Quem tem ceratocone pode dirigir

Quem tem ceratocone pode dirigir? Entenda aqui

4.2
(5)

Quem tem ceratocone pode dirigir? Apesar de o ceratocone atrapalhar quase tudo que você faz, desde ler uma etiqueta de preços, contar dinheiro, ler no celular etc., na maioria dos casos a pessoa com ceratocone consegue dirigir, contando que use os óculos certos.

 Contudo, há casos em que a pessoa com ceratocone não consegue dirigir com segurança, especialmente à noite. Ou seja, dirigir com  ceratocone é uma questão que deve ser analisada com calma. 

Por isso, neste artigo vamos mostrar quais são as dificuldades de dirigir com ceratocone e porque esta condição é a que mais causa acidentes de trânsito entre os jovens.

Então, continue lendo para saber mais e descubra como conseguir óculos mais finos para ceratocone!

O que é ceratocone?

Ceratocone é uma doença ocular progressiva que faz com que a córnea – a membrana transparente que cobre a pupila e o cristalino do seu olho – enfraqueça e desfigure. 

Em vez de sua forma normal, lisa e redonda, a córnea com ceratocone fica em forma de um cone ou irregular, tornando muito difícil enxergar claramente. 

Neste caso, a luz que entra no olhos passa por essa córnea de formato de cone e isso faz com que a luz fique distorcida. Os casos mais graves de ceratocone resultam em córneas de formato mais estranho e visão ainda mais distorcida.

Os principais sintomas do ceratocone envolvem: 

  • Visão embaçada ou distorcida (para longe e/ou perto); 
  • Coceira nos olhos ;
  • Muita sensibilidade à luz/claridade; 
  • Visão dupla;
  • Ver círculos (halos) ao redor das luzes; 
  • Dores de cabeça.

Após o diagnóstico, os tratamentos mais comuns para esta condição são:

  • Óculos de grau; 
  • Lentes de contato; 
  • Cirurgia crosslinking; 
  • Transplante de córnea; 
  • Implante de anel na córnea (anel de ferrara).

Agora, veja a seguir quais são as dificuldades de dirigir com ceratocone!

Quais são as dificuldades de dirigir com ceratocone?

A visão é uma parte extremamente importante da direção. Você precisa enxergar para onde está indo, como está o tráfego, as placas de trânsito, os pedestres e muito mais. Portanto, se seus olhos não conseguem ver tudo o que é necessário no trânsito, certamente você terá problemas para dirigir. 

Muitos pacientes com ceratocone usam óculos, lentes de contato convencionais ou lentes de contato esclerais mal ajustadas para dirigir. Contudo, isso pode causar fadiga ocular.

Você saberá se está sofrendo de fadiga ocular se sentir algum dos sintomas a seguir:

  • Olhos doloridos;
  • Olhos ardentes ou com coceira;
  • Visão turva ou dupla;
  • Olhos marejados;
  • Olhos secos;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento da sensibilidade à luz.

Assim, qualquer um desses sintomas pode fazer com que você não esteja no seu melhor estado para dirigir, o que torna a direção perigosa para você. 

Ou seja, dirigir com ceratocone usando lentes de contato inadequadas é perigoso, principalmente à noite. Saiba mais a seguir!

Dirigir com ceratocone à noite

Se dirigir com ceratocone durante o dia é perigoso, imagina dirigir à noite? 

Muitos novos pacientes com ceratocone dizem que uma das maneiras mais significativas pelas quais o ceratocone afetou suas vidas é a incapacidade de dirigir à noite.

Eles podem ver bem durante o dia ao ponto de conseguir dirigir. Contudo, ao dirigir à noite com ceratocone, eles veem reflexos, fantasmas e outras “aberrações” em sua visão que tornam difícil dizer a diferença entre um farol real e um clarão que parece faróis. 

Luzes de rua, sinais de trânsito e luzes de edifícios, por exemplo, podem causar fantasmas e reflexos que tornam o discernimento de objetos físicos um desafio real e assustador. 

Continue lendo e veja porque a baixa visão é um fator de risco na direção!

Por que a baixa visão é fator de risco para acidentes?

Acidentes de trânsito são considerados um problema global. Contudo, a baixa visão contribui com o aumento desses acidentes. Apenas no Reino Unido, mais de 3 mil pessoas são vítimas de acidentes de trânsito, por ano, devido a motoristas com visão deficiente.

O Brasil não fica muito atrás. Apenas nos 5 primeiros meses deste ano, mais de 100 pessoas por dia foram vítimas de acidentes de trânsito, sendo o uso de óculos desatualizados um dos fatores que contribuem com estes números.

Contudo, entre os jovens o ceratocone é a doença que mais causa acidentes de trânsito. Continue lendo para saber mais!

Por que o ceratocone é a doença que mais causa acidentes de trânsito entre jovens?

Segundo pesquisa realizada por Queiroz Neto, perito em medicina do trânsito e membro da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), 1 em cada 5 jovens com ceratocone têm dificuldades para dirigir, 1 em cada 8 tem dificuldade para conduzir à noite e o mesmo índice de jovens não consegue dirigir independente do horário. 

Dessa forma, o ceratocone é a doença que mais causa acidentes entre os jovens. Então, devido a esse problema, muitos não conseguem renovar a habilitação na hora de fazer o exame de vista do Detran.

Continue lendo para saber mais!

Exame de vista do Detran

No exame de vista do Detran, a visão central é avaliada tanto de perto, quanto de longe, pois é a visão central que nos permite enxergar os objetos em detalhes, como as placas de trânsito, semáforos e pedestres. Contudo, para isso são feitos diversos testes como o de mobilidade ocular, acuidade visual, campo visual, fundo de olho, visão cromática e visão estereoscópica.

Mas, afinal, será que isso impede quem tem ceratocone de dirigir ou mesmo de renovar a CNH? Descubra a seguir!

Quem tem ceratocone pode dirigir? Até quando renovar a CNH?

Quem tem ceratocone pode ter dificuldades para dirigir, para tirar a primeira habilitação ou mesmo para renovar a CNH, pois a doença pode afetar seriamente a visão em ambos os olhos. Contudo, as exigências no tocante a avaliação oftalmológica foram suavizadas.

Mas, ainda, nas categorias A e B (para carros de passeio e motos ) a visão mínima exigida é de 66% para portadores de visão monocular e ao menos percepção luminosa no outro olho; ou 50% em cada olho. Já para outras categorias a exigência é maior. Isto mostra a dificuldade de quem tem ceratocone em conseguir dirigir.

Porém, hoje, com os novos desenhos e materiais das lentes de contato, os resultados são uma excelente reabilitação visual mesmo sem transplante de córnea. Dessa forma, na grande maioria dos casos, é possível contemplar as exigências legais para manter a sua CNH em dia.

Mas, ainda assim é necessário manter o acompanhamento do médico oftalmologista e manter os óculos sempre atualizados. Para isso, é necessário fazer exames e check ups anuais não apenas para o acompanhamento do ceratocone, mas também de outras doenças oculares.

Veja agora como ter óculos finos para ceratocone!

Como ter um óculos mais fino para ceratocone?

Quem tem ceratocone, tem dificuldades em conseguir um óculos mais fino. Pois, devido ao alto grau, geralmente são levados a usar óculos mais grossos. Porém, a Lenscope está aqui para ajudar todos a se sentirem bem com o óculos de grau, até mesmo quem tem grau alto.

Graças às Lentes Tokai 1.76, que são vendidas exclusivamente pela internet, na Lescope, a pessoa consegue ter um óculos mais fino e confortável, sem afetar a qualidade ou o grau. Pois, as Lentes Tokai são as lentes de resina mais finas do mundo e conseguem proporcionar óculos menos grossos, quando combinadas com a armação correta.

a qual armação é recomendada para o seu grau, em nosso site indicamos o tamanho da armação mais indicada para cada grau. Basta acessá-lo e preencher nosso formulário de acordo com a sua receita.

E lembre-se de fazer testes de visão com frequência. Dessa forma, você pode identificar com antecedência outras questões oculares. Para isso, desenvolvemos um teste de acuidade visual totalmente online e com tecnologia exclusiva, onde você consegue identificar doenças como a miopia e o astigmatismo, por exemplo, de forma simples e rápida.

Realizar o teste de visão totalmente online e gratuito

Quem tem ceratocone pode dirigir - teste de visão

E então, o que achou deste conteúdo? Diga pra gente nos comentários e aproveite para deixar sua dúvida, caso tenha ficado com alguma!

Fonte

Drbleonard

Keratoconusgb

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *