Soro fisiológico no olho é seguro?

Soro fisiológico no olho
  • por
3.9
(37)

O soro fisiológico poder ser usado para enxaguar piercings, cortes ou arranhões. Mas e nos olhos? Descubra neste artigo, se existe a possibilidade de usar o soro fisiológico como colírio no olho e se ele pode ser usado em olhos de bebês.  Então, continue lendo para descobrir a resposta para estas perguntas.

O que é o soro fisiológico?

O soro fisiológico é uma mistura de sal e água. Normalmente, a solução contém 0,9% de cloreto de sódio (sal), semelhante à concentração de sódio no sangue e nas lágrimas. 

Na medicina, o soro tem muitos usos como por exemplo limpar feridas, limpar os seios da face e tratar a desidratação. Mas além disso, é usado topicamente ou por via intravenosa. 

Soro fisiológico no olho pode ser usado como colírio?

O soro fisiológico pode ser uma solução bastante útil para lavar as narinas, porém, usá-lo nos olhos ou mesmo para higienizar as lentes de contato pode não ser uma boa ideia.

Uma vez aberto, o soro fisiológico se contamina automaticamente com micro-organismos nocivos aos olhos. Os pequenos protozoários que podem contaminar o soro, em contato com os olhos, podem causar inflamações graves e levar a redução da visão.

Use colírios  prescritos pelo médico. Apenas se não houver opções, o soro fisiológico pode ser usado. Mas, dê preferência a produtos pequenos e que podem ser descartados após o uso.

Cuidados ao usar o soro fisiológico

Normalmente, o soro fisiológico é uma solução suave e  inofensiva. Porém, como pode ser contaminado por bactérias, separamos alguns cuidados que devem ser tomados ao usá-lo, são por exemplo:

  • Lave as mãos antes de misturar e aplicar soro fisiológico;
  • A menos que você tenha usado água destilada. Jogue fora o soro após 24 horas;
  • Não beba soro fisiológico;
  • Para o soro fisiológico caseiro, use sal de cozinha ou sal marinho fino. Porque o sal grosso não se dissolve tão bem e pode causar irritação;
  • Não use soro fisiológico para limpar ou armazenar suas lentes de contato;
  • Não aplique soro fisiológico no olho. Principalmente soluções caseiras;
  • Descarte a solução se estiver turva ou suja;
  • Use um frasco limpo sempre que fizer um novo lote.

Pode usar soro fisiológico no olho do bebê?

Não é recomendável usar soro fisiológico no olho do bebê.  Atualmente, as lágrimas artificiais estão entre as soluções mais seguras para os olhos do bebê, porque consistem principalmente em lubrificantes sintéticos para lágrimas e ingredientes inativos. 

No entanto, qualquer produto que contenha um ingrediente medicamentoso ativo (como analgésicos, colírios antialérgicos, esteroides, etc.) deve ser usado com extrema cautela em crianças. 

Afinal, às vezes, até as lágrimas artificiais são embaladas com analgésicos ou medicamentos para alergia. Por isso, é importante sempre verificar os ingredientes. Se você não tiver certeza sobre a segurança do produto, verifique primeiro com seu pediatra ou oftalmologista.

 

soro fisiológico no olho - Instagram

Limpeza dos óculos

Produtos para limpeza não são todos iguais. Por isso, se você quer cuidar da saúde dos seus olhos, fazer a limpeza dos óculos e das lentes de contato de forma correta é um passo importante. Por isso, separamos para você a principal diferença entre o soro fisiológico e as soluções próprias para a limpeza das lentes de contato. 

Soro fisiológico

O soro fisiológico é uma solução simples de água salgada. Portanto, não contém nenhum agente de limpeza e por isso nunca deve ser usado para desinfetar, limpar ou armazenar por um longo período de tempo.

Soluções próprias para lentes de contato

A solução própria para lentes de contato é uma solução química produzida e distribuída comercialmente. Ela existe apenas para o propósito de desinfetar e limpar lentes de contato. Embora marcas diferentes ofereçam ingredientes específicos, a maioria contém um conservante, um tampão, um agente de ligação e um agente umectante.

Então quando combinados, esses elementos removem de forma eficiente o acúmulo e as bactérias que podem contaminar as lentes. A solução também é um líquido seguro para armazenar lentes de contato ao longo do tempo. Com limpadores de óculos, ocorre o mesmo. 

Embora muitas pessoas subestimem o poder dos limpadores de óculos, mas o limpador adequado pode desde ajudar a cuidar da saúde dos seus olhos até evitar a contaminação com o Covid-19, sabia? E afinal, sabemos que é importante cuidar da saúde como um todo, não é mesmo? 

Mas e você, quer cuidar da saúde dos seus olhos? Então, lembre-se de manter bons hábitos e seja prudente na hora de manipular substâncias de aplicação na região.

Então que tal começar agora a cuidar da sua saúde ocular? Aproveite a visita e Faça nosso teste de visão online e descubra como está a sua visão!

Gostou do artigo? Então deixe um comentário e continue acompanhando o blog. Afinal, diariamente trazemos conteúdos para você cuidar dos seus olhos.

Fontes

Woodhamseye

Vision-care

Aao

Medicalnewstoday

Eyeconsultants

Healthline

soro fisiológico no olho - orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 37

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *