Quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo?

Quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo
  • por
4.1
(86)

É um mito dizer que quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo.  O grau pode aumentar independentemente do uso ou não dos óculos, ou seja, se usar ou não usar os óculos, não são eles os responsáveis pela mudança da refração ocular, segundo o oftalmologista Dr. Barella, do Instituto Penido Burnier em Campinas.

Inclusive, usar o óculos o tempo todo também não vai fazer o grau da sua miopia diminuir. 

Isso porque a função do óculos de grau e/ou da lente de contato são de corrigir as dificuldades que você sente ao enxergar de longe.

Então, se alguém lhe disser que seu grau de miopia pode aumentar se não usar óculos, você já sabe, é mentira.

A miopia é um problema de visão causado quando o globo ocular possui um formato mais alongado. Isso quer dizer que a imagem é formada antes da retina, quando o normal é na própria retina.

Com isso, os raios de luz são focados e absorvidos antes de chegar na retina, o que faz nossos olhos formarem imagens distorcidas e provoca a dificuldade de enxergar de longe.

Quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo

Preciso usar óculos?

O ideal é que se use óculos para minimizar os desconfortos provocados pela miopia.

Assim, você evita sentir dores de cabeça, ter visão embaçada, fadiga ocular e até mesmo sentir os olhos lacrimejarem por não usar óculos para corrigir sua miopia.

Quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo

E se você ficar muito tempo conectado ao celular, você pode estar desenvolvendo a falsa miopia.

A falsa miopia ocorre pelo uso excessivo do celular, devido a contração em excesso dos músculos dos olhos: ao tentar enxergar um objeto de perto, esses músculos se contraem para encontrar o foco. 

Ao concentrar a visão nas telas, piscamos com menos frequência. Consequentemente, os olhos não lubrificam o suficiente e por isso ficam secos e cansados. O resultado é ficar com a vista embaçada ao tentar enxergar de longe. 

Mas apesar dos sintomas serem parecidos com o da miopia, esse esforço dos olhos não irá evoluir para a doença.

Que tipo de lente você pode usar para o seu grau de miopia? 

As lentes de óculos para óculos são:

Considerações finais

Sabemos que encontrar a melhor opção de lentes para miopia nem sempre é fácil. Por isso, estamos aqui para te ajudar  a ter a melhor versão do seu óculos.

Aqui na Lenscope, você tem acesso a lentes superfinas para alto e baixo grau, com os tratamentos inclusos, sem que você pague a mais por isso.

Além disso, todas as lentes acompanham certificado de qualidade e contam com 1 ano de garantia. E para você ficar mais tranquilo, você pode provar nossas lentes por até 100 dias. Se não gostar, devolvemos seu dinheiro. Então, não espere mais. Conheça nossas lentes e tenha a melhor versão do seu companheiro de todas as horas. É só fazer um orçamento agora mesmo para saber mais.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 86

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

34 comentários em “Quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo?”

  1. Olá, tudo bem ? Esse ano eu precisei fazer o teste para usar óculos, é acabou que eu precisei usar óculos para miopia, grau baixo, 0,50 e 0,75, se nao me engano. Pra coisas de perto não sinto nenhuma dificuldade, porém, eu passo muito tempo no computador e estou começando a sentir fortes dores de cabeça, não só no computador. Quando fiz a consulta do óculos o profissional falou que não preciso usar o óculos direto (só quando for assistir TV). Será que preciso usar pra o computador também ?

    1. Olá, Allan! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário por aqui

      Como você utiliza frequentemente o computador no seu dia a dia, nós recomendamos que você escolha por lentes que possuem o filtro de luz azul.
      Vou te explicar como elas funcionam

      A luz azul violeta está muito presente nos aparelhos eletrônicos. O contato constante com esses aparelhos provoca alguns desconfortos nos olhos como o cansaço visual ou olhos ressecados. O objetivo da lente com filtro de luz azul é filtrar essa luz artificial presente, proporcionando melhor qualidade de visão permitindo que apenas a luz boa atinja seus olhos, bem como evitar os incômodos provocados por essa luz.
      Aqui na Lenscope, nós oferecemos esse tipo de lente com filtro de luz azul com as Lentes Lenscope Digital Comfort que podem ser feitas com ou sem grau

      As Lentes Lenscope Digital Comfort ajudam a filtrar a luz nociva aos olhos, permitindo que só a luz boa chegue a sua visão proporcionando mais conforto ao ficar conectado O diferencial da nossa lente é a cor do antirreflexo verde, cor característica das lentes para óculos que contam com esse tratamento.

      Conheça nossa lente com filtro de luz azul acessando https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort

      Se quiser, envie uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br Ficaremos felizes em poder te ajudar

  2. Olá! Primeiramente obrigada por compartilhar esse conhecimento conosco! Gostaria de saber se a falsa miopia o corro com os dois olhos ao mesmo tempo ou só em um também? No meu caso já fiz o exame e, é o mesmo caso da pessoa do cometário anterior, daí como também uso bastante o computador e dirijo, é importante mesmo usar um óculos pra auxiliar? E ao invés de apertar os olhos pra enxergar melhor, pode haver outro sintoma facial, como frangir a testa e nem se dar conta? E no caso pra ler livro impresso mesmo, tipo estudar, não precisa não é? Uma vez que o problema é o enxergar distante? Desde já, grata!!

    1. Olá, Carol!
      Muito obrigado por deixar um comentário aqui pra gente
      A falsa miopia pode acontecer nos dois olhos quando ficamos muito tempo usando as telas digitais. E franzir a testa é outro indício que você está forçando a sua vista para enxergar. Se o seu médico te receitou uso de óculos para dirigir, ler e mexer no computador, é importante seguir as instruções dele. Assim, você evita possíveis dores de cabeça e consegue enxergar bem em todas as distâncias.
      Como você citou que passa bastante tempo no computador, lentes com filtro de luz azul são indicadas para o seu caso. Vou deixar aqui o link para você saber mais sobre esse tipo de lente. https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort
      Se tiver mais alguma dúvida, não deixe de nos perguntar

  3. Sirlene Alves de carvalho

    Meu filho tem nove anos tem etguimatismo e miopia e uma cicatriz no fundo do olho ele enxergar melhor sem o óculos. Pois já levei trez vezes esse ano no aaftalmologística e ele continua do mesmo jeito

    1. Oi Sirlene, tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário

      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico
      . Converse com o profissional e explique as dificuldades que enfrenta ao utilizar óculos de grau, assim ele pode passar a melhor recomendação para o seu caso, assim você pode comprar aquilo mais adequado para sua necessidade
      Quando puder, agende uma consulta com o médico para que ele faça uma avaliação e prescreva o melhor tratamento para você.
      Sempre que precisar, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/!

  4. Bom dia me chamo conceição e tenho miopia e astigmatismo e será que posso viver sem óculos o tempo todo meus olhos só veve vermelho o tempo todo e será que isso e normal e dói muito

    1. Oi Conceição!
      Tudo bem?

      Obrigada por ler nosso artigo!

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar. Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar!

      Sempre que precisar, conte com a gente!

        1. Olá, Conceição. Tudo bem?
          Poxa, sabemos que deve ser chato isso… Nesse caso de sentir incômodo nos olhos, o mais indicado é procurar seu médico oftalmologista para entender o que tem causado esses sintomas.
          Sobre as lentes de seus óculos, você pode nos enviar seu grau para verificaremos se conseguimos te ajudar com as Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo. Você pode saber mas sobre elas nesse link: https://lenscope.com.br/lente-tokai
          Precisando, nós estamos à disposição 🙂

    1. Olá, Ronaldo!
      O mais indicado é que apenas um profissional de saúde após examinar seus olhos e avaliar suas necessidade receite o medicamento mais indicado para você

  5. Olá bom dia sou a joice aqui do Ceará e tenho miopia e problemas de claridade (nao sei o nome específico) uso óculos a mais de 14 anos
    Qro saber se preciso trocar de óculos todos os anos ou se posso passar mas de um ano com a mesma lente?

    1. Olá, Joice tudo bem?
      Caso o seu grau não tenha alterado e você não esteja sentido nenhum tipo de incômodo com seu óculos atual, não tem problema ficar com o mesmo óculos mais de um ano.
      Mas é sempre importante acompanhar o seu grau anualmente com um médico oftalmologista de confiança.
      E precisando de novas lentes para seu óculos, não deixe de falar com a gente em nosso site https://lenscope.com.br/

  6. Olá! Fui diagnosticado pelo oftalmologista com miopia, sendo 0,5 no olho direito e 0,25 no olho esquerdo. Admito que tenho o sintoma informado de falsa miopia também, pois pareço enxergar melhor ou pior dependendo de quanto tempo passo na frente de telas.

    Uma vez outra oftalmologista em consulta passada tinha me dito para tentar usar mais a visão de longe, para equilibrar com a visão de perto, até por conta dos meus hábitos de trabalho e estudo. Realmente, quando vou à praia ou passo mais tempo do lado de fora, percebo que minha visão melhora substancialmente, quase como se estivesse perfeita para objetos em geral. Embora a leitura à distância ainda esteja prejudicada. Por isso, acredito que devo sofrer dos dois males, a falsa miopia e um pouco da “verdadeira”, conforme diagnosticado.

    Como é a primeira vez que comprarei e usarei óculos de grau, me surgiram algumas dúvidas:

    1) Lembrando que os óculos são para longe, eu posso não usá-los para leitura, por exemplo? Ou seria recomendado usar o tempo todo já que as distâncias focais mudam o tempo inteiro? Posso usar o tempo todo, até para perto por simples conveniência?

    2) Considerando a resposta da primeira pergunta, faz sentido usar lentes com filtro de luz azul nos óculos para se enxergar de longe com fins de minimizar os efeitos maléficos de telas?

    Desde já agradeço pela atenção dispensada. Abraços.

    1. Oi, Gabriel. Tudo bem? Os óculos de grau são para corrigir seu grau de miopia. O ideal é que você os use o tempo inteiro, uma vez que te proporcionarão mais conforto visual e eliminarão os sintomas característicos da miopia. Por outro lado, você irá enxergar bem também sem os óculos em atividades onde o objetivo em foco está perto, como é o caso de leitura.

      O uso de lentes com filtro de luz azul, no seu caso, é muito benéfico, principalmente pelo diagnóstico de falsa miopia e seus hábitos de trabalho. O filtro de luz azul te proporcionará muito mais conforto e bem-estar, além de impedir que os raios nocivos das telas cheguem até seus olhos.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Digital Comfort. Para saber mais informações sobre elas basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort

      E se você tiver dúvidas, basta falar com a gente pelos nossos canais disponibilizados no final da página de lentes 🙂

    1. Oi, Hayanny. Tudo bem? Depende de fatores como: a orientação do seu oftalmologista, seu grau e como você se sente sem o óculos. Mas, de maneira geral, o ideal é que se use os óculos para minimizar os desconfortos provocados pelo problema de visão. Assim, você evita sentir dores de cabeça, ter visão embaçada, fadiga ocular e até mesmo sentir os olhos lacrimejarem por não usar os óculos.

  7. Kauã Henrique Gama Brandão

    Oi meu nome é Kauã e eu comecei a usar óculos hoje aos 14 anos (olho esquerdo – 0.75 e o direito 1.50) e queria saber se no começo é normal meu olho esquerdo ficar lacrimejando toda hora além de que meu nariz também fica entupido escorrendo

    1. Olá Kauã! Recomendamos que converse com seu médico sobre a coriza nasal e o olho lacrimejante, para entender qual a causa do problema e qual o melhor curso de tratamento.

      Sempre que precisar, estamos aqui! 🙂

  8. Boa tarde! O meu nome e Adriana, queria fazer uma pergunta: há pouco fui ao oftalmologista e ele indicou me óculos. Tenho 70 numa vista e 50 em outra. indicou me óculos de ver ao longe faz hoje 8 dias. Ainda não me adaptei e às vezes sinto tonturas. A minha questão é: posso usar os óculos o dia todo? As lentes são unifocais, mas vejo bem com eles fazem e confusão. Obrigado.

    1. Olá Adriana! O período de adaptação com óculos novos é de 7 a 10 dias. E pode ser mais demorado nos casos de óculos multifocal.

      Caso você não se acostume com o uso dos óculos e os sintomas incômodos da adaptação persistirem, volte ao seu oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando. Assim, ele pode fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo na confecção do seu óculos.

      Também temos um artigo completo aqui no Blog com dicas e orientações para melhor adaptação com lentes multifocais: https://lenscope.com.br/blog/oculos-multifocal-como-escolher-o-modelo-certo-para-o-seu-grau/

  9. Oi! Eu tenho miopia grau alto e astigmatismo. Eu não me sinto bem com meus óculos que são grossos. Será que tenho que usar o óculos o dia inteiro ou não?

    1. Olá Conceição! Para evitar uma lente grossa na sua lente de óculos, você deve escolher por lentes com alto índice de refração: quanto maior esse número, mais finas serão as lentes. Hoje a lente com maior índice de refração em resina são as Lentes Tokai 1.76. A resina é o melhor material para quem tem grau alto, pois proporcionará lentes mais finas, leves e super resistentes para o seu óculos. Assim, evitando qualquer dano ou queda que possa sofrer. Inclusive, com um óculos mais leve, você evita aquelas marquinhas indesejadas no nariz.

      Para um bom resultado do seu óculos dependerá bastante do seu grau e do tamanho do aro da armação que você escolher. Para quem usa alto grau, nós recomendamos armações de aro fechado, borda espessa e tamanho pequeno, porque a armação contorna toda lente não deixando a borda evidente.
      O fato de escolher armações menores é que uma característica de uma lente de miopia, por exemplo, é elas serem mais finas no centro e grossas nas laterais, então quando você escolhe uma armação menor, a chance do recorte ser mais centralizado na parte mais fina é melhor para um bom resultado 😀

      Além disso, o design das lentes para o seu grau de miopia e astigmatismo também influencia bastante no aspecto fundo de garrafa. Há basicamente dois tipos de lentes para óculos em relação ao design: lentes esféricas e lentes asféricas. As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado e quando utilizadas para graus elevados, contribuem bastante para o fundo de garrafa. Já as lentes do tipo asféricas possuem um design mais plano. Elas resultam em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas. Assim, elas reduzem bastante o aspecto fundo de garrafa e também resultando em lentes mais finas. As lentes Tokai 1.76 possuem design asférico 🙂

      As Lentes Tokai 1.76 são vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope, elas possuem um preço muito mais acessível: https://lenscope.com.br/lente-tokai
      No nosso site, também ajudamos você com a armação ideal para o seu grau, quais você deve evitar, comparação de preços de lentes no mercado óptico. Tudo para que você saiba antes de fazer a compra. É só preencher de acordo com sua receita de óculos que o resultado sai na hora: https://lenscope.com.br/prescricao

      Se ficar com alguma dúvida, estamos à disposição! 🙂

  10. Nicole Potrich da Silva

    Oi! Tudo bem? Tenho 19 anos e no olho direito tenho -0,75 / -1,0 e no esquerdo plano /-1,0. Queria saber se preciso usar óculos o tempo inteiro e se esse grau é muito forte. O doutor falou que minha mãe tem um caso raro de ter um olho que enxerga perto e um que enxerga longe, sendo assim um compensa o outro e ela não precisaria de óculos. Ao me examinar me disse que eu tinha o mesmo caso, mas me deu essa receita de óculos, você poderia me explicar porque será que ele fez isso?

    1. Oi, Nicole. Tudo bem?
      De acordo com as informações que compartilhou, você tem -1 grau de astigmatismo em ambos os olhos, com -0.75 graus de miopia no olho direito. E o seu grau é considerado baixo. Quanto ao uso do óculos: o ideal é que você use ele o tempo inteiro, uma vez que o astigmatismo causa dificuldade para enxergar, independente da distância. Além disso, o uso do óculos para a correção do seu grau fará você enxergará com mais nitidez, clareza e conforto.

      Quanto ao problema de visão da sua mãe, possivelmente é anisometria, que é quando uma pessoa tem grau de miopia em um olho (dificuldade para enxergar de longe); e hipermetropia no outro (dificuldade para enxergar de perto) ou ainda, diferença muito grande de grau de um olho para o outro. Pelas informações da sua receita, você não tem anisometria, mas o ideal é que você converse com o seu oftalmo, ele é o profissional capacitado para esclarecer as suas dúvidas. Também temos um artigo aqui no Blog sobre isso: https://lenscope.com.br/blog/anisometropia/

      Sempre que precisar, estamos aqui 😉

  11. PEDRO LUCAS DE SOUZA ABREU

    Bom dia! Me chamo Pedro Lucas, tenho um grau muito alto 9.0 em um olho e 9.5 em outro. Essa será minha primeira vez usando óculos. É viável meu óculos vir com todo esse grau? Ou é melhor vim com menos para eu me acostumar melhor?

    1. Oi, Pedro. Tudo bem?
      O seu óculos será feito a partir da receita prescrita pelo médico oftalmologista, com o grau que consta nela. O ideal é que você converse com o seu oftalmo, caso não consiga se adaptar aos óculos. Ele vai te orientar e propor uma solução com mais precisão. Além disso, o período de adaptação com o óculos de grau novo costuma durar de 7 até 14 dias e pode demorar ainda mais em casos como o seu, que possui alto grau e está usando óculos pela primeira vez. Caso os sintomas persistam após esse período, o ideal é que você procure o oftalmologista que prescreveu a receita do óculos para verificar se está tudo certo com as lentes e o grau do novo óculos. No entanto, existem algumas orientações que você pode seguir para que o processo de adaptação seja mais fácil: https://lenscope.com.br/blog/o-que-voce-precisa-fazer-para-se-adaptar-com-oculos-novo/

      Nós te atendemos com as Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo, ideais para alto grau. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau, é só acessar: https://lenscope.com.br/lente-tokai 😉

  12. Olá! Tenho: OD esférico -1,00 cilíndrico -0,75 eixo 162
    OE esférico piso cilíndrico -0,75 eixo 171
    Será a que preciso usar o meu óculos o tempo todo?

    1. Oi, Jéssica. Tudo bem?
      Pelas informações da sua receita você tem, no olho direito: -1 grau de miopia com -0.75 de astigmatismo. E no olho esquerdo apenas -0.75 graus de astigmatismo. Possivelmente “piso” seja plano, que é quando não há grau, nesse caso, esférico. O eixo se refere à orientação do astigmatismo no seu olho.

      Quanto ao uso do óculos, O ideal é que você os use o tempo inteiro, uma vez que te proporcionarão mais conforto visual e eliminarão os sintomas característicos da miopia e do astigmatismo. Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  13. Olá, se puder me ajudar agradeço!
    Então, meu grau de hipermetropia no od é + 6,25 e no oe é- 6,50 miopia, o oftalmologista disse que não poderia colocar o grau todo no óculos pois eu não conseguiria nem pôr o óculos,então ele colocou no receita…Esféricas: + 2,75 cilindricas- 1,25 od
    Esféricas Plano não tem grau cilindricas- 3,00 oe
    Ele não colocou na lente do óculos no olho esquerdo o grau para corrigir a miopia, oq deve fazer? Tem 2 dias usando o óculos e tenho dificuldade de enxergar de longe, oq deve ser?

  14. Oi, eu tenho miopia e quando uso o óculos que me foi receitado consigo ver bem a distância, mas os objetos que estão perto ficam mais pequenos do que o habitual. Isso é normal?

    1. Olá, Naza. Tudo bem? Possivelmente você está com estes sintomas devido ao seu período de adaptação com o óculos. Por isso, o ideal é que volte ao seu oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando. Assim, ele pode fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo na confecção do seu óculos.
      Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *