sequelas

Sequelas da covid-19 nos olhos: quais são e o que fazer

3
(2)

A covid-19 pode deixar sequelas graves após sua recuperação. Estudos apontam que, em algumas situações, nem mesmo os olhos estão livres do vírus.

Em casos moderados e graves da doença os medicamentos para o tratamento podem gerar problemas no metabolismo e inclusive nos olhos, de alguns pacientes tratados.

Entre as diversas alterações constatadas estão: catarata e danos nos vasos sanguíneos da retina.

Sequelas graves do coronavírus

De acordo com estudo científico baseado em evidências, a fase pós-covid-19 pode conter sequelas graves diversas. Além de alteração no metabolismo, entre as áreas afetas pelas complicações da doença está a região dos olhos.

Algumas das alterações que tanto a doença quanto alguns medicamentos para tratamento podem causar são: a catarata e lesões nos vasos sanguíneos da retina.

Assim sendo, das inúmeras sequelas que o coronavírus pode deixar, algumas são mais graves que outras, principalmente as que tem origem em casos graves da doença. 

Segundo especialistas, das pessoas infectadas com a síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2) que leva à doença coronavírus 2019 (COVID-19), uma pequena parte evoluirá para um quadro grave da doença e dessas o número de mortes é de aproximadamente 1%.

Porém, grande parte das pessoas que se recuperam da doença apresentam sequelas (complicações pós-virais) como sintomas fortes e fraqueza física, por exemplo, que podem ter duração de semanas ou meses.

Entre as sequelas mencionados na fase pós-covid-19 incluem:

  • dificuldade para respirar,
  • cansaço,
  • dor no peito e tosse.

Além de transtornos emocionais e mentais:

  • depressão,
  • transtorno de estresse pós-traumático e
  • ansiedade.

Assim também, sintomas dos distúrbios neurocognitivos como:

  • memória e
  • concentração insuficientes.

Além disso, uma nova pesquisa iniciada pela Sociedade Francesa de Neurorradiologia encontrou irregularidades importantes nos olhos de algumas pessoas com covid-19 grave, através de exames de ressonância magnética.

No total, 129 paciente foram submetidos ao exame do cérebro e deles, 9 (7%) tiveram resultados anormais de ressonância magnética do globo ocular. 

Constantemente o vírus tem sido associado a casos de conjuntivite, mas desta vez os estudiosos constataram nódulos nos olhos dos pacientes. O levantamento identificou um ou mais nódulos na parte de trás do olho.

Fontes das sequelas da covid-19 nos olhos

Especialistas afirmam que a covid-19, além de ser uma doença respiratória, também é inflamatória e vascular, com consequências ainda desconhecidas.

Dessa forma, existem inúmeros relatos de pacientes que se queixam de piora na visão, sendo que aqueles que possuem fatores de risco a doença pode apresentar ocorrências oculares significativas.

Como é o caso dos pacientes hipertensos, por exemplo, que podem apresentar oclusões e alguns quadros de hemorragias.

Já que os danos provocados pela covid-19 no organismo dos pacientes recuperados ainda não estão completamente esclarecidos, tanto cientistas quanto profissionais da saúde de várias regiões do mundo estão empenhados em realizar pesquisas a fim de compreender e combater as sequelas produzidas pelo vírus.

Contudo, já é possível afirmar que os medicamentos (corticoides) para o tratamento de casos moderados e graves da doença (onde é necessário combater a inflamação vascular sistêmica) explicam algumas alterações.

Segundo levantamentos, é provável que a origem da retinopatia (doença que afeta pequenos vasos da retina) seja devido ao aumento da pressão arterial e enfraquecimento dos vasos após o uso de remédios.

Do mesmo modo, o vírus também é capaz de induzir um aumento da glicemia e a coagulação sanguínea, sendo que esses são condições de risco para o surgimento da retinopatia.

Sob o mesmo ponto de vista, afirmações médicas indicam que os medicamentos usados para combater o coronavírus são capazes de provocar risco de desenvolvimento de catarata, não apenas em idosos, mas em pacientes de qualquer faixa etária.

Sequelas mais comuns nos olhos pós-covid-19

Assim, como você pode conferir até aqui, quem se recupera da infecção provocada pelo novo vírus pode ter sequelas diversas, entre elas trauma psicológico e até doenças nos olhos.

Logo, infelizmente, é muito comum que o tratamento deixe marcas na visão e isso porque nos casos moderados e graves da doença é não raro os pacientes recebem altas dosagens de corticosteroides com a finalidade de combater a inflamação vascular sistêmica.

De todas as complicações apresentadas, confira as sequelas mais comuns que podem surgir nos olhos após a recuperação da covid-19:

  • flutuação na refração – diversos pacientes se queixam de agravamento da acuidade visual, contudo, segundo médicos que realizam o acompanhamento, o exame de refração nem sempre indica uma necessidade de mudança na graduação dos óculos. O tratamento do problema inclui acompanhamento com oftalmologista e repetição de exames para prevenir maiores problemas na visão.
  • catarata – após a covid-19, ter a visão embaçada por significar mais do que uma piora da visão. Devido a toxicidade do corticosteroide seu uso pode gerar como resultado uma alteração no cristalino (lente interna do olho) em pacientes de qualquer idade. Nesta situação, o tratamento inclui apenas a cirurgia de substituição do cristalino opaco por uma lente intraocular.
  • retinopatia – também em decorrência do uso da medicação que pode provocar elevação da pressão arterial juntamente com uma fragilidade vascular. Ademais, a formação de trombos e aumento da glicemia são outros fatores de risco induzidos pela covid-19. O tratamento pode ser feito através de aplicações de injeções de antiangiogênicos

Sendo assim, conforme orientação de especialistas, a melhor maneira de enfrentar as complicações e evitar prejuízos mais graves à saúde dos seus olhos é, com toda certeza, fazendo o acompanhamento médico frequentemente.

Como tratar sequelas do coronavírus nos olhos

De acordo com estudo da Sociedade Francesa de Neurorradiologia, o tratamento com rastreamento ocular deve ser considerado para todos os pacientes com diagnóstico de covid-19 grave.

O tratamento inclui exame ocular com dilatação da pupila para que a mácula seja observada pelo médico com uma lente de aumento.

Ou seja, o tratamento sempre envolve a necessidade de visita ao oftalmologista após recuperação da doença. O profissional irá investigar por meio de exame como o mapeamento de retina, por exemplo, e assim indicar o melhor procedimento para cada caso. 

Em São Paulo, a Policlínica da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) passou a oferecer alguns serviços gratuitos de apoio a vítimas de complicações pós-covid.

Entre as muitas sequelas físicas e emocionais, os relatos incluem:

  • dificuldade de mobilidade devido à internação,
  • falta de ar crônica,
  • medo de ser contaminado com o vírus outra vez,
  • vivência do luto pela perda de entes queridos ou por uma vida não mais vivida.

Entre os serviços oferecidos estão atendimento de fisioterapia e psicoterapia.

Sabia que ocorre transmissão do coronavírus pelos olhos?

Isso porque a superfície dos olhos possui enzimas que podem servir como entrada do coronavírus. Essa informação é bastante importante, principalmente se você usa colírios e ainda mais importante se tem costume de compartilhar com outras pessoas. Por isso é tão importante redobrar a atenção e os cuidados com os olhos.

Confira uma lista que preparamos para você com algumas das principais formas de como prevenir coronavírus:

  • Usar máscara facial – seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
  • Manter, no mínimo, 1,80m de distância entre você e outras pessoas.
  • Evitar aglomerações.
  • Socialize ao ar livre.
  • Não falte à vacinação quando for sua vez.
  • Evitar contato com pessoas doentes.
  • Diminua o contato com os olhos, o nariz e a boca.
  • Caso fique doente: fique em casa.
  • Limpar sempre os objetos e as superfícies tocadas frequentemente.
  • Lave as mãos constantemente com água e sabão.

Para prevenir a contaminação pelos olhos:

  • Os óculos podem ser uma proteção extra para os seus olhos. Sendo assim, se você utiliza lentes de contato, considere trocar pelo acessório.
  • Se possível, diminua a quantidade de vezes que sai para comprar medicamentos para os olhos. Uma opção é comprar uma quantidade razoável, se atentando para o prazo de validade e forma de armazenamento, é claro!
  • Evite coçar os olhos. Se for muito necessário, lave as mãos primeiramente.

Se prevenir da covid-19 é essencial para você evitar danos à vida, assim como à saúde dos seus olhos. Siga sempre os cuidados preventivos recomendados pelos órgãos de saúde.

A pandemia pode estar afetando os seus olhos

A quarentena mundial nos trouxe novos hábitos – alguns bons e outros nem tanto. Finalmente agora frequentemente estamos mais tempo em casa, curtindo a família e a nossa própria companhia.

Mas, infelizmente, o isolamento deixou muitas pessoas menos expostas à iluminação natural (do sol) e, por consequência, o uso dos aparelhos eletrônicos como o celular e computador, por exemplo, aumentou absurdamente.

Só para exemplificar, segundo estudos, esse “novo normal” tem gerado números preocupantes de casos de aumento do grau de miopia

Assim, os exames oftalmológicos períodos nunca foram tão importantes quanto neste momento que todos estamos enfrentando. Logo, prevenir é a melhor opção! Pois, quando o assunto é a saúde dos seus olhos, infelizmente alguns danos são definitivos.

E se você já teve covid-19, a orientação é procurar um oftalmologista o quanto antes para avaliar como está a sua visão.

Nós somos uma health tech comprometida em facilitar o acesso à lentes de qualidade, além disso, investimos constantemente em tecnologia para facilitar a vida de quem precisa usar óculos.

Quer um exemplo disso?

Você pode fazer agora mesmo nosso teste de visão online e gratuito, com tecnologia exclusiva que mede a sua graduação de miopia e astigmatismo.

sequelas - teste de visão

Com isso, nós te ajudamos a descobrir se está na hora de agendar uma consulta com o oftalmologista ou se precisa trocar as lentes dos seus óculos.

Você já sabia dessas sequelas que a covid-19 pode provocar nos olhos? Deixe sua resposta pra gente no campo de comentários.

Fontes:

Ncbi

News-medical.net

Healthline

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *