suplemento para olhos

Suplemento para olhos: o que saber antes de consumir

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Consumir os nutrientes necessários para um bom funcionamento do sistema, como vitaminas e minerais, por exemplo, também se aplica ao sistema ocular. E, não só se aplica como é muito importante, pois o equilíbrio de nutrientes pode ajudar a prevenir doenças.

Por isso, neste artigo vamos mostrar quais são as melhores vitaminas para os olhos e qual é a quantidade diária recomendada. Ainda, mostraremos as opções de suplementos para olhos disponíveis no mercado e outros cuidados que você deve ter com os olhos.

Então, continue lendo para entender mais sobre o assunto e saiba o que você deve consumir, e o que pode ser suplementado!

Suplementos para olhos podem prevenir doenças oculares?

O AREDS conduziu estudos para entender se vitaminas e minerais poderiam ajudar na prevenção de catarata e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

O estudo envolveu 4.757 pessoas com mais de 55 anos e avaliou o curso clínico, o prognóstico e os fatores de risco da DMRI e da catarata. Assim, como respostas, o AREDS descobriu que certas vitaminas podem retardar em 25% a progressão da degeneração macular intermediária para a avançada.

Da mesma forma, aconteceu com a catarata, doença em que o consumo de vitamina C reduziu em 33% sua evolução. Assim, foi comprovado que algumas vitaminas podem realmente agir de forma benéfica nos olhos.

Conheça a seguir quais vitaminas são essas!

Vitaminas para os olhos

Conheça as principais vitaminas benéficas para seus olhos:

  • Vitamina A: Desempenha um papel crucial na visão, mantendo a córnea limpa, além de ser um componente da rodopsina, proteína responsável pelos olhos enxergarem em condições de pouca luz;
  •  E: É um antioxidante potente que ajuda a proteger as células, inclusive dos olhos, dos danos causados pelos radicais livres;
  • C: Assim como a vitamina E, a vitamina C é um poderoso antioxidante que protege seus olhos dos radicais livres prejudiciais;
  • Vitaminas B6, B9 e B12: Essa combinação de vitaminas pode diminuir os níveis de homocisteína, uma proteína do seu corpo que pode estar associada a inflamações e ao aumento do risco de se desenvolver DMRI;
  • Vitamina B2: Como antioxidante, a vitamina B2 tem o potencial de reduzir o estresse oxidativo do seu corpo, incluindo os olhos. Uma longa deficiência dessa vitamina pode levar à catarata;
  • Luteína e Zeaxantina: Essas vitaminas podem ser encontrados na mácula e na retina dos olhos, onde ajudam a filtrar a luz azul prejudicial, protegendo os olhos de danos;
  • Ômega 3: O ácido docosahexaenóico (DHA), um tipo de ácido graxo ômega-3, tem um papel na redução da inflamação e ajuda as células da retina e da córnea a se curar e regenerar após danos causados pela exposição à luz e envelhecimento;
  • Vitamina B1: A vitamina B1 é essencial para a saúde dos seus olhos. Há evidências de que a vitamina B1, tomada com outras vitaminas, pode reduzir o risco de contrair catarata. Contudo, são necessárias mais pesquisas;
  • Zinco: Esse mineral faz parte de muitas enzimas essenciais, incluindo a superóxido dismutase, que funciona como antioxidante. Além disso, ele está envolvido na formação de pigmentos visuais na retina. Por esse motivo, a deficiência de zinco pode levar à cegueira noturna.

Quantidade diária recomendada

Abaixo, listamos a quantidade diária recomendada para cada vitamina. Contudo, é importante ter em mente que isso é apenas de forma genérica. Apenas o médico pode falar o que deve e o que não deve ser suplementado, e suas quantidades.

  • Vitamina C: homens – 90 mg, mulheres – 70 mg (85 mg durante a gravidez e 120 mg durante a amamentação);
  • Vitamina E: 15 mg para adolescentes e adultos (15 mg para mulheres durante a gravidez e 19 mg durante a amamentação);
  • Beta-caroteno: Nenhum;
  • Zinco: homens – 11 mg; mulheres – 8 mg (11 mg durante a gravidez e 12 mg durante a amamentação);
  • Zeaxantina: Nenhum;
  • Selênio: 55 mcg para adolescentes e adultos (60 mcg para mulheres durante a gravidez e 70 mcg durante a amamentação);
  • Luteína: Nenhum;
  • Cálcio: 1000mg – homens e mulheres: 1200mg – mulheres com mais de 51 anos e homens com mais de 71 anos;
  • Tiamina: homens – 1,2 mg, mulheres – 1,1 mg. (1,4 mg se estiver grávida ou amamentando);
  • Ácido fólico: Adulto: 400 mcg Equivalentes de folato na dieta (600 mcg DFE está grávida, 500 mcg DFE se estiver alimentando com respiração);
  • Ácidos graxos essenciais ômega-3 (incluindo óleo de linhaça): Nenhum, mas para benefícios cardiovasculares, a American Heart Association recomenda aproximadamente 1.000 mg por dia.

Eu preciso de suplemento para olhos?

A melhor maneira de ingerir esses tipos de nutrientes é sempre pela alimentação. Lembre-se que só um médico ou nutricionista poderá dizer, por meio de exames, se você deve ou não fazer a suplementação.

Contudo, alguns sintomas como visão embaçada, formigamentos desconfortáveis entre outros, por exemplo, podem indicar falta de vitaminas. Por isso, é importante manter uma alimentação equilibrada.

Veja algumas opções de alimentos ricos nas vitaminas e minerais recomendados:

    • Peixe
    • Nozes e legumes
    • Sementes
    • Frutas cítricas
    • Vegetais folhosos
    • Cenouras
    • Batata doce
    • Carne bovina
    • Ovos
    • Água

Outros cuidados com os olhos

Além da ingestão de vitaminas e minerais, outros cuidados podem ser tomados com os olhos. Por exemplo:

  • Fazer uma dieta saudável e equilibrada;
  • Manter um peso saudável;
  • Fazer exercícios regularmente;
  • Usar óculos de sol;
  • Use óculos de proteção;
  • Evitar fumar;
  • Conhecer o histórico médico da sua família;
  • Conhecer seus outros fatores de risco;
  • Se você usa lentes de contato, tomar medidas para prevenir infecções nos olhos;
  • Dar um descanso aos seus olhos. 

Com relação ao descanso ocular, se você passa muito tempo usando um computador ou celular, é possível que se esqueça de piscar e seus olhos podem ficar cansados. Para reduzir o cansaço visual, tente a regra 20-20-20: a cada 20 minutos, desvie o olhar a cerca de 6 metros à sua frente por 20 segundos.

Quais opções de suplementos para olhos no mercado?

Muitas marcas começaram a vender a proposta de suplementos para os olhos. Contudo, como se trata de suplementação, é indicado consultar o médico para que ele faça a indicação mais correta.

Conheça alguns laboratórios que começaram a vender esses produtos:

  • Vision Pro
  • Eleve
  • Bausch e Lomb Ocuvite

Está em dia com os cuidados com sua visão?

Agora que você já sabe mais sobre suplemento para os olhos, lembre-se que além do consumo apropriado de vitaminas, você deve tomar outros cuidados com a visão.

É indispensável, por exemplo, visitar o oftalmologista regularmente para prevenir doenças e também para manter o grau de seus óculos em dia. Além, é claro, de ficar por dentro das novidades que podem ajudar a cuidar melhor da sua saúde ocular.

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Ainda, como uma health tech que usa a tecnologia para cumprir nossa missão, buscamos também democratizar o acesso a informações sobre saúde ocular. Por isso, desenvolvemos um teste de visão online e com tecnologia exclusiva que identifica miopia e astigmatismo.

Ou seja, agora você pode acompanhar a saúde dos seus olhos e as possíveis mudanças na sua visão sem sair de casa. E tem mais, o teste é simples e rápido. Assim, você consegue fazer em apenas três passos?

Então, está esperando o quê para começar a cuidar da saúde dos seus olhos? Faça agora mesmo o teste de visão conosco e confira se você tem algum problema de visão!

suplemente para olhos - teste de visão

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Fonte:

Healthline

Ncbi

Nei

Webmd

Medicalnewstoday

Medanta

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