Receita de óculos vale por quanto tempo?

Receita de óculos vale por quanto tempo
  • por
4.1
(32)

Afinal, sua receita de óculos vale por quanto tempo? Ela tem o prazo de 6 meses a 1 ano a partir da data da consulta com seu oftalmologista.

Esse é o prazo de validade do seu exame com seu oftalmologista.

Entenda a importância desse período e de uma visita periódica ao seu oftalmologista a partir de agora.

Importância de ir ao oftalmologista

Estima-se que 2 a cada 3 casos de cegueira poderiam ser evitados com um diagnóstico precoce e tratamento correto para os seus olhos. Por isso, manter as consultas em dia com o seu oftalmologista é muito importante.

Além de um diagnóstico completo de sua visão, o médico é responsável por indicar possíveis tratamentos para que se corrija o mais cedo possível os problemas de visão que você pode desenvolver.

É recomendado manter a visita ao profissional, pelo menos, a cada 1 ano. Aliás, a sua receita normalmente já tem esse período de validade.

Receita de óculos vale por quanto tempo?

Por quanto tempo vale uma receita de óculos?

Muitas vezes as pessoas que usam óculos deixam para fazer uma nova receita apenas quando querem trocar seus óculos ou quando já sentem algum desconforto e decidem procurar um oftalmologista.

Mas, o que pouca gente sabe é que as receitas de óculos valem por um tempo médio de 6 meses a no máximo 1 ano.

Após esse tempo, uma nova consulta deve ser realizada, segundo o oftalmologista Gustavo Bonfadini do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ.

Durante a consulta, o médico leva em consideração suas necessidades para aquele momento. Então, ele prescreve na receita tudo de acordo com o que você precisa.

Com o tempo, esse diagnóstico pode não mais atender à sua realidade e aí uma série de problemas podem aparecer.

Podemos dizer esse é o período de 6 meses a 1 ano é a validade da sua receita e do seu óculos.

Por mais que o seu grau não tenha sofrido alteração, manter a visita periódica ao oftalmologista vai garantir que sua visão não sofreu nenhuma alteração.

Então, confira agora as consequências de não renovar sua receita uma vez por ano.

1- Dores de cabeça

Quando você usa o mesmo óculos por mais de 1 ano, existem grandes chances do seu grau mudar.

Quando sua receita não é atualizada, o grau antigo pode causar dor de cabeça causada pela dificuldade de enxergar claramente.

receita de óculos vale por quanto tempo

2- Cansaço na leitura

Se seu óculos já não está adequado para o seu grau, então quando você realiza uma simples leitura é necessário fazer esforço na tentativa de enxergar perfeitamente.

Logo, o que no início era normal, pode se tornar cansativo e difícil com seu óculos já fora da validade.

4- Condicionamento da visão

É difícil de acreditar, mas sua visão pode se acostumar com o grau errado.

Repare que quando você já não enxerga bem com um óculos, o primeiro impulso é mudar a posição dele. Por exemplo: afastar ou aproximar do rosto para tentar resolver o problema.

Esses atos podem fazer com que você tenha uma falsa impressão de enxergar bem, usando os óculos de forma errada.

Receita de óculos vale por quanto tempo

5 – Olhos irritados

Assim como os sinais que você pode não ligar diretamente ao seu óculos, existem os que claramente mostram um problema com a visão.

Usar o grau desatualizado pode fazer com seus olhos passem a ficar irritados, vermelhos e até mesmo lacrimejando demais.

Esses sinais são um alerta de que algo está errado com seu grau.  E diante disso, sua visão pode ser prejudicada.

Receita de óculos vale por quanto tempo

Irritação nos óculos

Como ler a receita de óculos?

Agora você sabe por quanto tempo sua receita tem validade, você pode descobrir como ler os detalhes da sua receita.

Afinal, tão importante quanto ter o grau correto é conseguir entendê-lo para realizar a compra de suas lentes de acordo com o que você realmente precisa e economizando muito mais.

Mas nós contamos um pouco disso para você. Para entender sua receita oftalmológica, você vai notar que ela possui de três ou quatro colunas.

Elas indicam: o grau esférico, o grau cilíndrico, o eixo e, em algumas receitas, a medida da DNP ou DP.

Saiba mais sobre as medidas da DNP e DP.

Receita de óculos vale por quanto tempo

Receita de miopia sem astigmatismo (cilíndrico)

 

Com essas colunas preenchidas, basta ler nosso artigo para entender tudo que aqueles sinais (+) ou (-) quer dizer, e também o que significa cada coluna preenchida de acordo com sua necessidade.

Então, dá uma conferida nesse artigo e conta pra gente se você conseguiu entender sua receita oftalmológica.

E lembre-se, mantenha uma visita frequente ao seu médico oftalmologista, o ideal é a cada 6 meses a 1 ano. Tudo vai depender se você já precisa usar óculos ou não!

Deixe sua dúvida ou sugestões nos comentários que já já respondemos!

receita de óculos vale por quanto tempo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

21 comentários em “Receita de óculos vale por quanto tempo?”

    1. Levei receita fora da validade (mais de 3 anos) e fiz óculos que não consigo usar. A ótica é responsável por te-la aceito?

      1. Oi, Leonardo. Tudo bem? Depende dos termos acordados com o estabelecimento. Geralmente, quando o cliente faz óculos com receita vencida, assina um termo de responsabilidade, dado que essa prática não é recomendada. Principalmente porque as receitas de óculos valem por um tempo médio de 6 meses a no máximo 1 ano e a sua receita extrapola esse prazo.

        O ideal é que você converse com o estabelecimento e verifique os termos de garantia e assistência para a sua compra.

      2. Oi, Leonardo. Tudo bem? Depende dos termos acordados com o estabelecimento. Geralmente, quando o cliente faz óculos com receita vencida, ele assume a responsabilidade, dado que essa prática não é recomendada. Principalmente porque as receitas de óculos valem por um tempo médio de 6 meses a no máximo 1 ano e a sua receita extrapola esse prazo.

        O ideal é que você converse com o estabelecimento e verifique os termos de garantia e assistência para a sua compra.

  1. meu óculos tem 1 ano estou sentindo dores e cabeça próximo do olhos e acho que meu grau deve aumentar não consigo ler direito com/sem o óculos oque acham?

    1. Oi, Ana! Tudo bem?

      Esses sintomas podem indicar que está na hora de procurar um oftalmo e fazer um novo exame oftalmológico.
      Caso ainda não tenha feito, nossa recomendação é procurar um profissional da saúde que realize esse tipo de exame em sua visão, assim uma nova prescrição será feita para corrigir esses sintomas que te incomodam

      Se precisar de ajuda para escolher um novo óculos, conte conosco também! 😀

  2. JANAINA APARECIDA JUDICA CARDOSO

    Olá, fiz um óculos tem 3 meses e não me adaptei, preciso da 2°via da receita original para o laboratório não cobrar a nova lente Tem três meses que passei em consulta. Sou obrigada a passar novamente para pegar a 2 via? A nova receita q Diaz agora é de outro oftalmo. Tem alguma lei sobre isto? Obgda.

    1. Olá, Janaina. Tudo bom?

      Você pode buscar um agendamento com o primeiro oftalmologista que você passou ou procurar leis sobre atendimento na sua região, pois existem municípios que aplicam leis diferentes qualquer dúvida, estamos por aqui.

  3. Ja uso óculos e fui ao oftalmologista a 1 mês novamente, mas estou sem dinheiro para comprar as lentes novas, quanto tempo posso esperar? O oftalmologista disse que até final do ano é muito tempo…

    1. Olá, Felipe! Tudo bem?

      O ideal é manter sua receita atualizada, no mínimo, por seis meses, pois caso sofra alguma variação, o médico pode identificar e informar na consulta mais recente
      Então, pouco tempo antes de fazer seu óculos, realize uma nova consulta para ter certeza do seu grau 😉 E se precisar de ajuda, pode sempre contar conosco!!

    1. Oi, Paulo! Tudo bem?

      Muito obrigada por deixar seu comentário

      O eixo na receita de óculos significa a localização de onde está o astigmatismo em sua visão. Essa posição varia entre 0 a 180 graus
      Em relação ao deslocamento de retina, é muito importante você conversar com o médico profissional para que ele possa te ajudar e te passar as melhores orientações para o seu caso. Assim, você pode seguir o melhor tratamento prescrito por ele.

      Caso precise usar óculos, te convido a conhecer a Lenscope em https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Andréia! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário por aqui

      A receita de óculos têm validade entre o período de 6 meses a 1 ano. Mas, se você está sentindo algum desconforto, o ideal é fazer o retorno ao oftalmo para que ele possa checar se está tudo certo com sua visão e se você vai precisar de uma nova receita. Nós recomendamos que você faça as lentes do seu óculos com a receita mais atualizada possível
      O que acha de enviar uma foto da sua receita de óculos para nós em ajuda@lenscope.com.br? Nós ficaremos muito contentes em poder te ajudar indicando as lentes mais recomendadas para o seu grau Ah, e se quiser saber mais sobre a Lenscope é só acessar: https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Evandra! Tudo bom?

      Muito obrigada pelo seu comentário! Ficamos contentes que nosso conteúdo tenha lhe ajudado e sido esclarecedor

      Você pode fazer todo processo de compra do óculos e lente com a gente! Nós atendemos pelo nosso site https://lenscope.com.br/ assim conseguimos atender toda região do Brasil.
      Todas as nossas lentes são vendidas pela internet exclusivamente em nosso site.
      Você pode fazer seu óculos de grau completo (armação + lente) ou comprar somente as lentes do seu óculos, caso já tenha o modelo de armação escolhido.
      Além disso, você tem conforto, comodidade e segurança na hora de fazer as lentes do seu óculos sem precisar sair da sua casa

      Para quem tem até 4 graus, oferecemos nossa Lente Lenscope Poli 1.59. Com o material de policarbonato, mais indicado para quem possui essa faixa de grau: https://lenscope.com.br/lente-lenscope disponíveis na versões incolores, filtro de luz azul, fotossensível e escuras.

      Já para quem tem mais de 4 graus, temos as Lentes Tokai 1.76, que são as lentes de resina mais finas do mundo e vendidas de maneira exclusiva pela internet através do nosso site: https://lenscope.com.br/lente-tokai também nas versões incolores, fotossensível e escuras.

      Quanto ao exame oftalmológico, procure alguma clínica que esteja realizando consultas gratuitas ou mais acessíveis em seus preços e nos envie a foto da receita de óculos assim que tiver os resultados que podemos te ajudar! Mande para ajuda@lenscope.com.br

      Sempre que precisar, estamos à disposição!

    1. Oi, Jesse! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário por aqui 😀 Ficamos muito contentes de saber que nosso conteúdo tenha te ajudado! Continue acompanhando o blog da Lenscope
      Para conhecer mais sobre nós é só acessar https://lenscope.com.br/ Sempre que precisar, estamos aqui!

  4. Olá, fiz exame para ver com quantos graus estou na semana passada, tem problema eu fazer outro mesmo que só tenha se passado 7 dias desde que eu fiz o último? (pois o óculos continua me incomodando e esse outro exame é para conferir se o o médico acertou no último exame ou se vai dar outro grau)

    1. Olá Victor Hugo, tudo bem?
      Pode ficar tranquilo, não tem problema! Nós recomendados que você volte ao médico que prescreveu a sua receita de óculos. Assim, ele pode verificar seu grau e sua receita para ver se está tudo certo!
      Sempre que precisar, é só contar com a gente 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *