Retinografia: o que é, para que serve e tipos de exames

mapeamento de retina
  • por
5
(4)

A Retinografia é um mapeamento digital da retina usado para identificar e/ou acompanhar doenças que acometem essa parte do olho, como a degeneração macular e retinopatia, por exemplo. Assim, no artigo de hoje abordaremos: o que é e para que serve a retinografia, quais doenças ela identifica, como ela é feita e quando é solicitada. Então, continue lendo para saber mais e descubra também onde encontrar as informações que você precisa para cuidar bem dos seus olhos.

Retinografia: o que é o exame de retinografia?

A retinografia consiste em uma fotografia digital colorida da retina, ou seja, a parte de trás do olho. Por meio dessa técnica é possível identificar os vasos sanguíneos, registrar o aspecto do nervo óptico da retina e detectar possíveis alterações ou achados.

Por isso, a retinografia é utilizada para o diagnóstico, acompanhamento e check-up do tratamento da maioria das doenças da retina. Bem como do glaucoma (já que também podemos ver a cabeça do nervo óptico danificada por esta doença).

Além disso, mesmo que não haja diagnostico de distúrbios, a retinografia deve ser incluída em testes oftalmológicos abrangentes, principalmente a partir da idade em que a presbiopia aparece (40-45 anos). Afinal, nessa idade o olho começa a degenerar.

Ainda, em caso de miopia, diabetes ou hipertensão arterial, condições que afetam a saúde ocular, também é recomendado a retinografia. Nesse sentido, existem dois tipos de retinografia:

  • Retinografia simples: observa e registra fotografias em alta definição da retina, do nervo óptico e do fundo do olho. Além disso, ela faz uma documentação fotográfica e possibilita um acompanhamento de possíveis lesões no nervo óptico.
  • Retinografia panorâmica: com o uso de filtros, ela permite observar diversas partes do globo ocular que não são registradas na retinografia simples. 

Para que serve e doenças diagnosticadas com a retinografia

Além de diagnosticar doenças da retina, a retinografia também é importante para o acompanhamento das seguintes condições:

  • Retinopatia diabética.
  • Retinopatia hipertensiva.
  • Retinite pigmentosa.
  • Degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
  • Descolamento da retina.
  • Uveíte.
  • Glaucoma.

E você, já sabe se tem algum problema de visão? Aproveite que está aqui, faça nosso teste online e gratuito e descubra agora mesmo se você tem astigmatismo ou miopia, ou ainda, se o seu grau aumentou.

eletrorretinografia - teste de visão

Como é realizado o exame de retinografia

O exame de retinografia não requer nenhuma preparação prévia. Geralmente, para a correta realização do teste, é necessária a dilatação da pupila. Por isso, 15 minutos antes da realização do exame, algumas gotas de colírio serão pingadas em seus olhos.

É importante ter em mente que você deverá retirar as lentes de contato para realizar o exame. Contudo, você pode ir com suas lentes de contato até a clínica onde será realizado o exame e removê-las antes de fazer o teste. Neste caso, você deve trazer um recipiente para armazená-los.

O exame de retinografia é um exame rápido, pois dura entre 5 e 10 minutos. Para realizá-lo, é necessário um microscópio conectado a uma câmera que fornece uma visão ampliada do olho. Com suas pupilas dilatadas previamente, a equipe de optometria fará diferentes fotografias da retina. Então, com os dados coletados, a equipe médica será responsável por interpretar os resultados e transmiti-los na próxima consulta.

Informações sobre saúde visual ao alcance de todos

Agora que você já sabe como funciona a retinografia, lembre-se que é muito importante que estejamos sempre atentos aos sinais e sintomas que nossos olhos dão. Além disso, é preciso também visitar regularmente o oftalmologista de confiança, principalmente quando se tem alguma doença ocular diagnosticada, como as citadas no artigo.

Somando a isso, você pode também se manter sempre informado sobre saúde ocular a fim de cuidar das suas vistas apropriadamente.  Pensando nisso, nós da Lenscope temos o propósito de levar informação sobre saúde ocular para todos e garantir que todos aqueles que precisam de lentes mais finas tenha acesso a lentes de óculos de qualidade e por um preço justo.

Assim, o melhor é que você pode adquirir nossas lentes sem sair de casa e, caso tenha uma armação preferida, você ainda pode nos enviar apenas a armação que montamos os óculos e entregamos em sua casa. Então, aproveite que está aqui e conheça nossas lentes mais finas para o seu grau. É só fazer um orçamento online e gratuito.

Fontes

Ophthalmology Center Barcelona

Miranza

Instituto de Microcirugía Ocular

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *