Quem tem astigmatismo precisa usar óculos sempre?

Quem tem astigmatismo precisa usar óculos sempre?
  • por
4.8
(17)

Hoje vamos falar sobre um problema muito comum, mas que ainda desperta muitas dúvidas. O astigmatismo, que nada mais é que um erro refrativo em nossa córnea, atinge grande parte da população, geralmente desde o nascimento. Aqui neste artigo, explicaremos porque nem sempre é necessário usar óculos para astigmatismo. 

A princípio, o grau do astigmatismo é o que determina se você precisa usar óculos ou não. Então, nos acompanhe nesta leitura e descubra quando será necessário usar óculos para astigmatismo e, caso precise, quais as melhores opções. 

Afinal, quem tem astigmatismo precisa usar óculos sempre?

Nem todo mundo que tem astigmatismo vai precisar usar óculos. Isso porque, a necessidade do óculos vai depender do resultado do exame de acuidade visual, feito pelo oftalmologista.

Quando há grau leve de astigmatismo, que corresponde a até 2 graus, não é necessário usar óculos. Porém, a partir do grau moderado, entre 4 e 6 graus, já se pode discutir o uso de óculos para astigmatismo. Já acima desse grau o uso é indicado. Para isso, temos um artigo sobre óculos para astigmatismo aqui no portal. 

É possível ter um grau leve de astigmatismo e ter uma boa visão. No entanto, é bastante comum pessoas com astigmatismo apresentarem outros desvios de refração, como miopia, por exemplo. Em casos assim, seu médico oftalmologista pode receitar óculos com o grau indicado para corrigir o desvio que não seja do astigmatismo. Não se esqueça que somente o seu médico oftalmologista é quem pode definir se você precisará ou não usar óculos.

Portanto, fique atento. Se você notar que a sua visão está ficando um pouco embaçado, marque uma consulta com seu oftalmologista.

Durante o exame, seu médico pode mostrar quanto sua visão pode melhorar com o uso do óculos para astigmatismo. Mesmo que você não ache essencial, pode se surpreender com a sensível melhora na qualidade da visão que o óculos pode proporcionar. 

Como saber se é necessário usar óculos para astigmatismo

Uma vez que seu exame de acuidade acusou o desvio refrativo característico do astigmatismo, a qualidade da sua própria visão será um  dos fatores determinantes para saber se será necessário usar óculos para corrigir esse erro.

Alguns sintomas também podem afetar quem tem astigmatismo. Como, por exemplo: 

  • visão dupla;
  • visão desfocada, confundindo letras semelhantes, como H, N ou M;
  • dificuldade para enxergar à noite;
  • cansaço extremo durante a leitura;
  • dor de cabeça causada por fadiga ocular;
  •  lacrimejamento quando tenta enxergar à noite;
  • tensão nos olhos;
  • sensibilidade excessiva à luz (fotofobia).

Deste modo, basicamente se você percebe sua visão interferindo negativamente no seu dia a dia, você deve considerar o uso de óculos. Então não perca tempo, um oftalmologista ou optometrista pode verificar a saúde dos seus olhos ao realizar um teste de visão para determinar se pode se beneficiar de óculos para astigmatismo. 

Já sabe como adquirir óculos para astigmatismo?

Afinal, depois dessa breve leitura, já está mais fácil decidir sobre qual direção tomar para ter uma visão melhor, não é? Ressaltamos aqui a importância de visitar seu oftalmologista regularmente para realizar um exame completo da visão para ter em mãos a receita com o grau correto do seu próximo óculos.

Aqui na Lenscope, oferecemos aos nossos clientes as lentes de policarbonato com índice de refração 1.59 indicadas para baixo grau. As Lentes Lenscope Poli 1.59 são 10% mais leves e 30% mais resistentes, além de serem até 30% mais finas que as lentes comuns de acrílico. E ainda, além das Lentes Lenscope Poli 1.59, todas as nossas lentes passam pelos seguintes tratamentos sem custo adicional, com qualidade e preço justo:

  • Antirrisco: atua como uma série de camadas contra pequenos riscos e aderência de poeira e demais sujeiras. 
  • Proteção UVA e UVB: protegem seus olhos te ajudando a prevenir uma série de doenças oculares graves, como catarata e degeneração macular.
  • Antirreflexo: essa tecnologia atua como uma barreira para os reflexos indesejados que dificultam a sua a visão em momentos como dirigir a noite, por exemplo, proporcionando mais segurança.

Nós da Lenscope temos o compromisso de democratizar o acesso a óculos de grau de qualidade e ainda, facilitar o processo de compra, através da venda de lentes pela internet. Portanto, se estiver procurando óculos com tecnologia inovadora a um preço justo, faça um orçamento conosco e se surpreenda com a facilidade e com os resultados.

Fazer orçamento online.

Quem tem astigmatismo precisa usar óculos sempre? - orçamento

Finalmente, convidamos você, leitor, a assinar nossa newsletter e acompanhar as novidades sobre a saúde dos seus olhos.

Fontes:

 All About Vision

Healthline

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

7 comentários em “Quem tem astigmatismo precisa usar óculos sempre?”

  1. Gostaria de saber se e necessário eu usar óculos, meu exame deu
    OD Esf Pl Cil 0-75 eixo 170°
    Esf Pl Cil 0-50 eixo 170°
    P longe com fotocrotomatica

    1. Olá, Carla. Tudo bem? De acordo com a sua receita, você tem no olho direito -0,75 graus de astigmatismo. E no olho esquerdo: -0,50 graus de astigmatismo. O eixo se refere a orientação do astigmatismo no seu olho. A sigla PL significa que você não tem grau na coluna onde consta esta informação.
      As lentes fotocromáticas escurecem e clareiam conforme a luminosidade do sol, oferecendo mais conforto e proteção em todos os ambientes.
      Sim, Carla, se existe a prescrição, é por que é necessário que você utilize óculos. Pois ela segue as recomendações que o seu oftalmo fez para você.
      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59 Fotocroma, e ainda damos dicas e orientações personalizadas para você ter a melhor versão do seu óculos. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau é só acessar o link: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-fotocroma
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

  2. VANESSA KUNZENDORFF AURELIANO

    Eu possuo 2 graus em cada olho e preciso de oculos no dia a dia. Mesmo assim, a noite, sinto dificuldade pra dirigir devido o excesso de luzes. Uso oculos desde os 16 anos e tenho quase 31, sempre senti dificuldades.

  3. Olá, fiz a tomografia do olho e fui diagnosticada com “olho preguiçoso” tenho 4,50 OE eixo 180graus e 0,50OD eixo 160, mesmo com oculos não consigo enxergar com clareza e tenho dores de cabeça, e no próprio olho, fique preocupada essa semana, porque tive muitaaas dores no olho e visao cansada. Posso me considerar visão monocular ?

    1. Olá, Dgene. Tudo bem? A visão monocular é a cegueira de um dos olhos, ou seja, quando há apenas 20% ou menos de deficiência visual em um olho. Quem tem essa condição, tem o campo de visão mais limitado do que quem tem a visão binocular (que enxerga com os dois olhos e tem maior percepção de profundidade de campo). Para saber se você tem visão monocular, o ideal é que consulte com um oftalmo de sua confiança, ele é o profissional adequado para diagnosticá-la. Esperamos ter ajudado. 🙂

  4. João Emilio Schweitzer

    Olá, tudo bem? Meu problema é o seguinte: uso lentes Zeiss há 90 dias.No olho esquerdo tenho astigmatismo, e no outro não foi reconhecido pelos oftalmologista nenhum problema a não ser, a correção de grau. Meu problema é que os focos perfeitos de ambos os olhos estão em locais diferentes nas lentes, tanto para perto, quanto para longe. Ou seja, quando focalizo um objeto com os dois olhos abertos, sinto um desfoco no olho direito, e quando o queixo fica para cima encontro o foco perfeito. Por isto digo que os dois olhos estão com o foco desalinhados, mas o olho esquerdo me parece estar correto e o direito está desalinhado em relação ao esquerdo. O que pode ser isto? Obrigado.

    1. Olá, João. Tudo bem?
      Como você não se acostumou com o uso dos óculos e os sintomas incômodos da adaptação persistem, volte ao seu oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando. Assim, ele pode fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo na confecção do seu óculos.
      Esperamos ter ajudado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *