Sífilis ocular: o que é, sintomas e tratamentos

Sífilis ocular
  • por
4.4
(15)

A sífilis ocular é uma doença bacteriana, cujos principais sintomas são a irritação dos olhos, vermelhidão, sensibilidade à luz, redução de visão, etc.

Apesar de sintomas variados, a doença é alvo de uma crescente preocupação por parte dos oftalmologistas.

O grande motivo é que há fortes evidências de uma epidemia de sífilis no Brasil, a doença venérea acomete vários órgãos e pode levar à complicações oculares e perda de visão e, portanto, precisa ser combatida.

Atualmente não há pesquisas o suficiente que mostre o número real de brasileiros que perderam a visão causada pela sífilis. Entretanto, o Ministério da Saúde possui alguns dados que mostram que a cegueira, que é resultado da sífilis ocular, está em ascensão no Brasil.

Mas a seguir vamos falar mais sobre a doença, quais as formas de prevenção, tratamentos e como identificar os sintomas da doença. Então continue a leitura!

O que é sífilis ocular

Além da causa principal da sífilis ocular,  a bactéria Treponema pallidum, existem outras cepas neuropatogênicas de transmissão também da doença. Ou seja, a doença é transmitida de várias formas.

A doença ocular também pode causar a diminuição da precisão visual, incluindo a cegueira permanente, o que pode estar associado à neurossífilis. Desta forma, tanto a sífilis quanto a neurossífilis ocular podem ocorrer em qualquer estágio da doença, incluindo as fases primária e secundária.

Quando a bactéria Treponema pallidum chega a uma ou mais estruturas dos olhos, por vezes, o sistema imunológico logo a detecta, ativando seu sistema de defesa.

A doença pode abranger quase que qualquer estrutura ocular, porém, a uveíte posterior e a panuveíte são as mais comuns. Os sintomas adicionais podem incluir:

  • Uveíte anterior (inflamação da íris)
  • Panuveíte (inflamação na íris, corpo ciliar e coróide)
  • Uveíte posterior (inflamação na retina e na coróide)
  • Neuropatia óptica (inflamação do nervo óptico)
  • Vasculite retiniana (inflamação dos vasos da retina)
  • Ceratite intersticial (opacidade e inflamação da córnea)

Como reconhecer a sífilis ocular

Devido os nossos olhos serem bem próximos ao sistema nervoso central, a sífilis ocular pode, frequentemente, vir acompanhada por sintomas neurológicos.

Atualmente, os especialistas dizem que quanto mais grave for a inflamação provocada ou o atraso no diagnóstico e tratamento, maior a chance de ficar sequelas, incluindo perda de visão. 

Portanto, cuidado!

Leia: quando devo procurar um médico oftalmologista.

Sintomas da sífilis ocular

Os sintomas,frequentemente, incluem :

  • Redução da visão
  • Dor nos olhos
  • Visão turva
  • Moscas volantes (percepção de pequenos pontos móveis no campo visual)
  • Fotopsia (flashes de luzes no campo visual)
  • Aumento da pressão ocular
  • Vermelhidão na conjuntiva
  • Fotofobia
  • Sensibilidade à luz

Diagnóstico de sífilis ocular

O recomendado é que os pacientes diagnosticados com sífilis sempre sejam encaminhados à oftalmologistas, no caso de queixas oculares.

É importante ressaltar, porém, que nem todo quadro de suspeita de Uveíte (inflamação intraocular) é causado pela sífilis.

Entretanto, caso apresente sintomas, não espere para procurar um médico, pois demora no tratamento traz agravamentos.

Nos casos da sífilis genital, cutânea, sistêmica ou cerebral, sem os sintomas de inflamação visual, o oftalmologista pode ser consultado simultaneamente, a fim de esclarecer supostas alterações oculares subclínicas.

Tratamento

O tratamento consiste em internação hospitalar,  bem como o uso de penicilina cristalina intravenosa, no prazo de 10 a 14 dias.

No caso de alergia à penicilina, porém, a opção de tratamento é a Ceftriaxona intramuscular ou intravenosa, também pelo período  de 10 a 14 dias.

Para o controle e tratamento da inflamação intraocular, faz-se  simultaneamente o uso de corticoide em forma de colírio ou via oral, bem como o colírio midriático,  que fica responsável por dilatar a pupila e ainda aliviar a dor.

Alguns pacientes, além do tratamento convencional, podem eventualmente precisar de cuidados para recuperação da visão, tais como:

  • Cirurgia de catarata (eventualmente, em casos que evoluem com opacidade do cristalino)
  • Tratamento para controle da pressão intraocular (clínico, cirúrgico ou simultaemanete.)
  • Laser
  • Transplante de córnea ou uso de lente de contato rígida, por exemplo, nos casos de opacidade corneana.

Prevenção da sífilis ocular

A melhor forma de prevenção, antes de mais nada, é fazendo sexo seguro, com o uso de preservativos masculinos ou femininos, assim como o acompanhamento pré-natal. Por exemplo os principais cuidados preventivos são:

  • Uso de preservativo nas relações sexuais
  • Realização de todos os exames pré-natais prescritos para gestantes
  • Não compartilhamento de seringas e agulhas

É importante, todavia, que os pacientes diagnosticados com a doença evitem imediatamente o contato sexual até o fim do tratamento e avisem às pessoas com quem tiveram relações íntimas. Confira agora os riscos de contágio, de acordo com os estágios da infecção:

  • Estágio primário: parceiros dos últimos três meses eventualmente apresentam riscos de estarem infectados
  • Estágio secundário: parceiros do ano anterior possivelmente podem desenvolver a doença

Da mesma forma parceiros também devem fazer exames por meio de amostra de sangue, para verificar contaminação. E em casos positivos, o tratamento deve ser feito imediatamente.

Formas de contaminação

A relação sexual desprotegida, é a principal forma de transmição, mas bactéria causadora da sífilis também pode ser transmitida das seguintes formas, a saber:

  • Através de objetos contaminados
  • Pelo contato direto com feridas 
  • Em transplante de órgãos

Atualmente, essas são formas raras de contágio, entretanto, ainda existem casos isolados. Portanto, previna-se, faça sexo seguro e nunca compartilhe objetos de higiene pessoal.

Você está em dia com seus check ups?

Você está com algum desses sintomas ou já teve a sífilis ocular? Como lidou com isso, assim como com os riscos? Compartilhe sua vivência!

Aliás em caso de sintomas da doença, marque imediatamente uma consulta oftalmológica. Afinal, essa é uma doença grave, portanto precisa ser tratada o quanto antes.

Pensando na sua saúde, desenvolvemos um teste de visão online e gratuito, você já fez o seu?sífilis ocular - teste de visão

Fontes:

Retinapro

Eduardo paulino

Reviewofophthalmology

Cdc

Medscape

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *