Tabela de acuidade visual: para que serve e o que é baixa visão

Tabela de acuidade visual: para que serve e o que é baixa visão
  • por
4.4
(40)

Quando se trata de tabela de acuidade visual há inúmeros tipos, porém o mais comum é a tabela de Snellen. A questão aqui é que muitas pessoas ainda não sabem para que serve uma tabela de acuidade visual e é exatamente isso que vamos explicar no artigo de hoje.

Além disso, vamos apresentar diversos testes de acuidade visual, assim como testes que podem detectar outros distúrbios visuais. Então, continue lendo para saber mais e descubra também o que é a acuidade visual em si!

O que é a Acuidade Visual?

A acuidade visual trata-se da medida em fração usada para saber a distância que o olho é capaz de enxergar. Dentro disso, existe um termo usado para expressar quando a acuidade visual é normal. O termo é visão 20/20.A visão é considerada normal no que diz respeito à clareza e nitidez quando, a uma distância de 6 metros, a pessoa consegue enxergar bem.

Ou seja, você tem visão 20/20, você pode ver claramente a 20 pés o que normalmente deveria ser visto a essa distância. Contudo, ter uma visão 20/20 não significa necessariamente que você tenha uma visão perfeita. A visão 20/20 indica apenas a nitidez ou clareza da visão à distância.

Assim, é possível ter uma visão melhor que a 20/20. Quem tem visão 20/10, por exemplo, tem uma visão duas vezes mais nítida comparada com uma pessoa com visão normal 20/20.

Baixa visão ou baixa acuidade visual: entenda

Quando uma pessoa apresenta acuidade visual de 0,05 a 0,3 no melhor olho, considera-se que ela tem baixa visão. Assim, de acordo com a OMS a baixa visão é classificada da seguinte forma:

  • 20/30 a 20/60: leve perda de visão ou próximo da visão normal
  • 20/70 a 20/160: baixa visão moderada
  • 20/200 a 20/400: baixa visão grave
  • 20/500 a 20/1000: baixa visão profunda
  • Inferior a 20/1000: quase total deficiência visual, próximo da cegueira  
  • Nenhuma Percepção da luz: total deficiência visual, cegueira total

A visão baixa, também denominada visão subnormal, é uma perda de visão que não pode ser corrigida por óculos convencionais, lentes de contato, medicação ou cirurgia. Dessa forma, pessoas com baixa visão enfrentam problemas na rua, na escola, no trabalho e em basicamente todas as áreas da vida devido a dificuldade para enxergar. Contudo, elas ainda possuem certo resíduo visual e assim conseguem ter certa independência.

Tabelas de Acuidade Visual: os tipos que existem

A tabela de acuidade visual é usada na hora de avaliar possíveis problemas de visão.  Assim, o teste de visão mais comum é o teste de Snellen e sua tabela. A tabela de Snellen é aquela que já estamos familiarizados. Ou seja, a clássica tabela de letras grandes e pequenas. Tais letras são “optotipos”.

Utiliza-se a tabela de Snellen para medir a capacidade visual de uma pessoa, com o intuito de identificar o quão bem ela pode enxergar. A tabela consiste em 11 linhas de letras maiúsculas, começando com uma única letra grande na linha superior. O número de letras em cada linha aumenta movendo-se de cima para baixo. O tamanho das letras diminui progressivamente, permitindo mais letras em cada linha subsequente.

Ainda, a tabela de Snellen tradicional usa apenas as seguintes letras: C, D, E, F, L, O, P, T e Z. Dessa forma, ao testar a acuidade visual, o paciente cobre um olho e lê em voz alta as letras no gráfico, começando na parte superior e indo em direção à parte inferior. A menor linha de letras que o paciente lê com precisão determina a acuidade visual no olho descoberto. Então, há a repetição do teste com o outro olho e depois com os dois olhos juntos.

tabela de acuidade visual de snellen

O teste da tabela de Snellen geralmente é realizado por oftalmologistas e optometristas, mas também pode ser executado por médicos gerais. Recomenda-se que o teste da tabela de Snellen seja realizado uma vez por ano.

Críticas a tabela de Snellen

Uma das críticas em relação à tabela de Snellen, trata-se do fato das linhas possuírem quantidade diferente de letras, assim como o espaçamento entre as linhas e letras. Outro fato é que algumas pessoas podem decorar o gráfico antes de testá-lo.

Contudo, existem várias versões da tabela de Snellen para pessoas, como crianças pequenas, que não conseguem ler as letras do alfabeto ou para analfabelos. Alguns dessas tabelas especiais têm imagens para identificar em vez de letras ou números do alfabeto.

tabela de acuidade visual para crianças

 

Como funciona o teste com Tabela de Acuidade Visual

Para realizar o teste de acuidade visual, alguns passos são importantes:

  • Ao entrar no consultório, a sala deverá estar tranquila e bem iluminada;
  • O equipamento deve estar limpo;
  • A posição deverá ser a  uma distância de 6 metros do prontuário;
  • O teste será de um olho de cada vez por meio da tabela de acuidade visual;
  • A leitura da tabela será a partir do topo e da esquerda para a direita.
  • A menor linha lida é expressa como uma fração, por exemplo. 18/06. O número superior refere-se à distância que o gráfico está do paciente (6 metros) e o número inferior (geralmente escrito ao lado da linha no gráfico) é a distância em metros em que um olho ‘normal’ é capaz de ler essa linha do gráfico.
  • A adição de linhas incompletas pode ser feita à última linha completa. por exemplo. 6/12+3, indicando que o paciente leu a linha ‘12’ a 6 metros e ganhou três das letras na linha ‘9’.

Finalizado o teste o médico então vai registrar a acuidade visual de cada olho em seu prontuário, informando se é com ou sem correção (óculos). Por exemplo: AV direita = 6/18 com correção, AV esquerda = 6/24 com correção. 

Teste de visão online e gratuito: teste a sua visão agora mesmo

Aqui na Lenscope nós desenvolvemos um teste de visão totalmente online e gratuito. Nosso teste foi desenvolvido por especialistas para você ter comodidade e precisão na hora de trocar ou fazer um novo óculos.  Assim, você pode testar seus olhos em apenas três passos simples, e saber se você tem astigmatismo ou miopia.

Claro, você recebe os resultados na hora. Contudo, é importante ressaltar que mesmo sendo muito preciso, os testes de visão online não substituem a necessidade de visitar um profissional da saúde dos olhos.De qualquer forma, fazer o teste online é um passo importante para você saber quais cuidados tomar com relação aos seus olhos. Então, faça o nosso teste de visão online e gratuito e descubra se você tem miopia ou astigmatismo!

teste de visão

Lentes de óculos mais acessíveis

Aqui na Lenscope nós temos a missão de oferecer lentes de óculos mais acessíveis e mudar o cenário da saúde visual, um par de olhos de cada vez. Por isso, criamos processos inteligentes, eliminando os intermediários que existem entre você e as melhores lentes para óculos, conseguindo assim os menores preços para você. 

Além disso, nós colocamos novas lentes de acordo com o seu grau, sem você precisar sair de casa e gastar uma fortuna. E, como acreditamos no poder da informação, produzimos conteúdo relevante para ajudar quem precisa de informações acessíveis sobre saúde visual. Então, se você quer ficar por dentro de tudo sobre os olhos e cuidar melhor das suas vistas, conheça nosso portal de notícias e assine nossa newsletter!orçamentoFontes

 

Associação Americana de Optometria – AOA

Opto Plus

VeryWell Health

Optometric Eye Site

WebMD

NCBI

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Tabela de acuidade visual: para que serve e o que é baixa visão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *