Teste de Astigmatismo Online e Gratuito

teste de astigmatismo
  • por
4.2
(173)

O teste de astigmatismo é um exame de vista online onde você pode identificar se você possui esse problema de visão. Porém, somente seu oftalmologista pode diagnosticar e prescrever as recomendações corretas para corrigir o que você possui.

teste de astigmatismo

Você sabia que segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), metade dos brasileiros têm problema de refração, como miopia e astigmatismo? Infelizmente, apesar de extremamente comuns, esses problemas de visão ainda são bastante incompreendidos. Pensando nisso, vamos ensinar a seguir como fazer, na sua própria casa, um teste de astigmatismo em apenas alguns minutos. E o melhor, sem gastar um centavo com isso.

Importante: O teste de astigmatismo apresentado aqui é recomendado pela comunidade médica. Porém, trata-se de um autoexame preliminar que não substitui o diagnóstico de um oftalmologista.

Ou seja, antes de entrar em desespero e/ou gastar uma fortuna, consulte um oftalmologista de confiança. Só assim você terá completa certeza do seu diagnóstico, e poderá procurar o produto que mais se encaixa com você.

O que causa astigmatismo?

A maior causa do problema de refração que conhecemos como astigmatismo é a herança genética, mas algumas outras coisas podem também gerar esse desvio. Sem ser ligado à hereditariedade, ele está ligado a lesões oculares, cirurgias e doenças. Resumidamente, para enxergar nitidamente, o correto é que haja apenas um ponto de foco em nossos olhos. Porém, no caso do astigmatismo, há pontos diversos de foco na retina tanto perto, quanto para longe.

O astigmatismo não é uma doença nos olhos, como é o caso do Glaucoma por exemplo. Mas sim uma diferença na forma como a luz é refratada. A córnea de um olho normal tem o formato de uma bola de basquete, com o mesmo grau de curvatura em toda sua extensão. No olho com astigmatismo, o formato é mais parecido com o de uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais fundas que as outras. Por isso, a luz fica mais difusa e causa os diversos pontos de foco da luz.

Testes de Astigmatismo: como fazer

Lembre-se de consultar seu oftalmologista caso este teste de astigmatismo tenha resultado positivo. Além de te dar a certeza se o problema existe ou não, ele pode prescrever logo na primeira consulta o melhor tratamento para o seu caso. Agora, vamos ao teste de astigmatismo:

  • Primeiro, sente-se a 1 metro da tela do computador. Para melhores resultados, evite utilizar telas menores, de celulares ou tablets;
  • Se você já utiliza óculos ou lentes de contato para outras correções, retire-os;
  • Feche um dos olhos e olhe para as imagens seguintes. Depois, faça a mesma coisa com o outro olho.

Teste 1:

teste de astigmatismo

Então, as linhas pretas variam de intensidade e grossura?

Teste 2:

teste de astigmatismo

Fonte: OptoPlus

Você enxerga as linhas verticais e horizontais da mesma espessura?

Teste 3:

teste de astigmatismo

Fonte: ACUVUE

 

Afinal, você vê as linhas em várias claridades?

Você respondeu “sim” para pelo menos duas das perguntas do Teste de Astigmatismo?

Se você respondeu sim para duas ou três perguntas, então você provavelmente tem astigmatismo. E se você fez o teste usando o óculos e mesmo assim o resultado foi positivo, pode ser que seu grau tenha aumentado. Em qualquer um dos cenários, é hora de marcar uma consulta com o oftalmologista. Especialmente se você tem os sintomas comuns como dor de cabeça, por exemplo. Usar óculos de grau pode te ajudar bastante.

O teste de astigmatismo simples é considerado de rotina, feito no consultório e sem muitas dores ou desconfortos. São os mesmos instrumentos e técnicas utilizados para detectar miopia ou hipermetropia. O médico ou médica pode diagnosticar seu grau de astigmatismo emitindo um feixe de luz no olho e colocando várias lentes diferentes entre a luz e seus olhos. Esse teste é chamado de retinoscopia.

“Eu vou precisar usar óculos?”

Provavelmente sim, mas este não é o fim do mundo. Com as tecnologias modernas que temos hoje, é possível obter lentes para óculos com espessuras super finas, com tratamento antirreflexo e muito mais.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

 

Pronto! Agora é só encontrar as melhores lentes para seu astigmatismo

Aqui na Lenscope, a nossa missão é levar conteúdo de qualidade sobre saúde visual para todos os brasileiros. E, principalmente, tornar as lentes de qualidade mais acessíveis a quem precisa de óculos. Através de um processe de compra 100% online, somos capazes de eliminar uma série de intermediários que encarecem as lentes de grau. Por isso, nossos preços são bem mais acessíveis.

Faça um orçamento sem compromisso em nosso site. E, qualquer dúvida, é só escrever aqui nos comentários.

orçamento

 

Se quiser ficar por dentro de todos os nossos conteúdos sobre saúde visual, é só assinar a nossa newsletter.

Atualizado em 23/08/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 173

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

94 comentários em “Teste de Astigmatismo Online e Gratuito”

  1. Eu não consigo enxerga nada bem pra eu enxerga bem a coisa tem que estar em menos de 1 metro de mim eu não consigo ver nem de longe nem de perto e minha cabeça doi muito ,quando forço a visão ela doi mais . a visão fica toda desfocada, quando eu to olhando pra alguma coisa e viro o olho muito rápido eu não vejo nada ela fica toda desfocadas e demora ums segundo pra voltar a focar isso é normal? Tem algo haver com astigmatismo ? Obs:tenho 14 anos

    1. Olá, Joy tudo bem?
      O mais indicado é você procurar por um oftalmologista de confiança para fazer um exame de vista completo e assim ter o diagnóstico completo.
      Ás vezes você só precisa de óculos
      Esperamos que dê tudo certo. Mas não deixe de procurar por um médico, tudo bem?

    2. Eu enxergo embaçado eu tento forçar a vista para enxergar estou sentada na primeira carteira do colégio mas ainda sim não enxergo direito OBS: Tenho 11 anos

      1. Oi Alessandra, tudo bem?
        O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está sentindo.
        Sempre que precisar, conte com a gente!

    1. Olá, André.
      O grau irá na lente para ser utilizada no seu olho esquerdo, que é o olho que você tem astigmatismo 🙂
      Qualquer dúvida, estamos aqui 🙂

  2. Maria Aparecida Gonçalves Tabosa

    De acordo com os teste eu tenho astigmatismo, mas, fui fazer um exame de vista com um oftalmologista e ele disse que eu não precisava de óculos com graus, entretanto, me passou um exame de mapeamento da retina, com esse mapeamento é possível ver o que o oftalmologista não viu?

    1. Olá Maria, tudo bem?
      Quanto a sua dúvida, nós recomendamos que você consulte o médico responsável pela saúde de seus olhos, para que ele possa te auxiliar com esse dúvida! Assim ele pode te explicar certinho tudo a respeito do exame de mapeamento 🙂

  3. Katia carriel dos santos

    Eu me chamo Katia carriel eu fiz exame de grau e a oftalmo falou q n preciso de óculos porem sinto mta dor em uma das minhas vista e tem tipo luz q enxergo desfocada e no meu olho esta tipo uma elevação como se tivesse nascido uma carninnha ou um nervinho e eu n tinha isso foi depois q dilatou ai fica mto vermelho e sinto bastante dor seria o caso de estigmatismo

    1. Olá Katia, tudo bem?

      Quanto a sua dúvida, não é possível respondê-la sem uma avaliação médica!
      O mais indicado é você se consultar com um profissional da saúde visual e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo do seu problema e das dificuldades que está sentindo.

  4. Olá,bom eu não sei se tenho, quando vou ler alguma coisa no quadro da escola forço minha visão pois fico com desconforto os olhos e uma pressão,será q estou com algo?

    1. Oi Yuki! Recomendamos que marque uma consulta com seu médico oftalmologista de confiança, para averiguar se se trata de um problema de refração ou se esses sintomas estão associados com outro quadro ou mesmo com alguma patologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *