sintomas de presbiopia

Sintomas de hipermetropia: descubra se você tem esse problema de visão

0
(0)

A hipermetropia é um problema de visão  que causa dificuldade para enxergar objetos próximos. Como um dos sintomas de hipermetropia, ler um livro ou ver o cardápio de um restaurante pode ser uma tarefa difícil.

Isso ocorre porque o olho hipermétrope é mais achatado que o normal, fazendo com que as imagens se formem depois da retina, ao invés de serem formadas na retina. Para exemplificar, confira a seguir a diferença na formação de imagem de um olho normal e um olho hipermétrope: 

Sintomas de hipermetropia

Os sintomas de hipermetropia mais comuns são a dificuldade em enxergar objetos de perto, dores de cabeça, lacrimejamento dos olhos e dificuldade de concentração. Além disso, outros sintomas da hipermetropia são a sensação de olhos pesados e a visão borrada/embaçada.  Por isso, caso você sinta estes sintomas, fique atento, pode ser hipermetropia

Como a pessoa que tem hipermetropia enxerga?

Se você tem hipermetropia enxerga os objetos próximos ao campo de visão de maneira borrada ou embaçada. Isso ocorre porque no olho normal, a imagem  é formada na própria retina, já quem tem hipermetropia, a imagem é formada atrás da retina. 

Com isso, enxergar de longe é mais fácil do que enxergar objetos próximos, uma vez que a imagem fica desfocada. Assim sendo, a imagem abaixo é uma representação de como é a visão de quem tem hipermetropia. Isto é, perceba que os elementos da imagem ao fundo estão nítidos. Por outro lado, o elemento mais próximo está bastante embaçado.

Sintomas de hipermetropia infantil 

A hipermetropia infantil age como a hipermetropia em adultos. Ou seja, criando a dificuldade de enxergar objetos de perto. Entretanto, a alta hipermetropia infantil pode desenvolver o estrabismo convergente (aquele em um dos olhos é desviado para dentro). 

Isso acontece pelo fato da criança fazer esforço excessivo para enxergar devido ao alto grau. Por consequência, o olho perde seu alinhamento, ficando desviado para dentro, segundo a oftalmologista pediátrica, Marcela Barreira

Então, para as crianças, os sintomas de hipermetropia mais comuns são: dificuldade de concentração e realização de tarefas domésticas ou na escola, dores de cabeça constantes e olhos lacrimejantes

Por essa razão, é muito importante ficar atento aos sinais de hipermetropia infantil. Além disso, é importante fazer o acompanhamento médico com o profissional de saúde especialista em olhos de sua confiança. Mas, vale ressaltar que o acompanhamento deve ser feito periodicamente, uma vez que a visão dos pequenos está em desenvolvimento. Por isso, é recomendável que as consultas ocorram a cada 6 meses ou 1 ano. 

Tratamentos para hipermetropia

É possível tratar a miopia através do uso de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

É importante saber que a cirurgia refrativa é o único tratamento capaz de curar a hipermetropia, eliminando todo o grau existente. Entretanto, existem alguns pré-requisitos para realizar o procedimento. Entre eles, ter acima de 21 anos e o grau de hipermetropia estabilizado de 6 meses a 1 ano, além da autorização médica. 

A cirurgia para miopia mais comum é a LASIK,  feita a laser sobre o tecido da córnea para corrigir a curvatura do olho. Afinal, uma das causas da hipermetropia se deve a esse fator.

Você está sentindo algum dos sintomas de hipermetropia?

No artigo de hoje, vimos que a hipermetropia é um problema de visão que dificulta enxergar objetos próximos. Além da visão embaçada e borrada para perto. Mas, há também outros sintomas de hipermetropia, como dores de cabeça e lacrimejamento dos olhos. Por isso, é muito importante visitar um médico especialista em saúde dos olhos de sua confiança frequentemente, pois esses sinais podem ser sintomas de hipermetropia. 

Além disso, vimos que é possível tratar a hipermetropia com óculos de grau, lentes de contato ou através da cirurgia refrativa.  Dessa forma, caso você opte pelo óculos de grau, maneira mais convencional de tratar esse problema de visão, saiba que nós, da Lenscope, podemos te ajudar. 

Somos uma Health Tech pioneira em vendas de lentes para óculos de grau na internet. Nesse sentido, usamos tecnologia e inovação para levar lentes de qualidade e informações sobre saúde visual para, cada vez mais, um número maior de pessoas. Um par de olhos por vez.

Acesse nosso site e veja quais de nossas lentes atendem o seu grau.  Além disso, você pode fazer o orçamento de forma online e gratuito. Dessa maneira, você pode ver o quanto irá economizar nas suas lentes para hipermetropia, sem sair de casa! Ainda assim, você tem 100 dias para provar nossas lentes. Ou seja, caso não goste, nós devolvemos seu dinheiro. Saiba mais em nosso site. 

Então, você já sentiu algum desses sintomas? Ou precisa usar óculos para hipermetropia? Conheça a Lenscope e saiba como podemos te ajudar!

Aliás, se ficar com alguma dúvida deixe nos comentários. Em breve te respondemos!

Fontes 

Everydayhealth

Excimerclinic

Journals 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *