Tempestade de areia: veja como os fenômenos recentes podem afetar a visão

tempestade de areia
  • por
4.5
(2)

No último fim de semana, uma tempestade de areia atingiu o interior de São Paulo e algumas cidades de Minas Gerais.

Neste texto vamos te explicar mais sobre o ocorrido e como o evento pode afetar nossa visão. Continue a leitura para conferir.

O que é uma tempestade de areia?

De acordo com especialistas, a tempestade de areia é provocada por temporais de chuva com ventos fortes que, quando entram em contato com o solo seco, encontram poeira, vegetação e restos de queimadas.

Sendo assim, geralmente a tempestade de areia e poeira acontece quando ventos fortes levantam do solo seco grandes quantidade dessa sujeira e como resultado, é criado uma espécie de “rolo compressor” formado pelas sujeiras. A “nuvem” de sujeira pode chegar a medir até 10 quilômetros de altura.

A tempestade de areia é um perigo meteorológico que frequentemente acontece, principalmente em regiões áridas e semiáridas espalhadas pelo mundo. E, apesar de não acontecer com frequência no Brasil, é algo que pode ocorrer mais vezes, mas especialistas afirmam que não está relacionado às mudanças climáticas.

Dependendo do tamanho das partículas de poeira e das condições meteorológicas elas podem ser levadas por ventos por longos períodos.

Tempestades de areia no Brasil: entenda o caso

Moradores da cidade de Franca, no interior do estado de São Paulo, foram surpreendidos na tarde do último domingo (26) por uma enorme nuvem vermelha tomou conta do céu na região e transformou o dia em noite.

Alguns moradores que presenciaram o fenômeno registraram o acontecimento em vídeo e nas gravações é possível ver o exato momento em que a tempestade de areia toma conta da cidade transformando o azul do céu em uma gigantesca nuvem de fumaça vermelha.

A tempestade de areia atingiu várias cidades brasileiras, entre elas estão:

  • Ribeirão Preto,
  • Guaíra,
  • Dumond,
  • Franca,
  • Orlândia,
  • Jardinópolis,
  • Viradouro,
  • Presidente Prudente,
  • Jales,
  • Araçatuba,
  • Barretos e 
  • algumas cidades de Minas Gerais que fazem fronteira com o Estado paulista.

Só para exemplificar, na região de Ribeirão Preto as rajadas de vento foram bastante intensas e chegaram a quase 100 km/hora, levantando poeira e fazendo o céu da cidade escurecer.

O fenômeno atípico afetou a visibilidade no trânsito e foi necessário fechar o comércio. Além disso, houve queda de energia e internet em alguns bairros e moradores relataram dificuldade para respirar.

Após o fenômeno, a região que passa por um período de estiagem que dura mais de três meses registrou fortes tempestades.

Segundo Estael Sias, meteorologista da MetSul, o fenômeno é comum em países da Ásia. De acordo com a descrição da especialista:

“Primeiro, vem a nuvem de temporal e tempestade, que gerou a corrente de vento mais horizontal e bagunçou todos esses detritos. Como faz meses que não chove naquela região, tem muita poeira, o solo e a vegetação estão secos, e as queimadas também contribuíram”.

Nesse sentido, é importante ficar ciente do alerta dos especialistas que indicam que as tempestades de areia podem acontecer mais vezes e por isso é importante que você fique bem-informado para saber como lidar com essa situação.

O que fazer durante uma tempestade de areia?

Como existe previsão para o fenômeno da tempestade de areia voltar a acontecer aqui, preparamos uma lista com dicas para te ajudar a se proteger sem precisar entrar em pânico. Confira:

  1. Muito cuidado ao dirigir – se estiver dirigindo e for surpreendido por uma tempestade de areia, não é aconselhável continuar dirigindo, pois, a falta de visibilidade é um risco. Portanto, observe ao redor, reduza a velocidade e estacione no local mais apropriado. Em seguida, ligue o ar-condicionado para que o ar dentro do carro circule e evite levar areia de fora.
  2. Proteja seus olhos – se durante essa situação você estiver ao ar livre sem proteção para os olhos é provável que as partículas no ar e o vento provocarão irritação e dificuldade de enxergar. Por isso, tente usar óculos para minimizar a poeira e aumentar a visibilidade.
  3. Cubra seu nariz e a boca – mesmo que você não tenha histórico de problemas respiratórios, como asma, pois o ar impuro pode irritar sua garganta e pulmões. Você pode usar uma máscara facial, um tecido qualquer ou as mãos.
  4. Procure um abrigo seguro – se não estiver em casa, procure um local seguro onde possa aguardar a tempestade de areia passar.
  5. Mantenha a calma – o cenário pode ser assustador, mas não entre em pânico. As tempestades de areia vêm e vão. Então é só esperar que elas passem. Fique alerta às notícias dos órgãos responsáveis, pois eles frequentemente irão te manter informado sobre a duração da tempestade e os locais para evitar.
  6. Esteja preparado – se ouviu um alerta sobre tempestade de areia na sua região é bom iniciar o preparo com antecedência. Separe água, alimentos (menos perecíveis possível) e alguns itens de necessidades básicas para o caso de a tempestade durar mais tempo do que o esperado.

Como uma tempestade de areia pode afetar a visão?

Durante as tempestades de areia ou poeira, toda essa sujeira transportada pelo ar pode provocar graves riscos à nossa saúde. Além disso, outro fator que oferece perigos para a visão é a baixa umidade do ar.

Portanto, as partículas maiores, que não são respiráveis, podem gerar prejuízos aos órgãos externos como:

  • irritações, principalmente na pele e nos olhos,
  • conjuntivite e
  • maior suscetibilidade a infecções oculares.
  • Ademais, a sensação de areia nos olhos pode provocar dor e desconforto,

Já as partículas inaláveis, que são menores, geralmente ficam presas na boca, no nariz e no trato respiratório superior e assim também provocar distúrbios respiratórios como:

  • asma,
  • pneumonia
  • rinite alérgica
  • silicose e
  • traqueíte.

Além disso, surpreendentemente, as partículas mais finas podem ainda penetrar no trato respiratório inferior e alcançar a corrente sanguínea, podendo assim afetar todos os órgãos internos e causar distúrbios cardiovasculares.

Como proteger seus olhos?

Como pode conferir, a tempestade de areia pode provocar prejuízos à saúde, inclusive problemas de visão como conjuntivite e alergias que, se não tratadas a tempo, podem gerar condições irreversíveis na córnea.

Definitivamente, o ar que respiramos afeta todas as partes do nosso corpo: do cérebro aos ossos, do couro cabeludo às unhas dos pés. Assim sendo, a exposição à poeira pode gerar inúmeros problemas de saúde, entre eles a conjuntivite alérgica ou rinoconjuntivite alérgica, que é a alergia na visão mais comum.

Existem alguns cuidados que você pode adotar na sua rotina para proteger seus olhos da exposição de possíveis partículas que podem causar danos:

  • É muito importante usar óculos de proteção, principalmente se tiver olhos sensíveis, síndrome do olho seco ou tendência a irritações nos olhos.
  • Mantenha a poeira o mais longe possível da sua casa.
  • Em caso de ventania, feche portas e janelas.
  • Fique dentro de caso ou em outro ambiente seguro.
  • Evite a exposição à poeira e produtos químicos agressivos.

Consulte seu oftalmologista ou optometrista caso apresente algum dos sintomas que conferiu nessa leitura sintomas.

E você, já presenciou algum fenômeno natural?

As informações que trouxemos aqui poderão te ajudar muito caso presencie um fenômeno natural como a tempestade de areia que atingiu as cidades do interior de São Paulo.

Seguindo as orientações, você não será surpreendido e ficará sem saber o que fazer para se proteger. E, acima de tudo, as dicas de cuidados que conferiu podem ser colocadas em prática no seu dia a dia.

Ainda não sabe o que fazemos? Somos uma health tech e temos o propósito de facilitar o acesso à saúde visual através de tecnologia e informação, por isso nos empenhamos em criar ferramentas que ajudem o leitor a cuidar de seus olhos.

Como, por exemplo, nosso teste de visão que identifica a presença de miopia e astigmatismo. Ele é totalmente online e gratuito.

tempestade de areia - teste de visão

Conheça nossa ferramenta e cheque como anda a qualidade de sua visão.

Por fim, se inscreva na nossa newsletter.

Fontes:

Public.wmo.int

Expatwoman.com

Soukare.com

Clevelandclinicabudhabi.ae

Timesnownews.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *