Sensação de areia nos olhos

Sensação de areia nos olhos? Sintomas, causas e o que fazer se entrar areia em seus olhos

0
(0)

A sensação de areia nos olhos pode ser sintoma de doenças oculares, mas também pode realmente ter entrado areia em seus olhos.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar como é a sensação de areia nos olhos e quais são as doenças que causam este sintoma. Além disso, abordaremos também o que fazer em casos de acidentes com areia nos olhos e os possíveis riscos para a sua visão, caso isso ocorra.

Então, continue lendo para saber mais e descubra também quando você deve procurar um médico!

Como é a sensação de areia nos olhos?

Quando você tem algo tão pequeno quanto um grão de areia nos olhos, pode ser difícil você mesmo enxergar. Neste caso, você pode ter que confiar em seus sintomas para descobrir o que está acontecendo. 

Por isso, fizemos uma lista com os sintomas de quando há areia ou outras pequenas partículas nos olhos, veja:

  • Dor nos olhos;
  • Desejo de fechar os olhos;
  • Visão embaçada;
  • Rasgo excessivo;
  • Vermelhidão.

Contudo, nem sempre a sensação de areia no olho realmente quer dizer que há alguma coisa ali. Algumas vezes, essa sensação pode ser sintoma de olho seco ou mesmo de outras condições oculares.

Saiba mais a seguir!

Quando a sensação de areia nos olhos é sintoma de olho seco e outras doenças oculares

Há uma série de causas que podem levar à sensação de areia nos olhos. Por exemplo, uma inflamação da córnea ou conjuntiva, bem como um terçol ou um abscesso purulento na margem da pálpebra, são algumas possíveis causas. 

Além disso, a lesão de nervos na superfície do olho também é responsável pela sensação de areia nos olhos. Pois, se os nervos estiverem danificados, pode levar a uma sinalização constante, mesmo que nenhum irritante externo esteja afetando o nervo. 

Somando a isso, influências externas como correntes de ar ou calor, também podem produzir a desagradável sensação de areia nos olhos. Afinal, muitas vezes é uma disfunção na lubrificação que está causando a sensação de corpo estranho, pois os olhos estão muito secos.

Ou seja, se os olhos estão sofrendo de uma disfunção na lubrificação, o filme lacrimal não consegue cobrir suficientemente a superfície do olho. A lubrificação com lágrimas é então fina ou instável e se desfaz facilmente.  

Dessa forma, cada piscar produz um aumento na fricção das pálpebras na córnea. Isso estimula as terminações nervosas sensíveis do órgão visual, criando falsas sensações como a de areia nos olhos.

Além disso, devido à falta de líquido lacrimal, muitos dos afetados acordam com incrustações nos olhos que levam a corpos estranhos reais no órgão visual. 

Durante a noite, esses depósitos que unem as pálpebras podem entrar no filme lacrimal quando os olhos são abertos e, a cada piscar, arranhar a superfície sensível do olho. Assim, a irritação causada por esse processo leva a sensação de areia nos olhos.

Agora, caso realmente exista areia em seus olhos, é possível tirá-la e acabar com a irritação. Contudo, é necessário cuidado. 

Continue lendo e saiba mais!

Como tirar areia dos olhos?

Quando você tiver areia nos olhos, tente relaxar. É mais provável que seus olhos estejam trabalhando para limpar a areia com suas lágrimas. Por isso, os primeiros socorros para casos de areia em seus olhos envolvem apenas que você ajude no processo de limpeza.

Para isso, fizemos uma lista com o que você pode fazer para tirar areia dos olhos.

Remova as lentes de contato

Se você tiver lentes de contato nos olhos, um grão de areia pode ficar preso embaixo delas. Então, lave as mãos com água e sabão, cuidadosa e lentamente, remova as lentes de contato do olho.

Lave os olhos com solução salina ou água

Suas lágrimas naturais podem não fornecer lubrificação suficiente para remover as partículas de seu olho. Se isso estiver acontecendo, deite-se, olhe para cima e use um colírio ou uma solução salina para enxaguar os olhos. Se você não tiver uma solução salina disponível, você também pode tentar usar água corrente limpa.

Levante a pálpebra superior sobre a inferior

Você pode lentamente (e com as mãos limpas) levantar a pálpebra superior sobre a inferior. A ideia aqui é que seus cílios forneçam uma escova natural para varrer a areia do seu olho.

Mas, o que fazer se entrar areia nos olhos da criança? Descubra a seguir!

O que fazer se entrar areia nos olhos da criança?

Se o seu filho ficar com areia nos olhos, pode sentir medo ou entrar em pânico. Contudo, areia no olho de uma criança também não é uma emergência e as etapas para o tratamento são semelhantes às de adultos.

Instrua seu filho a não tocar nos olhos

Tente manter seu filho calmo e lembre-o de que esfregar os olhos pode causar dor ou machucados nos olhos. Se possível, você pode lavar as mãos da criança, caso ela se esqueça e esfregue o olho enquanto ele ainda está irritado.

Faça seu filho se deitar

Peça a seu filho que se deite e feche os olhos em um lugar confortável, de preferência um quarto escuro e calmo. Claro, quando você está em um lugar arenoso como uma praia ou um parque, isso nem sempre é possível. Você pode tocar uma música que a criança goste ou oferecer conforto enquanto a criança espera que o grão de areia saia de seu olho.

Solução para lavar os olhos ou solução salina

Depois de limpar as mãos com água e sabão, você pode pedir a seu filho para inclinar a cabeça para trás e você pode abrir o olho afetado com cuidado. Feito isso, aplique várias gotas de solução salina ou colírio. Isso pode funcionar para desalojar e limpar quaisquer partículas de areia.

Agora, continue lendo e descubra o que não fazer se entrar areia nos olhos!

O que não fazer se entrar areia no olho?

Colocar areia no olho normalmente não é uma emergência. Mas existem algumas ações que não ajudarão a situação e podem até piorá-la.

Pensando nisso, separamos algumas coisas que você não deve fazer em casos de areia nos olhos.

Não esfregue seu olho

Seu instinto pode ser esfregar os olhos até conseguir tirar a areia. Infelizmente, mesmo uma partícula minúscula de areia pode arranhar seu olho e ferir sua camada externa. Então, evite qualquer tipo de atrito até que a partícula seja eliminada.

Não toque em seus olhos com cotonetes ou pinças

Não insira nenhum tipo de objeto estranho como um cotonete ou uma pinça, em seu olho, especialmente se o objeto for pontiagudo. Lembre-se de que você pode não estar vendo com clareza no momento, devido a algo em seu olho.

Conheça a seguir os possíveis riscos de ter areia nos olhos!

Quais são os possíveis riscos de ter areia nos olhos?

Em casos em que a areia não sai sozinha dos olhos, podem ocorrer algumas complicações.

Abrasão da córnea

Areia e outras partículas pequenas podem arranhar sua fonte confiável da córnea, que é a camada externa do seu olho. Isso é chamado de abrasão da córnea. A abrasão da córnea geralmente não causa danos permanentes aos olhos e pode cicatrizar sozinha em 1 a 3 dias. No entanto, pode ser doloroso, causar obstrução da visão e exigir atenção médica para cicatrizar totalmente.

Infecções e outras complicações

Em casos raros, um grão de areia pode arranhar profundamente a córnea e causar uma infecção na fonte confiável.

É improvável, mas o ato de esfregar o olho ou tocá-lo com as mãos que não foram lavadas, ao tentar remover a partícula de areia, pode levar a uma infecção como a conjuntivite, por exemplo.

Mas, afinal, quando procurar um médico em casos de areia nos olhos? Descubra a seguir!

Quando procurar um médico?

Quando ocorre um acidente que leva a areia nos olhos, os sintomas devem diminuir em cerca de uma hora após a remoção de areia ou de outras partículas pequenas de seu olho. 

Contudo, se os seus sintomas não desaparecerem ou em caso de piora, você deve consultar um médico.

Neste caso, os sinais de que você precisa consultar um oftalmologista ou ir ao pronto-socorro podem incluir:

  • Visão que não retorna ao normal depois que a partícula foi eliminada;
  • Você continuar a sentir como se ainda houvesse areia em seus olhos, mesmo depois deles terem sido lavado;
  • Quando você não é capaz de abrir seu olho;
  • Quando, pus amarelo ou verde sai do seu olho algumas horas ou dias após o acidente com areia nos olhos.

Já teve a sensação de areia nos olhos?

Para evitar ter areia nos olhos ou mesmo de sentir a sensação de areia nos olhos, é sempre bom manter bons hábitos de segurança com relação aos seus olhos. Dessa forma, você evita eventos indesejados ou mesmo consegue prevenir ou tratar antecipadamente possíveis condições oculares, caso esteja sempre atento à sua visão.

Contudo, em caso de acidente é importante buscar a emergência médica. Agora, caso você não saiba como cuidar dos seus olhos, você pode, por exemplo, visitar um oftalmologista regularmente e fazer testes de visão frequentes para acompanhar as possíveis mudanças em suas vistas.

Inclusive, agora é possível fazer testes de visão de forma totalmente gratuita e online. Ou seja, você pode cuidar dos seus olhos sem sair de casa. Pois, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão com tecnologia exclusiva, onde você consegue testar seus olhos em apenas 3 passos simples e rápidos. Então, você pode começar agora mesmo a cuidar da sua saúde ocular.

Sensação de areia nos olhos - teste de visão

E então, você ficou com alguma dúvida? Diga pra gente nos comentários, pois vamos responder a todos, e aproveite para nos dizer o que achou deste conteúdo!

Fonte

healthline

pmbeyehospital

hylo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *