Réplica de óculos vale a pena?

0
(0)

Mesmo uma réplica de óculos tendo preço bem menor que um original, quem escolhe comprar um produto falsificado corre sério risco e, provavelmente terá que pagar um preço alto no futuro.

Isso porque as réplicas de armações e óculos prontos para o uso, com lentes sem procedência na maioria das vezes são produzidos de forma incorreta, por pessoas não capacitadas e descumprindo inúmeras diretrizes dos órgãos de saúde, por exemplo.

Afinal, réplicas são imitações, produtos não originais e por isso, não seguem normas de fabricação.

Essas condições podem causar prejuízos até irreversíveis – ao seu bolso e à saúde dos seus olhos.

Nesta leitura você vai conhecer os perigos por trás dessa prática aparentemente inofensiva e saber o que é importante descobrir sobre as réplicas de óculos. Vamos nessa!

Replica de óculos: armações sem procedência

Segundo informação da Receita Federal, a grande maioria da mercadoria falsificada que temos acesso são de origem chinesa. Esse fato, por si só, já compromete a garantia da réplica de óculos comprado pelo consumidor, uma vez que, provavelmente, não conseguirá, de forma fácil, assistência técnica, caso seja necessário, nem garantias quanto à procedência e qualidade do produto.

Replica de óculos completo não garante a procedência das lentes

Um levantamento de dados realizado pela Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abioptica), no ano de 2016, mostrou que 46% do faturamento do setor é ocupado pela pirataria.

Entre os anos de 2010 e 2016, mais de 80 milhões de mercadorias ilegais foram apreendidas pelas autoridades, além disso, mais de 15 milhões de óculos foram destruídos e dessa forma, impedidos de retornarem ao mercado.

Adquirir uma réplica de óculos, mesmo um modelo completo (com armação e lentes), não significa que o item atenderá as necessidades médicas indicadas para cada usuário.

Com algum tempo de uso, as réplicas de óculos, além de prejudicar a saúde dos olhos, também podem mascarar problemas que seriam facilmente corrigidos se diagnosticados na fase inicial.

Quem compra óculos falsificado não tem nenhuma garantia de que as informações descritas correspondem à realidade do produto.

Réplica de óculos: a garantia de proteção UV e outros tratamentos

Você está há tempos apaixonado por um modelo de óculos, mas acha caro e encontra outro “igual”, pela metade do preço, sem ser original. Fica tentado a “não perder esse bom negócio”, afinal, por que pagar mais caro “só” pela marca? Será mesmo que essa é uma verdade? É tudo a mesma coisa? Vamos descobrir.

As réplicas estão em todo lugar e são facilmente adquiridas por muitas pessoas que nem sabem dos perigos que elas oferecem à saúde dos olhos.

Os produtos falsificados não só são incapazes de corrigir um problema de visão, como também é um dos maiores motivos de aumento das dificuldades nos olhos, causando mais desconfortos, como: desvio ocular, dor de cabeça, dor nos olhos e vista cansada.

Óculos é um item que vai além da estética, sendo assim, ele como um todo é extremamente importante. Cada peça cumpre funções específicas. Se algo estiver quebrado ou danificado, não vai cumprir de forma correta sua função.

No caso das lentes, elas são responsáveis por proteger os olhos de diversos fatores que causam danos. Para se ter uma ideia, os raios ultravioleta (UV) da luz solar estão associados a doenças e danos permanentes aos olhos, incluindo catarata, degeneração macular e melanoma ocular.

Sendo assim, a depender da necessidade de cada pessoa e prescrição médica, alguns tratamentos especiais devem ser aplicados às lentes.

Quando a pessoa usa óculos falsificado, suas lentes não possuem as aplicações necessárias para o paciente.

Óculos de sol

Alguns óculos de sol protegem nossos olhos, no entanto, outros fazem exatamente o contrário.

Somente em produtos originais e com qualidade certificadas são encontradas as proteções UVB e UVA, sendo assim, caso essas e outras proteções não estejam no acessório, partes sensíveis dos olhos, como é o caso da retina, ficam expostas e, como resultado, podem até desenvolver catarata.

Em resumo, podemos dizer que usar replica de óculos prejudica mais a saúde do que não usar nenhum.

Produto falsificado compromete o direito do consumidor

Muitas pessoas pensam que comprando um produto pirata estão economizando, entretanto, o que muitas delas não sabem é que, na verdade, estão fazendo um péssimo negócio. Isso porque, não apenas estão infringindo a lei, como também estão colocando sua saúde em perigo.

Além da baixa qualidade da fabricação do item e dos materiais utilizados, comprar produtos piratas ferem o direito do consumidor por diversas razoes, entre elas, por praticamente inviabilizar as possibilidades de o consumidor reaver prejuízos em caso de defeitos ou necessidade de conserto, de acordo com orientação da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), da Polícia Civil.

O comprador só consegue exercer seus direitos de consumidor se a empresa da qual ele comprou o acessório estiver corretamente registrada no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Caso contrário, o cidadão, infelizmente, ficará com o prejuízo.

Comprando seus óculos de empresas confiáveis e com boa procedência, em caso de defeito ou insatisfação, o consumidor poderá solicitar de forma legal:

  • a realização da troca,
  • substituição ou devolução do produto ou dinheiro.

Pirataria é crime

Tanto a fabricação, quanto a venda de produtos pirateados, contrabandeados, ou falsificados são crime. Assim sendo, os autores podem ter que cumprir pena de até cinco anos de prisão.

Entre os crimes relacionados a esse tipo de prática estão:

  • contra o consumidor;
  • contra as relações de consumo;
  • receptação de mercadoria ilícita;
  • fraude no comércio;
  • concorrência desleal,
  • além de crimes contra marcas e patentes.

As réplicas de óculos e demais produtos falsificados prejudicam as empresas que atuam legalmente e que cumprem seus deveres com a Justiça como, por exemplo, com o pagamento de impostos.

E, por fim, também colocam em risco o consumidor que não poderá cumprir seus direitos.

Já investiu em réplicas de óculos?

Seja como for, mesmo podendo ser tentador adquirir vários modelos e cores por precinhos mais atraentes, é possível diversificar sua coleção desse acessório, preservando sua saúde.

Existem inúmeros produtos de procedência confiável, com armações lindas, de boas marcas e com preço acessível. É importante priorizar produtos que fornecem certificado de garantia e procedência do produto.

Em relação ao tratamento de lentes, é ainda mais importante, acima de tudo, para não colocar a saúde dos seus olhos em risco.

Lembre-se sempre de realizar consultas periódicas ao seu oftalmologista.

Nós da Lenscope oferecemos uma enorme variedade de produtos. Lentes de qualidade, lindos modelos de armações, segurança na transação e ótimos preços.

Visite nosso site e confira.

Para ajudar você a não errar na escolha da armação, realize agora mesmo um teste online gratuito e descubra qual é o seu formato de rosto

réplica de óculos - formato de rosto

Gostou desse conteúdo? Mas antes de continuar navegando, deixe seu comentário no box abaixo. Queremos muito saber sua opinião.

Fontes:

G1

SSP.am.gov.br

Tunnell Vision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *