Sintomas de astigmatismo e como tratar

sintomas de astigmatismo
  • por
3
(6)

Os sintomas de astigmatismo são:

  • Dificuldade de enxergar tanto de perto quanto de longe
  • Apertar os olhos para enxergar com nitidez
  • Sentir sensibilidade à luz e ter fortes dores de cabeça no final do dia

No artigo de hoje vamos falar sobre os sintomas de astigmatismo e tudo o que você precisa para saber se você tem astigmatismo, ou se o seu grau de astigmatismo aumentou.

sintomas de astigmatismo

Os sintomas mais comuns de astigmatismo

O que é astigmatismo

O astigmatismo é caracterizado pelo formato da córnea irregular.  Nesse sentido, o olho sem astigmatismo tem o globo ocular em formato redondo. Já o olho com astigmatismo tem o globo ocular  mais ovalado,  como  uma bola de futebol americano, com áreas mais “rasas” ou “fundas” do que outras.

Ou seja, ao invés de redondo, o globo ocular é levemente ovalado. Essa deformação provoca um erro refrativo que distorce a luz quando esta entra nos olhos. Dessa forma, formam-se múltiplos pontos focais na retina, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco. 

É por esse motivo que, entre os principais sintomas de astigmatismo, está a dificuldade de enxergar os objetos que estão próximos e longe, e pouco ou muito embaçados, dependendo do grau de astigmatismo.

sintomas de astigmatismo

Visão normal e visão com astigmatismo

Também é muito comum que o astigmatismo venha acompanhado de miopia ou hipermetropia. Confira nosso vídeo sobre astigmatismo a seguir: 

Quais são os sintomas de astigmatismo

O principal sintoma de astigmatismo é a visão embaçada, mas esse problema de visão vem acompanhado de outros sintomas desagradáveis. São eles:

Visão embaçada e confusão de símbolos

O sintoma mais comum do astigmatismo é a visão embaçada e a visão dupla. Ou seja, você vê duas ou mais coisas no lugar de uma só. Também pode acontecer de você confundir símbolos muito parecidos, como as letras como “M” e “H”. Ou os números 8 e 3.

Cansaço ocular e fotofobia

Se você tem astigmatismo, provavelmente você sente os olhos cansados, além da sensibilidade à luz.  Isso acontece mais quando você está com os olhos focados em livros, revistas ou nas telas de computadores e celulares, mas desaparece quando para de fazer tal atividade. Esse cansaço acaba acontecendo por um esforço excessivo dos músculos oculares. Afinal, são eles que nos ajudam a focar ou não em algo, e, para pessoas com dificuldade para enxergar com nitidez,  isso pode ser bem cansativo.

Dores de cabeça e dores nos olhos

Como os músculos oculares são forçados para que você possa focar em um objeto, isso pode resultar em dores de cabeça. Além delas, os próprios olhos começam a doer após muito esforço.

Como tratar os sintomas de astigmatismo

O astigmatismo é problema de  visão comum, mas que possui vários tipos de tratamento. Confira alguns dos tratamentos para astigmatismo a seguir: 

Óculos de grau

O óculos de grau é a forma de tratamento mais indicada para quem tem astigmatismo. Isso acontece porque é o tratamento mais acessível. 

As lentes de óculos para astigmatismo são chamadas de lentes cilíndricas. Além disso,  quando falamos em óculos para astigmatismo, a medida do eixo é importante., principalmente durante a montagem das lentes na armação. É por isso que nas receitas de óculos para astigmatismo,  a coluna do grau cilíndrico é sempre acompanhada do valor do eixo. A medida do eixo varia de 0 a 180 graus e indica a localização do astigmatismo em sua córnea.

Saiba mais sobre como é o óculos para astigmatismo 

Também falamos sobre o óculos para astigmatismo lá no nosso canal do Youtube. Olha só

Lentes de contato

As lentes de contato também são indicadas para quem tem astigmatismo. Se você está querendo usar lentes de contato, é importante ficar atento, pois elas exigem um cuidado maior. Como elas ficam em contato direto com os olhos, é preciso limpar corretamente, tirar para dormir e trocar com frequência. Caso contrário, você pode ter uma infecção grave nos olhos.

Cirurgia

Outra opção de correção do astigmatismo é através de cirurgia a laser. Entretanto, especialistas recomendam esse procedimento somente para quem tem acima de 21 anos e já está com o grau de astigmatismo estabilizado há pelo menos 1 ano. 

Saiba mais sobre a cirurgia de astigmatismo.

Você também pode saber mais sobre as formas de tratamento do astigmatismo no vídeo abaixo:

Causas do astigmatismo

O que causa o astigmatismo é o formato irregular da córnea. Nesse sentido, existem alguns fatores de risco para que o astigmatismo se desenvolva.  Confira quais são: 

Quando ir ao médico

Se os sintomas de astigmatismo estão prejudicando sua qualidade de vida e as suas atividades diárias, isso significa que é hora de procurar ajuda médica. Um oftalmologista pode diagnosticar se você tem astigmatismo, qual é o seu grau de astigmatismo e recomendar o tratamento mais adequado.

O ideal é fazer uma avaliação a cada três anos a partir dos 40 anos, e a cada dois anos após os 65 anos. No entanto, especialistas recomendam o acompanhamento anual para prevenção de doenças, como catarata e glaucoma.

Diagnóstico

Após realizar os exames oftalmológicos para diagnosticar o astigmatismo, o médico passará a receita para fazer o óculos de grau. Em uma receita que indica que você tem astigmatismo, você irá notar que o campo do cilíndrico e do eixo estão preenchidos.

No campo do cilíndrico, o profissional de saúde indica o seu grau de astigmatismo. E, no campo do eixo do astigmatismo, é indicado o grau do eixo, que é a a localização do grau do astigmatismo em seus olhos. Isso porque o grau não é aplicado sobre toda a lente, como no caso da miopia e hipermetropia. 

Veja a seguir um exemplo de receita de óculos para astigmatismo.

sintomas de astigmatismo

Exemplo de receita de óculos quando indica astigmatismo. Note que quando você tem astigmatismo, a receita do seu óculos vem com as colunas do cilíndrico e do eixo preenchidas.

Você também pode saber se tem astigmatismo através do nosso Teste de Visão Online e Gratuito.

sintomas de astigmatismo

Você sofre com algum desses sintomas?

É muito importante fazer consultas regulares ao oftalmologista, principalmente se você está sofrendo com um ou mais desses sintomas. Os óculos de grau podem ser grandes aliados para resolver esses desconfortos.

A nossa missão na Lenscope é tornar mais acessíveis as informações sobre saúde dos olhos, além de lentes para óculos de qualidade. Por isso, nós somos uma Health Tech que está reinventando a forma como fazemos nossos óculos de grau 

Você pode contar com o nosso serviço para fazer lentes pela internet, sem nem precisar sair de casa. Faça um orçamento agora mesmo, sem compromisso, para suas lentes de astigmatismo.

E, qualquer dúvida, é só deixar aqui nos comentários. Também te convidamos a assinar a nossa newsletter para você não perder nenhum conteúdo! 

Atualizado em 09/09/2021

Fontes:

Web MD

American Optometric Association

Mayo Clinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *