tempo seco

Chegou o outono! Entenda como o tempo seco afeta nossa visão

0
(0)

Embora muitos de nós possamos estar mais familiarizados com os efeitos de longas horas de sol forte em nossos olhos no verão, nem sempre estamos tão cientes dos problemas que podemos enfrentar no tempo seco dos meses mais frios.

Afinal, o outono é o início da temporada de resfriados e gripes. Dessa forma, se você tocar ou esfregar os olhos com as mãos contaminadas com germes, poderá desenvolver infecções como a conjuntivite, por exemplo.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar quais os problemas oculares mais comuns nas estações secas e como proteger seus olhos nesta época.

Então, continue lendo e descubra como lidar com os problemas típicos do outono e inverno e aprenda a manter seus olhos saudáveis!

Tempo seco: como o outono afeta os olhos?

Horas mais curtas de luz do dia são um sinal seguro de outono, mas isso não significa que você não precisa mais proteger os olhos dos raios ultravioleta do sol. Pois, mesmo em dias nublados, a radiação ultravioleta ainda pode passar. 

Além disso, outro problema que surge nessa época é a propagação de vírus e bactérias  que aumentam com o tempo mais seco. Por esse motivo é importante lavar as mãos constantemente para evitar contaminar seus olhos com infecções como conjuntivite, que é uma infecção também conhecida como olho-de-rosa e que se espalha facilmente.

Neste caso, se o seu olho for infectado por um vírus ou bactéria, a inflamação da conjuntiva incha os vasos sanguíneos, fazendo com que o branco do olho pareça rosa ou vermelho. Seu olho pode ficar lacrimejante e você pode sentir coceira ou queimação. 

É importante observar que casos graves de olho rosa podem causar dor e visão turva no olho infectado.

Somando a isso, no outono há um aumento de detritos voadores, como folhas, poeira, sujeira e detritos que podem entrar em seus olhos e arranhar a córnea. A abrasão da córnea é um tipo comum de lesão ocular que pode causar dor, sensibilidade à luz e visão turva. 

As abrasões leves da córnea geralmente cicatrizam em um ou dois dias. No entanto, abrasões profundas podem causar cicatrizes permanentes na córnea, o que pode exigir um transplante de córnea.

Quais os problemas mais comuns nas estações secas?

De forma simples e direta, a síndrome do olho seco é o problema mais comum na época de tempo seco. Ela pode levar a sequelas na córnea e aumentar o risco de inflamações, cicatrizes ou afinamentos. 

Entre os principais sintomas do olho seco estão: 

  • Sensação de areia nos olhos; 
  • Ardor;
  • Queimação;
  • Irritação;
  • Olhos vermelhos;
  • Aversão à luz;
  • Visão borrada;
  • Lacrimejamento e embaçamento.

Além de fatores como poluição e ar condicionado, o tempo seco potencializa esses sintomas. Porém, o tempo excessivo em frente às telas dos aparelhos eletrônicos, que é quando as pessoas diminuem o reflexo do piscar, que ajuda a umedecer os olhos, é um fator que contribui massivamente para o surgimento do olho seco. 

De forma geral, a Síndrome do olho seco é resolvida com a prescrição de lágrimas artificiais. Porém, é preciso passar por um oftalmologista antes de utilizar qualquer medicamento no olho e assim fazer o diagnóstico com o exame oftalmológico ou através de exames específicos que medem a produção de lágrimas.

De qualquer forma, há outras maneiras de proteger seus olhos no tempo seco. Continue lendo para saber mais!

Como proteger os olhos quando há tempo seco?

Embora seja importante manter os olhos úmidos durante os meses de outono e inverno, protegê-los da secura e da exposição aos elementos externos durante o tempo seco não é tão fácil como pode parecer.

Sem cuidar adequadamente de seus olhos durante essa época, você se torna extremamente vulnerável a infecções da córnea que podem afetar permanentemente sua visão. 

Por isso, separamos 5 dicas para você cuidar dos seus olhos no tempo seco.

1. Use óculos de sol

Se você estiver ao ar livre, use óculos escuros para proteger seus olhos dos efeitos secos do vento e da luz ultravioleta (UV). Afinal, a exposição à luz ultravioleta pode causar inflamação da córnea chamada ceratite, que torna os olhos vermelhos, doloridos e sensíveis à luz.

2. Beba mais líquidos 

Manter-se hidratado é uma das melhores coisas que você pode fazer para ajudar seu corpo a afastar os olhos secos. 

Água e outros líquidos benéficos são essenciais para manter os órgãos funcionando adequadamente e reidratar os olhos. Portanto, considere aumentar a ingestão de líquidos durante os meses de inverno para evitar a desidratação. 

Se você é aquele tipo de pessoa que adora café ou chá, considere optar por chá verde ou chá de crisântemo, pois eles são mais benéficos para os olhos e ajudam a prevenir o cansaço visual.

3. Use uma toalha quente

Usar uma compressa quente e úmida auxilia na secreção de lágrimas para olhos secos comuns. 

Simplesmente aplicando uma toalha quente por dois a três minutos em cada olho, você pode ajudar seus olhos a criar a umidade de que precisam. Essa dica também ajuda a acalmar os olhos inchados, os olhos irritados e arranhados e pode ser uma das melhores maneiras de tratar rapidamente os sintomas de olhos secos.

4. Tenha um umidificador

Usar um umidificador de ar é uma das melhores coisas que você pode fazer para os olhos secos durante os meses de outono e inverno. Pois, trazer um umidificador para dentro de casa ajuda a combater o ar seco que inunda a casa nessa época do ano e pode fazer maravilhas para olhos secos e coceira. 

Quando o ar está muito seco, seus seios da face não funcionam corretamente e isso pode causar congestão, sinusite e irritação nos olhos. Ou seja, um umidificador de ar ajuda para além dos olhos secos. 

Mas, certifique-se de ligar o umidificador durante a noite, quando seus olhos estão mais vulneráveis ​​a condições de seca.

5. Coma bem

Estudos sugerem que aumentar a ingestão de ácidos graxos ômega-3 e óleo de peixe pode ajudar a proteger os olhos da degeneração macular e da síndrome do olho seco. 

Esses ácidos ajudam a manter a drenagem adequada de fluidos intra oculares, de modo que há menos probabilidade de seus olhos ficarem secos e inflamados nessa época do ano.

Além disso, cuidar dos olhos em época de tempo seco reduz os riscos causados pelo Covid-19. Saiba mais a seguir!

Covid-19 e tempo seco. Fique alerta aos olhos também!

Pouca atenção tem sido dada ao quão agudo é o dano causado aos olhos pelo Coronavírus.  Embora não esteja claro se a transmissão ocular é uma causa de preocupação, as membranas mucosas, a superfície dos olhos e as pálpebras internas podem atuar como possíveis meios para o vírus se coletar e se multiplicar.

No momento, os médicos acreditam que quase 3% das pessoas que contraem COVID desenvolveram um ou outro sintoma relacionado a uma infecção ocular. 

Um estudo publicado no BMJ Ophthalmology que detalhou os principais sintomas que as pessoas experimentam nas primeiras semanas de infecção pelo Covid-19, mostrou que há sintomas que muitas vezes passam despercebidos. 

Ou seja, além de tosse, febre, dor de cabeça e dores musculares, outros sinais também devem ser observados, como:

  • Sensibilidade à luz: De acordo com o estudo publicado no BMJ Ophthalmology, quase 18% dos pacientes no grupo de referência experimentaram sensibilidade à luz, o que também é conhecido como fotofobia. O sintoma pode ser causado quando a luz em um determinado ambiente é muito forte e causa desconforto para o paciente, o que pode reduzir ainda mais ou fazer com que a visão seja distorcida;
  • Olhos doloridos e com coceira: Sentir coceira, feridas ou olhos secos também pode ser um sintoma comum que indica problemas. O estudo descobriu que quase 17% dos pacientes tinham coceira nos olhos, enquanto 16% sentiam dor nos olhos. Coceira e dor, que também podem estar relacionadas à vermelhidão dos olhos, podem ser causadas por infecções oculares e alergias;
  • Conjuntivite: Vários estudos indicaram que os pacientes com coronavírus podem ter um caso de conjuntivite. A conjuntivite, ou olho rosa viral, pode causar lacrimejamento, umidade, inchaço e com frequência coceira nos olhos.

Ou seja, a atenção e os cuidados com seus olhos em época de tempo seco devem ser redobrados.

E então, preparado para o outono?

Agora que você já sabe quais são os impactos do tempo seco nos seus olhos, diga pra gente nos comentários: você está preparado para o outono? Como você está cuidando dos seus olhos em época de tempo seco?

Lembre-se que, principalmente nessa época, é importante hidratar os olhos. Além de que devemos sempre cuidar da nossa saúde como um todo, não é mesmo? Por isso, é importante manter bons hábitos, cuidando da nossa alimentação e higiene.

Somando a isso, é indispensável também fazer visitas regulares ao oftalmologistas e constantemente fazer testes de visão para saber como está sua saúde ocular.

Por isso, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão de precisão, feito por especialistas e pensando em seu conforto e comodidade. Dessa forma, agora você pode testar seus olhos de modo totalmente online, sem sair de casa, sem se expor ao risco do Coronavírus e em três passos simples e rápidos.

Então, pare de dar desculpas para você mesmo e comece já a cuidar da saúde dos seus olhos.

Faça nosso teste de acuidade visual totalmente online e gratuito!

tempo seco - teste de visão

Fontes

Vizulize

Fraseroptical

Vspdirect

Timesofindia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *