Super Bonder no olho: veja o caso em que a pessoa confundiu colírio com cola e saiba o que fazer

super bonder no olho
  • por
4.2
(22)

As lesões causadas pelo contato de produtos químicos no olho podem causar danos sérios como perfuração, infecções e até cegueira. Um exemplo dos perigos que essas substâncias podem causar é a mulher que colocou super bonder no olho.

Claro que, em casos de emergência como esses é importante procurar imediatamente um médico. Por isso, neste artigo falaremos um pouco mais sobre o caso da mulher com super bonder no olho, mostraremos os perigos de produtos químicos no olho e quais devem ser os primeiros socorros em casos de acidentes desse tipo.

Então, continue lendo para saber mais e conheça o tratamento para super bonder no olho!

Entenda o caso da mulher que passou supercola no olho por acidente

Uma mulher de 55 anos teve um dos olhos colados após confundir a embalagem de uma supercola com a do colírio que usava. 

Como ela estava sem óculos, pediu para o marido pegar o remédio na porta da geladeira. Ele, que também estava sem óculos, confundiu as embalagens e pegou a supercola.

Atualmente, ela está em tratamento oftalmológico, aplicando três colírios diferentes no olho, antes de novas avaliações. Contudo, casos como esses em que ocorrem acidentes com produtos químicos nos olhos são comuns e muitas pessoas sofrem com consequências graves.

Perigo de produtos químicos nos olhos

Uma queimadura química ocorre quando um produto químico entra em contato com o olho. 

Quando um acidente como esse ocorre, os sintomas causados dependem da substância que está em contato com os olhos. 

Contudo, os sintomas que podem indicar que algo não está certo são:

  • Ferroada
  • Sensação de queimação
  • Vermelhidão
  • Dor
  • Inchaço das pálpebras
  • Visão embaçada
  • Olhos marejados.

A partir disso, podem surgir algumas complicações graves como:

  • Perfuração da córnea – danos de espessura total à córnea, a superfície clara do olho
  • Úlcera de córnea – dano superficial à córnea
  • Catarata – uma turvação anormal da lente do olho
  • Glaucoma – alta pressão dentro do olho, que danifica o nervo óptico.
  • Dano retinal
  • Perda do olho

Primeiros socorros com os olhos

Antes de tudo, busque orientação com o seu médico ou profissional de saúde, mas ao sofrer um acidente onde há o contato de produtos químicos com os olhos, as recomendações gerais são:

  • Lavar os olhos por pelo menos 10 minutos antes de realizar qualquer outra ação 
  • Mesmo que seja desconfortável, abra as pálpebras o máximo possível ao enxaguá-las
  • Se ocorrer uma queimadura por álcali (por exemplo, limpador de ralos) ou ácido fluorídrico, continue lavando até que um médico chegue ou você tenha sido levado ao departamento de emergência de um hospital
  • Descobrir a que tipo de produto químico você foi exposto

Após ser atendido:

  • Não dirigir um veículo enquanto estiver usando um tapa-olho
  • Usar a medicação estritamente conforme as instruções
  • Comparecer a todas as consultas de acompanhamento
  • Consultar o seu médico ou oftalmologista imediatamente se tiver novos sintomas, como dor nos olhos, vermelhidão, fotofobia (intolerância à luz) ou visão embaçada.

Mas, afinal, quais são os perigos específicos do super bonder no olho? Descubra a seguir!

Super Bonder no olho

Na maioria das vezes, quando a supercola é confundida com colírios, o indivíduo pisca imediatamente na instilação, pois a cola causa queimaduras. 

Com o piscar, o adesivo é empurrado para os cílios e as margens das pálpebras. No entanto, a cola pode ocasionalmente aderir ao próprio olho, ligando-se às proteínas da superfície do olho. Isso pode causar visão turva e lacrimejamento.

A cola não danifica o olho permanentemente, ela simplesmente causa irritação de curto prazo. Porém, muitos indivíduos sofrem lesões oculares associadas como resultado de esfregar ou coçar o olho irritado. 

Nesses casos, se o olho não cicatrizar em um ou dois dias, ou se a lesão for significativa, o encaminhamento a um oftalmologista pode ser necessário.

Tratando super bonder no olho

Ao colocar o super bonder no olho é sempre importante procurar ajuda médica imediatamente. Contudo, alguns tratamentos imediatos podem ser tomados de forma segura. Entre eles estão:

  • Lavar abundantemente com água morna 
  • Aplicar um penso de gaze
  • Não forçar a abertura
  • Acalmar o paciente

Lembre-se, é importante ficar tranquilo para não provocar danos graves. Mesmo porque nunca houve casos documentados de super bonder no olho causando danos graves, além de que o olho se abrirá sem outras ações dentro de 1 a 4 dias.

Super Bonder no olho - Instagram

Já derrubou algum químico no olho?

É muito importante manter os cuidados com a sua saúde visual e é necessário fazer consultas oftalmológicas pelo menos uma vez por ano. 

Além disso, é importante fazer regularmente testes de visão. Dessa forma, você consegue acompanhar as pequenas mudanças e suas vistas e detectar precocemente caso surja algum problema.

Pensando nisso, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão totalmente online e com tecnologia exclusiva. Assim, você consegue ver se tem algum problema de visão sempre que quiser e no conforto da sua casa.

Isso porque nós da Lenscope somos uma health tech que temos como missão levar informação sobre saúde visual e lentes de óculos de maneira acessível para as pessoas. Assim, visamos construir um mundo onde todos possam enxergar melhor, um par de olhos por vez.

E, como nós revolucionamos a forma de comprar online, nosso modelo permite também que os preços sejam mais acessíveis, além de uma praticidade maior no processo de compra de óculos.

Está esperando o quê para começar agora mesmo a cuidar dos seus olhos usando nosso teste de visão online? 

Teste agora mesmo seus olhos e acompanhe sua saúde visual!

super bonder no olho - teste de visão

E aí, gostou deste conteúdo? Que tal receber diariamente conteúdos inéditos sobre saúde visual para saber sempre o que fazer para cuidar dos seus olhos?

Então, assine agora mesmo nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Fontes:

Betterhealth

Webmd

Thriveap

Conditions

Brownemblog

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

3 comentários em “Super Bonder no olho: veja o caso em que a pessoa confundiu colírio com cola e saiba o que fazer”

  1. Isso acabou de acontecer comigo usando TekBond. Lavei o olho com soro gelado, muitas partes já sólidas saíram. Porém não todas. Arde bastante. Como está bem irritado por eu ter mexido muito, mais tarde vou lavar com água morna.

    1. Olá, Janaina. Tudo bem? Se após lavar seu olho, você ainda estiver sentindo desconfortos, procure um oftalmologista da sua confiança ou vá até o hospital mais próximo da sua região, para que seja prescrito um tratamento adequado para você. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *