Teste de Ishihara: tudo sobre o teste mais famoso de daltonismo

Teste de Ishihara tudo sobre o teste mais famoso de daltonismo
  • por
3.7
(3)

O teste de Ishihara é o teste de cores mais famoso para detectar daltonismo, além de outras condições que afetam a retina e o nervo óptico, dificultando a percepção do tom de algumas cores. Por isso, no artigo de hoje explicaremos a origem do Teste de Ishihara e como é usado e aplicado, além de informações sobre os tipos de testes de daltonismo que existem. 

Tudo sobre o Teste de Ishihara

O teste de Ishihara é o teste de deficiência de visão de cores mais utilizado por profissionais da saúde dos olhos em todo o mundo. Esse teste foi desenvolvido em 1917 pelo Dr. Shinobu Ishihara e consiste em um conjunto de placas pontilhadas coloridas, cada uma delas mostrando um número ou um caminho. Assim, existem quatro tipos diferentes de placas:

  • Design de desaparecimento: apenas pessoas com boa visão de cores podem ver o sinal. Se você for daltônico, não verá nada.
  • Design de transformação: pessoas daltônicas enxergam um sinal diferente do que pessoas sem deficiência visual de cores.
  • Design de dígito oculto: apenas pessoas daltônicas conseguem identificar o sinal. Se você tiver uma visão de cores perfeita, não poderá vê-la.
  • Design de classificação: usado para diferenciar cegueira em cores especificas, como as cores vermelho e verde. Essa placa também serve para classificar o tipo de astigmatismo.

Como funciona o Teste de cores de Ishihara

No teste de Ishihara você deve identificar os números camuflados em cada placa. Assim, se você for daltônico, pode ser que não consiga identificar os números das imagens a seguir. Contudo, caso você não consiga identificar os números, deve procurar um médico oftalmologista para confirmar o diagnóstico e prosseguir com o tratamento.

teste de ishihara

Figura de exemplo do teste. Resposta: 12.

teste de ishihara resposta2

Imagem 1 do teste: Resposta: 2.

resposta 57

Imagem 2 do teste. Resposta: 57.

teste de ishihara resposta 7

Imagem 3 do teste. Resposta: 7.

Tipos de testes para identificar o daltonismo

Como existem diferentes formas desse problema visual, existem dois tipos de testes para detectar o daltonismo:

1 – Teste de triagem: esse é o mais comum e é o teste de Ishihara. Ele indica se você tem alguma condição ocular relacionado à percepção das cores. Porém, ele não indica com precisão qual é o grau de profundidade do daltonismo e nem a categoria exata.

2 – Testes quantitativos: esse teste verifica o quanto o daltonismo prejudica a sua visão e qual é o tipo da deficiência você possui especificamente.

Conheça a seguir os tipos de daltonismos que existem.

Daltonismo: o que é e tipos que existem

O daltonismo é um problema de visão hereditário que faz com que as pessoas enxerguem as cores diferentes do que elas realmente são. Assim, uma pessoa daltônica confunde facilmente as cores verde e vermelho e com menor frequência o azul e o amarelo. Contudo, existem três tipos de daltonismo. Sendo eles:

  • Tricromático: esse tipo interfere em como a cor azul e amarela são enxergadas. Isso porque o azul adquire uma tonalidade diferente do que ele é na realidade e o amarelo, diferente do azul, fica rosa. Além disso, esse tipo de daltonismo não enxerga a cor laranja.
  • Dicromático:  quem tem esse tipo de daltonismo tem ausência total da cor vermelha ou pelo menos uma redução significativa dela. Assim, essas pessoas enxergam mais em tons marrons, verde e cinza, mas costumam ver o verde como se fosse vermelho.
  • Acromático: também conhecido como monocromia, no daltonismo acromático a pessoa enxerga apenas preto, branco e cinza. Como é o tipo mais raro, 1 a cada 100.000 pessoas possuem esse tipo de daltonismo.

Tratamentos para daltonismo

O daltonismo é uma condição que não tem cura, mas com o acompanhamento profissional,  tratamentos e orientações certas, pessoas daltônicas podem conviver com a condição: existem tratamentos disponíveis para minimizar as consequências dessa condição. Existem, por exemplo, lentes de contato e óculos que podem ajudar daltônicos a distinguir as cores semelhantes.

Principalmente quando o diagnóstico é feito na infância, há métodos educacionais específicos que ajudam a contornar a dificuldade de identificar determinadas cores. Além disso, há também lentes específicas para quem tem o tipo de daltonismo dicromático para melhorar a percepção das cores vermelha e verde e alguns aplicativos gratuitos que ajudam os daltônicos a identificar as cores.

Teste de visão online e gratuito da Lenscope

Agora que você já sabe tudo sobre o teste de Ishihara e sabe como é feito o teste para identificar o daltonismo, saiba também que é possível fazer testes online para identificar outras condições oculares. Claro, os testes de visão online não substituem a necessidade de visitar um profissional da saúde dos olhos. Mas eles ajudam você a ganhar tempo e a saber se tem alguma condição ocular.

O nosso teste de visão totalmente online e gratuito, por exemplo, foi desenvolvido por especialistas para você ter comodidade e precisão. A melhor parte é que para realizar nosso teste você precisa seguir apenas três passos simples e ele indica com precisão se você tem miopia ou astigmatismo, ou se o seu grau aumentou. Faça agora nosso Teste de Visão totalmente online e gratuito.

teste de visão

Novidades sobre saúde dos olhos na palma da sua mão

Nós da Lenscope temos a missão de oferecer lentes de óculos mais acessíveis e mudar o cenário da saúde visual, um par de olhos de cada vez. Assim, somos pioneira em venda de óculos pela internet, criando processos inteligentes que eliminam intermediários que existem entre você e as melhores lentes para óculos. Assim, você pode enxergar melhor por um preço justo.

Além disso, acreditamos no poder da informação, por isso, produzimos conteúdo relevante para ajudar quem precisa de informações acessíveis sobre saúde visual. Então, aproveite que já está aqui e conheça nosso portal de notícias. Assine agora nossa Newsletter e receba as novidades sobre saúde dos olhos na palma da sua mão!

 instagram

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *