Sintomas de miopia: fique atento

sintomas de miopia
  • por
4.3
(6)

A miopia é um problema de visão que causa dificuldade para enxergar de longe. Por isso, se você tem miopia, você sente dificuldade em ver placas de ônibus, a lousa da sala de aula e outros objetos distantes, por exemplo. Mas, você sabe quais são os sintomas da miopia? No artigo de hoje, falaremos sobre os sintomas da miopia e como eles podem estar presentes no nosso cotidiano. 

Você pode conferir nosso vídeo sobre miopia no YouTube. Clique aqui para assistir.

Os sintomas da miopia podem ser: 

  • Visão embaçada para enxergar objetos de longe
  • Forçar a visão ou apertar os olhos para ver nitidamente
  • Tonturas e dores de cabeça por forçar a visão
  • Dores nos olhos ou fadiga ocular por forçar a visão
  • Olhos lacrimejantes excessivamente
  • Dificuldades para dirigir, principalmente à noite

Além disso, esses sintomas podem estar presentes no nosso dia-a-dia das mais diversas formas. Dentre elas, podemos citar: 

  • Dificuldade por ler uma placa de ônibus de longe; 
  • Forçar a visão para enxergar a lousa da escola;
  • Dificuldade para enxergar placas de trânsito ou semáforo com mais de um metro de distância;

sintomas de miopia

E o que causa a miopia?

As causas da miopia podem estar relacionadas aos diferentes tipos de miopia existentes. Nesse sentido, existem cinco tipos diferentes de miopia. Confira quais são cada uma delas a seguir. 

A miopia de curvatura é a mais comum. Ela é caracterizada pelo aumento da curvatura da córnea ou do cristalino. Dessa maneira, a miopia de curvatura cria imagens que se formam antes da retina. Por outro lado, o olho normal cria a imagem próxima a retina.  

Já a miopia axial ocorre quando o globo ocular é mais alongado que o normal. Por isso, esse tipo de miopia surge nas pessoas de graus mais elevados.  Além desses dois tipos, há também a miopia congênita, que ocorre quando no nascimento, a criança sofre por alterações oculares. Consequentemente, ela terá um grau elevado de miopia pelo restante da vida. 

Além disso, há também a miopia secundária, causada pelos traumas oculares (como a degeneração do cristalino, catarata nuclear ou glaucoma, por exemplo). Por fim, a miopia de índice, que é a miopia que costuma surgir tardiamente em pessoas mais velhas, geralmente acima dos 60 anos, que possuem catarata nuclear. Miopia de curvatura – é a mais comum. Ela é caracterizada pelo aumento da curvatura da córnea ou do cristalino, assim criando imagem que se formam antes da retina (quando o normal é na próxima retina- Como o artigo já tem bastante tópicos no começo, achei que seria mais interessante falar sobre os tipos de miopia em texto corrido. 

Tratamentos para miopia

Os tratamentos mais comuns para miopia recomendado pelos oftalmologistas costumam ser óculos de grau, lentes de contato (sob prescrição médica) e cirurgia refrativa para miopia. Por isso, é muito importante consultar qual tratamento é o ideal para seu estilo de vida e conforto.  

Além disso, para casos de cirurgia, é necessário os requisitos para fazer o procedimento. Dentre eles, o grau de miopia precisa estar estabilizado entre 6 meses a 1 ano, ter mais de 21 anos para realizar o procedimento e autorização médica. A cirurgia para miopia mais comum é a LASIK, feito a laser sobre o tecido da córnea para corrigir a curvatura do olho. Uma vez que uma das causas da miopia se deve a esse fator.

Os sintomas da miopia estão te afetando?

Como vimos, os sintomas da miopia podem afetar nossa qualidade de vida e tarefas do cotidiano. Por isso, é muito importante consultar um médico oftalmologista ou da saúde dos olhos frequentemente. Dessa maneira, ele poderá indicar os tratamentos mais adequados para seu grau. 

Nós, da Lenscope, somos uma health tech com a missão de impactar a saúde visual do maior número de pessoas possível. Um par de olhos de cada vez. Por isso, usamos tecnologia e inovação para desenvolver ferramentas que facilitem o acesso à informação sobre saúde ocular e oferecer acesso a lentes de qualidade e melhor custo benefício, tudo isso com um processo de compra confiável e simplificado totalmente online.

Quer saber quanto custam nossas lentes para o seu grau de miopia? Realize o orçamento online em nosso site.

orçamento

Gostou desse conteúdo? Aproveite e assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Atualizado em 29/09/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *