Receita de óculos vale por quanto tempo

Receita de óculos vale por quanto tempo?

Afinal, sua receita de óculos vale por quanto tempo? Ela tem o prazo de 6 meses a 1 ano a partir da data da consulta com seu oftalmologista.

Esse é o prazo de validade do seu exame com seu oftalmologista.

Entenda a importância desse período e de uma visita periódica ao seu oftalmologista a partir de agora.

Importância de ir ao oftalmologista

Estima-se que 2 a cada 3 casos de cegueira poderiam ser evitados com um diagnóstico precoce e tratamento correto para os seus olhos. Por isso, manter as consultas em dia com o seu oftalmologista é muito importante.

Além de um diagnóstico completo de sua visão, o médico é responsável por indicar possíveis tratamentos para que se corrija o mais cedo possível os problemas de visão que você pode desenvolver.

É recomendado manter a visita ao profissional, pelo menos, a cada 1 ano. Aliás, a sua receita normalmente já tem esse período de validade.

Receita de óculos vale por quanto tempo?

Por quanto tempo vale uma receita de óculos?

Muitas vezes as pessoas que usam óculos deixam para fazer uma nova receita apenas quando querem trocar seus óculos ou quando já sentem algum desconforto e decidem procurar um oftalmologista.

Mas, o que pouca gente sabe é que as receitas de óculos valem por um tempo médio de 6 meses a no máximo 1 ano. Após esse tempo, uma nova consulta deve ser realizada, segundo o oftalmologista Gustavo Bonfadini do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ.

Durante a consulta, o médico leva em consideração suas necessidades para aquele momento. Então, ele prescreve na receita tudo de acordo com o que você precisa.

Com o tempo, esse diagnóstico pode não mais atender à sua realidade e aí uma série de problemas podem aparecer.

Podemos dizer esse é o período de 6 meses a 1 ano é a validade da sua receita e do seu óculos. Por mais que o seu grau não tenha sofrido alteração, manter a visita periódica ao oftalmologista vai garantir que sua visão não sofreu nenhuma alteração.

Então, confira agora as consequências de não renovar sua receita uma vez por ano.

1- Dores de cabeça

Quando você usa o mesmo óculos por mais de 1 ano, existem grandes chances do seu grau mudar. Quando sua receita não é atualizada, o grau antigo pode causar dor de cabeça causada pela dificuldade de enxergar claramente.

receita de óculos vale por quanto tempo

2- Cansaço na leitura

Se seu óculos já não está adequado para o seu grau, então quando você realiza uma simples leitura é necessário fazer esforço na tentativa de enxergar perfeitamente. Logo, o que no início era normal, pode se tornar cansativo e difícil com seu óculos já fora da validade.

receita de óculos vale por quanto tempo
Cansaço da vista com leituras

4- Condicionamento da visão

É difícil de acreditar, mas sua visão pode se acostumar com o grau errado.

Repare que quando você já não enxerga bem com um óculos, o primeiro impulso é mudar a posição dele. Por exemplo: afastar ou aproximar do rosto para tentar resolver o problema.

Esses atos podem fazer com que você tenha uma falsa impressão de enxergar bem, usando os óculos de forma errada.

Receita de óculos vale por quanto tempo

5 – Olhos irritados

Assim como os sinais que você pode não ligar diretamente ao seu óculos, existem os que claramente mostram um problema com a visão.

Usar o grau desatualizado pode fazer com seus olhos passem a ficar irritados, vermelhos e até mesmo lacrimejando demais. Esses sinais são um alerta de que algo está errado com seu grau.  E diante disso, sua visão pode ser prejudicada.

Receita de óculos vale por quanto tempo
Irritação nos óculos

Como ler a receita de óculos?

Agora você sabe por quanto tempo sua receita tem validade, você pode descobrir como ler os detalhes da sua receita.

Afinal, tão importante quanto ter o grau correto é conseguir entendê-lo para realizar a compra de suas lentes de acordo com o que você realmente precisa e economizando muito mais.

Mas nós contamos um pouco disso para você. Para entender sua receita oftalmológica, você vai notar que ela possui de três ou quatro colunas. Elas indicam: o grau esférico, o grau cilíndrico, o eixo e, em algumas receitas, a medida da DNP ou DP.

Saiba mais sobre as medidas da DNP e DP.

Receita de óculos vale por quanto tempo
Receita de miopia sem astigmatismo (cilíndrico)

 

Com essas colunas preenchidas, basta ler nosso artigo para entender tudo que aqueles sinais (+) ou (-) quer dizer, e também o que significa cada coluna preenchida de acordo com sua necessidade.

Então, dá uma conferida nesse artigo e conta pra gente se você conseguiu entender sua receita oftalmológica. E lembre-se, mantenha uma visita frequente ao seu médico oftalmologista, o ideal é a cada 6 meses a 1 ano. Tudo vai depender se você já precisa usar óculos ou não!

Deixe sua dúvida ou sugestões nos comentários que já já respondemos!

receita de óculos vale por quanto tempo

 

Receita de óculos vale por quanto tempo?
Média 4.8 de 5 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest