Quemose: o que é, causas, tratamentos e quando procurar um médico

quemose
  • por
4.3
(25)

A quemose é um tipo de inflamação ocular que ocorre quando o revestimento interno das pálpebras incha.

Porém, é possível prevenir essa condição tomando alguns cuidados simples. Por isso, preparamos este artigo mostrando os perigos da quemose para a saúde dos seus olhos, como é feito o diagnóstico e seus possíveis tratamentos. Inclusive os tratamentos caseiros.

Então, continue lendo para saber mais e descubra também quando você deve procurar um médico!

O que é quemose?

Frequentemente relacionada a alergias, o inchaço da conjuntiva é um sinal de que seu olho ficou irritado, gerando assim uma inflamação ocular conhecida como quemose da conjuntiva.

Contudo, às vezes uma infecção viral ou bacteriana também pode causar a quemose, mas ainda assim ela não é contagiosa. Ou seja, você não pode pegá-la de outra pessoa.

Veja a seguir as principais causas!

Quais são as causas para quemose?

A principal causa é a irritação ocular, principalmente aquelas causadas por alergias. Porém, a condição pode ocorrer por outros fatores como: 

  • Alergias sazonais ou reações alérgicas a animais de estimação; 
  • Pêlos de animais; 
  • Pólen;
  • Conjuntivite alérgica;
  • Angioedema (Esta é uma forma de reação alérgica em que a pele incha. Ao contrário da urticária – um inchaço na superfície da pele – na angioedema ocorre um inchaço do angioedema sob a pele); 
  • Infecções oculares, como conjuntivite viral ou bacteriana; 
  • Cirurgias oculares;
  • Como resultado de hipertireoidismo;
  • Esfregar os olhos muito ou com muita frequência;

Continue lendo e conheça os sintomas da quemose!

Quais são os sintomas da quemose?

Como, ao ocorrer quemose a membrana que reveste os olhos e as pálpebras acumula líquido, os sintomas podem incluir:

  • Olhos marejados;
  • Rasgo excessivo;
  • coceira;
  • Visão embaçada ou dupla;
  • Dificuldade para fechar os olhos completamente por causa do inchaço. 

Em casos de dor nos olhos ou sintomas de uma reação alérgica grave, é importante procurar um médico o quanto antes. Os sintomas de uma reação alérgica grave incluem:

  • Alterações na respiração ou na frequência cardíaca;
  • Respiração ofegante;
  • Inchaço dos lábios ou da língua.

Contudo, algumas pessoas não apresentam sintomas de quemose além de inflamação. Por isso, é importante saber diagnosticar a condição.

Veja a seguir como diagnosticar a quemose da conjuntiva!

Como diagnosticar quemose?

Na maioria das vezes, o oftalmologista pode diagnosticar quemose fazendo um exame físico do(s) olho(s) afetado(s). Por isso, é  recomendado procurar ajuda profissional.

Neste caso, o oftalmologista pode fazer perguntas sobre a duração e a gravidade dos seus sintomas. Ao responder, forneça informações detalhadas sobre seus sintomas e alergias. Isso ajudará seu médico a encontrar o melhor tratamento para o seu caso.

Mas, afinal, qual é a diferença entre a quemose e a conjuntivite? Descubra a seguir!

Quemose x conjuntivite, qual a diferença?

A conjuntivite, comumente conhecida como “olho rosa”, é uma inflamação ou infecção da conjuntiva. Ela pode ser causada por uma reação alérgica ou uma infecção bacteriana ou viral. 

Com relação à quemose, a diferença é mínima. Pois, tanto a conjuntivite quanto a quemose afetam a conjuntiva, que é a fina membrana que cobre a parte frontal do olho, e ambas compartilham algumas das mesmas causas. Porém, em suas definições, podemos encontrar uma leve diferença. Veja:

  • A conjuntivite refere-se à inflamação da conjuntiva;
  • A quemose refere-se ao inchaço(edema) da conjuntiva.

Dessa forma, você pode ser diagnosticado com conjuntivite e quemose ao mesmo tempo. Já que ambas as condições podem ter a mesma causa subjacente e podem afetar um ou ambos os olhos.

Descubra a seguir quais são os tratamentos!

Quais são os tratamentos para a quemose?

O tratamento para quemose consiste em reduzir a inflamação. Porém, como a intervenção pode depender da causa da sua quemose, separamos alguns possíveis tratamentos de acordo com suas respectivas causas:

  • Alergias: Se a quemose é causada por alergias, o médico pode recomendar anti-histamínicos. Esses medicamentos reduzem a reação do seu corpo aos alérgenos. Um alérgeno é uma substância que seu corpo considera prejudicial. Quando seu corpo encontra um alérgeno, como poeira ou pêlos de animais, ele produz histaminas para repelir o intruso percebido. Os anti-histamínicos podem ajudar a suprimir essa resposta imunológica e reduzir sintomas como irritação e inchaço;
  • Infecção bacteriana: Neste caso, o médico pode prescrever colírios medicamentosos para lubrificar seus olhos. Dependendo da gravidade de sua condição, você pode precisar de colírios de venda livre. Além disso, a infecção bacteriana é tratada com pomadas antibióticas ou colírios. Se você mostrar sintomas de uma infecção bacteriana, tome o curso completo da medicação. Isso impedirá a recorrência da infecção;
  • Infecção viral: A conjuntivite viral é outra causa potencial de quemose. No entanto, os antibióticos não tratam infecções virais. Neste caso, compressas frias e colírios lubrificantes costumam ser os melhores tratamentos para esse tipo de infecção.

Além disso, dependendo da causa, o médico pode prescrever antibióticos ou recomendar um remédio caseiro ou medicamento sem receita. Por isso, é importante consultar o oftalmologista se tiver sintomas de conjuntivite ou quemose. Afinal, ele fará o exame de vista adequado para descobrir a causa de sua quemose.

Tratamentos caseiros 

Como gerenciar o inchaço pode reduzir o desconforto e o impacto negativo em sua visão, aplicar compressas frias sobre os olhos pode aliviar o incômodo e a inflamação. 

Apesar deste ser o tratamento caseiro mais comum, é importante que seja feito mediante recomendação médica. Dessa forma, você vai ter certeza de que essa medida é indicada para a sua causa. Contudo, é possível ainda prevenir. Continue lendo para saber mais!

É possível prevenir quemose?

Em alguns casos, como após uma cirurgia ocular, a quemose pode não ser evitável. No entanto, se a quemose for causada por alergias, tomar medidas para evitá-las e controlar os sintomas pode reduzir o risco de episódios recorrentes de quemose. 

Então, se você quer prevenir essa condição, o recomendado é adquirir a prática da lavagem das mãos para evitar a propagação de bactérias. Além disso, você deve evitar tocar ou esfregar excessivamente os olhos, especialmente com as mãos sujas.

Apesar de muitas pessoas tratarem a quemose como algo irrelevante, ela tem suas questões com relação aos olhos. Veja a seguir!

Quemose pode ser perigosa para a saúde dos olhos?

De forma direta, a quemose normalmente não é perigosa ou séria. Porém, ela pode ser irritante e até frustrante se durar semanas ou caso se torne crônica. Em algumas situações, pode ser necessário consultar um oftalmologista para encontrar o tratamento de quemose adequado para você.

Nestes casos, fazer um exame e tratamento com um oftalmologista o mais rápido possível pode aumentar suas chances de se livrar da quemose rapidamente.

Saiba a seguir quando você deve procurar um médico!

Quando ver um médico?

Como são inúmeras as causas para quemose e, para completar, ela não pode ser diagnosticada em casa, é importante consultar seu oftalmologista se você tiver sintomas. 

Então, marque uma consulta imediatamente se os seus sintomas não desaparecerem ou se você tiver algum dos seguintes sinais, por exemplo:

  • Dor nos olhos;
  • Mudanças na visão;
  • Incapacidade de fechar os olhos devido ao inchaço;
  • Dificuldade ao respirar.

Então, o oftalmologista deverá lhe dar um diagnóstico e oferecer um tratamento para ajudá-lo a se recuperar da quemose o quanto antes.

Conhecia a quemose?

Agora que você já sabe que alergias são as principais causas para quemose, lembre-se que uma boa higiene é fundamental para prevenir muitos problemas de saúde. 

Além disso, manter bons hábitos de saúde como fazer exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação saudável também é fundamental, não apenas para a sua saúde geral, mas também para a saúde ocular.

Então, comece o quanto antes a cuidar do seu corpo e esteja atento aos sinais dos seus olhos. Pois, qualquer mudança no campo de visão pode ser sinal de alguma condição ocular. 

Por isso, é importante manter consultas regulares com um oftalmologista. Se necessário, você pode recorrer à telemedicina devido à pandemia. Além disso, fazer testes de visão com frequência também é indispensável para manter a sua saúde ocular em dia.

Pensando nisso, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de acuidade visual totalmente online e com uma tecnologia exclusiva para a sua comodidade e precisão. 

Ou seja, agora não há mais desculpa para você deixar a saúde dos seus olhos de lado, não é mesmo? Afinal, você pode testar seus olhos no conforto da sua casa e em apenas três passos simples.

quemose - teste de visão

Mas e então, você conhecia a quemose? O que você achou deste conteúdo? Diga pra gente nos comentários! Afinal, queremos saber sua opinião.

Fonte

Healthline

Allaboutvision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *