6 dicas para manter a saúde dos olhos e cuidar da visão

5
(1)

Seguir cuidados específicos é essencial para manter a saúde dos olhos e cuidar da nossa visão. Por isso, separamos 6 dicas simples e práticas que podem te ajudar nessa missão. Afinal, nossos olhos são essenciais para diversas funções, assim, cuidar e manter sua saúde deve ser prioridade. 

1 — Cuidado com maquiagem dos olhos

A maquiagem dos olhos líquida e cremosa pode abrigar bactérias. Por isso, troque a maquiagem para olhos e o rímel a cada 3 meses. E, se você tiver uma infecção ocular, o ideal é que jogue fora imediatamente toda a maquiagem dos olhos e marque uma consulta com seu oftalmologista. 

Além disso, não compartilhe maquiagem com outras pessoas e evite amostras da loja, pois isso evita que você coloque seus olhos em contato com maquiagens contaminadas por alguma bactéria ou infecção. Ainda, se você tem alergias, escolha produtos hipoalergênicos e tenha cuidado ao usar produtos novos.

Portanto, experimente um novo produto de cada vez para você poder monitorar facilmente possíveis reações alérgicas. Outra coisa importante é limpar e secar bem a pele antes de aplicar a maquiagem e, na hora da remoção, tire a maquiagem e lave o rosto antes de dormir, à noite.

2 — Evite coçar os olhos

Coçar os olhos, além de trazer deformações ao globo ocular, pode também causar infecções. Somando a isso, coçar os olhos pode favorecer o surgimento de doenças como ceratocone. Por isso, quando seus olhos estiverem coçando, utilize lágrimas artificiais ou colírios receitados por um oftalmologista para lavar os olhos. Dessa forma os riscos de surgir qualquer problema são menores.

3 — Visite o oftalmologista regularmente

Os oftalmologistas são treinados para determinar e melhorar sua visão com óculos, lentes de contato e exercícios para os olhos. Ou seja, eles podem fornecer atendimento oftalmológico total, desde exames e correção da visão até o diagnóstico e tratamento de doenças oculares.

Portanto, visitar o médico da saúde dos olhos é uma das melhores formas de monitorar e acompanhar a saúde dos olhos. Assim, você deve visitar seu oftalmologista para um exame oftalmológico uma vez por ano, ou se tiver infecções oculares ou sintomas de doenças como:

  • Perda ou visão turva.
  • A luz pisca.
  • Dor nos olhos.
  • Vermelhidão.
  • Coceira.
  • Inchaço.
  • Irritação ao redor do olho ou pálpebra.

4 — Use óculos de proteção

Lesões oculares são comuns em casa e no trabalho. Contudo, especialistas estimam que mais de 90% das lesões oculares podem ser evitadas se as pessoas usarem proteção ocular adequada. Por isso, use óculos de segurança quando estiver trabalhando ou em casa ao fazer coisas que podem jogar detritos no ar e em seus olhos.

Além disso, é importante usar óculos de proteção ao praticar esportes que colocam seus olhos em risco, como lacrosse, beisebol, softbol, basquete e esportes de raquete.

5 — Mantenha uma alimentação equilibrada para a saúde dos olhos

Uma boa saúde ocular começa com a comida no seu prato. Portanto, nutrientes como ácidos graxos ômega-3, luteína, zinco e vitaminas C e E podem ajudar a evitar problemas de visão relacionados à idade, como degeneração macular e catarata.  Para obter tais nutrientes, inclua na sua alimentação alimentos como:

  • Vegetais de folhas verdes como espinafre e couve.
  • Salmão, atum e outros peixes oleosos.
  • Ovos, nozes, feijões e outras fontes de proteína não-carne.
  • Laranjas e outras frutas cítricas ou sucos.
  • Ostras e carne de porco.

Uma dieta bem equilibrada também ajuda a manter um peso saudável. Isso reduz suas chances de obesidade e doenças relacionadas, como diabete tipo 2, a principal causa de cegueira em adultos.

6 — Mantenha a higiene dos olhos

Para prevenir inflamações desagradáveis é importante higienizar os olhos adequadamente. Para isso, você pode, por exemplo, usar água fria e algum sabonete ou adstringente neutros como xampu para bebê. Claro que em meio a essas dicas, é importante você também proporcionar o maior conforto possível aos seus olhos. Por isso, conheça a seguir os óculos que fazem isso por você!

Óculos e saúde dos olhos: maior conforto para a visão

Agora que você já sabe como manter a saúde dos olhos em dia, é importante ter em mente que é necessário usar óculos, caso você seja diagnosticado com algum erro refrativo. Isso porque, nesses casos, usar óculos é importante para a manutenção da saúde visual.

Outro fator de grande importância é qualidade das lentes corretivas: elas precisam proporcionar conforto a visão, independente das necessidades de cada pessoa. Pensando nisso, nós da Lenscope trabalhamos com as lentes mais finas para todas as necessidades, principalmente as lentes mais finas do mundo, em resina.

Além disso, nossas lentes contam com qualidade, mas também o melhor custo-benefício. Isso porque nossa missão é fazer com que todos tenham acesso a lentes de qualidade e por um preço muito mais junto. Somando a isso, em nosso site você recebe dicas e orientações personalizadas para ter a melhor versão do óculos de grau, com as nossas lentes mais finas.

Informações relevantes sobre saúde dos olhos na palma da mão

Nós da Lenscope acreditamos no poder da informação, por isso produzimos conteúdo relevante para ajudar quem precisa de informações acessíveis sobre saúde visual. Por isso, se você quer ficar por dentro de tudo sobre saúde ocular e saber das novidades constantemente, conheça nosso portal de notícias e assine nossa Newsletter!

Fontes:

Ocular Health

Good Vision

WebMd

On Health

National Eye Institute

Barraquer

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.