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Regra 20-20-20: como usar a favor de seus olhos

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Nossas vistas ficam cansadas todos os dias. Em algumas pessoas isso é mais forte e em outras menos. Uma das coisas que influencia nesse cansaço dos olhos é quanto tempo você passa na frente das telas como, por exemplo: celular, computador, tablet, notebook, televisão, etc. Mas existem soluções para isso, uma delas é a regra 20-20-20.

A regra 20-20-20 é um método de descansar a visão. Ela funciona da seguinte maneira: a cada 20 minutos que ficar na frente de alguma tela, deverá fazer uma pausa com o mesmo tempo, ou seja, 20 minutos também.

Veja como utilizar essa regra no seu dia a dia e quais são os embasamentos científicos por trás dessa técnica.

O que é a regra 20-20-20

É provável que seu oftalmologista já tenha te falado sobre essa técnica. De acordo com o Optometry Times, a regra 20-20-20 foi projetada por Jeffrey Anshel, um optometrista californiano, para ser um fácil lembrete de pausas.

Em síntese, ela diz que o ideal é que as pessoas façam uma pausa de 20 minutos antes de começar a olhar para uma tela, a cada 20 minutos de uso, pause 20 minutos.

Para relaxar os músculos oculares, durante o intervalo é importante focar em um objeto a 6 metros de distância.

Segundo explicação da American Academy of Ophthalmology, o fato de olhar para os dispositivos digitais não vai necessariamente danificar sua visão, mas a prática constante pode provocar tensão e vários sintomas desagradáveis.

Só para exemplificar: o normal é que o olho humano pisque 15 vezes a cada minuto. Mas, diante de uma tela, esse número reduz para a metade ou chega a 1/3 da frequência ideal.

Por fim, essa situação pode levar a ter olhos secos, vista cansada e irritada.

O que a regra 20-20-20 previne e alivia

Olhos cansados tem sido um dos problemas mais falados hoje em dia. Tenho certeza de que você já se pegou queixando de cansaço e dores na região dos olhos.

Assim, algumas alternativas são bastante eficientes para melhoria dessa condição, como é o caso:

Use a regra 20-20-20 juntamente com as dicas acima para potencializar sua visão e se ver livre dos sintomas incômodos do cansaço visual.

Como usar a regra 20-20-20

Para aplicar o método na sua rotina é muito fácil:

  • Use um despertador para funcionar como um lembrete. Dessa forma, será mais fácil fazer as pausas a cada 20 minutos.
  • Durante os intervalos de 20 segundos, olhe pela janela e procure visualizar no seu campo de visão um objeto ou ponto que esteja a 6 metros de distância de você. Uma árvore ou poste de luz, por exemplo.

Outra boa alternativa é simplesmente fechar os olhos por 20 segundos a cada 20 minutos. Além disso, piscar os olhos é extremamente importante, pois estimula a produção de lagrimas e previne o olho seco.

Nesse sentido, vale lembrar que para as pessoas que passam o dia trabalhando sentado também é necessário levantar de vez em quando e caminhar para impedir as dores no pescoço e nas costas.

Como saber que algo está a 6 metros de distância

Fique sabendo desde já que não, você não vai precisar de uma fita métrica para realizar a regra 20-20-20. Enfim, nesse ponto não é necessário ser tão exato assim.

A ideia é simples: se tiver uma janela próxima a você, basta olhar para um objeto que pareça estar bem distante. Se acaso você não tiver uma janela próxima, tente passear ao ar livre no período da pausa para descansar os olhos.

O importante é não usar a pausa para ficar ainda mais tempo no celular, por exemplo, hein.

Por que 20 segundos?

20 segundos é o tempo médio que os olhos levam para relaxarem totalmente.

Ao mesmo tempo que você relaxa os olhos, aproveite para caminhar um pouco e tomar água. Um corpo saudável e hidratado também irá proporcionar saúde e hidratação aos olhos.

Para potencializar a hidratação da visão um bom aliado é o chá verde. Considere tomar durante o intervalo, pois ele contém antioxidantes conhecidos como catequinas que auxiliam os olhos na produção de lágrimas que, por consequência, melhora a lubrificação.

Lembre-se de usar a regra 20-20-20 a cada 20 minutos

Se você acha difícil se lembrar dessas pausas no meio do trabalho ou das tarefas do dia, alguns aplicativos podem te ajudar. Você pode baixar no seu celular e definir um lembrete cronometrado.

Assim que você iniciar uma tarefa diante da tela, clique em iniciar seu tempo no aplicativo e ele irá te lembrar de fazer uma pausa.

Alguns exemplos são:

  • Protect Your Vision
  • eye Care 
  • Eye Care 20 20 20

Existem versões gratuitas que são muito uteis.

Evidências que comprovam a eficiência da regra 20-20-20

Pesquisas cientificas comprovam a eficácia da regra 20-20-20. Tanto a American Optometric Association quanto a American Academy of Ophthalmology recomendam a prática da técnica como uma forma de reduzir o cansaço visual.

Em estudo realizado no ano de 2013, os resultados apontaram que estudantes universitários apresentaram menos sintomas da síndrome da visão computacional quando focavam regularmente em objetos distantes enquanto usavam o computador.

Fique atento aos principais sintomas de vista cansada:

  • Olhos doloridos, cansados, queimando ou coçando;
  • Visão embaçada;
  • Olhos secos;
  • Dor de cabeça;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Olhos marejados;
  • Dificuldade para manter os olhos abertos;
  • Visão dupla;
  • Sensibilidade à luz e
  • Dificuldade de concentração.

Já conhecia essa forma de aliviar os olhos?

Embora esses sintomas costumem indicar fadiga ocular, é importante não negligenciar as consultas oftalmológicas regulares e relatar qualquer ao seu médico qualquer alteração em sua visão.

Além disso, como sempre ressaltamos aqui no blog, manter uma rotina saudável, com prática de exercícios e alimentação adequada irá te proporcional uma boa saúde no geral.

Fique atento aos sinais que seu corpo dá e coloque em prática nossas dicas de saúde! Deixe seu comentário sobre o que achou dessa leitura. Já tinha ouvido falar da regra 20-20-20?

Quer começar agora fazendo algo pela saúde dos seus olhos?

Faça nosso teste de visão online. Os resultados são precisos.

regra 20-20-20 - teste de visão

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Fontes:

Healthline

Medicalnewstoday

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