Teste de miopia. Dá pra fazer em casa?

Teste de miopia
  • por
3.4
(208)

A miopia é um problema de visão caracterizado pela dificuldade em enxergar de longe. Nesse sentido, quem tem miopia enxerga os objetos distantes de maneira embaçada. Entretanto, por ser um problema de visão muito comum, a miopia pode passar despercebida até surgirem sintomas mais graves. Mas como detectar o olho míope sem sair de casa?

É possível fazer testes de miopia em casa. Por isso, no artigo de hoje, trouxemos três testes de miopia que você pode fazer em casa. Porém, é importante ressaltar que esse teste não substitui a ida ao médico dos olhos. Nesse sentido, somente ele pode entender as dificuldades que você está sentindo para enxergar.   

Teste 1 –  Miopia, astigmatismo ou sensibilidade à luz

O primeiro teste viralizou nas redes sociais. Esse teste é uma imagem, que pode te ajudar a enxergar qual problema de visão você possui. Para fazer esse teste é muito simples: Veja a imagem abaixo e anote os números que você enxerga. Após a imagem, você pode conferir o resultado e saber qual problema de visão seus olhos estão indicando.   

teste de miopia

Cada número revela o que você tem. Ou seja, se você enxergou: 

Por outro lado, os profissionais da saúde orientam que esse teste nada mais é que uma ilusão óptica. Além disso, usar somente a imagem não garante um  um diagnóstico recomendado. Por isso, é muito importante que a avaliação e diagnóstico aconteça pelo profissional especializado. Mas, vale o teste, não é mesmo? 

Se você sente dores de cabeça ou cansaço, pode ser sinal de algum problema de visão. Por isso, é importante ficar atento aos sinais e a quais problemas oculares podem te afetar. Confira nosso artigo sobre os cinco problemas de visão mais comuns e como tratá-los

Inclusive produzimos um vídeo em nosso canal no youtube, sobre os sintomas da miopia. Para assistir clique abaixo.

Teste 2 – Einstein ou Marilyn Monroe?

O segundo teste também causou bastante confusão na internet. Nele, você pode enxergar a imagem do físico Albert Einstein ou da atriz Marilyn Monroe, dependendo de como está a sua visão.  Veja a imagem abaixo, anote seu resultado e confira o que sua visão está indicando! 

Fonte: Abril

O teste revela que quem possui miopia, enxerga a atriz Marilyn Monroe. Já quem possui uma visão perfeita, enxerga o físico Einstein. Além disso, se você usa óculos, pode fazer o teste também. Para isso, tire os óculos e confira qual personalidade você vai enxergar. Esse tipo de teste foi criado nos Estados Unidos, através dos neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Entretanto, para um diagnóstico completo e uma prescrição para o seu caso, o recomendado sempre é realizar uma consulta com o oftalmologista.

Teste 3 – Miopia ou hipermetropia

Esse teste de miopia e hipermetropia também é um clássico! Para realizá-lo, você precisa fazer sem óculos (caso já utilize). Além disso, você precisa ficar a 2 metros de distância da imagem. Para realizar o teste é muito simples: tampe um dos seus olhos com a mão. Com o olho que está aberto, repare se as letras estão mais pretas na metade vermelha ou na verde. Se estiver na parte vermelha, você tem miopia. Por outro lado,  se estiver na parte verde, possivelmente você tem hipermetropia. Se estiver equilibrado, seu grau é bem baixo ou você não possui nenhum grau de miopia ou hipermetropia. Depois, repita o procedimento com o outro olho.

Considerações finais

Nossos olhos são verdadeiros indicadores da nossa saúde e estar atento aos sinais e sintomas que eles nos mostram é de extrema importância. Cuidar da saúde ocular regularmente, visitando um oftalmologista, é essencial para garantir uma boa visão ao longo da vida, seja prevenindo doenças oculares ou tratando problemas de visão existentes.

Aqui na Lenscope, nós temos o propósito de levar informações sobre saúde ocular a todos e proporcionar acesso a lentes mais finas e óculos de qualidade por um valor mais acessível e com atendimento personalizado. . Então, caso você precise de lentes mais finas, pode contar com as nossas lentes de qualidade. Saiba mais sobre nossas lentes fazendo um orçamento online e gratuito em nosso site.

orçamento

Agora queremos saber! Conte nos comentários, estamos ansiosos para saber!

Atualizado em 28/09/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 208

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...