Remela nos olhos: quando devo me preocupar?

remela
  • por
4.5
(133)

Remela ou ramela é a secreção que se forma durante a noite no canto dos olho. É basicamente uma mistura de gordura e sujeira, que é o que sobra da lágrima após a parte líquida evaporar. A lágrima tem o objetivo de lubrificar os nossos olhos e é composta por três camadas:

  • Interna: formada por muco
  • Líquida: formada por sais e proteínas
  • Última: formada por gordura

Quando piscamos essas camadas se misturam formando o filme lacrimal e seu excesso é empurrado para o canto dos olhos. Dessa forma, forma-se então a remela.

Por que temos remela no olho?

A remela é uma condição normal dos olhos, acumulada a noite durante o sono. Isso acontece porque é quando dormirmos que nossos olhos ficam mais relaxados, aumentando, dessa forma, a produção da remela.

De acordo com o oftalmologista australiano Robert G. Linton e colegas, “o sono relaxa a ação [muscular] nos dutos da glândula [meibomiana] … [que] é suficiente para causar um excesso de exsudação normal nas pálpebras e raízes dos cílios durante o sono”.

Porém, à noite, o corpo não elimina o excesso de lágrimas. Dessa forma, a lágrima se acumula e o líquido evapora, sobrando, então, aquelas casquinhas no canto do olho. No entanto, fique atento se notar alguma diferença na cor, consistência ou quantidade da secreção, pois pode indicar alguma infeção ou doença ocular.

Quando é normal ter remela?

Acordar com alguma secreção seca e amarelada, clara e pegajosa ou fina e aquosa como a lágrima é normal. Mas existem algumas condições em que é preciso ficar atento.

Quando a remela deixa de ser normal?

Alguns sinais que indicam problemas com a remela são:

  • Aumento de secreção (amarela, verde ou branco)
  • Pálpebras grudadas pelo excesso de secreção
  • Visão embaçada
  • Sensibilidade à luz
  • Vermelhidão/ inchaço no olho
  • Dor no olho

Algumas condições como o olho seco (que deixam o olho lacrimejante) também podem indicar algum problema.

Muita remela nos olhos indica doenças?

O aumento da remela, principalmente se ela for amarelada ou esverdeada, é um sinal de alerta para alguns problemas que indicam a presença de alguma doença ocular. Os sintomas que devem te deixar em alerta são:

  • Coceira
  • Sensação de olho seco
  • Ardência

Nesses casos, é indicado realizar uma consulta com um oftalmologista.

Doenças relacionadas ao excesso de remela

  • Conjuntivite – inflamação da membrana que reveste os olhos e as pálpebras. Pode ser viral, apresentando secreção clara e aquosa ou com muco branco ou amarelado, ou mesmo bacteriana. Nesse caso, apresenta uma secreção pegajosa, espessa e purulenta semelhante ao pus, na cor amarela, verde ou cinza) ou ainda pode ser alérgica, apresentando uma secreção geralmente aquosa.
  •  Síndrome do olho seco – é a diminuição da quantidade de lágrimas.
  •  Gripe ou resfriado causa lacrimejamento excessivo, aumento de remelas e coceira nos olhos.
  •  Dacriocistite é a inflamação do canal lacrimal.
  •  Blefarite é a inflamação da pálpebra devido à alteração nas glândulas.
  •  Uveíte é a inflamação da úvea, parte do olho formada pela íris.
  •  Ceratite trata-se de uma infecção e inflamação da parte mais externa do olho, a córnea, que pode ser causada por fungos, bactérias, fungos ou parasitas.

Tratamento

Após a consulta com o oftalmologista, se for constatada que uma doença ocular está causando a remela o médico poderá receitar colírios e pomadas antibióticas ou antivirais. Outros tratamentos são:

  • Compressas quentes: coloque-as sobre os olhos para aliviar a coceira e desconforto geral. Elas também servem para remover o excesso de secreção seca.
  • Água morna: se estiver com as pálpebras grudadas a melhor forma de fazêlas se descolarem é molhar uma toalha/pano limpos em água morna e coloca-los sobre os olhos por alguns minutos; depois limpe a secreção com cuidado.
  • Colírio: Se você estiver com o olho irritado e/ou lacrimejante você pode usar colírios e descongestionantes anti-histamínicos. Eles servem pra aliviar esses sintomas e não precisam de receita médica.

O que você pode fazer em casa

  • Evite tocar os olhos para não surgir ou aumentar uma infecção ocular.
  • Mantenha as mãos sempre limpas, lavando com frequência. Principalmente se tiver conjuntivite contagiosa.
  • Evite o uso de cosméticos e descarte qualquer um que possa estar contaminado, como delineador ou rímel, se você tiver alguma infecção ocular.
  • Se perceber alguma secreção ocular após o uso de lentes de contato, remova as lentes e consulte seu oftalmologista.
  • Se notar que seus olhos lacrimejam devido a alergias, procure o foco no seu ambiente e tente remover o agente causador. Se tiver sensibilidade a colírios, tente usar aqueles sem conservantes.

orçamento

 

Fontes:

BBC – Why do get seep in our eyes

American Academy of Ophthalmology

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 133

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

14 comentários em “Remela nos olhos: quando devo me preocupar?”

  1. Olá boa noite! Meus olhos não estão avermelhados, mas todos os dias estou acordando com os meus olhos totalmente fechados por uma gosma verde. Sinto pressão nos olhos, principalmente quando abaixo a cabeça e dói muito, meus olhos coçam muito o dia todo e sai lágrimas como se eu tivesse chorando. Me disseram sobre conjuntivite, mas de forma alguma parece ser. Quero uma opinião sobre meu caso, já estou a 5 dias dessa forma.

    1. Oi, Ana. Esperamos muito que você esteja bem 🙂 O ideal é que você procure o mais rápido possível o seu médico oftalmologista de confiança para verificar o que está acontecendo. Ele é o profissional capacitado para diagnosticar o seu problema e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  2. Bom dia! Meu filho está acordando todos os dias com os olhos cheios de remela, mas no decorrer do dia não tem. Às vezes também fica lagrimejando. O que pode ser? Devo me preocupar ou tem algo que possa fazer em casa mesmo para cuidar?

    1. Oi, Rosimeire! Acordar com alguma secreção seca e amarelada, clara e pegajosa ou fina e aquosa como a lágrima é normal e comum. É necessário ficar atento caso note anormalidades, como, por exemplo: alguma diferença na cor (a remela é mais amarelada), consistência (mais espessa) ou quantidade da secreção (em excesso), podendo deixar os olhos totalmente colados. Esses casos podem indicar alguma infeção ou doença ocular e devem ser acompanhados pelo médico oftalmologista. O ideal é que a limpeza da remela seja feita diariamente apenas com água morna, sem sabão. Para os casos de remela excessiva, a limpeza pode ser feita com gaze e soro fisiológico.

      Sempre que precisar, estamos aqui 😉

  3. Oi, boa noite. Eu estou com uma gripe muito forte, tosse com catarro e também estou um pouco rouca. Estou tomando xarope e chupando uma pastilha pra rouquidão. Hoje meus olhos amanheceram vermelhos e com uma secreção esverdeada nos cantos dos olhos, meu nariz tá saindo bastante catarro verde. Estou preocupada com meus olhos, será que é por causa da gripe?

    1. Oi, Sílvia! Melhoras! Para o seu caso, o ideal é que você procure um médico de confiança para entender a origem dessas secreções e a vermelhidão nos seus olhos, que esteja possivelmente relacionado a uma gripe. O profissional capacitado te indicará as opções de tratamento adequadas
      Sempre que precisar, estamos aqui!

  4. Olá! Meus olhos estão remelando demais, eu sinto o acúmulo de remela na parte de cima da pálpebra e os meus olhos estão muito secos, ele não tem mais a lubrificação própria. A remela tem cheiro de alho, é amarelada, e coça muito. Todos os dias acordo com a visão bastante embaçada por causa da remela e sequidão nos olhos e o mau cheiro.

    1. Oi, Janaína. Esperamos que esteja bem.
      Alteração na cor e cheiro e quantidade excessiva de secreção é sinal de algo não vai bem. O ideal é que você procure o seu médico oftalmologista de confiança para verificar o que está acontecendo. Ele é o profissional capacitado para te orientar da melhor forma e propor o tratamento adequado.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  5. Olá! Minha filha tem 4 anos e ultimamente ela fala que o olho está doendo e quando olho tem um tipo de remela que parece uma linha. Retiro aí fica tudo bem, às vezes dois dias seguidos, depois passa, depois volta. O que pode ser?

    1. Oi, Daniela. Tudo bem?
      É comum haver essa secreção nos olhos de bebês e crianças. Se a secreção for sempre clara e fluida, não há motivos para se preocupar, porque isso é normal. Por outro lado, quando há lacrimejamento excessivo, maior produção de remela com coloração amarelada e mais espessa que o normal, é importante procurar um oftalmopediatra de confiança.

      Sempre que precisar, estamos aqui. 😉

    1. Olá, Janaína. Tudo bem? É comum ter remela nos olhos. Entretanto, como sua filha também está com os olhos inchados, o ideal é que leve ela em um oftalmologista de sua confiança, pois pode indicar sintomas de conjuntivite ou síndrome do olho seco. Esperamos ter ajudado. 🙂

  6. RAFAELLE APARECIDA TIMOTEO DE OLIVEIRA

    Bom dia! Estou acordando com os olhos bastante remelados na cor amarelada isso com os dois olhos e avermelhados. Mas no decorrer do dia normal.

    1. Olá, Rafaelle. Tudo bem? É normal que os olhos produzam remela. No entanto, se elas estão sendo produzidas em excesso e causando incômodos, o ideal é que procure um oftalmologista da sua confiança para examiná-la. Pois, ele é o profissional adequado para diagnosticá-la com precisão.
      Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *