Você conhece muitas informações sobre a Síndrome de Crohn? Sabia que ela pode afetar a nossa saúde visual?
Pouca gente sabe, mas a seguir, iremos te explicar sobre essa síndrome. Também falaremos como ela pode afetar os nossos olhos. Além disso, queremos te alertar sobre todos os cuidados que você precisa tomar para proteger a saúde dos olhos.
Vamos lá então? Continue a leitura!
A síndrome de crohn
A Síndrome de Crohn é uma doença que pode afetar qualquer pessoa, independente da idade. Além disso, é considerada uma condição vitalícia. Ou seja, não tem cura. afeta partes do sistema digestivo.
Dessa forma, a doença de Crohn causa inflamação nas camadas mais profundas do intestino. Dessa forma, provoca sintomas bastante incômodos e até mesmo pode causar sequelas aos olhos. Aliás, é uma doença considerada pela medicina como bastante dolorosa e debilitante. Assim, se não tratada, pode gerar risco à vida.
A seguir vamos te explicar quais os sintomas mais comuns da síndrome.
Fonte: Korper Studio Pilates
Sintomas da síndrome de crohn
A doença de Crohn pode afetar diferentes partes do intestino delgado e grosso. Isso resulta em sintomas mais graves ou mais leves.
Além disso, os sintomas aparecem de forma gradativa. Porém, há casos em que os sinais da síndrome surgem sem aviso prévio. Outro detalhe é que há períodos em que a doença não gera desconforto ou sintomas. Assim, dando a impressão de que está em remissão.
No entanto, quando ativa, os sintomas mais comuns são:
- Diarréia;
- Dor abdominal e cólicas;
- Febre;
- Sangue nas fezes;
- Fadiga;
- Aftas;
- Apetite reduzido e perda de peso;
- Dor ou drenagem perto ou redor do ânus, devido à inflamação na fístula;
- Fissura anal.
Já com relação aos casos avançados da doença, os considerados graves, outros sintomas podem incluir:
- Pedra no rim;
- Inflamação no fígado e ductos biliares;
- Anemia;
- Inflamação na pele, olhos e articulações.
O que causa a doença de crohns?
A causa da doença de crohns ainda está sendo investigada pela ciência. Afinal, não se sabe exatamente o que causa essa síndrome. No entanto, muitas pesquisas já revelaram que existem fatores que contribuem para o surgimento da síndrome.
Como exemplo, fatores hereditários, genéticos e ambientais podem contribuir para o desenvolvimento da síndrome. Ou seja, se na sua família algum parente seu tem a síndrome de crohn, a chance de você desenvolver a condição é de 5% a 20% maior. Inclusive, pesquisas revelam que para a população urbana, de países desenvolvidos e de climas mais frios, é mais fácil desenvolver a síndrome. Outro fator é a idade. Afinal, adolescentes e adultos com 15 a 35 anos são mais propensos.
Com relação ao gênero, a doença afeta igualmente homens e mulheres. Dietas e estresse excessivos podem agravar a condição. Porém, não a causam.
Como a síndrome pode afetar os olhos?
Para os casos graves da síndrome de crohn, outras partes do corpo podem ser afetadas. Como exemplo, os nossos olhos. Aliás, você sabia que as chances de outras partes do organismo sofrerem com a síndrome são cerca de 25 a 40%? Bastante, não é mesmo?
Já com relação aos olhos, cerca de 10% dos pacientes com a doença lidam com algum efeito negativo na visão. Além disso, até mesmo o tratamento da condição pode afetar a nossa visão. Isso devido aos remédios usados. Afinal, geram efeitos colaterais no organismo.
Nesse sentido, os remédios têm na composição corticoides, que quando usados em grande quantidade e por muito tempo causam catarata ou glaucoma.
Aliás, os olhos podem ser afetados de diversas formas. É comum, por exemplo, o aparecimento de doenças oculares tipicamente inflamatórias. Tipicamente, afetam a córnea, canais lacrimais ou a camada externa do branco do olho.
Dentre as doenças oculares mais comuns em quem sofre com a doença de crohns destacamos:
- Olho seco;
- Ceratopatia;
- Uveíte;
- Esclerite;
- Episclerite;
- Neurite óptica.
A síndrome de crohn pode afetar outras partes do corpo?
Sim! Ela pode afetar outras partes do corpo, como fígado, articulações, rim, costas e pele. Além disso, como causa a deficiência de ferro, consequentemente provoca a anemia. Por essa razão que problemas cardíacos podem ser mais comuns em quem enfrenta a síndrome.
Dessa forma, batimentos cardíacos irregulares ou muito rápidos são outros efeitos negativos da doença de crohns. Além disso, com o tempo, pode ser que você desenvolva quadros de insuficiência cardíaca ou dilatação do coração. Ademais, devido ao uso de remédios à base de corticoides, pode ser comum observar sintomas muito incômodos nas articulações. Nesse sentido, temos risco aumentado de fraturas ósseas, dor e inchaço nas articulações, além da osteoporose.
Tratamentos para a síndrome de crohn
Infelizmente, não existe cura para a doença de crohns. Porém, há muitos tratamentos que ajudam e promovem a qualidade de vida de quem sofre com a doença, após o diagnóstico. Além disso, é muito importante seguir à risca o tratamento para evitar complicações e o avanço da condição.
Aliás, os tratamentos podem ser diferentes para pessoas que têm a síndrome. Mas, é muito comum o uso de medicamentos.
Preparamos uma lista a seguir com os principais tipos de tratamentos e medicamentos para você conhecer:
-
- Medicamentos anti inflamatórios – Aminossalicilatos e Corticosteróides;
- Supressores do sistema imunológico – Metotrexato (Trexall) e Azatioprina (Azasan, Imuran) e mercaptopurina (Purinethol, Purixan);
- Uso de antibióticos;
-
- Terapias biológicas – Natalizumab (Tysabri) e vedolizumab (Entyvio), Infliximabe (Remicade), adalimumabe (Humira) e certolizumabe pegol (Cimzia) e Ustekinumab (Stelara);
- Terapia nutricional – dieta especial administrada por via oral ou por tubo de alimentação (nutrição enteral). Ou, nutrientes infundidos na veia (nutrição parenteral). Consiste no que chamam por repouso intestinal;
- Outros medicamentos – paracetamol, aspirina e loperamida.
- Cirurgia – o médico quem vai avaliar a possibilidade de realizar a cirurgia para remover parte danificada do trato digestivo. Assim, reconectando as seções saudáveis. A cirurgia também pode ser usada para fechar fístulas e drenar abscessos.
Já conhecia a síndrome de crohn?
Se ainda não conhecia essa doença, sabemos agora que você está muito bem informado. Afinal, sabe sobre os sintomas, fatores de risco e como tratar a síndrome de crohn.
Mais importante do que isso, sabe agora que ela pode, infelizmente, afetar os olhos. Por isso o cuidado é tão importante, assim como o tratamento também!
Para nós da Lenscope, é muito importante que tanto a informação sobre a sua visão como o acesso a uma visão de qualidade chegue ao maior número de pessoas possível. Por isso, nós utilizamos a tecnologia e inovação para facilitar que você tenha óculos de qualidade. E, além disso, com um ótimo custo benefício.
Assim, nosso processo de venda é 100% online, seguro e prático. Tudo para melhorar a sua experiência de compra, que pode acontecer no conforto da sua casa!
Nós da Lenscope temos o propósito de melhorar a visão das pessoas. Um par de olhos por vez. Pensando nisso, desenvolvemos o teste de visão online. Ele analisa com precisão se você tem astigmatismo ou miopia. E sem nenhum custo!
Assim é possível saber se o grau mudou. Nesse sentido, sabe se é a hora de se consultar com o oftalmologista.
Além disso, oferecemos no nosso site artigos sobre diversos temas. Temos uma equipe à disposição e uma newsletter informativa. Atualizamos nosso portal com tudo o que você precisa saber sobre visão, óculos, modelos, formato de rosto, doenças oculares, tudo! E você pode assinar a nossa newsletter gratuitamente! Não perca essa chance.
Fontes:
National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases