaudível, prática e funcional para o cliente.

    1. Oi, Lêirico. Ficamos muito felizes que o nosso conteúdo tenha sido útil para você 🙂 nosso propósito é tornar informação sobre saúde visual cada vez mais acessível, assim como lentes de qualidade por um preço muito mais justo.

      Conte sempre com a gente 🙂 <3

    1. Beleza gostei muito de saber da história dos óculos, muito bom. Parabéns por guardar essa história para a humanidade futura, para que todo ser humano procure ser a continuação dos antigos inventores valeu, muito obrigado…

  2. Espetacular a explicação sobre os óculos. Muito interessante saber que começou através de pedras (Iraque ) e que através delas podia enxergar melhor. Imagina Nero com as pedras coloridas, muito curioso. Obrigada pela explicação.

  3. Não explica. Apenas enrola. Carece e muito saber quando popularmente os óculos foram ofertados a população. Como eram os testes para saber os diferentes graus e formas. O texto só incita palavras vagas com temporalidade difusa. Vou procurar outra fonte pois essa dúvida aqui não foi respondida. Feita apenas para introjetar propaganda.

    1. Olá, Felipe. Tudo bem? Conforme consta no artigo, inicialmente foram historiadores que começaram a utilizar lentes de óculos, anos mais tarde foram os artesãos que criaram o modelo de óculos que conhecemos hoje em dia, que ficam apoiados no nariz. Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *