Tempo de tela: como as telas digitais podem afetar a sua visão

tempo de tela
  • por
5
(1)

Estudos recentes mostram que o tempo de tela pode afetar diretamente a sua visão, principalmente em casos de miopia. Então, no artigo de hoje vamos tratar sobre essa questão e mostraremos também como você pode se prevenir dos problemas causados pelo tempo de tela.

Então, continue lendo para saber mais e descubra de que forma o tempo de tela pode afetar a sua visão!

O que é o tempo de tela?

“Tempo de tela” é um termo usado para atividades feitas na frente de uma tela, como assistir TV, trabalhar em um computador, ficar no celular ou jogar videogame.

Esses dispositivos são frequentemente usados enquanto estamos sentados ou deitados. Assim, eles contribuem fortemente para a quantidade de tempo que passamos sendo sedentários.

Por isso, as Diretrizes Australianas de Atividade Física e Comportamento Sedentário recomendam limitar o tempo de tela para todas as idades, entre outras atividades sedentárias, da seguinte forma:

Crianças de 0 a 5 anos

0-2 anos:

  • Não mais de 1 hora de cada vez sendo sedentário, contido ou inativo

sem tempo de tela.

2-5 anos:

  • Não mais de 1 hora de cada vez sendo sedentário, contido ou inativo

não mais de 60 minutos por dia de tempo de tela.

Crianças de 5 a 12 anos e jovens de 13 a 17 anos

  • Minimizar o tempo gasto sentado ou deitado
  • Não mais de 2 horas por dia de tempo de tela

Adultos de 18 a 64 anos:

  • Minimizar o tempo gasto sentado ou deitado
  • Interromper longos períodos sentados o mais rápido possível.

Continue lendo e descubra como o tempo de tela pode afetar a visão!

Como o tempo de tela pode afetar a visão?

As novas pesquisas de oftalmologistas mostram que nosso constante tempo de tela está mudando radicalmente nossos olhos. Isso porque, assim como o resto de nossos corpos, o olho humano deve parar de crescer após a adolescência. Porém, agora com a questão do tempo de tela, continua crescendo.

Afinal, quando nossos olhos passam mais tempo focando em objetos próximos, como celulares, computadores ou até livros de bolso, nossos globos oculares se alongam, o que impede que o olho dobre a luz da maneira que deveria. Consequentemente, esse alongamento aumenta a miopia. 

Ainda, um novo estudo publicado em uma das principais revistas médicas do mundo revelou uma ligação entre o tempo de tela e maior risco e gravidade da miopia em crianças e jovens adultos.

A pesquisa de acesso aberto, publicada no The Lancet Digital Health, foi realizada por pesquisadores e especialistas em saúde ocular de Cingapura, Austrália, China e Reino Unido, incluindo o professor Rupert Bourne da Anglia Ruskin University (ARU). Os autores examinaram mais de 3.000 estudos que investigaram a exposição a dispositivos inteligentes e a miopia em crianças e adultos jovens com idades entre 3 meses e 33 anos.

Depois de analisar e combinar estatisticamente os estudos disponíveis, os autores revelaram que altos níveis de tempo de tela de dispositivos inteligentes, como olhar para um celular, estão associados a um risco cerca de 30% maior de miopia. Somando a isso, quando combinados com o uso excessivo do computador, o risco subiu para cerca de 80%.

A falsa miopia

Como podemos perceber, o tempo de tela traz inúmeros problemas não apenas ao nosso corpo como um todo, mas principalmente para os nossos olhos. Assim, entre esses problemas está também a falsa miopia.

A falsa miopia é geralmente acomodação (focagem do olho) que não relaxa facilmente quando se olha para longe. Dessa forma, a visão de longe é reduzida. 

Para entender melhor a falsa miopia, assista a este vídeo que mostra tudo o que você precisa saber sobre essa questão!

Como a luz azul pode afetar nossa visão?

A luz solar é composta de luz vermelha, laranja, amarela, verde, azul, índigo e violeta. Quando combinado, torna-se a luz branca que vemos. Cada um deles tem uma energia e comprimento de onda diferentes. 

Assim, os raios na extremidade vermelha têm comprimentos de onda mais longos e menos energia. Por outro lado, os raios azuis têm comprimentos de onda mais curtos e mais energia e é justamente essa luz que é emitida pelas telas digitais. 

Então, mesmo que a luz pareça branca ela pode ter um grande componente azul. Assim, a luz azul emitida pelas telas pode expor o olho a uma quantidade maior de comprimento de onda da extremidade azul do espectro e causar problemas como:

  • Degeneração macular relacionada à idade
  • Inflamação da conjuntiva
  • Inflamação da córnea
  • Catarata

Contudo, é possível proteger seus olhos desses problemas ao usar óculos com filtro de luz azul quando estiver em frente às telas. Inclusive, se você não usa óculos, você ainda pode apostar em um óculos sem grau, mas com filtro de luz azul.

Ou seja, sempre há como cuidar melhor dos seus olhos. Saiba mais a seguir!

Precisa de proteção para usar as telas digitais?

Agora que você já sabe como o tempo de tela pode afetar sua visão, é importante ter em mente que cuidar dos seus olhos é fundamental para manter sua saúde ocular em dia. Porém, a melhor forma de proteger seus olhos da luz prejudicial das telas é usando um óculos com filtro de luz azul.

Pensando nisso, nós da Lenscope temos a missão de democratizar o acesso à informação e às lentes de grau de qualidade. Assim, o nosso modelo de negócio 100% online permite preços mais acessíveis e maior comodidade na hora da compra.

Então, agora você não tem mais desculpas para continuar procrastinando os cuidados com os seus olhos. Principalmente porque você pode investir em um óculos de qualidade com filtro de luz azul para proteger suas vistas dos efeitos do tempo de tela agora mesmo.

Faça um orçamento das nossas lentes com filtro de luz azul para que você possa proteger seus olhos ao usar telas digitais.

tempo de tela - orçamento

E aí, o que achou deste conteúdo? Que tal receber diariamente conteúdos exclusivos que te ajudem a cuidar bem dos seus olhos e manter sua saúde ocular em dia?

Então, assine agora nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Fontes:

Medlineplus

Healthywa

Theguardian

Sciencedaily

Pubmed

Aao

Excimerclinic

Allaboutvision

Preventblindness

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *