Saúde ocular na 3ª idade: doenças que afetam a visão de idosos

saúde ocular
0
(0)

A saúde ocular na terceira idade exige cuidado redobrado. Muitas são as doenças que podem acometer a visão e fragilizar idosos. Associados aos problemas crônicos ou desencadeados com a idade. Veteranos e veteranas precisam ser ainda mais atentos aos sinais de seus olhos. Em muitos casos, baixa visão, pode significar acidentes graves.

Então neste artigo, saiba mais sobre as principais doenças que afetam a saúde ocular de idosos e seu impacto em acidentes!

Saúde ocular de idosos: degeneração macular

A degeneração macular relacionada à idade afeta principalmente a visão central e de leitura, porque causa sintomas como por exemplo distorção e dificuldade em reconhecer faces sendo proeminentes. No entanto, a visão periférica não é afetada e isso é provavelmente o mais importante. 

Entretanto, dois terços dos pacientes com degeneração macular relacionada à idade apresentaram déficits viso motores e de equilíbrio, resultando em falta de jeito e um risco aumentado de quedas. Por exemplo em mulheres mais velhas com degeneração macular, houve o equilíbrio prejudicado, tempos de reação visual mais lentos e visão pobre.

Como glaucoma afeta a saúde ocular de idosos

O glaucoma causa o efeito da perda do campo visual binocular. Por isso, em idosos aumento o risco de acidentes graves. Um estudo de coorte prospectivo multicêntrico confirmou a associação entre perda de campo visual e acidentes domésticos. A perda severa de campo visual binocular foi significativamente associada a quedas frequentes.

Em um estudo, de caso-controle, os pacientes com glaucoma e defeitos de campo relativamente leves mostraram ter três vezes mais probabilidade de ter caído. E mais de seis vezes mais probabilidade de ter se envolvido em uma ou mais colisões de veículos motorizados nos últimos 5 anos.

Ou seja, a perda de campo visual priva os indivíduos de uma entrada visual adequada, diminuindo a estabilidade postural e aumentando o risco de esbarrar em objetos ao seu redor. Ou mesmo de avaliar erroneamente as superfícies. 

Por isso continue a leitura e descubra como a catarata afeta a saúde ocular de idosos.

Como a catarata impacta a saúde ocular de idosos

A catarata é a causa reversível mais comum de deficiência visual em idosos. Mas, o benefício da cirurgia de catarata do primeiro olho na redução do risco de quedas e acidentes foi confirmado por um estudo de controle randomizado, que comparou a cirurgia de catarata acelerada com a cirurgia de rotina. 

O tempo médio desde a randomização até a cirurgia acelerada foi de 27 dias (1–212) e o tempo até a cirurgia de rotina foi de 337 dias (133–485) neste estudo. O número de indivíduos que sofreram uma queda foi relativamente baixo, 4 no grupo de cirurgia acelerada versus 12 no grupo de rotina.

No entanto, os resultados foram estatisticamente significativos; a taxa de queda foi reduzida em 34% no grupo de cirurgia acelerada. O mesmo grupo mostrou que a cirurgia de catarata no segundo olho melhorou a visão e o estado geral.  Outro fator que pode influenciar a saúde ocular na melhor idade é o diabetes. Saiba mais a seguir! 

Entenda o impacto de diabetes e a saúde ocular em idosos

Os diabéticos apresentam mais risco de acidentes por meio de vários mecanismos possíveis. As manifestações sistêmicas do diabetes, os efeitos da neuropatia dos membros inferiores e qualquer doença vascular concomitante elevam as chances. 

E obviamente, a deficiência visual causada pelo diabetes, a fotocoagulação panretiniana afeta o campo visual do indivíduo e, portanto, o coloca em situação de vulnerabilidade. Essas são as principais e mais populares doenças que afetam a saúde ocular de idosos.

Atenção com a saúde ocular

Lembre-se de sempre manter em dia as suas consultas ao seu oftalmologista de confiança. Assim como as receitas de óculos e lentes atualizadas e realize frequentemente testes de visão.

Você precisa renovar seus óculos? Podemos te ajudar! Nós, da Lenscope, somos pioneiros na venda de lentes para óculos 100% pela internet.

Você pode renovar seus óculos sem sair de casa com total segurança e acesso a produtos de qualidade e com valor acessível. Nossa missão é democratizar o acesso ao cuidado com a saúde ocular e tornar possível que o máxima de pessoas possa ver melhor. Para saber todos os detalhes e conhecer mais sobre nós. Acesse nosso portal Lenscope.

Aproveite a visita e realize agora um teste de visão, online, gratuito e com resultados precisos!

saúde ocular - teste de visão

Mas nos conte, gostou deste artigo? Então continue lendo nossos conteúdos e diga o que achou nos comentários e deixe uma sugestão de novos conteúdos úteis para você. Continue acompanhando. Afinal, todos os dias publicamos novidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *