teste de astigmatismo

Teste de Astigmatismo Online e Gratuito

O teste de astigmatismo é um exame de vista online onde você pode identificar se você possui esse problema de visão.

Porém, somente seu oftalmologista pode diagnosticar e prescrever as recomendações corretas para corrigir o que você possui.

Você sabia que segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), metade dos brasileiros têm problema de refração, como miopia e astigmatismo?

Infelizmente, apesar de extremamente comuns, esses problemas de visão ainda são bastante incompreendidos.

Pensando nisso, vamos ensinar neste texto como fazer, na sua própria casa, um teste de astigmatismo em apenas alguns minutos. E o melhor, sem gastar um centavo com isso.

Importante: O teste de astigmatismo apresentado aqui é recomendado pela comunidade médica. Porém, trata-se de um autoexame preliminar que não substitui o diagnóstico de um oftalmologista.

Ou seja, antes de entrar em desespero e/ou gastar uma fortuna na ótica, consulte um oftalmologista de confiança.

O que causa astigmatismo?

Para enxergar nitidamente, o correto é que haja apenas um ponto de foco em nossos olhos. Porém, no caso do astigmatismo, há pontos diversos de foco na retina tanto perto, quanto para longe.

O astigmatismo não é exatamente uma doença nos olhos, como é o caso do glaucoma por exemplo. Mas sim uma diferença na forma como a luz é refratada.

A córnea de um olho normal tem o formato de uma bola de basquete, com o mesmo grau de curvatura em toda sua extensão.

No olho com astigmatismo, o formato é mais parecido com o de uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais fundas que as outras. Por isso, a luz fica mais difusa e causa os diversos pontos de foco da luz.

Testes de Astigmatismo: como fazer

Lembre-se de consultar seu oftalmologista caso este teste de astigmatismo tenha resultado positivo.

Além de te dar a certeza se o problema existe ou não, ele pode prescrever logo na primeira consulta o melhor tratamento para o seu caso.

Agora, vamos ao teste de astigmatismo:

  • Primeiro, sente-se a 1 metro da tela do computador. Para melhores resultados, evite utilizar telas menores, de celulares ou tablets;
  • Se você já utiliza óculos ou lentes de contato para outras correções, retire-os;
  • Feche um dos olhos e olhe para as imagens seguintes. Depois, faça a mesma coisa com o outro olho.

Teste 1:

teste de astigmatismo

Então, as linhas pretas variam de intensidade e grossura?

Teste 2:

teste de astigmatismo
Fonte: OptoPlus

 

Você enxerga as linhas verticais e horizontais da mesma espessura?

Teste 3:

teste de astigmatismo
Fonte: ACUVUE

 

Afinal, você vê as linhas em várias claridades?

Respondeu “sim” para pelo menos duas das perguntas do Teste de Astigmatismo?

Se você respondeu sim para duas ou três perguntas, então você provavelmente tem astigmatismo.

Se esse era um problema que você já sabia ter e mesmo usando os óculos seu teste foi positivo, pode ser que seu grau tenha aumentado.

Em qualquer um dos cenários, é hora de marcar uma consulta com o oftalmologista. Especialmente para o caso de você ter sintomas – as dores de cabeça podem ser facilmente curadas com a sua visão ajustada.

O teste de astigmatismo simples é considerado de rotina, feito no consultório e sem muitas dores ou desconfortos. São os mesmos instrumentos e técnicas utilizados para detectar miopia ou hipermetropia.

O médico ou médica pode diagnosticar a quantidade de astigmatismo que você tem emitindo um feixe de luz no olho e colocando várias lentes diferentes entre a luz e seus olhos.

Esse teste é chamado de retinoscopia.

“Eu vou precisar usar óculos?”

Provavelmente sim, mas este não é o fim do mundo.

Com as tecnologias modernas que temos hoje, é possível obter lentes para óculos com espessuras super finas, com tratamento antirreflexo e muito mais.

Na dúvida, entre em contato com a Lenscope.

Além de trabalhar com as marcas de lentes para óculos mais renomados do mercado, todo o procedimento é online e muito mais barato do que nas óticas convencionais.

Saiba o que as Lentes Lenscope 1.59 têm de diferente das lentes óticas e faça a melhor escolha pra você.

teste de astigmatismo

Teste de Astigmatismo Online e Gratuito
Média 4.4 de 5 votos



Comentários

  1. Que lente mim indicaria para eu grau que fosse uma lente fina de boa qualidade fina tenho astigmatismo e miomia
    OD:ESF -3,00 CIL-5,00 EIXO 165.
    OE:ESF -0,50 CIL -3,00 EIXO 15.
    TENHO ASTIGMATISMO E PIOPIA

    1. Olá, Sandra tudo bem?
      Para o seu grau de astigmatismo e miopia recomendamos uma lente de alto índice de refração e de design asférico. Assim você consegue ter um óculos mais fino e sem aquelas distorções características de graus um pouco mais elevados. Saiba mais sobre a nossa lente de resina com o maior índice de refração que você encontra em https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Qualquer dúvida, estamos aqui 🙂

  2. Boa tarde, tenho astigmatismo e miopia, preciso comprar minhas lentes de contato, só que onde compro só tem variação de eixos de 10° em 10° e minha variação é de 5° em 5° posso alterar esse eixo ou não?

    1. Olá, Joana tudo bem?
      O mais recomendado é que você pergunte para o médico oftalmo que fez o exame de vista em você se essa alteração no eixo pode prejudicar a sua visão. Só ele pode te responder com segurança e com mais certeza. 🙂

    1. Olá, Marcio tudo bem?
      Como o seu grau de astigmatismo é baixo, uma lente de baixo índice de refração já irá proporcionar um ótimo resultado no seu óculos. Só fique de olho se as suas lentes acompanham antirreflexo e proteção 100%UV para proteger seus olhos e garantir mais conforto. 🙂 Conheça as lentes da Lenscope para o seu grau no link https://lenscope.com.br/lente-lenscope 😉
      Em relação à lente de contato, é melhor você verificar com seu oftalmo de confiança. Além dele te informar com mais certeza se é possível usar lente de contato no seu grau ele também irá te passar quais são as melhores opções nesse caso 🙂

  3. Tenho astigmatismo e hipermetropia há alguns anos, ano passado desenvolvi a catarata por uso de medicamentos. Esse ano preciso fazer apenas o mapeamento da retina, cm ele dar pra saber o meu grau?
    Desde já agradeço!!

    1. Olá, Mariana tudo bom?
      Infelizmente você não consegue saber o grau só o exame de mapeamento da retina. Nesses casos você precisa fazer o exame de vista mesmo em que o médico irá colocar várias opções de lentes para saber o seu grau certinho.

  4. Olá fiz meu primeiro exame de vista por conta de minha mãe ter glaucoma o médico me indicou o uso de óculos o resultado foi:od esf.pl cil.-50 eixo95° d.p média, os esf.-0,50 cil-0,25 eixo70° do média preciso realmente do uso do óculos? Aguardo resposta obrigada.

    1. Olá, Maria tudo bom?
      Sim. Mesmo o grau sendo baixo, caso sua mãe não use o óculos ela pode começar a ter dores de cabeça, por exemplo. É sempre bom seguir as recomedações do seu médico oftalmo de confiança.

  5. Olá, tudo bem?
    Eu já sabia do meu problema (astigmatismo e miopia), tanto que uso óculos.
    O.D. Esf. -0.50; Cil. -0.50 e Eixo 170
    O.E. Esf. -0.50; Cil. -0.50 e Eixo 180
    Gostei do artigo, parabéns!
    Ps. a minha respostas sobre as três questões referidas foram sim

  6. fiz o exame, o meu deu od cil 0,25 eixo 150 e oe 0,25 eixo 30 estou com a receita em casa, mas a minha duvida e sera que preciso mesmo usar oculos com tanto pouco, nao chega nem ser meio grau

    1. Olá, Tita tudo bom?
      Recomendamos que você pergunte ao seu oftalmo de confiança. Dependendo da pessoa, ficar sem óculos, mesmo tendo um grau baixo, pode gerar dores de cabeça 🙁
      Qualquer dúvida, estamos aqui!

    1. Oi, Taizi
      Depedendendo do eixo do seu astigmatismo ele pode deixar suas lentes mais grossas ou não.
      Por exemplo, o eixo de 0 a 25 graus ou entre 165 a 180 graus as lentes podem ficar mais grossas na parte superior e inferior do seu óculos.
      Eixo entre 70 a 110 graus ou próximo de 90 graus a tendência é que as lentes fiquem grossas nas laterais (temporas).
      Por isso que a escolha da armação faz toda diferença, principalmente se você tem grau alto. Por isso é importante escolher armação de aro fechado e bordas mais espessas, pois a armação vai contornar a borda da lente não deixando evidente o óculos grosso.
      Aposte na escolha certa da armação 😉
      Armações mais finas e grandes, as lentes podem ficar grossas, principalmente dependendo do seu grau e da localização do eixo.

      Vou deixar um link do nosso artigo que explicamos detalhadamente sobre isso e imagens que vão te ajudar a visualizar melhor tudo o que acabamos de te contar: https://lenscope.com.br/blog/eixo-do-astigmatismo-entendendo-de-uma-vez-por-todas/ 🙂

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

    1. Oi, Débora! Tudo bom?

      Apesar do pouco grau que você tem é muito importante usar o óculos de grau. Ao negligenciar o uso você pode começar a forçar ainda mais sua visão para enxergar e, consequentemente, piorar seu quadro de visão.
      Então não deixe de fazer seu óculos e usá-lo 😉

      Se precisar de alguma ajuda, estamos por aqui!

    1. Oi, Domingas! Tudo bom?

      Para esses sintomas, o ideal é que você procure pelo seu oftalmologista, assim ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está sentindo.
      Somente seu médico pode passar as devidas orientações e tratamentos necessários para os sintomas que está sentindo. Mas, se você precisar usar óculos, pode contar com a gente nessa escolha!

      Sempre que precisar, estamos por aqui 😊

    1. Oi, Domingas!

      Para esse sintoma, o ideal é que você procure pelo seu oftalmologista, pois esses são alguns sinais que indicam que você precise usar óculos, por isso é muito importante fazer um check-up com um médico profissional.

      Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está sentindo.
      E você descobrir que precisa usar óculos, pode contar com a gente nessa escolha que nós te ajudamos, ok? 🙂

      Qualquer dúvida, estamos aqui 😊

  7. No teste 1 na distância de um metro e com o pescoço reto, eu só consegui identificar as linhas de grau 100 a 130 perfeitamente, mas as outras enxerguei linhas cinzentas e um pouco embaçadas.

    1. Oi, Thiago!

      Lembrando que qualquer dificuldade que sinta para enxergar, faça uma visita ao seu oftalmo. Sempre que é muito importante fazer visitas de check-up com o profissional especializado, pois somente ele é capaz de fazer o diagnóstico completo de qualquer problema de visão possa apresentar 🙂

      Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😊

    1. Olá, Giovanna! Você passou por uma consulta com oftalmo ou profissional especializado?
      Normalmente esse diagnóstico é feito por esses profissionais, pois somente eles podem fazer o diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está apresentando.
      E você descobrir que precisa usar óculos, pode contar com a gente nessa escolha que nós te ajudamos, ok? 😊

  8. bom dia, tenho uma dúvida
    numa consulta recente, descobri que tenho +1.75 sendo +1.0 no olho direito e +0.75 no esquerdo de astigmatismo de acordo com o oftalmologista, e meu grau é 4.5 pra cada olho. Acontece que uso óculos redondos, mas o médico disse que na nova armação devo procurar um modelo mais retangular devido ao grau de astigmatismo. É verdade ou posso continuar usando os redondos sem problema?

    1. Oi, Amélie!

      Se você tem até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 de astigmatismo, você não vai ter nenhum problema com sua armação 🙂 Aliás, nessa faixa de grau a sua liberdade na escolha é muito maior. O importante é não exagerar em tamanhos de óculos muito grandes 😉

      Se você usa lente multifocal, a armação infelizmente influencia na adaptação com óculos. O ideal é que a altura de montagem tenha a partir de 30 milímetros (3 cm) ou mais para que seu óculos tenha uma boa transição de um grau para o outro (perto, intermediário e longe). Mas, se você tem problema normal de refração (miopia, hipermetropia ou astigmatismo), o tamanho da armação não influencia na adaptação.
      Nesse artigo falamos sobre como isso é importante para uma lente multifocal: https://lenscope.com.br/blog/como-e-armacao-ideal-para-lente-multifocal/

      Se tiver alguma dúvida sobre o seu grau, temos também um conteúdo bem completo para ler a receita de óculos https://lenscope.com.br/blog/como-ler-receita-de-oculos/ e, se precisar de alguma ajuda, pode tirar uma foto da sua receita e nos enviar para ajuda@lenscope.com.br

      Vamos ficar contentes em poder lhe ajudar! Estamos à disposição! 😊

    1. Oi, Elivangela!

      O ideal é fazer acompanhamento médico com a sua mãe, pois o médico é capaz de avaliar, diagnosticar e prescrever os cuidados necessários para saúde e visão dela 🙂
      Procure orientação para remédios que e vitaminas que fazem bem para a visão. Criamos uma listas desses nutrientes importantes para visão e podem ajudá-las: https://lenscope.com.br/blog/vitamina-para-os-olhos-saiba-5-essenciais-para-sua-visao/

  9. Eu foi diagnosticado com estigmatismo.o oftalmologista me receitou -1grau para o olho esquerdo e -0,75 para o direito e pra perto +0,25 pros dois e eixo de 100 grau parvo direito e 85 para o esquerdo.
    Quando hoje é o primeiro dia que estou usando enxergo tudo torto e meu olho queima não consigo usa muito tempo tenho que tirar.
    Queria saber se é normal ?

    1. Oi, Eder!

      Não se preocupe, é normal enfrentar algumas dificuldades como essa que nos contou.
      O período para acostumar com o óculos leva normalmente 7 dias, então sentir alguns sintomas como esse pode ser comum nessa fase de adaptação.

      Você precisa usar constantemente o seu óculos, o máximo de tempo no dia dia dia, evitando tirar durante esse período ou intercalar com o óculos antigo (caso já tinha usado antes). E, se depois desse período você notar que os sintomas estão persistentes, retorne ao seu médico oftalmo para que ele possa verificar se está tudo certo com você e com a adaptação do seu óculos 😊

  10. Eu foi diagnosticado com estigmatismo.o oftalmologista me receitou -1grau para o olho esquerdo e -0,75 para o direito e pra perto +0,25 pros dois e eixo de 100 grau parvo direito e 85 para o esquerdo.
    Quando hoje é o primeiro dia que estou usando enxergo tudo torto e meu olho queima não consigo usa muito tempo tenho que tirar.
    Queria saber se é normal ?

    1. Olá, Eder! Como vai?

      Pode ficar tranquilo, é normal enfrentar algumas dificuldades como essa que nos contou.
      O período para acostumar com o óculos leva normalmente 7 dias, então sentir alguns sintomas como esse pode ser comum nessa fase de adaptação.

      Você precisa usar constantemente o seu óculos, o máximo de tempo no dia dia dia, evitando tirar durante esse período ou intercalar com o óculos antigo (caso já tinha usado antes). E, se depois desse período você notar que os sintomas estão persistentes, retorne ao seu médico oftalmo para que ele possa verificar se está tudo certo com você e com a adaptação do seu óculos 😊

  11. Um oftalmologista diagnosticou para perto -1,50 para ambos os olhos. O outro oftalmologista, 2 meses depois, diagnosticou, para perto, OD +1,75 Cil-0,25 Eixo 100 e OE +1,25. E agora? Vou ter que consultar um terceiro oftalmologista…

    1. Olá, Cheila! Tudo bem?

      Muitas pessoas relatam através do nosso Blog que buscam fazer mais uma consulta para ter certeza do grau informado, essa pode ser uma opção para você também. Caso esteja ainda na dúvida, o ideal é você usar a sua receita mais recente que pode atender de forma mais precisa o seu grau de óculos 🙂

      Sempre que mandar confeccionar o seu óculos, depois de pronto, nossa recomendação é retornar ao médico para que ele confira o grau do seu óculos também.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😊

  12. boa tarde!
    o oftalmologista me diagnosticou com (ESF.PLANO) ,(CIL.-0,50),(EIXO 90GL) ambos os olhos ,faz apenas 2 dias que peguei o óculos,principalmente no computador ficou mais perto, porem menos nítido tenho que chegar um pouco mais perto que fica normal como era sem os óculos,também os faróis dos carros que vem de frente ficam com se estivessem com reflexo,o oftalmologista me disse que a visão de perto ta perfeita,sera que e a fase de adaptação nunca usei óculos antes?Fui ao oftalmologista por estar sentindo cansaço na vista no final do dia, depois de trabalhar o dia todo em frente ao computador.

    1. Oi, Rallisson! Como vai?

      Como faz poucos dias que está usando óculos, alguns sintomas são normais você sentir como esse que nos contou.
      Esse período de adaptação é de 7 a 10 dias, então recomendamos que você use o óculos durante esse período a maior quantidade de tempo possível.
      Caso você não se acostume com o uso dos óculos e os sintomas persistirem, volte ao seu oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando. Assim, ele pode fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo na confecção do seu óculos. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest