Santa dos olhos: conheça Santa Luzia, a protetora dos olhos

Santa dos olhos: conheça Santa Luzia, a protetora dos olhos
  • por
5
(1)

Santa Luzia — também conhecida como a santa dos olhos — é reconhecida pela Igreja como padroeira dos oftalmologistas por conta da sua história de vida baseada em resistência e fé. No artigo de hoje contaremos sobre a história da Santa dos olhos, além de mostrar a sua relação com o assunto, como ela viveu, morreu e as homenagens que recebe até hoje dos fiéis devotos. Vamos lá? 

Conheça a origem e história de Santa Luzia 

Santa Luzia nasceu na Itália, no final do século III, tendo falecido em 13 de dezembro de 304, no final do século IV. Oriunda de uma família de nobres, é considerada mártir e santa, sendo umas primeiras a alcançar popularidade, tendo inúmeros seguidores até hoje. Ela não é apenas padroeira dos olhos, mas também da sua cidade natal, Siracusa (na Sicília, Itália).

No ano 301, ao acompanhar a sua mãe doente ao túmulo de Santa Águeda, Luzia reza pela recuperação da mãe. Segundo a tradição, enquanto rezava, Santa Águeda apareceu e conversou com Luzia, dizendo-lhe que em resposta às orações, ela receberia a Graça e se tornaria protetora de Siracusa. 

Por conta de várias tradições da época, seu nome ficou associado à luz, considerada como padroeira da visão. Inclusive, vários artistas medievais retratavam a Santa carregando sempre um prato contendo um par de olhos. É uma santa com características marcantes, que reforçam a sua devoção a Deus. Fato curioso também é que a devoção a essa Santa não é apenas forte na Itália, mas no mundo todo, especialmente nos países escandinavos.  

santa dos olhos

Santa Luzia: a santa dos olhos

Santa dos olhos: um símbolo de fé e resistência

A Santa dos olhos é um símbolo considerado de fé e resistência. Isso porque, após o milagre da cura da mãe de Luzia, a jovem foi prometida a casamento. Mas evento que nunca aconteceu, visto que Santa Luzia rejeitou o matrimônio e os bens mundanos, prometendo permanecer virgem para seguir a tradição da Santa Águeda. 

Seu pretendente ficou furioso com a decisão, denunciado-a às autoridades romanas locais. O resultado foi a condenação de Santa Luzia, que removida para um bordel e forçada à prostituição. No entanto, a tentativa foi frustrada, segundo a lenda, por intervenção divina. Em seguida, a condenaram a morrer na fogueira, mas a Santa provou ser imune às chamas. Por isso, ela só morreu quando um golpe de espada a atingiu no pescoço. 

Entendendo a relação da Santa Luzia com a saúde dos olhos

O nome Luzia deriva do latim lux que significa luz, “a luminosa”. Dizem que foi uma das razões pelas quais Santa Luzia se tornou a padroeira da visão. A sua ligação com o posto de padroeira dos olhos também se dá pelo fato de que no dia de sua morte – em 13 de dezembro – acontecia na Europa o solstício de inverno, quando a noite durava mais tempo do que o dia. Porém, neste dia, os cristãos costumavam relembrar a figura da Santa, que trazia luz ao dia mais escuro do ano.

Outros fatos curiosos acerca da vida da Santa são que a jovem tinha olhos muito bonitos, tendo sido a característica que atraiu a atenção do pretendente que a queria como esposa. Além disso, há contradições na história da Santa, visto que alguns pesquisadores apontam que a jovem teria ficado sem os olhos por conta da tortura sofrida e, para outros, que foi decisão própria retirar seus olhos. Entretanto, independente do que realmente aconteceu, a santa é conhecida como padroeira dos cegos e de pessoas que possuem problemas oculares.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Oração da santa dos olhos

Santa Luzia é homenageada em diversos locais do mundo. Desde sua morte, o dia 13 de dezembro passa a ser o dia da padroeira dos olhos. Nesta data, é comum que a Santa dos olhos seja homenageada na figura da filha mais velha das famílias, que veste uma túnica branca e usa coroa de flores perene cravejada de velas. 

A filha mais velha também usa uma faixa vermelha na cintura e conduz, junto das outras participantes da cerimônia, cortejos cantantes pelas ruas, usando a coroa de velas acesa. A cerimônia acontece poucos dias antes do começo do inverno, época marcada por dias sem luz. Por fim, vale a pena destacar que existe uma oração própria à Santa Luzia e que você pode ler e conhecer logo abaixo:

Oração a Santa Luzia

Santa Luzia,

cujo belo nome significa luz, 

pela luz da fé que

Deus te concedeu,

aumenta e conserva a sua

luz na minha alma,

 para que eu evite o mal e

seja zeloso nas 

boas obras, 

e nada deteste tanto quanto

o cegueira e as trevas

do mal e do pecado. 

Obtenha para mim, por sua

intercessão com Deus,

visão perfeita para meus olhos corporais

e a graça de usá-los para 

maior honra e glória de Deus

e a salvação das almas.

Santa Lúcia, virgem e mártir,

ouça minhas orações e obtenha minhas petições. 

Amém.

Mantenha-se informado sobre as curiosidades da saúde ocular

Hoje falamos sobre a Santa Luzia, a protetora dos olhos, conhecemos mais sobre sua história e fé. Para saber mais curiosidades como essa, continue nos acompanhando. Além disso, também disponibilizamos diversas informações sobre saúde ocular. Afinal, cuidar da saúde dos nossos olhos é fundamental, pois eles também revelam muito sobre a nossa saúde de forma geral. 

Pensando nisso, nós da Lenscope temos como objetivo oferecer informações sobre saúde ocular para todos, assim como garantir que todos aqueles que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade. Além disso, oferecemos um preço mais justo, tudo isso pode ser feito a um clique de distância. Então, não perca tempo e venha conhecer as lentes mais finas aqui no nosso site. Por fim, para se manter informado sobre a saúde visual e nossos serviços, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e informações importantes sobre a saúde dos olhos.

orçamento

Fontes:

Villa La Pietra – NYU Florence

Britannica

Sankterik

Streetsofsalem 

The Catholic Faith Store

Imagem

Imagem de capa

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *