saúde dos olhos

Saúde dos olhos: 9 dicas para manter

Ter saúde é o que todo mundo quer, principalmente neste momento que estamos vivendo, né? E saúde dos olhos também é essencial.

E nem é tão complicado quanto parece!

Existem muitos problemas de visão, sendo alguns leves e benignos como a miopia, por exemplo, e também existem outros problemas mais sérios que podem causar a perda da visão e cegueira, como glaucoma.

É preciso lembrar que apesar de grande parte das doenças oculares acontecer na meia idade. Fatores como diabetes, hipertensão, outras comorbidades e histórico familiar favorecem o surgimento de problemas na visão antes desse tempo.

Por isso, para manter a saúde dos olhos, a consulta periódica com o oftalmologista é fundamental, para detectar os sinais de algum problema e começar o tratamento o quanto antes para melhores resultados.

A ida ao médico evitaria metade das perdas de visão e cegueira, segundo especialistas.

 9 dicas para manter a saúde dos olhos

1. Usar óculos de sol

Quem protege os olhos contra os raios UV tem menos chance de desenvolver catarata e degeneração macular, por exemplo. Então, cuide da saúde dos olhos e escolha um par que bloqueie de 99% a 100% dos raios UVA e UVB. E nunca olhe diretamente para o sol!

2. Ter uma alimentação saudável

Para uma boa saúde dos olhos, é fundamental se alimentar bem com nutrientes, como ômega-3, zinco, luteína, vitaminas C e E vindas através de vegetais de folhas verdes (espinafre, couve), salmão, atum, ovos, nozes, feijão, laranja, limão, ostras e carne suína.

Com uma alimentação saudável você também acaba evitando a obesidade, que pode levar a alguns problemas de visão.

3. Ter uma boa higiene ocular

Lave bem os olhos e, se você usa lentes de contato, lembre-se sempre de manipulá-las com as mãos limpas. As lentes também devem ser desinfetadas e trocadas regularmente, assim você evita a contaminação por bactérias.

4. Parar de fumar

Parando de fumar você evita danos no nervo óptico e outros problemas causados pela fumaça do tabaco, que podem levar à cegueira.

5. Usar menos telas

Ficar o menor tempo possível com os olhos na tela do computador, celular, tablet etc evita alguns problemas como olho seco, visão embaçada, fadiga ocular e dores de cabeça.

Deixe os olhos na mesma altura da tela do monitor e use tela antirreflexo, se necessário.

Além disso, descanse seus olhos a cada 20 minutos: Olhe fixamente para uma distância de 5m durante 20 segundos.

6. Usar óculos de proteção

Quem trabalha com materiais perigosos e aerotransportados, ou ainda quem pratica esportes e faz reparos em casa, precisa usar óculos de segurança ou de proteção para manter a saúde dos olhos.

Eles estão disponíveis para compra em grande parte das clínicas oftalmológicas e em algumas lojas de artigos esportivos.

7. Usar óculos com o grau correto

Não usar o grau correto pode causar fadiga ocular e dores de cabeça.

Se o seu grau já é estabilizado e alto, você pode pensar na cirurgia corretiva, se não, pode ir trocando as lentes conforme as mudanças de grau.

Hoje em dia está muito mais fácil adquirir lentes ou óculos novos, com modelos acessíveis e serviços que facilitam a compra.

Inclusive, a Lenscope é pioneira em venda de lentes pela internet! Além disso, as lentes contam com tecnologia japonesa, oferecendo qualidade e todos os tratamentos para a saúde dos seus olhos, a um preço justo. 

Você pode adquirir novas lentes sem sair de casa! Para fazer um orçamento online e gratuito é super fácil, basta acessar o nosso site

8. Visite seu oftalmologista regularmente

Para manter a saúde dos olhos em dia, é imprescindível um exame regular de vista, inclusive para as crianças. 

Os oftalmologistas são especialistas em visão, treinados para melhorar a saúde dos olhos e fornecer atendimento, exames e tratamentos.

Os exames oftalmológicos podem encontrar doenças que não apresentam sintomas, como o glaucoma – por isso é importante identificá-los logo no início, para tornar o tratamento mais eficaz.

  9.  Saiba o histórico da sua família

Descubra se algum familiar teve algum problema de visão. Algumas doenças como o glaucoma e a degeneração macular são hereditárias, então informe o seu oftalmologista se houver alguma doença ocular na família, assim é possível prevenir, retardar e tratar da melhor forma.

Perguntas frequentes sobre saúde dos olhos

Por que os exames de vista regulares são tão importantes?

Numa consulta de rotina você pode descobrir problemas gerais de saúde, e sinais precoces de doenças oculares antes de ter qualquer sintoma. Dessa forma, você pode iniciar o tratamento precocemente.

Com que frequência devo fazer um teste de visão?

No Brasil o ideal é que as visitas ao oftalmologista e o teste de visão sejam feitos anualmente, a menos que você tenha algum sintoma ou outra doença que interfira na saúde dos olhos.

O que devo fazer se notar mudanças na minha visão?

Procure seu médico ou oftalmologista para verificar qualquer sinal ou sintoma diferente.

Algumas pessoas correm mais riscos de doenças oculares do que outras?

Sim, pessoas com mais de 60 anos, diabéticos, hipertensos, obesos, fumantes e pessoas com histórico familiar de doenças oculares.

E as crianças?

Geralmente as crianças não se queixam de problemas na saúde dos olhos, por isso fique atento e vá ao médico se a criança:

  • Segura objetos muito perto dos olhos
  • Senta muito perto da tv
  • Esfrega os olhos
  • Pisca muito
  • Um olho vira pra dentro ou pra fora

O que mais posso fazer para cuidar da saúde dos olhos?

  • Para de fumar (e beber moderadamente)
  • Proteger os olhos do sol
  • Cuidar da higiene dos olhos e saúde no geral

Sintomas que indicam que seus olhos podem não estar saudáveis

Alguns desses sintomas podem indicar conjuntivite, terçol ou catarata, mas sempre que os seus olhos estiverem te incomodando consulte um oftalmologista. Se tiver dor persistente e duradoura vá o quanto antes.

Os problemas mais comuns nos olhos

Normalmente esses problemas costumam causar dor de cabeça e visão turva, e são corrigidos através de óculos, lentes de contato ou cirurgia a laser (em casos mais graves).

Outras doenças que prejudicam a saúde dos olhos são:

 E você, que cuidados tem ou tem tido nessa pandemia com a saúde dos olhos? Conte para nós aqui nos comentários!

Fontes

Health

WebMD

Cleveland Clinic

NHS

Very Well Health

National Eye Institute



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest