sintomas de astigmatismo

Sintomas de astigmatismo e como tratar

Este post foi atualizado em 18 maio, 2021

Os sintomas de astigmatismo mais comuns são:

  • Visão embaçada;
  • Dificuldade para enxergar de perto e de longe;
  • Dores de cabeça e nos olhos;
  • Cansaço ocular;
  • Fotofobia
  • Confundir letras ou números parecidos.
sintomas de astigmatismo
Os sintomas mais comuns de astigmatismo

O que é astigmatismo

Astigmatismo é um problema de visão que causa dificuldade para enxergar de perto e de longe.

Isso acontece porque, quem tem astigmatismo, tem o formato da córnea irregular. Ou seja, ao invés de redondo, o globo ocular é levemente ovalado.

Essa deformação provoca um erro refrativo que distorce a luz quando esta entra nos olhos.

Dessa forma, múltiplos pontos focais são formados quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

É por esse motivo que, entre os principais sintomas de astigmatismo está a dificuldade de enxergar os objetos que estão próximos e longe, com pouco ou muito embaçados, dependendo do grau de astigmatismo.

sintomas de astigmatismo

Também é muito comum que o astigmatismo venha acompanhado de miopia ou hipermetropia.

No entanto, os sintomas de astigmatismo podem ser facilmente eliminados com o uso de óculos de grau, lentes de contato ou, até mesmo, cirurgias refrativas que podem eliminar a necessidade de correção. 

Como tratar o astigmatismo

O astigmatismo é um desvio de visão comum, mas que possui vários tipos de tratamento. Olha só:

Óculos de grau 

As lentes de grau para astigmatismo contêm uma prescrição adicional de lentes cilíndricas. 

Além disso, a medida do eixo também precisa ser levada em consideração na hora da montagem do óculos.

É por isso que nas receitas de óculo para astigmatismo, a coluna do grau cilíndrico é sempre acompanhada do valor do eixo.

A medida do eixo varia de 0 a 180 graus e indica a localização do astigmatismo em sua córnea.

Lentes de contato

As lentes de contato para astigmatismo podem ser de dois tipos, gelatinosas ou de vidro. Algumas pessoas preferem usar lentes de contato ao invés de óculos de grau. 

No entanto, apesar do grau de correção ser o mesmo nos dois tratamentos, as lentes exigem um cuidado maior. Como elas ficam em contato direto com os olhos, é preciso limpar corretamente, tirar para dormir e trocar com frequência.

Cirurgia 

Outra opção de correção do astigmatismo é através de cirurgia a laser. Esse procedimento é recomendado somente em casos de alto astigmatismo e para quem tem mais de 21 anos.

Causas do astigmatismo

O que causa o astigmatismo é a irregularidade no formato da córnea que provoca um erro de refração na formação da imagem na retina. Existem alguns fatores de risco para que esse desvio ocorra, tais como:

  • Genética (quando o bebê já nasce com astigmatismo)
  • Lesão ocular
  • Ceratocone

Enquanto na visão normal um ponto focal é formado quando a luz entra na retina, no astigmatismo formam-se vários.

É por isso que quem tem astigmatismo não enxerga bem nem de longe e nem de perto. 

Quando ir ao médico

Se os sintomas de astigmatismo estão prejudicando sua qualidade de vida e as suas atividades diárias, isso significa que é hora de procurar ajuda médica. 

Um oftalmologista pode diagnosticar se você tem astigmatismo, em quantos graus e recomendar o tratamento mais adequado.

O ideal é fazer uma avaliação a cada três anos a partir dos 40 anos, e a cada dois anos após os 65 anos. No entanto, o acompanhamento anual é fortemente recomendado para prevenção de doenças, como catarata e glaucoma.

Diagnóstico 

Após realizar os exames oftalmológicos para diagnosticar o astigmatismo, o médico passará a receita para fazer o óculos de grau. Na receita terá uma medida “eixo do astigmatismo” que vem acompanhada do grau cilíndrico, que indica quantos graus você tem.

O eixo do astigmatismo nada mais é do que a localização do grau do astigmatismo em seus olhos. Já o grau cilíndrico é a quantidade de graus que você possui.

No astigmatismo o grau não é aplicado sobre toda a lente como no caso da miopia e hipermetropia. Por isso é importante saber o eixo do astigmatismo, porque é ele que vai dizer onde aplicar o grau.

Ou seja, se a coluna cilíndrico e eixo não está preenchida na receita do seu óculos, significa que você não tem astigmatismo.

sintomas de astigmatismo
Exemplo de receita de óculos quando indica astigmatismo. Note que quando você tem astigmatismo, a receita do seu óculos vem com as colunas do cilíndrico e do eixo preenchidas.

Como é o óculos de astigmatismo

O que determina como será o óculos de astigmatismo é o grau do eixo de astigmatismo. Ele afeta diretamente a espessura das suas lentes, dependendo do seu grau.

Por exemplo, eixos entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus resultam em lentes mais grossas na parte superior e inferior e mais finas nas laterais.

No entanto, quando o eixo é entre 70º e 110º, ou próximo de 90º, a tendência é que as lentes fiquem grossas nas laterais.

Nesse caso, infelizmente a estética do óculos é prejudicada, pois dá o aspecto de “fundo de garrafa”.

Sintomas de astigmatismo
Tabela de comparação a espessuras da lente referente ao eixo do astigmatismo

 

Por isso, para quem tem mais de 4 graus de astigmatismo, o ideal é investir em lentes com alto índice de refração. Esse tipo de lente reduz a espessura do óculos e ajuda a disfarçar o indesejado efeito “fundo de garrafa”.

As lentes de alto índice de refração são as lentes 1.67, 1.74 e 1.76 e a melhor opção são as lentes em resina. Isso porque a resina é leve e resistente, o que irá facilitar seu dia-a-dia.

Para alto astigmatismo, na Lenscope, você encontra as Lentes Tokai 1.76. Elas são as lentes de resina mais finas do mundo, pois conseguem disfarçar a espessura das laterais. 

Outra dica para ter óculos fino é escolher a armação no tamanho certo. Para saber qual o melhor modelo para o seu caso, preencha nosso formulário com o seu grau. 

Nós mostramos a armação ideal para o seu tipo de grau de forma totalmente online e gratuita! 

Fontes:

Web MD

American Optometric Association

Mayo Clinic



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest